UEFA Youth League 24/25 | 1.ª Jornada | Sporting CP vs Lille OSC [17/09 | 13h]

https://x.com/SportingCP/status/1834245311478342138

4 Curtiram

Calendário definitivo da UEFA Youth League

Por Sporting CP
12 Set, 2024

Juniores

​Já são conhecidos os horários e locais dos seis jogos da fase de liga

Depois de ter conhecido, no final de Agosto, os adversários a defrontar no regresso à UEFA Youth League, o Sporting Clube de Portugal ficou agora a saber também o calendário definitivo da fase de liga da prova, incluindo os horários e os palcos dos seis jogos.

Os jovens Leões estreiam-se frente aos franceses do Lille OSC já na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 13h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, recinto que receberá de resto todos os jogos em casa nesta fase.

Depois, em Outubro, seguem-se as deslocações aos Países Baixos (dia 1) para defrontar o PSV Eindhoven (13h00, hora de Portugal Continental e Madeira) no PSV Campus Herdgang, e à Áustria (dia 22) para jogar com o SK Sturm Graz (15h00, hora de Portugal Continental e Madeira) no ASK Sportzentrum Fischl.

Já em Novembro, os embates com os ingleses do Manchester City FC (dia 5) e do Arsenal FC (dia 26) serão discutidos no Estádio Aurélio Pereira a partir das 13h00.

Por fim, a formação verde e branca encerrará esta fase com uma visita aos belgas do Club Brugge KV, no dia 10 de Dezembro, com a bola a rolar a partir das 14h30 (hora de Portugal Continental e Madeira) no The Nest Roeselare.

Recorde-se que, terminada a fase de liga, disputada nos mesmos moldes estabelecidos para a UEFA Champions League, as equipas que acabarem nos primeiros 22 lugares (de 36, no total) avançam para a próxima fase, já a eliminar.

Francisco Silva/Miguel Gouveia
Leonardo Barroso
Rafael Mota
Lucas Taibo
Denilson/Momade
Felicíssimo
João Simões
Manuel Mendonça/Camacho
Paulo Iago/Micael Sanha
Gabi
Winilson/Flávio Gonçalves

Com os três jogadores a de 2005 a serem: o Francisco, Mendonça e Leonardo Barroso!

Deve ser mais ou menos isto.

Algumas dores de cabeça para João Pereira na 3ª feira.

Eu ia assim:

Gouveia, Afonso Lee, Taibo, Mota, Barroso, Denilson, Felicíssimo, Manel, Simões, Afonso Moreira, Gabi

Banco: Clara, Blopa, Sandro, Momade, Flávio, Grombahi, Sanhá

Algumas dificuldades para o meio campo - com Arreiol e Brito ausentes por lesão, a opção mais credível poderá ser a subida de Felicíssimo para o meio campo. Afonso Lee seria central no seu lugar devido à ausência (presumivelmente) do Atanásio por lesão. Alternativamente poderá ser Sandro Nascimento no meio-campo, com o Felicíssimo a central pela esquerda

Apesar de ter algumas dúvidas na escolha do Afonso Moreira como um dos de 2005 na competição, era o que gostava de ver. Contudo, essa poderá não ser uma das 5 escolhas até porque, olhando para o banco, as opções de ataque são vastas - e isto ainda sem contar com Kissanga (lesionado) e Iago (que penso que não estará presente já neste jogo)

Não indo o Afonso Moreira, é quase certo que esteja o Francisco Silva na baliza. Há claro uma possibilidade de ser o Miguel Alves e, nesse cenário, até estaria resolvida a situação da defesa para amanhã.

Ausências: Arreiol (lesão), Iago, Kissanga (lesão), Atanásio (lesão), Ivanildo, Bento, Camacho (lesão), Daniel Costa, Infante, Gabriel Melo, João Rodrigues, Viola, Winilson (este último quase de certeza, jogou hoje pelos Sub-19)

1 Curtiu

Afonso Moreira?? Passar da 1 liga para jogar nos 19? Eu sei que estamos a falar de youth league, mas não fazia sentido nenhum!!

