Varela e o "tirar da camisola"

Sei que sim mas esta é uma abordagem diferente, de reflexão, de um “destilar” mais profundo sobre o que se pensa deste desaproveitamento( pelo menos quem acha isso).
No entanto, caso seja um tema que se ache que não tenha mais nada a acrescentar ao fórum, quem de direito pode bloquear/ encerrar o mesmo.

sem esquecer os sócios e adeptos que se deslocavam ao estádio, que jogo sim jogo sim em que ele entrava o assobiavam. Depois queixem-se…

[font=tahoma]Não é isso, tem a ver com o repetir o que já se escreveu noutros lados.

E repetindo-me, digo que acho que a avaliação de Varela foi, e ainda é, obviamente inadequada. Não houve observação capaz, não há volta a dar a essa questão. É por demais evidente.

O jogador foi (e ainda é) sistematicamente desvalorizado, como se comprova; se tem lugar no FCP, também o teria no Sporting. Deixemo-nos de tretas. Não é qualquer um que sucede a Lizandro, com a concorrência dos que também lá estão. Só Falcao lhe rouba o lugar de caras, nem Farias o consegue. Algumas qualidades há de ter.
É certo que a lampionagem neutralizou temporariamente Hulk, mas não sei se tira o lugar a Varela.

É normal que muitos não queiram dar o braço a torcer (ao contrário do Novo), mas fazem mal, na minha opinião. Melhor fariam se dissessem «dadas as informações de que dispunha, achei que não era tão bom quanto isso», ou coisa no género, em vez de insistirem em desvalorizar o jogador. Fazem lembrar Pedro Barbosa, na entrevista que deu.

Infelizmente, acho que, tal como não foi a primeira vez que se avaliou mal um jogador, não será a última. E isso terá consequências negativas para o Sporting.

Mas afinal porque foi errada a avaliação?

Salta à vista que o jogador jogou pouco. No Sporting nem se fala, e no Huelva esteve bastante tempo lesionado.
Mas era titular da selecção jovem, e jogou em clubes pequenos.
Na minha opinião trata-se duma questão crónica, neste mundo o que conta é parecer, e não ser. Ou um jogador parece, logo que aparece, ou é deitado abaixo pela massa adepta.
Nem sequer é preciso que os pasquins os queimem…[/font]

[font=tahoma]Juntemos o facto de ser santo da casa, além de a galinha do vizinho ser sempre melhor que a minha, e está tudo dito. Estavam reunidas as condições para ser corrido.
Varela é modesto, trabalhador, low profile, logo, não prestava…

Mas o verdadeiro problema é que não será o último.[/font]

Jogou ao todo 45 minutos pelo Sporting (8 em competições internacionais + 37 em competições nacionais).

http://www.transfermarkt.co.uk/en/spieler/31316/silvestre-varela/default/2009/leistungsdaten.html

Como todos sabem, sou um crítico acérrimo do status quo no Sporting. Mas este choro sobre o Varela já é vontade de auto-flagelação. A verdade é que (1) na sua passagem por Alvalade ele não parecia nada especial e (2) que ele tem melhorado IMENSO com o passar dos anos, de uma forma que era difícil de antecipar em 2006.

Os jogadores têm evoluções que surpreendem (para o bem e para o mal) e, correndo o risco de ocasionalmente cometer uma injustiça, não se pode manter todos indefinidamente com contrato com medo de que um dia venham dar qualquer coisa. Por cada Varela, quantos Fábios Pains é que há?

Todos os clubes cometem erros destes. O Porto, por exemplo, nunca aproveitou o Rui Jorge. Preferiu Butorovics e Esquerdinhas e trocou-o pelo Costinha (o que ainda hoje me dá vontade de rebolar de riso). A verdade é que o Rui Jorge tornou-se o melhor defesa-esquerdo do Sporting em muitos anos - de tal forma que, passados 5 anos, ainda não encontramos substituto à altura. Já o Benfica achou que um dia que a qualidade do Maniche não justificava renovar-lhe o contrato. E, como estes, há muitos outros casos.

