Uma humilde opinião sobre a atual equipa A do Sporting

Neste momento o Sporting não tem uma liderança, é verdade, mas isso não serve de desculpa para uma equipa com tantos talentos, de jogadores que foram das transferências mais caras do Sporting, que recebem dos mais altos salários de sempre do Sporting, joguem tão mal, e que muitos parecem que mal se esforçam dentro de campo.

Já tivemos o momento da demissão do Bettencourt, em que também não havia liderança, e o Sporting não estava tão mau, nem se compara, como o de hoje e não tinha se calhar a qualidade de plantel que esta tem.

A equipa não tem fio de jogo, nenhum, vemos jogadores que já vimos que têm qualidade, parece que andam dentro de campo a arrastar-se, a equipa está a levar com um ataque, há jogadores que vêm a andar, mesmo sabendo que há um buraco na posição onde deviam estar, e falo enquanto estamos a defender, mas também a atacar, a bola chega à frente, e depois demora-se anos para equipa subir, parece que não há brio a jogar!

E esses jogadores que não mostram brio a jogar, tem de ser postos no banco ou não serem convocados, e levarem nas orelhas do seu treinador.

Muitos dizem que é a confiança o principal problema, mas um jogador tem de ir sempre confiante para dentro de campo, ser titular numa equipa como o Sporting tem de dar logo uma confiança imensa para jogar.

Neste momento o Sporting tem o Jesualdo, que diz-se que é manager, então se é manager devia estar sentado no banco da equipa e dar ordens se achar que deve dar, porque isso sim é um manager! Vercauten sabe perfeitamente que está a prazo, e não o culpava nada se neste momento tá no Sporting só a receber a sua guita e de resto se lixe lol ele sabia que era um treinador a prazo, mas neste momento já não ele que manda na equipa, mas sim o Jesualdo, por isso se o Jesualdo é mesmo um manager, ele faz o que o Jesualdo mandar, e se não faz, não faz sentido estar no clube.

Acho que o Sporting neste momento, o melhor que tem de fazer é aproveitar a sua formação, porque temos excelentes jovens, que poderão tornar-se grandes jogadores, têm o potencial para isso, e como sabem neste momento estamos desportivamente e financeiramente mal, temos jogadores a receberem milhares e a não renderem, e não temos dinheiro para continuar a pagar salários daqueles e a falhar desportivamente.

Esta época dificilmente conseguiremos alguma coisa de positivo, talvez o mais positivo é não descer de divisão, porque a europa, mesmo a Liga Europa, começa também a estar longe, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga já fomos eliminados, por isso são ainda mais razões para começarmos a formar uma equipa para o próximo ano e tentarmos estabilizar financeiramente.

Agora sobre a táctica e os jogadores a serem utilizados, liderança em campo e no balneário, ter fio de jogo, o que eu tenho a dizer é o seguinte:

Primeiro há que ter as coisas claras, quem é o treinador do Sporting? Se o Jesualdo é manager, então o Vercauten não é o treinador do Sporting, mas sim o Jesualdo, o Vercauten pode ser um treinador de campo, às ordens do Jesualdo, que planeia os treinos, mas sempre às ordens do Jesualdo e faz o que o Jesualdo achar melhor para a equipa. Se o Vercauten é o treinador, então o Jesualdo não é nenhum manager, mas sim um diretor do futebol por exemplo. Acho que isto tem de ser claro para os Sportinguistas, e espero que esteja claro dentro do Sporting (isso é o que me preocupa mesmo, é que não esteja claro dentro do Sporting)

Segundo, se há jogadores que segundo o Vercauten ou Jesualdo, que não cumprem as funções dentro de campo, que não se esforçam o suficiente, ou das duas, uma, ou mete-se os na linha ou retira-se os jogadores da equipa titular, simples.

E na minha óptica como adepto do Sporting, que acompanha todos os jogos, e que conhece praticamente todos os jogadores, ou seja, conheço as origens, já vi vários jogos destes jogadores em outros clubes, em outros escalões, e mantendo a ideia anterior dos jogadores que não se esforçam ou que não conseguem cumprir as suas funções em campo, há jogadores que para mim não jogavam nesta equipa ou não jogavam na posição onde muitas vezes são postos.

Dou um exemplo, o Rojo, vê-se que neste momento não consegue cumprir a sua função de central, durante os últimos anos da sua carreira tem jogado mais como lateral esquerdo, na seleção joga como lateral esquerdo, no spartak jogava como lateral esquerdo (quando jogava), e na argentina jogou muitas vezes na esquerda, será por não ter lugar a defesa centro? Duvido, e será isso a razão para ele neste momento a central falhar tanto? Talvez. Se calhar ele até podia ser um jogador para jogar a defesa centro, mas para isso precisa de um treinador que saiba torná-lo um bom central, e ele neste momento vê-se que em termos de marcações falha muito, algumas vezes pisa os terrenos errados do campo, parece perdido em várias situações, faz faltas infantis. Mas isto foi só um exemplo.

Neste momento, não é momento de inventar, temos de meter os jogadores nas posições onde mais rendem, e ter um sistema de jogo claro em todos os jogos.