Opa, tenho mesmo a opinião contrária. Dificilmente o Afonso vai ter minutos na equipa A este ano e, pelo menos até janeiro, irá andar por cá. Ainda este fim-de-semana fez um ótimo jogo pela B e precisa é de jogar e jogar e jogar. Portanto sim, eu levavo-o para a Youth League. Precisa de voltar a ganhar confiança para recuperar o nível.

6 Curtiram

Infelizmente a nossa geração de 2006 é fraca, não tenho grande expectativas para esta YL

Queres dizer 2006, certo?

Sim, obrigado pela correção :joy:

Sabes alguma coisa do Brito?

Tiago Teixeira: “Oportunidade para mostrar tudo o que se faz na Academia”

Por Sporting CP
16 Set, 2024

Juniores

​Leões estreiam-se esta terça-feira na UEFA Youth League contra o Lille OSC

O Sporting Clube de Portugal está de regresso à UEFA Youth League! Depois de em 2022/2023 ter chegado às meias-finais, caindo nos penáltis diante do AZ, o emblema de Alvalade volta a jogar a mais importante prova europeia de clubes no escalão de sub-19, tendo o jogo de estreia marcado para terça-feira (13h00), no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, frente aos franceses do Lille OSC, na jornada inaugural.

Na antevisão à partida, o treinador Leonino Tiago Teixeira, habitualmente ao serviço da equipa B, frisou a importância de disputar esta competição, que acaba por ser uma ‘montra’ e traz outras dificuldades tanto aos jogadores como à equipa técnica.

“É o regresso a uma competição com enorme prestígio e muito importante para o Clube, para a Academia e para os jogadores. É uma oportunidade para mostrar tudo o que se faz na Academia e todos os jogadores querem jogar pois é a prova com maior dimensão na idade deles a nível europeu. É mais um desafio, principalmente porque o plantel é formado por jogadores da equipa B, dos sub-23 e sub-19. É uma oportunidade para jogadores que não têm estado inseridos neste grupo de trabalho também poderem mostrar-se e jogar uma prova diferente”, começou por dizer o técnico aos jornalistas no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, antes de passar a analisar e deixar elogios ao primeiro adversário na caminhada europeia.

“O Lille OSC é uma academia que costuma formar grandes jogadores, estamos perfeitamente identificados com isso e também sabemos que o plantel deles será formado pela equipa B, que disputa o National 3 [equivalente à quinta divisão nacional], e a equipa sub-19. É um adversário que, neste momento, vai ser o mais difícil por ser o primeiro. É nesse jogo que nos focamos essencialmente”, garantiu antes de acrescentar: “Na última participação chegámos à final four e queremos dar continuidade a todo esse sucesso a nível de Academia, mas focamo-nos principalmente no jogo com o Lille OSC. É nisso que nos vamos concentrar”.

Tiago Teixeira foi depois questionado sobre o que pensa do novo formato da UEFA Youth League, tendo admitido não saber “bem o que esperar”, mas mostrando-se confiante de que as novidades podem tornar a competição ainda mais disputada.

“Sabemos que é uma oportunidade se calhar de haver mais competitividade, porque não há aquela situação do jogo em casa e fora. As equipas agora vão focar-se em todos os jogos para ganhar e tentar obter o melhor resultado possível”, frisou, antes de traçar como objectivo para esta UEFA Youth League “que todos tenham a possibilidade de dar a melhor resposta quando forem chamados a jogo”.

“Como já tinha dito, este será o jogo mais difícil porque é o primeiro. Existe sempre aquela ansiedade e um pouco também de desconhecimento do adversário, não só da nossa parte como de todas as equipas, mas não nos preocupamos a curto nem longo prazo. Preocupamo-nos sim com o jogo que temos de fazer agora, e depois estaremos cá para responder consoante o que vier”, assegurou o técnico Leonino.

