Já há uns tempos tinhamos discutido esse assunto aqui no Fórum. Até foi aberto um tópico para isso.
Contudo, não sei o que será melhor ou que realmente o Sporting precisa. Se um Psicólogo (desportivo) ou se alguém, que além do treinador, saiba tirar o melhor proveito mental dos jogadores para a competição. Alguém vencedor, com fibra, contagiante e que consiga galvanizar qualquer balneário.
RABBANI MARCA PRESENÇA NO TREINO
SPORTING 15:01
Por
Redação
O iraniano Alireza Rabbani, que irá estar encarregado da unidade de performance do Sporting, integrou, esta quarta-feira, a sessão orientada por Marcel Keizer.
Na sessão estiveram presentes os jovens Euclides Cabral e Abdul Conte (sub-23).
Psi quê? f***-**, voltamos ao mesmo! ^-^ :wall: >:D
E vinha fazer o quê? Mais auto-promoção?
[hr]
Portanto, os melhores clubes do mundo estão errados? Se funcionar mal, é porque a estrutura funciona mal ou as pessoas são incompetentes. Em qualquer dos casos, isso não deita por terra a pertinência desse departamento. O que não falta são profissionais no Sporting a quem ninguém liga e com os resultados que se vêm.
Estás a colocar as coisas ao contrário. Se é indiferente, porque é que os melhores/maiores clubes têm departamentos destes? Eles têm os melhores jogadores, para que querem isto? Mas isso é a mesma coisa que a malta do antigamente diz sobre tanta coisa que rodeia o treino e a análise técnica e táctica.
Tens de perguntar a esses clubes, porque eu nem faço ideia de que clubes são. A minha opinião é esta e é clara.
Mas digo-te: há clubes que também não devem fazer ideia por que têm. Sei é que há quem não goste de fazer menos figura. Se o colosso x tem, nós colosso y também temos de ter. A que custos? Com que rendimento?
Mas lá está, se calhar a esses não faz diferença pagar mais uns cobres para isso. A mim espanta-me é que por cá, com tanta prioridade mal definida, tanto problema premente e, supostamente, com tão pouco dinheiro… se resolva ir esbanjar neste departamento. Digo esbanjar porque, fiando até na pub, o iraniano é do melhor do mundo nisso (…mas os melhores ainda não o quiseram, “sorte a nossa”…)… se é barato vende-se bem…
Não estou contra novas tecnologias. Mas também sou do tempo das invenções inúteis e há muitas.
Mas tu já percebeste o que é a análise de performance desportiva? Qual é a sua área de intervenção e que dados e mudanças proporciona aos atletas e aos treinadores?
É que a forma como colocas a coisa, dá-me a entender que não percebes bem o que
é suposto fazer. É como a cena da psicologia desportiva e da biomecânica e tal. No final do dia há sempre alguém a dizer que o que interessa é o talento natural e tal. Quando a questão não é uma ou outra.
Eu não sei quem é o iraniano, não sei se é um dos melhores ou não. Acho estranho ser dos melhores e depois ligar isso ao currículo académico e profissional, porque isso de artigos não me diz grande coisa (o que não falta na minha área é malta a publicar artigos ao quilo e não são nada de novo) e não tenho conhecimento suficiente para saber se realmente lidera na área ou se apenas repete coisas escritas por outros.
O que eu sei é o que é a análise de performance desportiva e o que pretende fazer. E se eu tiver uma conversa destas com um profissional qualquer da NFL ou da NBA o tipo ri-se à gargalhada na minha cara. Porque esta merda já eles fazem há muito tempo, antes de nós começarmos a importar para o futebol já eles todos andavam nisso em modo rotina. Porque nenhuma equipa profissional sequer coloca isso em questão.
Porque é que eles têm? Moda? Imitação? Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizeres que andam todos atrás de qualquer tipo que trabalhe no departamento de scouting da Juventus porque querem andar na moda. Não, querem é copiar um modelo de sucesso com 3 décadas. É que qualquer clube evoluído olha para o nosso scouting como nós olhamos para os tipos no Paleolítico a brincar com as suas pedras e a acharem que tinham grandes ferramentas. Entre alguns gigantes europeus a diferença não é assim, mas qualquer um quer o melhor. Quer eliminar qualquer vantagem adversária.
O que as pessoas não percebem é que cada vez a diferença técnica entre atletas é menor. Logo, outros aspectos cada vez mais marcam a diferença.