UEFA Futsal Cup Finals 2015 | 24-26 de Abril - Sporting em 3° lugar

UEFA FUTSAL CUP FINALS 2015

:arrow: UEFA Futsal Cup Finals no MEO ARENA

[b]UEFA Futsal Cup Finals 2015 em LISBOA[/b] O Comité Executivo da UEFA, divulgou esta segunda-feira 26 de Janeiro, que o Sporting recebe em Lisboa no MEO ARENA, no próximo mês de Abril a Final-Four da UEFA Futsal Cup, a prova mais importante do Futsal Europeu! A candidatura do Sporting foi a vencedora entre as quatro que se apresentaram para organizar este evento. Além do Bicampeão Português Sporting, Barcelona, Kairat Almaty e Dina Moscow, também concorreram a esta organização. O Sporting volta assim a receber a confiança da UEFA para tão importante organização, sendo o primeiro clube a repetir a organização desta fase final, depois de em 2002 ter recebido no então denominado Pavilhão Atlântico a fase final desta competição.

:arrow: Reacções leoninas à organização da UEFA Futsal Cup Finals

http://www.youtube.com/watch?v=RU7Heio3GwU

http://www.youtube.com/watch?v=kYdQ5ht5RCI

:arrow: Os nossos adversários na UEFA Futsal Finals

[b]Bilhete de Identidade do Barcelona[/b]

Ano de fundação: 1899 (futsal em 1978)
Treinador: Marc Carmona
Estrelas: Paco Sedano, Aicardo, Lozano e Wilde
Curiosidade: o Barcelona é o único clube europeu com títulos internacionais em cinco modalidades colectivas distintas
Melhor presença na prova: Vencedor (2012 e 2014)
Registo total na prova: 21 jogos, 18 vitórias, dois empates e uma derrota
Resultados em 2014/15 na prova: 4-1, Berettyóújfalu (Hungria); 5-1, Baku United (Inglaterra); 5-0, Lokomotiv Kharkiv (Ucrânia)
Melhor marcador: Wilde (quatro golos), Lozano e Carlos Filho (três)
Mais utilizados: Cristian, Joan, Paco Sedano, Aicardo, Ari, Gabriel, Dyego, Lin, Sergio Lozano e Wilde (todos com três jogos)
Confrontos directos com o Sporting: Um jogo, uma derrota ‘leonina’ (1-5, 2011/12)

[b]Bilhete de Identidade do Dina Moskva[/b]

Ano de fundação: 1991
Treinador: Andrei Iudin
Estrelas: Alemão, Esquerdinha, Carlinhos e Prudnikov
Curiosidade: o Dina Moskva quebrou um longo jejum de 14 anos sem conquistar o campeonato russo depois de ter dominado a liga nos anos 90
Melhor presença na prova: Estreante
Registo total na prova: seis jogos, seis vitórias
Resultados em 2014/15 na prova: 4-2, Deva (Roménia); 8-3, Alumnus (Croácia); 5-1, Charleroi (Bélgica); 3-0, Chrudim (Rep. Checa); 5-4, Araz (Azerbaijão); 4-1, Slov-Matic (Eslováquia)
Melhor marcador: Prudnikov (oito golos), Carlinhos (sete) e Kutuzov (quatro)
Mais utilizados: Zuev, Fayzullin, Carlinhos, Zabolonkov, Alemão, Kuzenok e Khamadiyev (todos com seis jogos)
Confrontos directos com o Sporting: Nada a registar

[b]Bilhete de Identidade do Kairat[/b]

