UEFA Youth League 21/22 | F. de Grupos - 1° Jornada | Sporting CP - AFC Ajax [15/09 | 11h]

Não conheço tão bem estas gerações como as anteriores, mas acho que fizemos um jogo razoável, frente a um adversário que tradicionalmente é um colosso europeu neste patamar (só conhecia o Kjaer, deles, e mais um par de jogadores de nome, incluindo o Van Axel Dongen, que partiu a loiça toda).

Do que já tinha visto e conheço (antes deste jogo), também não sou de todo muito fã de alguns dos talentos que já cá estavam antes deste mercado de Verão. Vejo muito potencial no Mateus Fernandes (que fez um excelente jogo) e o Callai é o talento que toda a gente consegue ver, mas exceptuando esses não há mais ninguém que me encha realmente as medidas. O João Daniel tem evoluído de uma forma menos significativa do que aquela que eu esperava, e os outros simplesmente não me saltam à vista.

Desilude-me também um pouco que haja tanto conservadorismo no que toca à aposta no Skoglund. Não é nenhum Ronaldo, nem é um jogador de um perfil completo e abrangente. Mas na área é um bicho e, de longe, o avançado com mais potencial que o clube tem. É fortíssimo na finalização, é agressivo, tem um corpanzil que faz a diferença nas divididas e no ar e ainda tem evoluído de costas para a baliza.

Não faz sentido limitar-lhes os minutos e as oportunidades competitivas em detrimento do Agostinho, que não vai chegar a lado nenhum (como ele, já passaram dezenas por Alcochete), e é nestas pequenas coisas que ainda continuamos a falhar no que toca ao desenvolvimento dos nossos jovens (apesar de termos mudado várias coisas para melhor nos últimos anos).

Temos uma boa equipa, faltava ainda aqui muita gente que pode jogar e entrar de caras no 11. Acredito que vamos passar a fase de grupos.

1 Curtiu

As equipas de formação do Sporting não marcarem golos é “normal”, nunca se formou um goleador. Tem sempre de vir de fora, quer na formação (não recordo de nenhum que tenha vingado) quer na A. Até agora, o melhor foi o Pedro Marques (scouting) e o TT (formação), que ainda são projectos a rever.

Claro que é um “problema”, mas tendo em conta a tradição, até é melhor olhar para o resto das situações de jogo para se ter uma melhor avaliação da formação do Sporting ATM. Se fizeram um bom jogo à excepção da finalização, são bons sinais.

1 Curtiu

Foto César Lomba

FILIPE PEDRO: “ISTO É A FAMÍLIA DO SPORTING CP UNIDA”

Por Sporting CP
15 Set, 2021

FUTEBOL FORMAÇÃO

ADN Sporting em peso dentro e fora das quatro linhas

Após o empate (1-1) frente ao AFC Ajax na estreia na UEFA Youth League, Filipe Pedro, treinador do Sporting Clube de Portugal, reagiu à partida em declarações aos meios de comunicação presentes, sublinhando que “foi um desafio muito grande”.

“Somos duas das melhores formações do mundo, o jogo teve muita qualidade e acredito que quem viu conseguiu desfrutar, sobretudo, na segunda parte”, começou por dizer, antes de analisar a partida com mais detalhe, elogiando a prestação Leonina.

“Jogámos contra uma equipa do AFC Ajax muito organizada, com várias variantes e muita qualidade. A abordagem deles colocou-nos bastantes desafios na primeira parte, conseguimos ajustar e ser mais pressionantes na segunda [parte] e saímos com a sensação de que podíamos ter conseguido um resultado melhor. Falhámos um penálti e criámos mais oportunidades do que o AFC Ajax, mas foi uma oportunidade enorme para desenvolver os nossos jogadores”, frisou.

Nesta partida, o Estádio Aurélio Pereira contou com muitos adeptos nas bancadas, mas também com a presença de muitos elementos das várias equipas de futebol do Clube, considerando que “é fundamental ter este suporte”.

“A importância é enorme. Hoje tivemos toda a estrutura do futebol do Sporting CP, desde jogadores e treinadores das equipas principais masculina e feminina até jogadores da formação e, claro, muitos adeptos. Só temos a agradecer este apoio e é fundamental ter este suporte, que faz toda a diferença. Com tudo isto, os jogadores dão 120 ou 130 por cento. Isto é a família do Sporting CP unida. Vimos isto aqui de manhã e queremos ver isso logo à noite com a equipa A. Este é o nosso caminho”, destacou, por fim, o treinador verde e branco.

Mateus Fernandes, médio dos Leões, estreou-se na UEFA Youth League com um golo e considerou que a exibição colectiva foi positiva. “Como sempre, entrámos para ganhar, criámos [oportunidades] e tivemos oportunidades para fazer mais golos. Sinceramente, acho que tivemos mesmo as melhores oportunidades”, realçou o médio de apenas 17 anos, antes de enaltecer a importância de disputar este tipo de competições.

“Com o penálti falhado, a confiança diminuiu um pouco, mas é importante jogar contra estas equipas e neste patamar. Assim, podemos perceber se estamos no bom caminho. Saímos um pouco desiludidos pelo resultado, mas orgulhosos pelo nosso jogo. Somos uma equipa jovem, tal como exige o projecto do Sporting CP, para conseguir atingir patamares superiores”, concluiu.

Ciumenta.

1 Curtiu

Não vi o jogo todo mas mereciam ter ganho até por mais do que um golo ! Estiveram desastrados não finalização .

Onde posso ver repetição do jogo ?

Existe alguma espécie de Eleven + para ver o jogo repetido?

A nossa formação esta com alergia ao golo!! parece que é tudo ao contrario, na defesa uma calma aparentemente excessiva que nos leva por vezes ao erro na frente um precipitação enorme!! Tudo ao contrario!! Dentro da área na maioria das vezes e só colocar o remate ele fazem em força!! Ensinem-lhe!! Mostrem como Pote faz!!

Não há por aí nenhum resumo do jogo ou vídeo dos golos?

Bom ponto o 4.

Sempre fui dos maiores críticos do PA. Nunca lhe vi o mínimo potencial e defendi que devia ser dispensado.
Não concordo que seja o PL com mais potencial das camadas jovens porque continuo a acreditar que Chermiti e, principalmente, o Rodrigo Ribeiro dos sub-19 são dois fantásticos projectos de PL.

Mas há duas coisas que me fazem repensar esta minha opinião: a primeira, é que o PA tem evoluido a olhos vistos. Na movimentação, na mobilidade, e mesmo na capacidade de receber, segurar jogo e distribuir para os colegas. Tecnicamente é limitado, mas compensa com outras capacidades. Ontem fez um belíssimo jogo.

A segunda, é que este tipo de avançados são tremendamente valorizados no tugão. Se duvido muito que o PA chegue ao plantel do Sporting, não me admiraria assim tanto que, bem gerido, fizesse sucesso num empréstimo a equipas menores e valorizasse para ser vendido ou incluido numa troca. Assim o espero.

@GonçaloC divergimos. Eu aposto no Veiga para 8, percebo a tua para 6. O que interessa é que ele chegue a jogador.

2 Curtiram

Canal de youtube do Ajax

Empate por culpa própria , fruto de erros individuais.

SL