Afinal de contas vão ser os realizadores da Sporttv e da benficatv a fazer a primeira triagem das imagens.
Se já nas repetições normais de ambos os canais temos motivos de queixa, nem quero imaginar como será agora.
Ainda assim acredito que o VAR é a nossa grande contratação desta época.
Não sei se o VA é a melhor contratação do Nosso Clube para esta época, mas não tenho dúvidas que será um “bloqueador” de muitas manhas que existem no futebol cá do burgo! Se resolve tudo, claro que não, mas muitos erros que prejudicam a Nossa Equipa e que beneficiam outras, muito provavelmente vão deixar de existir, pelo menos aquelas que são escandalosas! :great:
O argumento do tempo é ridículo. É o mesmo que dizer “vamos usar algo mau, só porque o bom dá muito trabalho”. Isso é teoria dos preguiçosos.
Faz-me lembrar aqueles putos que dizem “Eu não cozinho porque dá muito trabalho, prefiro aquecer uma pizza”. Simplesmente não faz sentido… a vida é difícil.
Perdem muito mais tempo jogadores em todos os jogos a fingirem lesoes, discutirem com arbitros, a fingir que nao virem que sao eles a sair, e a serem efectivamente marcados lances de bola parada e agora ate lancamentos de linha lateral, do que do tempo que efectivamente se perdeu nesse lance.
E nunca ouvi nenhum comentador a falar nisso, o problema deles nao e o tempo ou a falta dele, e mesmo que com as novas tecnologias a serem implementadas a maioria deles que percebem zero de futebol em pouco tempo serao totalmente postos de parte. E a vida.
Realmente, quando se perdem minutos sobre minutos a ver um gajo no chão a rodar para entrar em campo 20 segundos depois…qual é mesmo o problema em perder 1 minuto para repor a verdade desportiva?
O Bandeirinha do jogo com a Fiore devia era ter vergonha na ■■■■ da cara por ter marcado aquele fora de jogo. Vão ver a sua falta de qualidade\honestidade exposta em tempo real…é fodido.
Este fiscal de linha, conheço-o bem, estudou comigo na escola e dava muito bem com ele. Posso afirmar que ele é Sportinguista ferrenho! Mesmo ferrenho! Infelizmente, quando apita os Nosso jogos as coisas correm sempre mal, ele fica muito nervoso porque não quer beneficiar a Nossa Equipa e acontece precisamente o contrário.
Parece-me que isso com o tempo vai acabar por se normalizar. Estamos numa fase de implementação, os VAR querem ser bem rigorosos e não deixar dúvidas ao árbitro principal. Eles costumam ter reuniões e de certeza que vão dizer, epá isto era fora de jogo claro, bastava teres dito. Daqui a uns tempos já não se vai parar por isto.
A bola vai começar a rolar a sério, as polémicas vão estalar umas atrás das outras. Os pontos somam-se ou não. Lá vem a crise, lá vai a crise. A crise bate no poste. A crise entra na baliza. Livre-nos Deus de um futebol sem crises semanais. Tanto quanto das crises fora do futebol, estruturais.
É para o vídeo-árbitro que todos vamos olhar nos primeiros tempos. Esta grande inovação, que finalmente chega ao futebol, já provou a sua extrema utilidade, mas também já demonstrou que não resolverá as dúvidas em todos os lances decisivos. É assim com todos os desportos que já usam óculos tecnológicos para atenuar o inevitável erro dos árbitros. Como sempre, o futebol tardou a adaptar-se aos novos tempos. Como sempre, a adaptação está a fazer-se sem atender à experiência já adquirida por anos de prática, em desportos como o râguebi ou o futebol americano. Pelo que temos verificado, o futebol não irá ainda aproveitar os momentos de decisão do vídeo-árbitro para enriquecer ainda mais o espectáculo.
Quando o vídeo-árbitro está a ver os vários ângulos das imagens disponíveis de um lance duvidoso, a realização televisiva e os ecrãs dos estádios (todos os estádios da primeira liga deveriam ter ecrãs) devem passar essas mesmas imagens. É a transparência na decisão da justiça, mas é também um elemento acrescido de emoção e de debate em tempo real. Em casa e no estádio, os consumidores de futebol devem ter acesso às imagens onde se funda a decisão deste novo órgão da justiça desportiva. Se estamos apenas a ver técnicos, jogadores ou o árbitro de campo, meio atarantados durante os largos segundos necessários a uma boa decisão, o espectáculo vai perder ritmo e descodificação, mesmo que ganhe rigor na justiça.
Olhemos para o râguebi, para o futebol americano, seria assim tão difícil chegar junto das federações respectivas e beber a experiência de anos e anos de prática? É tudo uma questão de humildade, que nas cúpulas do futebol não abunda. Mas esta atitude autista é também fruto de um olhar pouco respeitoso para com a maior razão de ser do mais extraordinário desporto do Globo. Os adeptos. As mentes iluminadas, que acham dever proteger as imagens que servem para a decisão do árbitro dos milhões que consomem cada segundo de cada lance, continuam a fazer mal ao futebol. Este desporto que lhes garante poder e fortuna.
É urgente integrar a decisão do vídeo-árbitro no fluir da realização televisiva. Então, todos poderemos ser um pouco juízes do lance. Embora, eivados pela paixão, talvez muitos não queiram ver o lance tal qual é, mesmo que a falta ou o fora-de-jogo sejam óbvios. Mas isso sempre foi assim, e sempre assim será. Por isso, mesmo com vídeo-arbitro, por melhor que funcione, a crise voará de estádio em estádio, onde jogam os grandes. Baterá na barra ou entrará na baliza. E, essa essência, esses sentimentos exacerbados e quase irracionais, o vídeo-árbitro deixará intactos.»
Malta, de onde descobriram que são os realizadores que fazem a escolha de imagens do VA? Tanto quanto eu sei é um operador de EVS pertencente à equipa de realização, mas não é o realizador.
O que falta é isso e o arbitro poder abrir a linha para as colunas do estádio a comunicar a decisão e o porquê. Até pode ser o 4º arbitro a fazê-lo para simplificar a coisa, pega no micro do speaker p.ex.
Para já, só falaram nas imagens. Confesso que não estava à espera. Em relação às comunicações, mesmo que não o façam em directo, a verdade é que têm saído à posteriori. Ainda agora vi as referentes ao nosso jogo com o Mónaco.
Interessante esse tipo de vídeos e áudio. Espero que sigam este exemplo nos jogos oficiais e nos lances controversos, o que como é natural, não irá acontecer.