Sinceramente, todos os problemas fossem o Varela ou o Carlos Martins - este então que teve TODAS as oportunidades e mais algumas em Alvalade. E, note-se, Varela até foi vendido ao Huelva, pelo que houve retorno pela sua formação. A mim incomoda-me muito mais o facto de se dispensarem jovens jogadores que têm qualidade para a 1ª divisão embora não para o Sporting depois de anos a rodar, em vez de se tentar a sua venda para o estrangeiro ou os utilizar para garantir capacidade negocial em transferências de jogadores de clubes médios e pequenos.

Pois eu permito-me tirar outra (curta) reflexão, sobre os “Varelas” e os “Yanicks” do Sporting.

Os jogadores valerão tendencialmente tanto quanto o contexto em que estão inseridos. A qualidade da equipa, a qualidade de quem a comanda e acima de tudo a “robustez” da estrutura que os envolve.

O Varela neste contexto de Sporting continuaria a suscitar as maiores dúvidas e criticas. Tal como o Yanick no contexto andrade passaria a ser visto como um bom valor. E quem diz Varela e Yanick poderia dizer Pereirinha ou Rolando, num sentido ou noutro. E quem vê aqui os exemplos verifica-los-á bem mais perto.

E isto serve-me (pessoalmente) para verificar a pobreza atroz que é todo o edifício do futebol profissional do Sporting e compreender (não é desculpar ou baixar a exigência) as dificuldades e manifestações de insuficiências nos jogadores do plantel, acima de tudo nos mais jovens, evitando entrar na trituração imediata e sistemática.

Receio que os dados não sejam de confiança. Além de não coincidirem com os da wiki (4 jogos contra 3), 8 minutos em 2 jogos (internacionais) parece-me pouco.

[font=courier new]Season Club/Competition A B C D E F G H I J K 2005/2006 Sporting Lissabon SuperLiga 2 - - - - - - 2 - - 37 2005/2006 Sporting Lissabon UEFA-Cup 2 - - - - - - 2 - - 8 [/font]
[font=tahoma](A=Jogos, H=Entrou como substituto, K=Minutos)[/font]
[font=courier new]Escalão Época Clube Jogos Golos Seniores 2005/06 Sporting 3 0[/font]
[font=tahoma]Acho que é escandaloso. Despachar um jogador que só teve 45 minutos de oportunidades. A lista de avançados que foram flops é grande, e poucos terão jogado tão pouco. Ou quem o avaliou nem para escolher melões serve (o mais provável), ou houve as habituais jogadas de bastidores em torno das transferências.[/font]

[font=tahoma]Quanto à desculpabilização dos responsáveis pela dispensa de Varela, não concordo com os argumentos invocados. Acho que se trata de não querer dar o braço a torcer.

O jogador tem valor. Mesmo que se tratasse de não conseguir concretizar o potencial, foi asneira. Só foi utilizado (ao que parece) durante 2 ou 3 jogos, talvez 45 minutos. Parece uma brincadeira. Como seria possível ver o potencial em tão poucos minutos?

De facto, em equipas fracas não deu para avaliar o potencial. Mas ele estava lá. E não o viram.
Deixemo-nos de tretas, tratou-se de incompetência.
Podem não dar o braço a torcer, mas foi valor deitado à rua.[/font]

Concordo plenamente, excelente análise!

