Neste momento o Sporting não tem uma liderança, é verdade, mas isso não serve de desculpa para uma equipa com tantos talentos, de jogadores que foram das transferências mais caras do Sporting, que recebem dos mais altos salários de sempre do Sporting, joguem tão mal, e que muitos parecem que mal se esforçam dentro de campo.
Já tivemos o momento da demissão do Bettencourt, em que também não havia liderança, e o Sporting não estava tão mau, nem se compara, como o de hoje e não tinha se calhar a qualidade de plantel que esta tem.
A equipa não tem fio de jogo, nenhum, vemos jogadores que já vimos que têm qualidade, parece que andam dentro de campo a arrastar-se, a equipa está a levar com um ataque, há jogadores que vêm a andar, mesmo sabendo que há um buraco na posição onde deviam estar, e falo enquanto estamos a defender, mas também a atacar, a bola chega à frente, e depois demora-se anos para equipa subir, parece que não há brio a jogar!
E esses jogadores que não mostram brio a jogar, tem de ser postos no banco ou não serem convocados, e levarem nas orelhas do seu treinador.
Muitos dizem que é a confiança o principal problema, mas um jogador tem de ir sempre confiante para dentro de campo, ser titular numa equipa como o Sporting tem de dar logo uma confiança imensa para jogar.
Neste momento o Sporting tem o Jesualdo, que diz-se que é manager, então se é manager devia estar sentado no banco da equipa e dar ordens se achar que deve dar, porque isso sim é um manager! Vercauten sabe perfeitamente que está a prazo, e não o culpava nada se neste momento tá no Sporting só a receber a sua guita e de resto se lixe lol ele sabia que era um treinador a prazo, mas neste momento já não ele que manda na equipa, mas sim o Jesualdo, por isso se o Jesualdo é mesmo um manager, ele faz o que o Jesualdo mandar, e se não faz, não faz sentido estar no clube.
Acho que o Sporting neste momento, o melhor que tem de fazer é aproveitar a sua formação, porque temos excelentes jovens, que poderão tornar-se grandes jogadores, têm o potencial para isso, e como sabem neste momento estamos desportivamente e financeiramente mal, temos jogadores a receberem milhares e a não renderem, e não temos dinheiro para continuar a pagar salários daqueles e a falhar desportivamente.
Esta época dificilmente conseguiremos alguma coisa de positivo, talvez o mais positivo é não descer de divisão, porque a europa, mesmo a Liga Europa, começa também a estar longe, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga já fomos eliminados, por isso são ainda mais razões para começarmos a formar uma equipa para o próximo ano e tentarmos estabilizar financeiramente.
Agora sobre a táctica e os jogadores a serem utilizados, liderança em campo e no balneário, ter fio de jogo, o que eu tenho a dizer é o seguinte:
Primeiro há que ter as coisas claras, quem é o treinador do Sporting? Se o Jesualdo é manager, então o Vercauten não é o treinador do Sporting, mas sim o Jesualdo, o Vercauten pode ser um treinador de campo, às ordens do Jesualdo, que planeia os treinos, mas sempre às ordens do Jesualdo e faz o que o Jesualdo achar melhor para a equipa. Se o Vercauten é o treinador, então o Jesualdo não é nenhum manager, mas sim um diretor do futebol por exemplo. Acho que isto tem de ser claro para os Sportinguistas, e espero que esteja claro dentro do Sporting (isso é o que me preocupa mesmo, é que não esteja claro dentro do Sporting)
Segundo, se há jogadores que segundo o Vercauten ou Jesualdo, que não cumprem as funções dentro de campo, que não se esforçam o suficiente, ou das duas, uma, ou mete-se os na linha ou retira-se os jogadores da equipa titular, simples.
E na minha óptica como adepto do Sporting, que acompanha todos os jogos, e que conhece praticamente todos os jogadores, ou seja, conheço as origens, já vi vários jogos destes jogadores em outros clubes, em outros escalões, e mantendo a ideia anterior dos jogadores que não se esforçam ou que não conseguem cumprir as suas funções em campo, há jogadores que para mim não jogavam nesta equipa ou não jogavam na posição onde muitas vezes são postos.