Terceiro, acho que tem-se de acabar com a situação dos capitães, há 3 capitães e acabou-se. E só é capitão quem tem características para isso, quem tem capacidade para liderar no balneário e em campo.

E finalmente queria acabar com isto, com o seguinte, eu não estou nos treinos para ver o que os jogadores fazem nos treinos, mas como disse anteriormente em cima, tenho bom conhecimento de praticamente todos os jogadores do atual plantel do Sporting.

E por isso com o plantel atual neste momento e com jogadores que podem voltar de empréstimo, o meu plantel do Sporting no fim de Janeiro seria este:

GR: Patricio/Marcelo/Golas
DD: Pereirinha/Arias/Cédric/Esgaio
DC: Onyewu/Pedro Mendes/Nuno Reis/Dier
DE: Insua/Rojo
MDf: Rinaudo/Renato Neto/Zezinho
MC: Schaars/Adrien/André Santos/André Martins/João Mário
MO: Novo Jogador/Labyad/André Martins/
AE/AD: Capel/Carrillo/Bruma/Esgaio/Wilson Eduardo/Viola/Salomão
PL: Wolfswinkel/Novo Jogador/Betinho/Rubio

Os jogadores que repeti posições, são as posições onde acho que aqueles jogadores podem ser alternativas viáveis e onde pus “Novo Jogador” é basicamente o que falta ao plantel, na minha opinião, mais um avançado experiente, para competir com o Wolfs, porque não acho que devemos pôr o Betinho e o Rubio a competir diretamente com o Wolfs, mas sim como terceiras opções, sendo que prefiro o Betinho ao Rubio.

E um médio criativo, um 10, porque temos 2 jovens que fazem essa posição, e na equipa B não temos nenhum verdadeiro 10, e um jogador da posição 10 experiente, faria falta ao Sporting.

E a minha equipa titular, e a minha táctica seria 4-2-3-1 e seria esta:

GR: Patricio
DD: Pereirinha
DE: Insua
DC: Onyewu/Pedro Mendes
MDF: Rinaudo
MC: Schaars
MO: André Martins
AE: Capel
AD: Carillo
PL: Wolfswinkel

A minha dúvida aqui seria na posição 10, porque acho que o Labyad poderá ser um grande jogador e acho que talvez seja mais jogador para organizador de jogo que o André Martins, mas como está ainda em adaptação apostaria mais no André Martins, mas se viesse o tal jogador experiente 10, provavelmente apostaria nesse.

E a extremo, poderia apostar mais no Wilson Eduardo, do que no Carrilo, mas ao contrário do Labyad, acho que o Carrillo já está adaptado e só falta um treinador que lhe meta a cabeça no sitio quando tem de ser, para jogar mais para equipa, porque toda gente já viu que ali está um grande jogador, que pode levar uma equipa às costas, se for preciso.

E o restantes jogadores que não pus no plantel, são jogadores que espero que saiam, porque ou/e tem altos salários, não correspondem em campo ao que ganham, não tem qualidade para o Sporting.

E pronto quem teve paciência para ler, espero que tenha gostado e que dê a sua opinião e desculpem lá ser tão longo.
SPORTING SEMPRE!

Gosto :clap:

Acho o 11 base muito fraco

Desculpa ser tão directo e parecer rude, mas o problema do Sporting não é o 11 base e a disposição táctica…

Muitas das vezes ouvimos treinadores a serem contestados por não meterem o jogador x ou y a jogar, quando o futebol vai muito para além disso, o Sporting não tem treino de livres, ninguém sabe bater livres, todos os jogos é um jogador diferente, nos centros para a área estão no máximo 2 jogadores prontos a finalizar e o meu Estoril contra qualquer clube consegue ter sempre 3 jogadores dentro da área para finalizar; os livres indirectos são batidos para a confusão sem qualquer estudo ou trabalho, à espera que surja um milagre, ou que o R. Patrício vá lá cabecear, o que falta ao Sporting é gente competente, daquele tipo de pessoas que não descansa enquanto não tiver feito o que tem a fazer, e quando acaba de fazer o que quer, procura outra coisa a melhorar, lather rinse and repeat.

Enquanto não nos virmos livres desta gente chamada vampiros cujo único objectivo é sugar o Sporting mandando areia para os olhos dos adeptos, arranjando bodes espiatórios e bombas de oxigénio para irem-se safando entre os pingos da chuva, continuaremos assim, mediocres, a caminho do abismo.

Comparado com um Benfica ou Porto, se calhar não é um onze muito forte, mas é o que há, e nem sempre 11 grandes jogadores fazem uma grande equipa, prefiro 11 jogadores médios que sejam um coletivo forte, do que 11 grandes jogadores que sejam um coletivo fraco.

Mas diz que onze tu preferias, e diz-me o porquê de certos jogadores contigo jogarem e comigo não.

Sim sim óbvio, eu dei a minha opinião sobre um plantel e um onze, mas claro que o futebol é muito mais que isso, e não é um onze de bons jogadores ou onze jogadores que dão tudo em campo que vai fazer um Sporting campeão, há que sabe como orientar esses onze.

