Varela e o "tirar da camisola"

Estou à vontade para dizer que sempre achei, que apesar de ter lugar no plantel, que Varela não iria ser nada de fenomenal no mundo do futebol. A verdade, é que talvez não sendo ainda fenomenal é evidente que é um dos homens do momento no Porto. A vontade de ganhar é notória, a mentalidade vencedora que o rapaz demonstra, mesmo não sendo alheio o clube que representa é-lhe intrínseco.

O que falhou para não triunfar no Sporting? O “seu” Sporting, sim, várias entrevistas a fazer-se claramente para ficar no plantel, nomeadamente quando levou o Setúbal às costas e notava-se auquela esperança de ficar na temporada seguinte a vestir a “camisola sagrada”.
Nada disso aconteceu e voltas e mais voltas e veio parar ao FCP. " Mais um para ser emprestado para negócios que PdC queira fazer com outros clubes" pensei eu e muitos. Puro engano, troca as voltas a Jesualdo e entra na titularidade com Cebola e Hulk entre outros, e agora vejam lá quem é que os adeptos do Porto pedem para entrar quando, poucas vezes, é suplente e as coisas não estão a correr muito bem…pois adivinharam.

Uma lição para mim, embora não seja pago para tomar decisões, sou um simples adepto, e que pensem nos Varelas que têm de mostrar serviço noutro lado, e que aquele “tirar de camisola” nos 5-2 seja algo que nos lembre que há mesmo que avaliar bem o que temos cá dentro e ter paciência e habilidade para “moldar” jogadores com potencial ( os que o têm claro).
O tirar da camisola que representou a revolta, a alegria,a vontade de triunfar e a consolidação de um atleta que além de mostrar os músculos mostrou que estava a fazer o que gosta e que ali o receberam bem.

Para reflectir.

:arrow: :arrow:

Tinha a mesma opinião e para mim também é uma lição.

A verdade nua e crua é que Varela é de facto o homem do momento nos corruptos.

Ps: Queiroz disse hoje que Varela tá pré convocado para o Mundial.

Obvio que é apenas uma pré convocatória, onde estão imensos nomes, mas não é menos verdade que a continuar assim, Varela pode muito bem estar na Africa do Sul.

Mais um belo trabalho feito por PB!

Pois eu tambem me aconteceu o mesmo que a ti. Achava o Varela um jogador banal e agora e ve-lo a partir os defesas esquerdos dos melhores clubes de Europa…

A questão é que nós não o observamos desde a Academia até à integração nas equipas seniores onde esteve. As pessoas competentes do Sporting é que tinham de ver que o Varela tinha qualidade mais do que suficiente para integrar a equipa principal do Sporting. Nós somos simples adeptos, o departamento de futebol do Sporting é profissional. Supostamente…

Sabem quem não quis o Varela, o Viana, o C.Martins, Stoikjovic(Caso especial)??Etc Etc…O FOREVER PAULO BENTO!!! >:( :wall:

Não me aquece nem me arrefece. Continua com limitações técnicas, dá um nó de vez em quando, mas ainda ontem se viu que ele faz muito o ficar à frente do opositor, com a bola parada a mexer as pernas e… evolução zero. Claro que neste Sporting, tinha lugar, mas no fcporco tem lugar, tem-se safado bem, pela mentalidade que eles incutem, mas também porque beneficiou da lesão do Rodríguez e agora do castigo do Hulk.

Mas repito, num Sporting à Sporting, o Varela não tinha lugar.

Eu também fui dos que disse que Varela não iria render no Porto… E apesar de ele ter provado o contrario continuo a achar que não é um grande jogador…

É um jogador que está num bom momento de forma e em que tudo lhe corre bem (o golo de ontem é exemplo disso)…

Bons momentos de forma que todos os jogadores passam… Até Djaló já teve os dele!

De todo o modo, tinha claramente lugar neste plantel do Sporting, mais não seja por ser um jogador que parte para cima dos adversários!

Quanto ao tirar a camisola, foi um acto de raiva, totalmente compreensível!

Agradeçam ao Paulo Bento essa decisão , mais uma.

Sempre preferi o Varela ao Djaló , o Porto ficou com o jogador , nós com a Floribela , nada a fazer.

1- o Sporting forma jogadores para os outros.
2- os dirigentes do Sporting são burros! não tenho medo das palavras: são burros!
3- ronaldo por 15 milhões? pois… o pinto da costa vende desdentados, por 15 milhões, ao Lyon!
4- os dirigentes e jogadores do Sporting não nos merecem! o resto é conversa de putos!
5- SPORTING SEMPRE!!!

Não era necessário optar por um em detrimento do outro. Provavelmente o Djaló teria bom aproveitamento se fosse para os andrades.

Aprendeu a fazer uma coisa fundamental: aproveitar a velocidade. A tecnica já tinha só faltava ser trabalhada

Ora aí está!
O porto ou até o benfica com esta escola do sporting já tinham ENRIQUECIDO

Os dirigentes do Sporting quando querem comprar apregoam e anunciam que há dinheiro…quando querem vender dizem que é necessário entrar dinheiro com urgencia…sim senhor, bela escola que frequentaram…

Varela assim como Hugo Viana tinham e têm lugar em QUALQUER SPORTING.

Conseguiria compreender a revolta do atleta…se o treinador do Sporting ( aquando do jogo)…fosse aquele que não contou com os seus serviços.
Sou da opinião que devemos sempre separar uma instituição, das pessoas que realmente detestamos/ou que nos prejudicaram.
Logicamente que nem sempre é fácil, tal é a sede que temos em mostrar que realmente temos valor e que fomos “ignorados”/esquecidos/desprezados.

Mas julgo que em tudo na vida, é necessário ter presente a palavra distância e gratidão.
Devemos ter a capacidade de medir e avaliar quem realmente nos prejudicou/tratou mal.
Caso contrário, facilmente corremos o risco de passarmos por ingratos, mesquinhos e pouco sérios.

Não me refiro apenas ao futebol em particular. Poderíamos tomar o exemplo de um clube ( relação jogador/treinador), mas também de uma empresa (trabalhador/ um outro trabalhador superior hierárquico), ou de uma faculdade ( aluno/ professor), seja o que for.

Entendo a natural satisfação e alegria do Varela em se sentir útil e respeitado no Porto…e sobretudo em fazer tamanha diferença diante da equipa onde ele não teve lugar.
Mas creio que a alegria…assumiu contornos demasiado exagerados.
Já vi diversos festejos em finais da liga dos campeões e campeonatos do mundo…e comparados com toda aquela ejaculação de alegria do Varela…não são nada.

Toda aquela “raiva” e alegria…assume contornos mais peculiares…se “esmiuçarmos” a própria personalidade do atleta.
Mesmo em campo…é um jogador muito reservado, sempre " na dele", onde não se descortina um pingo de maldade.

Dito isto, dizer-se que se tratou de um gesto de raiva ( e que inequivocamente foi) e aceitar o gesto de ânimo leve…não é mais do que abordarmos a questão apenas num plano elegante e excessivamente compreensível.

Independentemente do Paulo Bento ter desprezado o jogador…o Varela ficará a dever eternamente MUITO ao Sporting.
Se hoje está a brilhar no Porto, a muito se deve ao seu trabalho, à sua qualidade, à sua mentalidade, ao seu profissionalismo…e à formação que o Sporting lhe proporcionou.

O facto do P.Bento não ter apostado no jogador…e de não ter sido aproveitado na equipa principal…não apaga todo o trabalho desenvolvido pelos responsáveis da formação do Sporting.

Salvo as ridículas e quase infinitas diferenças, dizer-se que o Porto transformou e tem ajudado o jogador a crescer, não é de todo falso. No entanto, da forma como a comunicação social gosta de “brincar com as palavras”, esta história do Varela…gradualmente faz-me lembrar aquela história em que a comunicação social tenta forçar um Conto que tem o título: Era uma vez um jogador chamado Simão Sabrosa que se fez jogador no Benfica.
Dá a sensação que o Simão foi para o Barcelona por acaso…ou que o Varela era chamado habitualmente às selecções mais jovens por acaso.

Enfim, para não me afastar do tópico:
Se somar o facto de que já nem sequer faziam parte da equipa técnica o Paulo Bento e o Pedro Barbosa ( que salvo erro em conjunto…negligenciaram a qualidade do jogador) ao facto do golo em questão não ter contornos decisivos ou surrealmente importantes…não posso tomar de ânimo leve aquela alegria (quase) “à Adebayor”.

Para mim, não foi correcto com a instituição e os adeptos que o viram crescer.
Logicamente que não estou com isto a dizer que o jogador não pode festejar como bem entender.
Naturalmente que pode. Tem esse direito.
Agora que não me venham com a ideia que o Varela é Sportinguista.
Sportinguista sou eu, és tu e todos nós.
Ou então, a palavra Sportinguista, ( tal como a palavra: amigo) anda muito barata.

Nota final: A título de exemplo, quando o Carlos Martins marcou o golo da vitória na final da taça da Liga do ano passado…apesar de me ter metido um nojo do tamanho do mundo…consigo compreender a raiva do jogador, devido à tensão que existia entre o jogador e o Paulo Bento.

Também consigo compreender a raiva do Quaresma quando marcou um golo em Alvalade, uma vez que o rapaz nunca havia dito nada de mal em torno do Sporting…e quase todo o estádio, sempre que ele tocava na bola, assobiavam-no violentamente e chamavam-lhe de filho da p***.
Neste exemplo, entendo a alegria e gozo ( muito longeeeeeeeeeeeeee de todo aquele festival do Varela)

O caso que falas do Quaresma então é ridículo e revela toda a estupidez que anda pelas bancadas de alvalade.

Devia ter recebido o mesmo tratamento de todos os outros jogadores do porco, e nunca aquele destaque ridículo.

Infelizmente para nós, a questão do sucesso do Varela pouco tem a ver com o jogador em si, mas sim com a instituição. Obviamente que o Varela tem qualidade, mas não uma qualidade que lhe permita afirmar-se em qualquer lado. O segredo está na exigência e mentalidade do FCP, lá quem não trabalha e não dá tudo não joga: simplesmente e ponto final! Serão o Falcão, O Meireles, o Micael, o Álvaro Pereiro, o Fucile… jogadores de outra dimensão? Ou será que o Porto lhes dá outra dimensão?

Lições, já nós adeptos e sócios estamos fartos de receber, agora quem comete os erros é que parece não as aprender…

Muito poucos seriam os Sportinguistas que baseados apenas nas fugazes aparições na nossa equipa principal augurariam um grande futuro ao Varela. Mas um clube de futebol profissional não pode ter o seu departamento de futebol dirigido assim. O Varela foi emprestado vários anos, e se tivesse existido o acompanhamento devido, teriam reparado que as suas prestações foram quase sempre em crescendo, e sempre em ligas competitivas. A sua segunda época em Setúbal foi muito boa, a prestação em Espanha menos brilhante, mas ainda assim útil ao Huelva, e explodiu autenticamente no último ano na Amadora, onde andou verdadeiramente com o Estrela às costas.

Estamos a falar de um jogador que teve talento suficiente para fazer toda a formação em Alvalade e que andou emprestado e a acumular tempo de jogo em ligas competitivas (primeira liga nacional e primeira divisão espanhola).

Na minha opinião, a decisão de dispensar o Varela é exclusivamente da responsabilidade de Paulo Bento. Paulo Bento cristalizou-se no 4-4-2 losango, e quer nos reforços que procurou, quer nos jogadores que dispensou, escorraçou do plantel todos os que não “encaixassem” nesse modelo, excepção feita ao Pereirinha, mas isso já deve ser um fetishe pessoal.

Durante os seus 4 anos à frente do futebol do Sporting, PB não lançou um único extremo da formação, excepção feita ao Nani, que por ter características diferentes de um extremo puro se conseguir adaptar com sucesso à posição de interior. Nenhum outro teve oportunidades no plantel principal. Não tenho a mínima dúvida que com PB à frente do futebol profissional do Sporting um quaresma ou um simulão saborosa teriam sido despachados para os Massamás das divisões interiores.
PB conseguiu desprezar os 2 jogadores que o SCP tinha emprestados com sucesso a clubes da primeira liga (Varela e Celestino) e manter no plantel 2 que acumulavam banco de suplentes nos clubes onde andaram (Saleiro e André Marques).

Alerto desde já para o facto de Varela ser discutido há bué noutros tópicos.
Alguém me sabe dizer exactamente quantos minutos jogou Varela pela equipa principal do Sporting, dos jogos que fez, quantos foram particulares e quantos foram oficiais, em quantos alinhou de início, em quantos alinhou os 90 minutos, etc.?
Segundo a Wiki, alinhou em 3 jogos, mas tenho a certeza que não jogou os 90 minutos em todos.