Ventozelo é boa escolha!
Todos em “promoção” no Pingo Doce.
Mete a foto direita caralhes.
Por acaso estive na garrafeira do pingo doce da minha terra recentemente pois foi renovada e vinham-me dizendo que está muito fixe e de facto está.
Mas o que mais me surpreendeu foi mesmo as referências disponíveis, algumas nada comuns nas grandes superfícies, e os descontos, dentro do que analisei, na sua maioria serem mesmo descontos.
Muito melhor que a do continente, sem dúvida
Tive um desconto de cerca de 2/3€ por garrafa.
Não foi mau
Se bem que o Valle Pradinhos com o desconto ficou ao preço “cá de fora”…
Comprei o Quinta da mimosa para experimentar.
O Bafarela já conhecia mas achei caro o preço no pingo doce.
Quinta do estanho não encontrei á venda lá.
O destilador master do Glenfarclas disse-me que a melhor maneira de apreciar whisky é mesmo com um pouco de água natural para baixar o álcool até perto dos 20%. É assim que eles fazem provas.
Pouco percebo de whisky mas foi assim que me habituei a beber depois dessa prova.
Quanto a aguardentes, há as bagaceiras e as vínicas, sendo que as vínicas, por norma, são melhores. Mas até vocês podem produzir em casa. Tenho um amigo produtor de vinho, daqueles que tem umas vinhas e produz por carolice, que teve um branco que lhe correu mal, em certo ano. Ele quis deitar aquilo fora e alguém lhe disse: “Pah, deitar fora não! Destila isso e logo vês!”. Saiu uma aguardente do caraças! Meteu-a numa pipa de carvalho, onde já tinha produzido jeropiga, meteu ainda mais uns tacos de carvalho dentro, um pouco de mel, paus de canela, estrelas de anis… Esqueçam! Aquilo está um néctar que me ia mandando para o hospital em coma, está agora a fazer um ano…
E vocês também podem fazer isso em casa. Há pequenos alambiques onde podem destilar pequenas quantidades, às vezes de vinho que tenham por aí que não gostem ou não bebam… E depois metem uns ‘perlimpimpins’ a gosto… E o céu é o limite…
E raro comprar vinhos nas grandes superficies, primeiro porque regra geral o que vai para venda la e a grande producao (na larga maioria das vezes, vinhos com o mesmo rotulo mas que duas garrafas vos podem saber diferente ja que para cumprir a producao as quintas acaba a comprar uvas de todo o lado - incluindo espanholas). Depois porque as ‘promocoes’ regra geral sao uma valente merda… Acho que a unica de jeito que apanhei este ano foi mesmo o Cartuxa a 15e no Continente quando ca fora anda a 20.
O que tenho comprado e essencialmente no continente umas garrafas de Guarda Rios Signature, Granja Amareleja reserva, Pacheca ou eventualmente um Papa Figos quando esta com uma promocao real. Nao que aprecie particularmente algum desses vinhos, mas nem sempre convido malta ca para casa que saiba apreciar devidamente uma boa garrafa de vinho, entao tenho sempre estas de gama baixa para nao ‘estragar’ uma garrafa de 15/20 com malta que nao lhe nota a diferenca para um Mula Velha corrente… e so nao compro Mula Velha porque tenho que o beber eu tambem
Mesmo dentro dessas gamas de preços tens coisas mais interessantes…
experimenta um três bagos reserva, um casa de santar colheita, abanico da casa passarella, e por aí fora… há imensos.
Depende daquilo que estás a falar.
Terias de referir casos concretos.
Depende do Continente que estiveres a falar Casa de Santar tenho uma garrafa por abrir e uma ja bebida que veio num pack que comprei numa garrafeira e continuo a preferir o Guarda Rios Signature. Os outros nunca os apanhei aqui na garrafeira deles. Ha outros que ate aprecio e nao referi, como o Cabeca de Toiro, Algazarra, entre outros… Mas como disse e mais vinhos que tenho para quando vem ca aquela malta que dar-lhes um Mula Velha ou um Barca Velha nem pelo rotulo eram capazes de o distinguir… quando e para mim e para malta que gosta tenho gostos mais r$finados e que regra geral nas garrafeiras das grandes superficies ou nao se encontram, ou o preco esta bem longe de compensar face a uma qualquer garrafeira. Com algumas excepcoes, como o Cartuxa que falei ali atras.