Sobre esses pontos que referiste, vamos lá ver:

• Treinar livres, não vejo os treinos do Sporting, por isso não sei se treinam ou não, mas com certeza que treinam, já que bolas paradas é uma parte importante do jogo, tanto a atacar como a defender. Sobre quem bate os livres, primeiro temos de começar a estabilizar o onze inicial para verificarmos tais coisas, mas vamos lá ver, normalmente quem bate é o schaars quando joga quando é para cruzar, e insua quando é para rematar. Mas com o schaars lesionado, vemos o capel ou o cédric a marcar os livres, normalmente. Sobre se são estudados, ai és capaz de ter razão, normalmente quando se treina os livres, treina-se os sítios onde são marcados, ou seja, as várias posições do campo onde os livres podem ser marcados, e depois há coisas simples, posiciona-se os jogadores alvos, ou seja, onde os jogadores mais fortes no jogo aéreo deverão estar posicionados, treina-se os movimentos que esses jogadores deverão fazer, e nem falo em grandes jogadas, não falo em bloqueios, falo em coisas simples, e depois é saber meter lá a bola.

• Em termos de cruzamentos, tens toda a razão, normalmente até só está lá o Wolfs, nem o extremo do outro lado nem o médio mais ofensivo aparecem na área para ajudar o wolfs na maior parte das vezes. Não sei se é medo da equipa em subir jogadores para depois ficar descompensada, não sei, mas sei que essa situação tem de ser resolvida, ainda por cima jogando só com 1 PL, não podemos ter só 1 jogador na área a tentar combater os defesas para fazer golo.

Sim há gente incompetente é verdade, há muita gente que não deveria estar na instituição Sporting, mas não podemos por a culpa nessas pessoas, quando num jogo de futebol, estão 11 jogadores a jogar, e só metade deles estão a deixar tudo em campo, enquanto a outra metade anda lá a passear.

Essa primeira palavra do teu nick, é muito fatelosa, meu irmão.

De resto, concordo e discordo em vários pontos. Apenas uma pequena nota, para dizer que, colocar-se Pereirinha num plantel do Sporting é brincadeira. Colocar Pereirinha como titular, é criminoso. Um atentado. Qualquer palavra relacionada com morte ou dor.

Os jogadores são geridos por pessoas destinadas a geri-los, tal como qualquer empresa, não trabalham por conta própria, as pessoas em cima deles são quem tomam as decisões e quem tem a responsabilidade, quando tu és mal atendido por um trabalhador tu queixas-te à empresa, é da responsabilidade da empresa fazer alguma coisa em relação a isso, e neste momento os jogadores estão a ser mal geridos, é verdade que não estão a dar o litro, é verdade que andam desmotivados, mas porquê? Se nós estamos assim em relação ao Sporting e isto ocupa 10% da nossa vida imagino eles que vivem para isto, imagina o que é jogar sobre esta contestação, com as constantes dúvidas, com a imcompetência, subjugados por um presidente que foge às responsabilidades, que na altura de dar a cara se mete num jacto privado e a juntar a isto tudo ainda têm de ficar calados e não poder falar ou comentar a situação, para não bastar ainda são julgados pelos adeptos como se fossem o epicentro do problema. Também nada ajuda termos um plantel que é uma combinação de jogadores novos e com potencial junto de promessas falhadas à procura da reforma.

Epah o nick, pronto já tenho este nick há anos, e continuo fã do Moutinho como jogador pelo menos.

Sobre o Pereirinha, eu acho que o Pereirinha não é tão mau como muitas pessoas pintam, já vi fazer grandes jogos, acho que como extremo é difícil render muito, porque tecnicamente não é forte, mas tem velocidade e cruza bem, mas como defesa direito acho que rende bem, tem características para isso, além da velocidade e do cruzar, acho que defensivamente é superior ao Cédric e ao Arias, agora depende do Sporting em apostar nele nessa posição, normalmente quando jogou lá, jogou bem.

Cipriano certo, compreendo isso tudo que disseste, e podes ter razão no que dizes, mas no final de tudo, supostamente eles são jogadores de futebol, e estão num clube que muitos jogadores sonhavam estar, e a receber grandes salários, e como disse no tópico, um jogador ser titular numa equipa como o Sporting tem de dar toda a confiança para jogar e dar tudo em jogo.

Eu sou federado, jogo há 14 anos Hóquei-Patins, não é futebol, mas é um desporto coletivo, e percebo dramas de desporto, eu já os tive, conheço e assisti a vários dramas, posso nunca ter jogado num grande, e o hóquei é completamente diferente do futebol em termos de mediatismo, dinheiro e etc, mas há dramas que são iguais em praticamente qualquer desporto coletivo, quando se pratica alta competição.

Cada um é como é, e acredito que há jogadores que em certos momentos pensam coisas do tipo “O treinador não aposta em mim, mas pelo menos estou a receber bem”, “Só jogo 5 mins de vez em quando, mas o que interessa é que estou a receber bem”, “A equipa não ganha mas estou a receber bem é o que interessa”, “não gosto do treinador, mas estou a receber bem, ser perder ou ganhar não interessa”

Infelizmente é verdade, há jogadores que tem momentos assim, até alguém meter esses jogadores na linha, ou ter um novo treinador que aposte neles.

E nos maus momentos é que se vê os verdadeiros grandes jogadores, e as grandes equipas, que se esforçam ainda mais para esses maus momentos acabarem, porque dentro de campo digam o que quiserem, são os jogadores que jogam e é o treinador e a sua equipa técnica que dirige a equipa, não é o presidente nem a direção. E pelo o que se sabe, os ordenados tem sido pagos, senão já tinha saído na comunicação social uma noticia sobre isso, que isso é um tipo de informação que não escapa, e por isso nesses termos não há motivo para os jogadores não darem tudo em campo.

O Sporting pode ter grandes problemas, a nível financeiro, a nível de direção, mas uma equipa com o orçamento do Sporting, com os jogadores e a equipa técnica a receberem o que recebem, e que custaram 9M, 3M, etc, não pode levar 3-0 dum Rio Ave, dum Videoton, nunca na vida poderia até este momento da época conseguir só 4 vitórias, epah não pode, jogos são jogos, há vários factores, mas não pode, ponto final.

Se eu, que ganho 500 euros por mês (exemplo), não produzir no trabalho, levo um pontapé no cu com justa causa. Eles, que ganham milhares para correr atrás de uma bola, são coitadinhos que estão sob muita pressão. Se eu a jogar com os amigos como a relva até ter a bola estes badamecos, pinos, podem bem fazer o mesmo, já que são pagos para tar.

Quanto ao tópico, permite-me discordar com a “equipa” que aí colocaste.

• Rojo ou Ínsua, não podes ter dois marmanjos tão bem pagos a taparem-se um ao outro;
  • Onyewu é demasiado caro, tem de ir com muita pena minha;
  • Renato Neto é pior que a maior parte dos nossos juvenis;
  • Com tanto jogador na B precisas mesmo de ter 5 MC’s? Ainda para mais num 4-3-3 com um nº10? Bastam 3;
  • Labyad nunca na vida é melhor construtor de jogo que o André Martins, é sim mais criativo;
  • Salomão merece ir jogar para um Caçadores das Taipas;
  • Só precisas de 4 extremos de raíz, não 40;
  • 4 PLC’s para quê? É subir o Rubio para o ano para lutar com o Wolf ou até mesmo complementá-lo.

Quanto à tua resposta ao KingJames, enganaste na análise ao Pereirinha. Ele é bom tecnicamente, muito bom, mas tem medo de partir para o 1vs1 e é demasiado passivo a jogar, para além de a defender ser uma nódoa (mostra-me dois jogo dele ao nível dos piores do Cedric na defesa).

Eu quando disse “fraco” estava a falar mais em relação a achar o onze pouco coeso, por exemplo meio campo pouco ofensivo/criativo), pereirinha pouco ofensivo. Acho que a criatividade não pode estar só nas alas, é preciso irreverencia no miolo. Para mim o Matias nunca deveria ter saído, e para o lugar dele só temos 1 jogador: Labyad. É preciso depois alguém que faça o transporte de bola, e que ao mesmo tempo tenha capacidade de passe (Adrien/Andre Martins). Nunca 2 jogadores iguais (Um esconde o outro, ficamos a jogar com 10).

Passando as escolhas pessoais:

Acho que neste momento, visto que o próximo troféu que poderemos levantar será em 2014 apostaria mais nos miúdos, para ir dando experiência na 1ª Liga. Devemos usar o 4-3-3 com 1 trinco e 2 médios mais ofensivos para jogar na liga portuguesa. Defender em 4231 atacar em 4141. Afinal temos que entrar todos os jogos para atacar e ganhar. Um onze base comigo seria algo do género:

Modelo Defensivo Adrien recua e assume uma posição mais defensiva em relação a labyad, que deverá exercer pressão mais a frente (tal como o RVW o anda a fazer sozinho)
Modelo Ofensivo - Jeffren, mais qualidade para finalizar que Capel, teria mais movimentos interiores, levando Labyad a descair também mais nessa zona para ajudar nas tabelinhas. Do outro lado, Maior dinamica da dupla Insua&Capel, com Adrien no papel mais defensivo que Labyad.

GR: Patrício → Indiscutível…
DD: Cedric/Arias → Qualquer um dos dois pode fazer a posição com qualidade. O ideal seria jogarem os dois mas não dá. Há sempre a hipótese de o Arias ir rodando na B para ganhar minutos.
DC: Pedro Mendes & Eric → São 2 miúdos da Academia mas com muita qualidade. A nossa defesa anda uma trampa. Para termos la jogadores dos outros a render (Xandão) mais vale apostar nos nossos miúdos. Podem ter falta de experiência, mas os outros que la andam e que “trazem muita experiência” é só brindes para os adversários. Ao menos estes demonstram dedicação ao clube. Mal por mal JOGUEM OS PUTOS!
DE: Insua → Não temos mais ninguém. Gostava de ver o Rojo jogar a DE só para ter uma noção. No entanto, na melhor forma/motivação, Insua é uma máquina.
MDC: Rinaudo → Limpar é com ele.
MC: Labyad & Adrien → Gosto bastante do Adrien, e entre ele e Elias/Pranjic não tenho dúvidas. Eventualmente daria oportunidade ao schaars , que neste momento, devido a sua experiência seria melhor para a equipa. No entanto, tal como disse antes, mal por mal, que joguem os miúdos.
Extremos: Jeffren & Capel → São os nossos melhores extremos. Gosto muito da dinâmica Capel-Insua, o ano passado fez muitos estragos, e espero que voltem a fazer. Jeffren tem sido dos menos maus esta época, tem conseguido jogar mais sem aquelas lesões musculares e tem estado uns furos acima da restante equipa. Quanto ao Carillo não estar aqui, é algo pessoal, de momento não suporto vê lo jogar. Muito lento, perde muitas bolas e cria poucas ocasiões de perigo. Tem que crescer ainda. E está na altura de dar uma hipótese ao BRUMA
PL: RVW → sem duvidas. Tem sido a par do patrício o nosso melhor jogador esta época.

Dar minutos de jogo (muitos) a jogadores como Bruma (lugar de jeffren), João Mario (lugar de Adrien/Labyad), André Martins (lugar de Adrien/Labyad), e num esquema alternativo Esgaio (Interior Direiro) e Viola (2º Avançado, mais móvel e descaído na esquerda)

Reforço: Mal por mal JOGUEM OS PUTOS!

Primeiro tudo, queria agradecer as vossas respostas ao meu tópico, foi para isto que me inscrevi no fórum, para discutir com os meus colegas sportinguistas as minhas ideias e vossas sobre o nosso grande Sporting! Neste caso mais concreto, o futebol A do Sporting.

É isso mesmo que queria chegar, tem de haver raça e brio, e neste momento não vejo isso na equipa A do Sporting, ou só vejo em 2 ou 3 jogadores, não pode ser!

Sobre a equipa, sobre o Insua e o Rojo, podes ter razão, mas o Sporting não abunda de defesas esquerdos, temos o Insua, Rojo e Pranjnic na equipa principal, na B temos o Mica, então aceito mandar embora o Pranjnic que já tem 31 anos, e fico com o Insua e com o Rojo que são novos, e poderão dar ao Sporting um futuro grande encaixe.
Onyewu pode receber bem, mas temos o Xandão que nem é nosso e o “bolo de arroz”, este último sei que recebe bem, o Xandão já não sei, mas deve receber médio vá, como é novo e tá emprestado. (E não sei se os termos do empréstimo foi o Sporting pagar o ordenado todo a ele ou não). Ficávamos com o “capitão América” e mandávamos os restantes 2 embora.
O Renato Neto não é assim tão mau pah, e sem o Carriço, pus ele e o Zezinho como alternativas, mas gosto mais do Zezinho que o Neto.
Oh Jimmy, eu pus vários jogadores na A, mas isso não quer dizer que não podemos utilizar jogadores da A nos B’s, como o caso do João Mário, Bruma, Esgaio, Viola. Mas no caso dos médios centros, considerando o André Martins médio ofensivo, fico com 4, considerado que o João Mário pode andar a rodar na B, fico com 3.
Labyad sim é mais criativo, e por isso poderá tornar-se um grande construtor de jogo com o tempo de evolução, não estou a dizer que neste momento seja melhor que o André Martins a construir jogo, mas acho que pode vir a ser melhor, sem dúvida, com adaptação e evolução.
Gosto do Salomão, para mim é um ótimo suplente para o Capel.
Tenho 7 extremos no plantel é verdade, mas o Bruma é da B, o Esgaio é da B e faz várias posições, e o Viola também podia andar mais pela B para adaptar-se mais ao futebol português, o que reduz o numero para 4, como querias.
Sim 4 PL, Wolfs, concorrente do Wolfs, e depois tinha 2 putos para 3º e 4º opção a rodar nos B’s, Betinho e Rubio.

Acho que não percebeste bem que eu estou a usar a equipa B também como recurso para ter um plantel tão grande, porque teria jogadores a rodar nos B’s e quando precisasse eles, vinham aos A’s.

O Pereirinha acho que concordo contigo sobre ele até nem é mau técnicamente, lembro-me de algumas boas jogadas que ele fez em termos individuais, não tem é confiança para ir no 1 para 1, mas sinceramente não é jogador, com a qualidade para arrancar e partir 2 ou 3 jogadores, como já vi o Capel e Carrillo fazerem e falta-lhe um pouco de verticalidade. Sobre defender, eu sinceramente gosto mais do Pereirinha defender, parece-me melhor que o Cédric, de lembrar que os 2 são médios direitos adaptados a laterais.
Lembro-te um jogo, Manchester City vs Sporting, no jogo que ficou 3-2, esteve muito bem, foi um guerreiro, lesionou-se no braço e
continuou a lutar que nem um leão até fim do jogo. Mas pronto são opiniões, sinceramente gosto mais do Pereirinha a defender, mas o Arias também gosto e pode ser uma perfeita hipótese, mas o Pereirinha sendo mais experiente e mais habituado ao futebol português, ainda lhe dava essa chance para ver se pegava.

É assim gcardozo, eu sinceramente dava mais uma oportunidade ao Pereirinha como defesa direito, porque as equipas constroem-se a partir de trás, e se não temos um defesa direito que dê consistência, temos ali um buraco. Eu gosto do Cédric, mas tem melhorar defensivamente, e pronto, gostava de apostar no Pereirinha, e estás enganado quando dizes que ele não é ofensivo, porque ele tem qualidade para ser um lateral de subir bem no campo, é preciso é dar-lhe confiança.

Sobre o 10, o médio ofensivo, como eu disse, para mim vinha um jogador para essa posição, porque Labyad está ainda em adaptação e em evolução, e o André Martins tem características de 10, mas falta-lhe um bocado de magia, que se via com o matias.

A táctica eu concordo, parece-me muito bem, a minha ideia de jogo é basicamente essa.

Sobre o onze, eu como te disse a DD queria dar uma oportunidade ao Pereirinha, mas se o cédric melhorar defensivamente, também tem condições para ser titular e o arias também poderá ser um grande defesa direito.
Centrais, apostas no Dier e no Pedro Mendes, parece-me bem.
Preferias apostar no Adrien do que no Schaars, para apostares em juventude, mas para mim Schaars em boa forma é titularissimo, mas o Adrien também para mim é o melhor substituo dele.
Apostarias no Labyad de inicio, o que eu compreendo, eu dependia dos jogos, mas dava a titularidade ao André Martins.
O Jeffren eu mandava embora, porque é muito inconsciente, principalmente em termos físicos, e com o salário que recebe, preferia vender. Mas concordo contigo em termos que nos jogos que tem feito, até tem estado relativamente bem.
As restantes posições, puseste igual a mim.

E por fim digo-te, acho que sim que devíamos apostar nos putos, mas também experiência é sempre necessária numa equipa, por isso elementos como Schaars, Onyewu, podem ser importantes, não só pelo o que dão ao jogo, mas pela sua experiência também. Mas claro, que prefiro ver putos de 19/20 anos que podem cometer alguns erros, mas a dar-te tudo e mais alguma coisa em jogo, do que gajos de 27,28,29,30 anos, que parece que andam em campo a arrastar-se.

Ha quantos anos está o Pereirinha no clube? Quantas hipóteses já teve de se afirmar? Nem em Guimarães se conseguiu afirmar =| Sinceramente, acho que o Cedric está uns furos acima, tem um excelente cruzamento, só tem que subir mais e também convinha aparecer pessoal na área para finalizar. Em relação ao aspecto defensivo, é normal que o Cedric ainda esteja um bocado verde. Afinal é um miúdo. Não é por culpa dele que o Sporting não marca e sofre 3 golos por jogo. Com uma equipa a sério e entrosada, será claramente uma mais valia em relação ao pereirinha.

Se viesse outro jogador depois era a mesma historia. Tinha que se adaptar etc, nunca mais tinhamos ninguem a jogar naquela posição. Labyad tem muita magia naqueles pés, é craque. Precisa de jogar mais, e convinha que fosse na sua posição. Ele não é extremo, no entanto jogou sempre lá!

Sobre o André Martins, não o gosto de ver em posições tão avançadas no terreno. Ele perde-se entre a defensiva adversária (até pelo seu físico). É muito mais benéfico para ele quando parte de zonas mais recuadas do terreno com bola controlada, onde consegue realmente dar algo mais a equipa. O problema é que depois também não tem físico para ser um 6 (ele até tem uma boa capacidade de roubo de bola) logo está muito restringido ali no meio campo.

Sobre o Jeffren, não sei quanto ganha, mas por muito que ganhe em relação a jogadores como Carillo, não será por ai que o mando embora e ponha o Carillo. Acho que o Jeffren tem estado bem, ele está muito motivado para fazer uma grande época, até porque o objectivo principal dele será dar o salto para fora do Sporting e provar que o Barcelona estava errado em relação a ele. Para alem disso tem muito mais qualidade que o Carillo, que tão cedo não faz uma época tão estrondosa como a anterior (Penso que se deslumbrou com a situação toda, ainda para mais depois de ter brilhado em 2 ou 3 jogos de Pré Época) e necessitará de algum tempo de reabilitação. Vejo lhe um potencial tremendo (faz me lembrar o Ronaldo quando ainda andava por cá) mas tem muito menos cabeça. E depois isto é só Sul Americanos é só Churrascos e Copos e nada de jogar a bola…

Quanto à falta de Veteranos, não temos mesmo ninguém. O Onyewu não está cá, logo não entra nas minhas contas (e eu gosto muito dele), Para o ano, deixava o na equipa (ele traz muito a equipa em termos psicológicos - tal como Boeck). Então na frente de ataque não temos nada, só Pranjjc, com uma média de idades que ronda os 22,4 anos (21 se não contarmos com o Pranjic!).

Tu não entendeste, numa altura em que é preciso cortar mais de 50% da massa salarial achas que é possível ter 3 ou 4 suplentes para cada posição? É trabalhar com a cantera e tudo o que ganhe mais que X ir embora, por muito que custe.

Pronto gcardozo, temos algumas opiniões diferentes sobre jogadores, mas aceito as tuas opiniões :slight_smile:

O Jeffren como disse, recebe bem, mas não é só isso, é um jogador que tem muitas lesões como tu sabes, ou seja, o rendimento num total é fraco, e por isso prefiro vender e apostar em outros jogadores, como o Carrillo, que se o Sporting estivesse estável e com um treinador que saiba tirar o melhor partido dos seus jogadores, o Carrillo neste momento era uma máquina neste Sporting, mesmo com a idade que tem.