Dou um exemplo, o Rojo, vê-se que neste momento não consegue cumprir a sua função de central, durante os últimos anos da sua carreira tem jogado mais como lateral esquerdo, na seleção joga como lateral esquerdo, no spartak jogava como lateral esquerdo (quando jogava), e na argentina jogou muitas vezes na esquerda, será por não ter lugar a defesa centro? Duvido, e será isso a razão para ele neste momento a central falhar tanto? Talvez. Se calhar ele até podia ser um jogador para jogar a defesa centro, mas para isso precisa de um treinador que saiba torná-lo um bom central, e ele neste momento vê-se que em termos de marcações falha muito, algumas vezes pisa os terrenos errados do campo, parece perdido em várias situações, faz faltas infantis. Mas isto foi só um exemplo.
Neste momento, não é momento de inventar, temos de meter os jogadores nas posições onde mais rendem, e ter um sistema de jogo claro em todos os jogos.
Terceiro, acho que tem-se de acabar com a situação dos capitães, há 3 capitães e acabou-se. E só é capitão quem tem características para isso, quem tem capacidade para liderar no balneário e em campo.
E finalmente queria acabar com isto, com o seguinte, eu não estou nos treinos para ver o que os jogadores fazem nos treinos, mas como disse anteriormente em cima, tenho bom conhecimento de praticamente todos os jogadores do atual plantel do Sporting.
E por isso com o plantel atual neste momento e com jogadores que podem voltar de empréstimo, o meu plantel do Sporting no fim de Janeiro seria este:
GR: Patricio/Marcelo/Golas
DD: Pereirinha/Arias/Cédric/Esgaio
DC: Onyewu/Pedro Mendes/Nuno Reis/Dier
DE: Insua/Rojo
MDf: Rinaudo/Renato Neto/Zezinho
MC: Schaars/Adrien/André Santos/André Martins/João Mário
MO: Novo Jogador/Labyad/André Martins/
AE/AD: Capel/Carrillo/Bruma/Esgaio/Wilson Eduardo/Viola/Salomão
PL: Wolfswinkel/Novo Jogador/Betinho/Rubio
Os jogadores que repeti posições, são as posições onde acho que aqueles jogadores podem ser alternativas viáveis e onde pus “Novo Jogador” é basicamente o que falta ao plantel, na minha opinião, mais um avançado experiente, para competir com o Wolfs, porque não acho que devemos pôr o Betinho e o Rubio a competir diretamente com o Wolfs, mas sim como terceiras opções, sendo que prefiro o Betinho ao Rubio.
E um médio criativo, um 10, porque temos 2 jovens que fazem essa posição, e na equipa B não temos nenhum verdadeiro 10, e um jogador da posição 10 experiente, faria falta ao Sporting.
E a minha equipa titular, e a minha táctica seria 4-2-3-1 e seria esta:
GR: Patricio
DD: Pereirinha
DE: Insua
DC: Onyewu/Pedro Mendes
MDF: Rinaudo
MC: Schaars
MO: André Martins
AE: Capel
AD: Carillo
PL: Wolfswinkel
A minha dúvida aqui seria na posição 10, porque acho que o Labyad poderá ser um grande jogador e acho que talvez seja mais jogador para organizador de jogo que o André Martins, mas como está ainda em adaptação apostaria mais no André Martins, mas se viesse o tal jogador experiente 10, provavelmente apostaria nesse.
E a extremo, poderia apostar mais no Wilson Eduardo, do que no Carrilo, mas ao contrário do Labyad, acho que o Carrillo já está adaptado e só falta um treinador que lhe meta a cabeça no sitio quando tem de ser, para jogar mais para equipa, porque toda gente já viu que ali está um grande jogador, que pode levar uma equipa às costas, se for preciso.
E o restantes jogadores que não pus no plantel, são jogadores que espero que saiam, porque ou/e tem altos salários, não correspondem em campo ao que ganham, não tem qualidade para o Sporting.
E pronto quem teve paciência para ler, espero que tenha gostado e que dê a sua opinião e desculpem lá ser tão longo.
SPORTING SEMPRE!