A fechar, Tiago Teixeira pediu ainda o apoio dos Sportinguistas nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira. “É sempre especial jogar em casa na presença dos adeptos. Temos tido esse privilégio na equipa B e esperemos que possam continuar a apoiar-nos nesta competição. São a nossa energia extra e queremos iniciar a competição com uma vitória em casa com o apoio fundamental dos nossos adeptos”, concluiu.

O jogo entre Sporting CP e Lille OSC será transmitido em directo na Sporting TV a partir das 13h00 desta terça-feira.

Manuel Mendonça: “Nesta competição todos os pormenores contam”

Por Sporting CP
16 Set, 2024

Juniores

​Médio Leonino também mediu o pulso ao arranque da UEFA Youth League

Também Manuel Mendonça, médio de 19 anos, perspectivou o primeiro jogo para a UEFA Youth League, marcado para esta terça-feira, em Alcochete, com o Lille OSC.

O jogador Leonino, que vai disputar pela segunda vez esta prova, na qual se estreou em 2022/2023, realçou a importância de estar inserido neste contexto competitivo, pois isso acaba sempre por ser benéfico para a evolução dos jovens jogadores.

“Esta é uma competição muito importante para nós. Ganhamos outras rotinas porque temos jogos importantes contra as melhores equipas da Europa e isso leva-nos a elevar o nível. Fico feliz por já ter feito a minha estreia na UEFA Youth League e agora é dar continuidade a isso para crescer em todos os aspectos”, lembrou o internacional sub-20, que é um dos jogadores mais experientes do plantel que vai entrar em acção na prova e, por isso, tem um papel crucial junto dos mais novos.

“Foi isso que fizeram comigo no meu primeiro ano, ajudaram-me, deram-me algumas dicas e pontos-chave, mas sempre muito na base de aproveitar e evoluir. Vai ser mais uma maneira de estarmos preparados para um dia conseguirmos chegar à equipa A”, atirou, alertando para a qualidade do Lille OSC: “É uma academia muito boa, que forma muitos jogadores a nível mundial como o Eden Hazard e o Pavard. Vai ser difícil, mas estamos cientes e vamos dar boa resposta”.

Manuel Mendonça foi depois convidado a recordar a última participação do emblema de Alvalade na prova, em 2022/2023, quando os Leões chegaram às meias-finais da prova, onde acabaram por cair nos penáltis às mãos dos neerlandeses do AZ, aproveitando ainda para definir os objectivos para 2024/2025.

“Nesta competição todos os pormenores contam e por acaso na altura foi nos penáltis. Esta época vamos tentar chegar o mais longe possível, mas primeiro vamos focar-nos no jogo com o Lille OSC. Vai ser sempre assim, focar jogo a jogo”.

Bilhetes para a UEFA Youth League

Por Sporting CP
16 Set, 2024

Juniores

​Sporting CP defronta o Lille OSC esta terça-feira

Os bilhetes para o duelo entre o Sporting Clube de Portugal e o Lille OSC, referente à primeira jornada da fase de liga da UEFA Youth League, serão gratuitos e exclusivos aos Sócios do Sporting Clube de Portugal.

Cada Associado poderá levar um acompanhante e levantar os bilhetes à entrada da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O encontro está marcado para esta terça-feira, às 13h00, no Estádio Aurélio Pereira.

Nel já está de volta, e pelos vistos convocado!

Gostei do que vi na pré época, gostava que tivesse com a equipa A num futuro próximo, muito trabalhador e com características interessantes!

1 Curtiu

O Simões não é médio centro?

De origem sim, mas tem jogado várias vezes como avançado interior na equipa B - semelhante ao papel que o Pote faz na equipa A, mas no lado contrário!

1 Curtiu

Viste onde? Por um lado, ótimas notícias saber que podemos contar com o Nel. Por outro lado, isso deve significar a ausência do Afonso Moreira amanhã

Uma boa notícia, que me deixou feliz, até porque deixou me com expectativas na pré época, muito útil na frente.

2 Curtiram

Hm. Sendo assim já acho difícil a convocatória do Afonso Moreira. Deverá ser Manel, Barroso e Nel