Como te disse airstrike falo com muito conhecimento de causa…eu já jogava nas ladders mais competitivas a nível europeu em deathmatch e ctf no quake2 e mais tarde quake3arena, tive rdis muito cedo por isso tb cedo entrei na competição.Já ganhei uma euro clanbase em battlefield2, já ganhei muita coisa no cs a nível nacional.Jogo cs desde uma das sua primeiras betas quando ainda precisavas de comprar armas com comandos na consola, bem antes do boom do cs 1.3, 1.5 e 1.6. Ainda tive tempo para um UT99 e UT2004, Ainda tive tempo para experimentar outros mods de HL como TFC e DOD, joguei cs e dod source como todo este pessoal da nova onda. Joguei praticamente todos os CODs no PC e os antigos e verdadeiros Medal of Honor. Joguei Battlefield 1942…joguei Enemy Territory…joguei outros mods como o Urban Terror…joguei Delta Force, joguei Operation Flashpoint, Americas Army e ultimamente tenho jogado ArmA2.
O que é que eu ainda não joguei de fps no pc? Nada praticamente.
O que tu disseste foi que fps era só no pc, e eu tenho a experiencia de quem joga fps no pc desde os primórdios da competição ainda tu andavas no jardim escola, e a determinada altura o boom era tão grande no pc que havia espaço para muitos fps diferentes e actualmente não é assim.
Tantas entidades que deixaram de dar lucros que viviam dos fps no pc (principalmente cs claro) e que foram indo à vida. CPL acabou, ESWC foi vendida por quase nada, a WCG tem tido muito menos retorno financeiro… falo de grandes competições internacionais que vivem dos jogos no pc.
Os próprios sites do género como a Gotfrag focalizados nos fps, têm muitos menos entradas no seu site do que tinham há 4 anos atrás, ou sites portugueses como a fraglider ou a esportsplanet sofrem do mesmo.
Já entidades como a MLG que vivem da competição nas consolas estão bem vivas e recomendam-se. Vivem sobretudo do Halo e CoD nas consolas (estou apenas a falar dos fps).
Com isto quero dizer que o pior cego é aquele que não quer ver. Que não consegues dar chicotadas com o analógico já todos sabemos, que no pc podemos editar um montão de coisas, aceder aos .exe às configs, colocar binds, configurar servers já todos sabemos.
Mas desde que o Halo1 existe na primeira xbox e que revolucionou os fps nas consolas, esse género tem sido muito povoado nas consolas.O Halo3 e os CoD nestas consolas actuais deram uma nova vida ao género e vendem que se fartam, os servers estão cheios e tanto os pubs como a competição a sério é de qualidade.Não existe o handicap do hardware e todos estão de igual para igual nesse aspecto, não existe tanto cheating ou uso de exploits em pubs e é muito mais fácil para os aleijadinhos das configs, entrar e começar a jogar sem grande preparação.
E eu como gosto de me testar, tenho andado por lá a par do habitual cs (que tenho jogado mto pouco) e do ArmA2 no pc. Cansei-me de algumas coisas na comunidade do pc, e consigo encontrar agora torneios muito mais organizados e estruturados, com melhores bases nas consolas do que consigo encontrar no PC…
Epah eu cheguei a ser patrocinado pela antiga xlan na avenida de roma (na altura Magic Cyber bar), pela Lanring em odivelas, pela ekolan em entrecampos, pela cyberlan em benfica…e agora? Já morreram todas… Não temos quem pegue nas comunidades do pc para as organizar e dar algo de jeito aos jogadores. Temos a xl-party de tempos a tempos E E!!!
Claro que quando disse FPS só no pc não dizia isso literalmente, claro que também se joga razoavelmente fps numa consola.
O que eu queria dizer é que a jogabilidade e personalização no pc é bastante superior à de uma consola.
O que se passa é que Portugal não tem grandes clans de cs, olha o que aconteceu quando houve agora a xl, quem ganhou no source por exemplo foi uma equipa alemã que ainda por cima era team mix. Nem os k1ck nem os fragmasters conseguiram chegar à final. E o que aconteceu no CPL foi um caso à parte, houve jogadores que disseram que não receberam os seus prémios e aquilo pronto, foi-se. Agora eles estão a tentar recomeçar de novo…
Depois eu tenho um ex-pro na família :mrgreen: que me “educou” na doutrina de que fps são para serem jogados no pc.
Eu entendo essa “doutrina” lolol… e sei o difícil que é desviarmo-nos dela. Mas eu sempre joguei um pouco de tudo e por isso tive essa facilidade a transitar para as consolas sem grandes problemas, mas ainda hoje tive um convite para voltar ao CS mais a sério, quem sabe se a 360 não vai ficar com um pouco mais de pó nos próximos tempos.
O problema do CS é mesmo esse, existem 6 ou 7 boas equipas, e existem umas 3 com capacidade de “arranhar” uns resultados razoáveis lá fora. E quando digo arranhar, é andar ali a ganhar aos gajos de leste, a ganhar a alguns espanhois ou italianos, e perder por poucos com alemães, nórdicos e as boas equipas do resto da europa. Falta competição interna decente, porque também falta uma entidade uma estrutura para as competições. Torneios sazonais, lanpartys ou torneios para dar de comer a lans em que um gajo tem que pagar inscrições de 75 euros por equipa não chegam.
A história da CPL tem haver com os prémios sim, que não andavam a ser pagos, e não andavam a ser pagos porque aquilo estava mal feito e não dava dinheiro. Aquilo morreu noutra fase é verdade. Já o caso da ESWC é um caso sintomático da ligeira queda que houve nos FPSs no PC.
Borderlands é um dos melhores jogos que alguma vez joguei.
Fenomenal.
Entretanto já instalei 2x o Fallout 3 e sempre que vou a jogar, passado alguns minutos o jogo simplesmente bloqueia.
Lá tenho de fazer CTRL+ALT+DELETE para o fechar. Torna-se impossível jogar e não faço a minima ideia do porquê.
No teu playcard tens um quadrado onde podes colocar esses layers… Alteras a cor, tamanho, posição…etc etc… Todos juntos podes fazer uma coisa engraçada como eu ou o Samsung temos no playcard. O símbolo do Sporting. :great: