Amanhã no CERN na Suiça entra em acção o novo acelarador de partículas o “Large Hadron Collider” , que através da colisão de partículas de alta energia pretende recriar o Big Bang.
Muitos cientistas esperam finalmente provar a existência da elusiva partícula Higgs Boson , ou provar a existência de dimensões extra , esperam que as limitações do Modelo actual (Standard Model) sejam postas a nú e possam ser encontradas respostas para os grandes mistérios como:
De que é feito o novo universo que saíu do Big Bang?
O que causa as coisas terem massa?
Porque a maior parte da massa está escondida?
Para onde foi toda a anti-matéria?
O nosso inteiro universo é apenas uma parte de tudo o que existe?
Apesar de a maior parte dos cientistas garantir de que desta experiência não sairá qualquer risco , alguns no entanto não estão totalmente convencidos e com o propósito que a experiência seja suspensa até mais estudos sejam feitos , apresentaram acções no Tribunal Federal do Hawai e no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
O receio destes é que a experiência crie mini - buracos negros que possam engolir a Terra , Strangelets e Monopoles que possam destruír a Terra.
Não estou nada a par do que vão investigar, e infelizmente não tenho lido nada sobre a matéria.
Aliás, a primeira vez que ouvi falar no CERN foi no famoso livro do Dan Brown. :-[
por acaso ja tinha lido na super interessante. e pelo que me lembro eles construiram aquilo debaixo do solo para prevenir fugas caso haja algum acidente
por isso duvido que depois de tantos milhoes investidos que corressem o risco de uma catastrofe
Nesta 1ª fase as partículas estão a dar neste momento uma volta à pista é como que uma volta de reconhecimento , na fase seguinte é que vão colocar as partículas na direcção oposta para que possam colidir.
No entanto isto no início vai ser só como uns tirinhos de polvora seca , no próximo mês é que a máquina vai ser testada ao máximo , vamos a ver se ela aguenta o Big Bang. :twisted:
Rezem para que aguente. :lol:
Senão vão andar aí uns buraquinhos negros atrás de vocês. :rotfl:
:offtopic:
Armas , Higgs Boson dava é um excelente nome para um jogador teu no xpert. :mrgreen:
Curiosamente faz amanhã 7 anos, estava eu descansadinho a acabar de almoçar e a ver TV e de repente também pensei que estava a assistir ao Apocalipse em directo. ???