Acho que neste caso quem tem razão é o TransferMarkt, porque encontrei apenas 2 jogos oficiais nacionais feitos pelo Varela noutras fontes… avisem o to-mane para ele confrontar com a fonte dos 3 jogos:

Época 2005/06
[+] 01ªJ SPORTING 2–1 Belenenses (entrou aos 79 min.)
[+] 14ªJ SPORTING 0–1 Est Amadora (entrou aos 67 min.)
[+] Particular de Pré-Época Barreirense 1–2 SPORTING (entrou aos 64 min.)
[+] Particular de Pré-Época SPORTING 4–1 Odivelas (jogou 90 mins?, marcou aos 77 e 83 min.)
[+] Particular de Pré-Época WBA 1–3 SPORTING (entrou aos 71 min.)
[+] Particular de Pré-Época Middlesbrough 0–4 SPORTING (entrou aos 76 min.)
[+] Particular de Pré-Época Vitória Setúbal 0–2 SPORTING (entrou aos 65 min.)
[+] Particular de Pré-Época SPORTING 2–1 Sampdória (entrou aos 88 min.)
[+] Particular de Pré-Época Atlético Madrid 3–1 SPORTING (jogou 90 min.)
[+] Particular de Pré-Época SPORTING 2–0 Al Hilal (jogou 90 min.)

Alvalade escreve-se com A maiúsculo.

Eu não faço ideia se foram 2 ou 3 jogos do Drogba da Caparica para a liga sagres ou galp.
mas aquele bold tem 1 qualquer equívoco: se perdemos com o Odivelas por 0-1, ele não marcou (nem na própria baliza por 2 vezes)

Foi uma gralha, já corrigi. :wink:

[font=tahoma]Também jogou na Taça UEFA:
1 Halmstads BK - Sporting Lissabon 1 : 2 (entrou aos 86; jogou 4 minutos)
2 Sporting Lissabon - Halmstads BK 2 : 3 (entrou aos 116; jogou 4 minutos)

Não encontro os jogos particulares (Gostava de tirar a limpo isso de marcar 2 golos num jogo que ficou 1 a 0.)
Nos jogos particulares:

• Todos esses jogos, 8, foram de pré-época.
  • Terá efectuado apenas 3 jogos completos.
  • Entrou como suplente em 5.
  • A soma dos tempos desses 5 não chega a 90 minutos (média 44,5).

Temos depois, que em jogos oficiais nacionais terá jogado 34 minutos (35 segundo as fichas dos jogos), e em jogos oficiais internacionais terá jogado 4 minutos (8, segundo as fichas dos jogos). Dá os tais 45, mais minuto, menos minuto.

A seguir à pré-época, terá alinhado a suplente na 1ª jornada, a 19 de Agosto (10 ou 11 minutos), jogou para a taça UEFA a 15 e 29 de Setembro (2 x 4 minutos), voltou a fazê-lo na 14ª, a 9 de Dezembro (23 ou 25), e depois foi para Setúbal.
Penso que terá estado lesionado, e ao serviço das selecções de jovens, mas trata-se duma ausência muito longa.
Ou seja, teve uma escassíssima oportunidade durante a primeira metade da época de 2005-2006, e a partir daí passou a ser refugo.[/font]

O Varela nunca foi grande coisa quando jogou pelo Sporting como tal aconteceu o que tinha que acontecer.

Agora já mete nojo estarem sempre a falar dele, sim é bom jogador e daí ?Se tivesse demonstrado estas supostas qualidades quando cá esteve é que era de valor agora não vale a pena “chorar” aliás,se o P.Silva daqui a uns anos acabasse por ir para ao porto e fizesse uns jogos razoáveis e uns golitos iria haver pessoal a querer vê-lo cá e a criticar o responsável pela sua saída e estamos a falar do P.Silva!

Espero ansiosamente por ver a célebre frase “mais um golo do dispensado” que como já disse em cima já mete nojo.

Obrigado.

Sobre o Varela… para além das boas análises do Petrovich e do psilva nesta página, com as quais concordo totalmente, repito o que já escrevi no tópico dele:

Por muitos golos que ele marque ou venha a marcar, manterei sempre a minha opinião sobre a sua valia: é um jogador razoável, com um bom arranque, alguma velocidade e habilidade, que tem a sorte de o fc.corruptos se ter lembrado de o ir buscar e onde para além de estar rodeado de qualidade, não tem assim muita concorrência na sua posição.

O único motivo porque muitos se lembram dele… mais do que ser um ex-jogador do Sporting e agora jogador do fc.corruptos… é por o Sporting ter as nulidades que teve (Tiuis) e que tem (Yannicks) no ataque, que são ainda menos jogadores que ele, e perdem na comparação.

Tivesse o Sporting a oportunidade de saber escolher melhor os seus avançados (e existem dezenas deles por aí melhores que o Varela), e já não haveria necessidade de falar nele…

:arrow:

Dia 9 de Maio de 2007, 2 dias depois de ter feito a minha iniciação neste fórum, escrevi o seguinte numa altura em que se falava que o Varela iria retornar a Alvalade:

[hr]
[i]
Eu lendo estes comentários, eu não compreendo o que vai na cabeça dos adeptos do Sporting…Preferem Buenos e Alecsandros?Enfim… Ou então querem contratar Ronaldinhos Gaúchos sabendo que o clube financeiramente está mal!

Essa teoria de que o Varela que a ir para o Sporting não é uma boa solução , mas apenas uma solução menos má que a do Bueno e do Alecsandro, parece-me ridícula… Vocês afirmam que ele até tem feito uns jogos engraçados pelo Vitória, mas que só se destaca porque o plantel deles é medíocre, não sendo por isso sempre regular. Então mas que é que esperam que o Varela faça mais no Vitória , se a equipa não tem fio de jogo nenhum? Ele é o jogador que pega a bola atrás, ataca e marca golos pela equipa praticamente sozinho. Ele não pode fazer mais numa equipa que não tem jogo de futebol de ataque organizado, pelo que está entregue a si próprio. Não querendo estar a comparar ninguém, gostaria de ver o que é que o Ronaldinho teria feito no Domingo a jogar no lugar do Varela…

Pessoalmente estou contente com o regresso do Varela a Alvalade. Evidentemente poderá fracassar, mas creio que se ele tiver chances de mostrar o seu valor ele irá singrar neste Sporting , porque ele além de não ser nenhum cepo tecnicamente (tem melhor capacidade de drible que o Liedson para mim!), é um jogador com mobilidade e com caparro para aguentar a posse de bola!Claro que também não tem o instinto goleador do Liedson, mas é claramente um jogador em quem apostar porque o potencial está lá…[/i]
[hr]

Com isto pretendo demonstrar que o facto do Varela estar a singrar não é uma surpresa para ninguém. Apenas é para quem se quis deixar surpreender… Não me considero nenhum supra-sumo do futebol e por isso não consigo aceitar que se diga que a evolução deste jogador é de todo inesperada. Não o é. A primeira vez que o vi jogar foi ao serviço dos sub-21, numa altura em que ele se encontrava no Casa Pia. Na altura fiquei contente por ver um jogador com características tão peculiares face àquilo que habitualmente tínhamos na frente de ataque. Um jogador com caparro e com técnica não abunda pelos lados de Alvalade. Previ que seria uma questão de tempo até ele singrar em Alvalade porque nos últimos anos não tivemos nenhum avançado que conseguisse reunir estas características de que o Varela dispunha. Tive oportunidade de acompanhar a sua trajectória enquanto jogador ao longo dos seus empréstimos e contrariamente aquilo que fui lendo por aqui sempre considerei as suas exibições no cômputo geral como positivas.

Então perante estes factos interessa dissecar porque é que Varela não singrou por Alvalade. E face a isso há duas perguntas que são obrigatórias:
1- Porque é que a estrutura não o soube aproveitar?
2- Porque é que os adeptos aceitaram esta decisão de ânimo leve?

Relativamente à primeira questão hoje em dia a resposta parece fácil. Hoje em dia existe consenso em responsabilizar o Paulo Bento e o Barbosão pela decisão assassina de não aproveitar um activo com potencial. Mas na minha opinião isso não chega. Sempre considerei Bento e Barbosão como sendo dois mentecaptos no que à gestão do futebol diz respeito mas a verdade é que se eles puderam assumir tal decisão é porque houve alguém que lhes deu poder para isso e que não deveria ter dado. A realidade é que a decisão de rescindir com o Varela nunca deveria ser da responsabilidade destes dois artistas porque esse nunca deveria ser o seu papel. Mesmo assumindo que o jogador não servia ao esquema táctico de Paulo Bento (o que para mim é falso…), alguém responsável na estrutura do clube deveria ter o cuidado de assegurar que o jogador continuasse ligado ao clube mesmo que fosse a jogar em outro sítio qualquer pois o potencial estava lá à vista de todos. O problema no Sporting é que não existe ninguém que pense o futebol, alguém que defina uma estratégia de médio/longo prazo. No Sporting a culpa morre solteira e portanto nunca existe ninguém que seja responsabilizado pelos sucessivos erros que vão sendo cometidos. No Sporting, os dirigentes vão passando sempre por entre os pingos da chuva porque estes estão mais preocupados em manter a sua posição na hierarquia do que propriamente em tomar decisões e assumir as consequências destas. Por isso é que não têm qualquer problema em delegar responsabilidades que não deveriam aos sucessivos treinadores que vão passando em Alvalade porque dessa forma nunca são responsabilizados por nada do que acontece e esses treinadores passam por bodes expiatórios. Fazem-no de uma forma vergonhosa, mesmo que esse treinador seja alguém incompetente ou sem qualquer tipo de experiência no que à valorização de activos diz respeito. Alguém do tipo Paulo Bento/Barbosa…
Portanto hoje em dia parece ser consensual dizer que essa dupla fez um péssimo trabalho no que à gestão de activos diz respeito mas só isso não chega. É que a dupla foi embora do clube mas a raiz da erva daninha ainda não foi cortada. Está lá toda e enquanto esta se mantiver será difícil criarem-se condições para se poder colher devidamente os frutos do trabalho que vai sendo feito ao nível da formação.

Relativamente à segunda questão penso que a resposta está na mentalidade que existe numa boa parte da massa adepta. Infelizmente no Sporting um qualquer treinador que faça uns resultados menos maus e que sobretudo tenha uns discursos contra a arbitragem cai nas boas graças. Foi o que aconteceu com o Paulo Bento. Isso foi visível neste fórum ao longo dos tempos através da forma como se encaravam as decisões como a da dispensa Varela, Carlos Martins ou a contratação de cepos desempregados como o Tiui. Tudo era aceite só porque era o Paulo Bento a tomar essas decisões e a partir daí arranjavam-se mil e um argumentos para defender o homem. E depois existe ainda a mentalidade de que os dirigentes do momento são sempre os melhores do mundo, que fazem tudo de uma maneira correcta mesmo que depois mais tarde venham a ser objecto de crítica dos seus sucessores que por norma até fizeram parte da sua direcção.
No que toca à forma como se encara os jogadores, então os adeptos do Sporting são qualquer coisa de extraordinário. Passam do oito ao oitenta com uma facilidade extrema. Não existe meio termo. Por exemplo não existe qualquer problema em queimar um jogador como o Varela, dizendo que ele não tem qualidade para a nossa equipa, em assobiar um Nani ou um Quaresma. Mas depois esses mesmo adeptos não tem qualquer problema em colocar um jogador vulgar como o Moutinho num pedestal, dizendo que o jogador é um monstro, ou em bater palmas ao Ruben Micael, Figo ou Rui Costa.

Portanto este tópico, mais do que servir para afogar as mágoas, deve ser encarado como um estimulante a tentar reflectir sobre as razões que levam a que o clube cometa estes erros primários. Não basta procurar as respostas lógicas, é preciso ir ao fundo da questão e tirar conclusões. Se não for para isso então não serve de nada andarmos aqui a queixar-nos pois iremos continuar a levar com muitos casos"Varela" ad aeternum.

Aceito que digam que o Yannick e o Pereirinha (por hipótese) num outro contexto mais favorável e melhor alicerçado a todos os níveis, poderiam render muito mais.
Também não tenho a menor dúvida que o Varela, porventura neste Sporting…não apresentaria sequer 1/3 da qualidade que tem evidenciado.

Em todo o caso, faço questão de sublinhar as vezes que forem necessárias: independentemente da deficiente estrutura do Sporting…quando falamos no Yannick e no Pereirinha…falamos de jogadores que já tiveram várias oportunidades ao longo de várias épocas para mostrar o seu valor. Isto é, a sua inoperacionalidade não se pode esgotar/explicar apenas pelo mau momento do Sporting.
Nem todos os jogadores podem ser sublimes.
Mas por exemplo, apesar do mau momento do Sporting, estou extremamente satisfeito com a produtividade do Daniel Carriço.

Poder-se-ia argumentar com milhentas páginas…sobre a estrutura fracturante do nosso clube e que em nada ajuda o crescimento dos nossos jogadores.

Mas a verdade, como em tudo na vida, é elementar: quem é bom, é bom.
O Carriço é um bom exemplo.

Mesmo (ainda) não sendo de todo, aquilo que muitos teimam em querer fazer parecer.

O Varela não teve sequer 1 por cento das oportunidades que o Yannick e o Pereirinha tiveram/têm tido.

Se por um lado há que relacionar o aproveitamento e rendimento dos jogadores consoante o contexto em que estão inseridos, por outro lado é necessário saber avaliar as competências de cada um, seja qual for o contexto, o Varela fez 2 jogos oficiais no Sporting e por esses jogos não hesitaria em afirmar que não é jogador para o nosso plantel, no entanto, na hora de decidir o regresso de Varela ao Clube, havia mais dados para ajudar à escolha, no fim da época passada o Varela já tinha muitos jogos na 1ª Liga, foi peça fundamental do Setúbal e mostrou nesse ano que tinha lugar no Sporting, muito mais quando a escolha era entre ele e o Djaló, nesta situação não há volta a dar, Paulo Bento errou na opção e isso vem sendo demonstrado ao longo desta época! :arrow:

Também acredito que hoje o Varela era mais um em fraco rendimento, no contexto actual do Sporting ninguém atinge as suas capacidades máximas, arrisco-me a dizer que ninguém anda sequer lá perto, numa equipa como o porco o Varela tornou-se uma jogador fundamental porque a isso foi obrigado, todo o contexto competitivo do porco “obriga” jogadores medianos a superarem-se, basta ver o caso do Mariano, por exemplo, aqui concordo com o psilva, o contexto competitivo e organizacional, onde estão inseridos, conta muito na hora de perceber o real valor de um atleta! :idea:

Mas eu nem sequer referi isso. É uma constatação que qualquer um desses casos teve mais oportunidades que o Varela. Mas tanto é verdade que as tiveram neste Sporting (e neste contexto) como o não tiveram naquele porto.

E também não lhes retiro responsabilidade partilhada nas suas debilidades.

Tal como não nego que preferiria ter ou ter tido o Varela em vez do Bueno, o Purovic, o Tiui ou o Caicedo (para já ao falar no Pongolle)

Sobre o Carriço, também posso dizer que o Moutinho é um caso sintomático de involução (para mal dos nossos pecados) o que espero ardentemente não venha a acontecer com o Carriço (se bem que alguns indícios recente me tem preocupado). E isto é mais uma vez derivado também do contexto em que estão inseridos.

Isto para dizer: Não desvalorizo o facto de Varela (e eu nem queria fulanizar a questão) não ter tido quaisquer oportunidades, nem minimizar a responsabilidade de quem de animo leve o dispensou.

Apenas relativizo as coisas na avaliação pontual e momentânea do jogador (qualquer jogador) inserindo-o num contexto e evitando quer a elevação a um estatuto exagerado quer a trituração imediata e sistemática.