Já estava a ver que algum iluminado do Conselho de Disciplina ia arranjar maneira de instaurar um processo ao Gyokeres por causa do que ele fez após o golo, mas depois de ouvir o Pina a dizer que era apenas merecedor de cartão amarelo fiquei mais descansado
Muito Loro Piana nessa fotografia. Dão bom uso ao dinheiro que ganham
Se for a Loro Piana que a Scalpers usa não é bem Loro Piana
Eheh o Trincao é que disse numa entrevista qualquer que o Gyokeres é o que se veste melhor e que anda a comprar roupa de lá. Luxos de rico
Sim, sim. A cena é: A Scalpers ao fazer a roupa para o Sporting faz numa fábrica aqui no Porto. E é essa fábrica que compra os tecidos. A Scalpers a maior parte das vezes usa, em bom português, tecido da feira. A não ser que sejam para os VIP que infelizmente, o Sporting não faz bem parte
Loro Piana é muito meh…
(a minha definição de Loro Piana é: roupa com pinta de old money, usada por new money)
Pessoalmente, nem oferecido.
É daquelas marcas que a malta “gosta” mais pelo status que pela roupa em si.
O seu penúltimo ou antepenúltimo jogo pelo Sporting!
Desfrutem.
Obrigado por tudo.
Foste do melhor que por cá passou Viktor.
Está a morder a língua como o Slimani. A Raiva… O Horror…
Adorei ver a garra do bicho no Backstage (que está arrepiante!).
Não troques o certo pelo incerto, Viktor! És feliz no Sporting, tornaste-te num ídolo junto de nós Sportinguistas, transversal a várias gerações. Esta é a tua casa. Se fores embora terás um ordenado muito superior, mas… há sempre um mas. Esta é a tua casa e toda a gente vê isso. Até os rivais que te querem ver longe e andam sucessivamente a dizer que estás de malas feitas. Pensa duas vezes. Acredito que a tua mentalidade nórdica terá um peso preponderante. Acredito que irá prevalecer a tua sensatez.
o certo é que está numa liga que está ao nivel do 3o mundo em quase tudo
Ainda faltam pelo menos 3.
Se formos campeões Sábado, ele não deve jogar o último jogo.
Para não correr riscos.
Temos a final no Jamor.
A não ser que faça mesmo questão de ganhar a bota.
Pessoal, acerca da Bota de Ouro, o meu pai levantou-me uma questão interessante.
As pontuações dos golos 1,5 em Portugal e 2 nas grandes ligas é uma falácia do caraças, criada para favorecer a imagem das ligas grandes. As médias dos últimos dez anos dizem que é mais difícil marcar golos em Portugal do que em várias das grandes ligas. Principalmente por causa dos blocos baixos em que se jogam a maior parte das partidas aqui.
Isto é tão óbvio que tenho a certeza que, se fosse um lampião na luta pela Bota de Ouro, isto certamente já estaria a ser mais que discutido na praça pública.
Nós é que somos anjinhos…
Eu até disse ao ChatGPT para me criar uma análise (um bocado pobrezinha na escrita, mas dá para entender):
Artigo de Opinião: A Bota de Ouro e a Desvalorização dos Goleadores
A Bota de Ouro, prémio que distingue o melhor marcador das ligas europeias, utiliza um sistema de pontuação ponderada com base no “peso” da liga.
Golos nas cinco ligas de topo (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, Franca) valem 2 pontos; nas ligas do segundo escalão (como a portuguesa), apenas 1,5.
À primeira vista parece justo. Mas será?
Desempenho Atual (época 2024/25)
Jogador | Clube | Liga | Golos | Mult. | Pontos
Gyökeres | Sporting CP | Primeira Liga (POR) | 38 | 1.5 | 57
Salah | Liverpool FC | Premier League (ENG) | 28 | 2.0 | 56
Lewandowski | FC Barcelona | La Liga (ESP) | 25 | 2.0 | 50
Apesar de liderar em golos marcados, Gyökeres vê a sua vantagem diluída artificialmente. Porque?
Porque joga numa liga que o sistema considera “menos exigente”.
A ilusão da “Dificuldade”
O sistema parte do principio de que e mais difícil marcar golos nas grandes ligas, onde os melhores jogadores e equipas competem. Mas esta e uma meia verdade:
-
Nas ligas de topo, os jogos são muitas vezes mais abertos, com mais espaços e transições rápidas. Isso favorece os avançados.
-
Nas ligas como a portuguesa, as equipas jogam quase sempre com blocos baixos frente aos grandes. Os espaços são escassos e marcar e um exercício de paciência e criatividade – muitas vezes mais difícil do que se pensa.
Conclusão
O sistema da Bota de Ouro não avalia apenas quem marca mais - avalia onde se marcam esses golos. Isso distorce a justiça do prémio e perpetua um preconceito estrutural a favor das ligas mais mediáticas.
Se o objetivo é premiar o mérito goleador, então a pergunta é simples: não deveria vencer quem marca mais golos, ponto final?
Isso é especialmente verdade em França, que para mim é anedótico ser tratada como Big 5.
Sim, sim… vai lá tu dizer-lhe isso ahahah