Ano de fundação: 1995
Treinador: Cacau (Ricardo Sobral)
Estrelas: Suleimenov, Divanei, Joan e Alexandre Moraes
Curiosidade: Divanei, ex-jogador ‘leonino’ que conquistou vários títulos no Clube, foi uma das aquisições mais sonantes na presente época
Melhor presença na prova: Vencedor (2013)
Registo total na prova: 51 jogos, 31 vitórias, cinco empates e 15 derrotas
Resultados em 2014/15 na prova: 11-2, Nikars (Letónia); 11-7, Sporting Paris (França); 6-3, Ekonomac (Sérvia)
Melhor marcador: Divanei, Leo (quatro golos), Alexandre Moraes e Igor (três)
Mais utilizados: Marcão, Suleimenov, Alexandre Moraes, Leo, Igor, Joan, Zhamankulov, Cacau e Divanei (todos com três jogos)
Confrontos directos com o Sporting: Um jogo, uma vitória ‘leonina’ (3-2, 2010/11)

:arrow: Meias-finais da UEFA Futsal Cup Finals: Sporting vs Barcelona, Dina Moskva vs Kairat

[b]A qualidade venceu o esforço[/b]

O primeiro encontro da UEFA Futsal Cup final começou como se esperava, ou seja, com o Kairat Almaty a demonstrar a sua superioridade perante o estreante Dina Moscovo. A equipa do Divanei, antigo atleta do Sporting, mostrou um maior comando do jogo, criando mais remates e mais oportunidades de golo, tendo culminado no golo de Leo, graças a um desvio de Humberto que impossibilitou a defesa de Sergei Zuev. A equipa russa procurou reagir, geralmente pelos pés de Alemao e do capitão Prudnikov, mas sem sucesso. O resultado não iria sofrer alterações até à segunda parte.
No segundo tempo, o Dina entrou mais focado e chegou ao golo pelos pés de Esquerdinha aos 23 minutos. O jogo esteve durante bastante tempo equilibrado, mas a qualidade superior do Kairat acabou por sobressair e em três minutos a equipa vinda do Cazaquistão marcou dois golos, ambos por Leo, que somava nesta altura um hattrick. Mas o treinador Andrei Yudin não desistiu e, através do cinco para quatro conseguiu, num espaço de meio minuto, marcar dois golos por Esquerdinha e Prudnikov, atirando o encontro para prolongamento.

No tempo extra, Divanei apareceu e marcou um golo logo no reatar da partida e colocou a equipa cazaque para a frente pela terceira vez no jogo. Curiosamente, os arranques do encontro provaram-se fatais para a equipa russa que votou a sofrer no primeiro minuto do segundo tempo do prolongamento, tendo havido ainda tempo para um outro golo numa recuperação de bola do Kairat. O Dina Moscovo não desistiu da partida e, com dois minutos para jogar, conseguiu marcar mais um golo mas não foi o suficiente para alterar o rumos dos acontecimentos. A equipa de Divanei sentenciou o encontro com o quarto golo de Leo (que viria a ser considerado o jogador do encontro) e estabeleceu o resultado em 4-7.

O Kairat passa assim à final da UEFA Futsal Cup, faltando ainda o encontro entre o Barcelona e o Sporting para definir o segundo finalista.

[b]Fim inglório[/b]

A primeira parte foi um verdadeiro duelo de titãs. O jogo estava rápido, os jogadores com o pé quente e o público com um apoio ensurdecedor. Foram várias as oportunidades de golo de parte a parte, mas a primeira situação de perigo surgiu do pé de João Benedito, que obrigou Sedano à primeira intervenção da noite.
O jogo, que se iniciou com alguma superioridade da equipa de Nuno Dias, permitiu aos ‘leões’ chegarem ao golo por intermédio de Diogo. Contudo, a equipa catalã manteve-se focada e equilibrou o jogo, conseguindo marcar o golo da igualdade e ainda acabar o primeiro tempo com mais remates à baliza. Uma nota ainda para a infeliz lesão de João Benedito, que obrigou a uma mexida na equipa, com a entrada de Cristiano.

No segundo tempo, já não se repetiu a entrada forte da equipa ‘verde e branca’. Em vez disso, assistiu-se a um Barcelona muito pressionante e muito objetivo no seu jogo, chegando com naturalidade ao segundo golo. A equipa de Nuno Dias tardou em tranquilizar e acabou por consentir um terceiro golo, alargando a vantagem ‘blaugrana’ para 3-1.

A formação ‘leonina’ foi procurando criar perigo através de lances individuais mas a equipa da Catalã estava a pressionar a saída de bola de forma muito eficaz, até que João Matos conseguiu inserir a bola na baliza e recuperou o Sporting para o final da partida. Com menos de cinco minutos para jogar, Nuno Dias apostou tudo no cinco para quatro e foi compensado: Caio Japa, de pé esquerdo, levou o Meo Arena à loucura.

Seguiram-se minutos incríveis… e inglórios. 12.076, a assistência oficial da noite de hoje e que é um record da UEFA, entraram em completo êxtase e empurraram a equipa para um prolongamento que não chegou a acontecer. Bateria, a apenas 35 segundos do fim, picou a bola à saída de Cristiano e fez o 3-4. O Sporting reagiu e a 5 segundos do fim criou ainda uma grande oportunidade, mas o remate ‘leonino’ bateu em Alex e ressaltou para fora da baliza. Paco Sedano agarrou na bola e chutou, acabando por marcar o 3-5 sob o apito final.

Um resultado final inglório para o incrível ambiente que se viveu no Meo Arena e um fantástico esforço que permitiu à equipa do Sporting recuperar de uma vantagem de dois golos frente à actual campeã europeia.

:arrow: Jogo de atribuição do 4º e 3º lugares UEFA Futsal Cup Finals: Sporting vs Dina Moskva

[b]Sporting goleia Dina Moskva[/b]

Ainda o árbitro mal tinha dado o apito inicial, Diogo, aos 5 segundos, remata forte à baliza do Dina Moskva. Traduzia uma vontade dos ‘leões’ em se afirmarem no encontro e garantirem a vitória.
Aos seis minutos, é Alex que enche o pé para um remate que bate na trave da baliza adversária. Os comandados de Nuno Dias criavam várias oportunidades mas pecavam na finalização, frente a um Dina Moskva que dava pouco trabalho ao guarda-redes ‘leonino’. No entanto, aos 12 minutos, Esquerdinha remata forte do lado direito e faz o primeiro golo da partida para os Russos.

Os ‘leões’ reagiram à desvantagem no marcador e Alex, a três minutos do intervalo, na sequência de um cruzamento, coloca o esférico no fundo das redes de Trushkin e faz o 1-1, para bisar no minuto seguinte. O Sporting sai para o intervalo a vencer por 2-1.

Ao abrir da segunda parte, Cristiano sai da baliza e conduz a bola até perto da baliza adversária. O guarda-redes ‘verde e branco’ remata forte e na recarga João Matos faz o terceiro golo da partida. Aos vinte e sete minutos, Marcelinho aumenta a vantagem para os ‘leões’, fazendo o 4-1.

Para tentar reduzir a desvantagem no marcador, o Dina Moskva aposta na táctica do guarda-redes avançado. No entanto, é mesmo o Sporting que volta a aumentar a vantagem. A 12 minutos do fim, Alex faz o 5-1 para os ‘leões’, para, dois minutos mais tarde, Diogo, na sequência de um ressalto, fazer o 6-1.

Aos 33 minutos, o Dina reduz no marcador por intermédio de um bis de Esquerdinha, com um remate rasteiro. Na resposta, a quatro minutos do fim, o guarda-redes ‘leonino’ enche o pé e remata da sua área directamente para o fundo das redes adversárias fazendo o 7-2. No minuto seguinte, Yan Kuzenok, faz o terceiro para o Dina Moskva. Antes do apito final, com apenas dois minutos de jogo, Alex faz o seu quarto golo da partida e o oitavo para os ‘leões’, fixando, assim o marcador nos 8-3.

Com este resultado, o Sporting termina a final ‘four’ da UEFA Futsal Cup em terceiro lugar.

:arrow: Final da UEFA Futsal Cup Finals: Kairat vs Barcelona

[b]Kairat campeão europeu[/b]

O Kairat Almaty, do Cazaquistão, sagrou-se esta tarde campeão europeu de futsal, ao vencer o Barcelona por 3-2.
A equipa de Divanei esteve sempre melhor no encontro e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Humberto e do próprio Divanei. O Barcelona equilibrou na 2.ª parte e reduziu, mas logo de seguida Lozano foi expulso por entrada perigosa. O Kairat Almaty aproveitou e Igor colocou fez o 3-1.

O Barcelona voltou a reduzir, desta vez por Lin, lançando a equipa para um pressing final. Os catalães jogaram vários minutos com guarda-redes avançado mas nunca conseguiram bater Higuita, que segurou a vantagem e a vitória para a equipa do Kairat, que se sagra assim Campeão Europeu de Futsal.

:arrow: Ambiente vivido na UEFA Futsal Cup Finals

https://www.youtube.com/watch?v=uZWxJEgtymY

Esta organização é mais uma grande vitória da Secção obviamente com o suporte da Direcção !!!
Que seja um sucesso organizativo e desportivo.

SL

Votos de sucesso organizativo e, sobretudo, desportivo! :victory:

Isto é um triângulo, onde para se conseguir o sucesso cada vértice tem de fazer a sua parte.

O Sporting (primeiro vértice) já fez uma parte substancial, que foi trazer a Final Four para Portugal. Compete-lhe agora mostrar mais uma vez a excelência das suas organizações.

Nós Adeptos, somos também um vértice e a nossa parte é esgotarmos o Pavilhão e apoiarmos como só nós sabemos apoiar.

Para que a equipa, o outro vértice, se sinta com mais um elemento na quadra e vença.

:mrgreen:

Somos uma equipa que tem tudo para vencer esta competição, ainda por mais jogando em casa.
Lá estarei

Lá estarei, com plena consciência que somos um outsider mas que as nossas hipóteses aumentaram substancialmente com a organização da prova. As bancadas têm que estar cheias e em ebulição!

Será que vai existir na altura algum sitio lá para se guardar as coisas?

Estou a pensar ir de comboio com mais alguns amigos mas sem sítio para deixar 2/3 mochilas vai ser complicado.

Reacções dos jogadores …

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=lGXMmTMDGog[/youtube]

Eu acho que tem lá algo do género…

Parabéns à Secção e à Direcção, quero ver se consigo lá estar a apoiar os nossos! Força!!

Está no tópico do futsal, mas o tópico mais indicado é este.

[b]Sorteio das meias-finais da UEFA Futsal Cup [/b]

O sorteio das meias-finais da UEFA Futsal Cup irá decorrer no próximo domingo, durante o intervalo do ‘derby’ de futebol no Estádio José Alvalade. O anúncio será feito por um convidado especial anunciado no próprio dia.

O Comité Executivo da UEFA atribuiu, na passada segunda-feira, a organização da Final Four da UEFA Futsal Cup ao Sporting. Nesta fase da competição, os ‘leões’ vão ter a companhia do FC Barcelona, do Kairat Almaty e do Dina Moscovo.

Sporting e Benfica encontram-se em Alvalade, pelas 20 horas, em jogo a contar para a 20.ª jornada da I Liga.

Alguém sabe alguma coisa acerca dos bilhetes, nomeadamente quando se vão encontrar à venda?

Haverá, com certeza. Esses pormenores farão parte de uma organização de excelência.

Epah nao me lixem.
Nao preciso que os vermelhudos me recordem que já foram C.Europeus…
Enfim!!!

SL

Precisamente!

É um pormenor que demonstra a excelência da organização. Nem falando do jeito que dá para as muitas pessoas que se vão deslocar sem carros particulares.

https://www.youtube.com/watch?v=pLylYlPvtzE

É só cantar isto, mas dedicado aos lamps.

Como diz o outro , a ver vamos como vai ser…

SL

Quando se souber do sorteio metam aqui

Barcelona. Pra limpar. Milhares por trás da equipa.