Sobre o Onyewu, eu fiz um plantel para Janeiro, com possíveis retornos de empréstimos, e é sempre possível que este volte, dependendo do acordo que o Sporting tem com o Málaga.

Certo, mas o Sporting precisa também de experiência na equipa e ter um plantel completo, temos de ter uma equipa competitiva.

E é assim no meu entender e formar um plantel, tem de ser constituído minimamente por 3 guarda-redes, 4 centrais, 2 laterais esquerdos e 2 direitos, 2 médio defensivos, 2 médios centro, 2 médios ofensivos, 4 extremos e dependendo da táctica, se jogarmos com 1 ponta de lança, então 3 pontas de lança no plantel. Depois a quantidade de jogadores depende, se tivermos jogadores que fazem mais que uma posição, corta-se em quantidade de jogadores. E aproveitado a equipa B, como alternativas e também para rodar jogadores que não são nem titulares nem suplentes nos jogos.

Um plantel é normalmente formado entre 23 a 27 jogadores, e o meu número seria mais ou menos esse, se não contarmos com os jogadores que estariam na B, sendo alternativas para equipa A, como o João Mário, Bruma, Rubio, Betinho, etc.

E não te esqueças que eu estou a formar um plantem para fim de Janeiro e não para uma próxima época.

Cortar em Elias, Izmailov, Pranjnic, “Bolo de Arroz”, Jeffren, Gelson (que já foi), Carriço (que já foi infelizmente), Xandão, não achas suficiente em termos de massa salarial, pelo menos até fim desta época?

Desculpem a linguagem, mas apesar de culpar e muito a direcção de GL e de concordar com a antecipação de eleições, coloco muita culpa também nos jogadores.
Sinceramente não sei o que se passa com eles, mas a desmotivação para mim não é desculpa. Desmotivados porquê? Neste momento milhares de portugueses têm que estar motivados a trabalhar para receberem 500 euros por mês para sustentar uma casa! Estes meninos recebem milhares de euros para jogarem à bola e andam desmotivados?!? Dessem-me o dinheiro deles para fazer o que eles fazem que eu até a relva comia, alias como disse um user mais acima, eu quando jogo com amigos, sem receber nada obviamente, como a relva! Outra coisa, aceitando a tese (ridicula para mim) da “desmotivação”, só estão desmotivados porque querem, porque deviam era entrar no próximo jogo cheios de raiva e a dar o litro para calar os que falam mal.
Não tendo nada haver com futebol, mas um exemplo do que me aconteceu:
O ano passado tive uma professora que me deu 15 numa frequência, no final de uma aula disse-me “na próxima frequência sentas-te à minha frente para eu te controlar, porque esta nota não veio da tua cabeça”. Sabem o que eu fiz? Jurei para mim mesmo que iria ter mais do que 15 e estudei que nem um camelo. Chega ao dia da frequência e ela lá me manda para a frente para perto dela para me controlar e eu bem tranquilo e com um sorriso sarcástico lá fui. Acabo a frequência, pergunta-me se correu bem ao que respondo “muito bem”. Passado uma semana saiu a nota: tive 17.
O facto de ter desconfiado e de me ter “criticado” só me deu mais vontade de lhe provar que não só ela estava errada (ao insinuar que cabulei) como até era capaz de fazer melhor, e fi-lo!

Digam o que disserem e apesar de agora se criticar muitos jogadores, a verdade é que aposto que NENHUM sportinguista mesmo antes do campeonato começar não tenha acreditado que pelo menos o 3º lugar iria ser disputado, havia até quem acreditasse no 2º e alguns até no 1º, porque apesar de não termos nenhum jogador que sobressaisse em relação aos rivais (tipo Hulk ou Witsel), tinhamos o plantel mais equilibrado do campeonato, com várias soluções para várias posições (à excepção do PL) e com jogadores que não tendo uma qualidade excepcional, eram quase todos “bons”. E a verdade é que analisando os vários jogadores do Sporting e comparando-os com os jogadores das outras equipas é impensável perder-se com qualquer equipa do campeonato (à excepção do Porto e do Benfica), é inconcebivel perder-se com o Rio Ave, com o Vitória de Setubal, com o Videoton, com o Genk e com o Moreirense, assim como empatar com o Guimarães, com o Marítimo, com o Estoril, com a Académica, com o Moreirense e com o Nacional. Tinhamos a obrigação de passar em 1º lugar na LE e de continuar a disputar a taça da liga e taça de Portugal. E se estamos como estamos é porque os jogadores NÃO QUEREM, não correm, não jogam. Não acredito que tenham acordado todos numa manhã com os pés tortos e sem saber jogar futebol de um dia para o outro!