O que estou e falar e praticamente todas as garrafas que eles vendem com os precos ‘em promocao’ ai ate aos 6/7 euros por garrafa. A minha mulher trabalhou no departamento financeiro de uma grande quinta portuguesa… e se ja antes tinha essa impressao, entao fiquei com ainda mais certezas que nao e possivel fazer omeletes sem ovos e que as grandes superficies, mesmo tendo um impacto grande para as quintas em volume de vendas, em rentabilidade acabam por ser pouco atrativas e a levar com a pior qualidade que se tem disponivel. Com algumas excepcoes obviamente.
Se queres exemplos concretos, qualquer um dos que falei anteriormente encaixa nessa descricao. Mula Velha, Porta da Ravessa, Flor de Penalva, os varios Guarda Rios…
Eu até nem sabia que se vendiam mulas velhas ou guarda rios fora das grandes superfícies…
Tenho conhecimento de casas com alguma reputação lançarem referências com o nome “premium” e afins para as grandes superfícies e de facto a qualidade acaba por ser questionável.
Agora mesma referência e vinho diferente, em casas sérias, duvido. Até porque o DOC tem de significar alguma coisa.
Dificilmente os apanhas fora das grandes superficies porque sao marcas feitas exclusivamente para as grandes superficies. As vezes encontras e com um branding diferente, como o Mula Velha que nas grandes superficies e Mula Velha, e o mesmo vinho em garrafeira e vendido com outro rotulo.
Talvez nao me tenha explicado bem… Por exemplo, o Mula Velha e um vinho que encontras nas grandes superficies de Lisboa ao Porto e em grandes quantidades, como sendo um vinho de Lisboa. Agora, a quinta do gradil onde e produzido teria capacidade em producao propria, com sorte, de abastecer ai 1/3 da regiao de Lisboa (a ser otimista)… de onde achas que vem as uvas que servem para fazer os milhares de garrafas de Mula Velha? Uma parte pequena e producao propria, o restante e comprado a Espanha, ao Alentejo, ao Douro… no final sao as mesmas castas que aparecem no rotulo, mas e perfeitamente possivel beberes duas garrafas de Mula Velha e as duas te saber diferente mesmo sendo o mesmo ‘vinho’.
Há muitos produtores de vinho que compram uvas a outros viticultores. Isso não significa que a qualidade dos vinhos seja má. (Até há produtores de vinho que nem vinhas têm e fazem bons vinhos).
Há muita vinha em regiões demarcadas de malta que só produz uvas para vender a produtores. Por exemplo, falando em produtores de referência, o Márcio Lopes e o Anselmo Mendes compram uma grande parte das uvas que loteiam para os seus vinhos a outros viticultores.
Isso não é necessariamente mau, dado que os produtores de vinho fazem o controlo de qualidade das uvas que compram aos viticultores, garantindo que só compram uvas que têm as características qualitativas necessárias para fazer os vinhos que pretendem. Além disso, é tudo declarado e rastreado.
Agora, a um outro nível, também se compra muito mosto a granel de proveniência duvidosa. Supostamente para os vinhos em box que não têm indicação de origem, mas…
Depois, ainda há outra coisa a que muitas CVR fecham os olhos que é a quantidade de uvas produzidas por hectare. Se as CVR fizesse contas à área de vinha de cada produtor vs. litros produzidos chegariam à conclusão que esses produtores fazem o milagre da multiplicação de uvas, chegando a ter produções superiores a 30.000 litros por hectare, quando o normal - dependendo das castas, do solo, da morfologia do terreno e das podas - são produções de 5.000 a 10.000 litros por hectare.
Já agora, nada tenho contra os produtores que criam marcas para venda na distribuição, acho sim um abuso as falsas promoções.
Boa escolha
Nunca provei, mas se for tão bom como o branco é uma boa escolha.
Já provaste?
O Quinta do Estanho não compro lá.
Compro numa garrafeira no Porto quando lá vou. Junto ao bar Candelabro.
Enjoy
Que maravilha!
R&J nº4?