Já agora em relação aos ordenados em atraso, a informação vale o que vale, porque veio de um jornal com carácter duvidoso (correio da manhã), mas depois do jogo com o benfica (que recordo, foi no dia 10 de Dezembro) vinha no referido jornal que os jogadores receberam no dia do derby as 12h os ordenados relativos a Setembro e Outubro (ou seja, esta época ainda não tinham praticamente recebido, estando o de Novembro na altura ainda em atraso), a informação repito vale o que vale, porque não é um jornal fidedigno, mas a ser verdade, pode ser uma das possíveis razões para o fracasso da equipa…

Concordo EVILution, foi um desses pontos que quis chegar com este tópico! :clap: :clap:

Pois, eu queria provas concretas sobre isso, porque só o CM é que falou sobre isso, nem a “a bola”, nem o “record”, nem um “diario de noticias” e etc falaram disso. Por isso espero que os ordenados estejam em dia, porque se não tiverem, é algo muito grave, e um motivo que possa compreender jogadores estarem descontentes, e talvez por isso não darem tudo em jogo.

O Ajax ganhou a taça dos campeões europeus com 2 ou 3 experientes e uma média de idades de 20 anos.

Quanto em ordenados, se cortas, corta racionalmente. Vamos ter dois gajos que devem ganhar + de 800 mil por ano, brutos (Rojo e Ínsua) quando podemos ter apenas um e um jovem da cantera? Cortas em 3 centrais assim de uma vez? Há que ter racionalidade nos cortes, senão acabas por fazer mais mal que bem.

Pegando na tua analogia. A nota que tiveste foi do teu esforço, individual, certo? Imagina, num cenário hipotético e para que analogia seja mais enquadrável com isto do futebol, que a professora te dava o 17 apenas e se a turma tivesse uma média equivalente? E que se a média da turma fosse um 10, seria essa a nota com que ficavas? É que isto do futebol, é um jogo colectivo. Tens 11 jogadores dentro de campo, mais 3 que podem entrar no decorrer do jogo e mais uns 10 que trabalham durante a semana. Tens os responsáveis técnicos e os superiores dos mesmos, que têm a responsabilidade de manter na turma os melhores alunos para que a média seja a mais alta possível e retirar os mais incapazes. Que te dizem para estudares certas matérias com mais afinco, para as estudares de uma certa forma, quando e quanto assim o disserem… e o resultado do teu esforço e da tua capacidade estará sempre, mas sempre, dependente do resultado da turma como um todo… resultado global que até poderá ser superior ao teu resultado individual e ficas com uma nota mais elevada, ou o contrário.

Bem, como há quem acredite no Pai Natal, havia quem acreditasse que este era o melhor plantel dos últimos 40 anos. As pessoas esquecem-se que não é o “estatuto” de internacional, o custo do passe, o valor do salário e a nacionalidade “xpto” que jogam.
É lógico que sim, que acreditei que o 3º lugar estaria reservado para o Sporting, que não sendo um objectivo digno do clube, era o mínimo obrigatório. 3 grandes em Portugal, um terá que ficar em terceiro. Mas e tantas vezes fiz referência a isto ( eu e outros )… esta equipa apresenta deficiências graves. Falta de qualidade, fiabilidade e inteligência em quase todas as posições de ataque e a inexistência de referências, entre outros problemas que não adianta agora escalpelizar. Nada justifica, nem a qualidade que acho que falta para um Sporting que me satisfizesse minimamente , o desastre a que assistimos actualmente, em termos da composição do grupo de jogadores que temos… portanto há que procurar deficiências de outra ordem… digo eu. Que justificar pela chulice e o carácter mercenário dos atletas, parece-me redutor e demasiado simplista. E, na maior parte dos casos, injusto.

Todo o jogador profissional é, por definição, “mercenário” e “chulo”. Como faz do futebol a sua vida, só irá jogar onde lhe pagam. Afinal, a sua vida é orientada para o futebol desde cedo. Desde os 13/14 anos que começam a ensinar-te a correr, a treinar bem, a alimentar-te adequadamente, a regular o teu descanso. Os teus amigos com 16 e 17 anos divertem-se e tu em casa porque no dia a seguir, logo às 09h da manhã, tens que estar num pelado qualquer atolado de água até ao pescoço.
Quem não dominar estas incompatibilidades da vida adolescente vs futebol “profissional” não dá o salto e o Fábio Paim é um bom exemplo.

Dizer “se fosse eu até comia a relva” fica sempre bem, mas não acrescenta nem resolve nada. Metam lá 11 gajos dentro que até comem a relva, tipo 11 Gelson’s ou 11 Rinaudo’s e vamos continuar a levar na boa. O Rinaudo anda a levar cuecas nos jogos e se há tipo que come a relva, no actual plantel, é ele. Isto para demonstrar que a análise tem que ser bem mais aprofundada.
Os nossos problemas, sejam eles quais forem, são bem profundos. Também pensei que não, que uma simples troca de treinador mudasse drasticamente a situação, ainda que a equipa não fosse “levantar voo” logo de seguida. Enganei-me, continuo a achar o Sá Pinto mau treinador, mas o mal não era só esse. Não podia ser, se não não estaríamos onde estamos.

Quanto à motivação e ao exemplo da “stôra”, isso é tudo muito lindo, mas conheço treinadores, tão nobres almas que são, que no espaço de 1 mês conseguiam matar todo e qualquer amor ao jogo com a sua “simples” maneira de ser. E quem não calar a boca passa um ano a ver os outros a jogar… muito diferente de uma escola, onde as práticas são bem mais “democráticas”.

:beer: