UEFA FUTSAL CUP FINALS 2015
:arrow: UEFA Futsal Cup Finals no MEO ARENA
[b]UEFA Futsal Cup Finals 2015 em LISBOA[/b] O Comité Executivo da UEFA, divulgou esta segunda-feira 26 de Janeiro, que o Sporting recebe em Lisboa no MEO ARENA, no próximo mês de Abril a Final-Four da UEFA Futsal Cup, a prova mais importante do Futsal Europeu! A candidatura do Sporting foi a vencedora entre as quatro que se apresentaram para organizar este evento. Além do Bicampeão Português Sporting, Barcelona, Kairat Almaty e Dina Moscow, também concorreram a esta organização. O Sporting volta assim a receber a confiança da UEFA para tão importante organização, sendo o primeiro clube a repetir a organização desta fase final, depois de em 2002 ter recebido no então denominado Pavilhão Atlântico a fase final desta competição.
:arrow: Reacções leoninas à organização da UEFA Futsal Cup Finals
:arrow: Os nossos adversários na UEFA Futsal Finals
[b]Bilhete de Identidade do Barcelona[/b]Ano de fundação: 1899 (futsal em 1978)
Treinador: Marc Carmona
Estrelas: Paco Sedano, Aicardo, Lozano e Wilde
Curiosidade: o Barcelona é o único clube europeu com títulos internacionais em cinco modalidades colectivas distintas
Melhor presença na prova: Vencedor (2012 e 2014)
Registo total na prova: 21 jogos, 18 vitórias, dois empates e uma derrota
Resultados em 2014/15 na prova: 4-1, Berettyóújfalu (Hungria); 5-1, Baku United (Inglaterra); 5-0, Lokomotiv Kharkiv (Ucrânia)
Melhor marcador: Wilde (quatro golos), Lozano e Carlos Filho (três)
Mais utilizados: Cristian, Joan, Paco Sedano, Aicardo, Ari, Gabriel, Dyego, Lin, Sergio Lozano e Wilde (todos com três jogos)
Confrontos directos com o Sporting: Um jogo, uma derrota ‘leonina’ (1-5, 2011/12)
[b]Bilhete de Identidade do Dina Moskva[/b]Ano de fundação: 1991
Treinador: Andrei Iudin
Estrelas: Alemão, Esquerdinha, Carlinhos e Prudnikov
Curiosidade: o Dina Moskva quebrou um longo jejum de 14 anos sem conquistar o campeonato russo depois de ter dominado a liga nos anos 90
Melhor presença na prova: Estreante
Registo total na prova: seis jogos, seis vitórias
Resultados em 2014/15 na prova: 4-2, Deva (Roménia); 8-3, Alumnus (Croácia); 5-1, Charleroi (Bélgica); 3-0, Chrudim (Rep. Checa); 5-4, Araz (Azerbaijão); 4-1, Slov-Matic (Eslováquia)
Melhor marcador: Prudnikov (oito golos), Carlinhos (sete) e Kutuzov (quatro)
Mais utilizados: Zuev, Fayzullin, Carlinhos, Zabolonkov, Alemão, Kuzenok e Khamadiyev (todos com seis jogos)
Confrontos directos com o Sporting: Nada a registar
[b]Bilhete de Identidade do Kairat[/b]Ano de fundação: 1995
Treinador: Cacau (Ricardo Sobral)
Estrelas: Suleimenov, Divanei, Joan e Alexandre Moraes
Curiosidade: Divanei, ex-jogador ‘leonino’ que conquistou vários títulos no Clube, foi uma das aquisições mais sonantes na presente época
Melhor presença na prova: Vencedor (2013)
Registo total na prova: 51 jogos, 31 vitórias, cinco empates e 15 derrotas
Resultados em 2014/15 na prova: 11-2, Nikars (Letónia); 11-7, Sporting Paris (França); 6-3, Ekonomac (Sérvia)
Melhor marcador: Divanei, Leo (quatro golos), Alexandre Moraes e Igor (três)
Mais utilizados: Marcão, Suleimenov, Alexandre Moraes, Leo, Igor, Joan, Zhamankulov, Cacau e Divanei (todos com três jogos)
Confrontos directos com o Sporting: Um jogo, uma vitória ‘leonina’ (3-2, 2010/11)
:arrow: Meias-finais da UEFA Futsal Cup Finals: Sporting vs Barcelona, Dina Moskva vs Kairat
[b]A qualidade venceu o esforço[/b]O primeiro encontro da UEFA Futsal Cup final começou como se esperava, ou seja, com o Kairat Almaty a demonstrar a sua superioridade perante o estreante Dina Moscovo. A equipa do Divanei, antigo atleta do Sporting, mostrou um maior comando do jogo, criando mais remates e mais oportunidades de golo, tendo culminado no golo de Leo, graças a um desvio de Humberto que impossibilitou a defesa de Sergei Zuev. A equipa russa procurou reagir, geralmente pelos pés de Alemao e do capitão Prudnikov, mas sem sucesso. O resultado não iria sofrer alterações até à segunda parte.
No segundo tempo, o Dina entrou mais focado e chegou ao golo pelos pés de Esquerdinha aos 23 minutos. O jogo esteve durante bastante tempo equilibrado, mas a qualidade superior do Kairat acabou por sobressair e em três minutos a equipa vinda do Cazaquistão marcou dois golos, ambos por Leo, que somava nesta altura um hattrick. Mas o treinador Andrei Yudin não desistiu e, através do cinco para quatro conseguiu, num espaço de meio minuto, marcar dois golos por Esquerdinha e Prudnikov, atirando o encontro para prolongamento.No tempo extra, Divanei apareceu e marcou um golo logo no reatar da partida e colocou a equipa cazaque para a frente pela terceira vez no jogo. Curiosamente, os arranques do encontro provaram-se fatais para a equipa russa que votou a sofrer no primeiro minuto do segundo tempo do prolongamento, tendo havido ainda tempo para um outro golo numa recuperação de bola do Kairat. O Dina Moscovo não desistiu da partida e, com dois minutos para jogar, conseguiu marcar mais um golo mas não foi o suficiente para alterar o rumos dos acontecimentos. A equipa de Divanei sentenciou o encontro com o quarto golo de Leo (que viria a ser considerado o jogador do encontro) e estabeleceu o resultado em 4-7.
O Kairat passa assim à final da UEFA Futsal Cup, faltando ainda o encontro entre o Barcelona e o Sporting para definir o segundo finalista.
[b]Fim inglório[/b]A primeira parte foi um verdadeiro duelo de titãs. O jogo estava rápido, os jogadores com o pé quente e o público com um apoio ensurdecedor. Foram várias as oportunidades de golo de parte a parte, mas a primeira situação de perigo surgiu do pé de João Benedito, que obrigou Sedano à primeira intervenção da noite.
O jogo, que se iniciou com alguma superioridade da equipa de Nuno Dias, permitiu aos ‘leões’ chegarem ao golo por intermédio de Diogo. Contudo, a equipa catalã manteve-se focada e equilibrou o jogo, conseguindo marcar o golo da igualdade e ainda acabar o primeiro tempo com mais remates à baliza. Uma nota ainda para a infeliz lesão de João Benedito, que obrigou a uma mexida na equipa, com a entrada de Cristiano.No segundo tempo, já não se repetiu a entrada forte da equipa ‘verde e branca’. Em vez disso, assistiu-se a um Barcelona muito pressionante e muito objetivo no seu jogo, chegando com naturalidade ao segundo golo. A equipa de Nuno Dias tardou em tranquilizar e acabou por consentir um terceiro golo, alargando a vantagem ‘blaugrana’ para 3-1.
A formação ‘leonina’ foi procurando criar perigo através de lances individuais mas a equipa da Catalã estava a pressionar a saída de bola de forma muito eficaz, até que João Matos conseguiu inserir a bola na baliza e recuperou o Sporting para o final da partida. Com menos de cinco minutos para jogar, Nuno Dias apostou tudo no cinco para quatro e foi compensado: Caio Japa, de pé esquerdo, levou o Meo Arena à loucura.
Seguiram-se minutos incríveis… e inglórios. 12.076, a assistência oficial da noite de hoje e que é um record da UEFA, entraram em completo êxtase e empurraram a equipa para um prolongamento que não chegou a acontecer. Bateria, a apenas 35 segundos do fim, picou a bola à saída de Cristiano e fez o 3-4. O Sporting reagiu e a 5 segundos do fim criou ainda uma grande oportunidade, mas o remate ‘leonino’ bateu em Alex e ressaltou para fora da baliza. Paco Sedano agarrou na bola e chutou, acabando por marcar o 3-5 sob o apito final.
Um resultado final inglório para o incrível ambiente que se viveu no Meo Arena e um fantástico esforço que permitiu à equipa do Sporting recuperar de uma vantagem de dois golos frente à actual campeã europeia.
:arrow: Jogo de atribuição do 4º e 3º lugares UEFA Futsal Cup Finals: Sporting vs Dina Moskva
[b]Sporting goleia Dina Moskva[/b]Ainda o árbitro mal tinha dado o apito inicial, Diogo, aos 5 segundos, remata forte à baliza do Dina Moskva. Traduzia uma vontade dos ‘leões’ em se afirmarem no encontro e garantirem a vitória.
Aos seis minutos, é Alex que enche o pé para um remate que bate na trave da baliza adversária. Os comandados de Nuno Dias criavam várias oportunidades mas pecavam na finalização, frente a um Dina Moskva que dava pouco trabalho ao guarda-redes ‘leonino’. No entanto, aos 12 minutos, Esquerdinha remata forte do lado direito e faz o primeiro golo da partida para os Russos.Os ‘leões’ reagiram à desvantagem no marcador e Alex, a três minutos do intervalo, na sequência de um cruzamento, coloca o esférico no fundo das redes de Trushkin e faz o 1-1, para bisar no minuto seguinte. O Sporting sai para o intervalo a vencer por 2-1.
Ao abrir da segunda parte, Cristiano sai da baliza e conduz a bola até perto da baliza adversária. O guarda-redes ‘verde e branco’ remata forte e na recarga João Matos faz o terceiro golo da partida. Aos vinte e sete minutos, Marcelinho aumenta a vantagem para os ‘leões’, fazendo o 4-1.
Para tentar reduzir a desvantagem no marcador, o Dina Moskva aposta na táctica do guarda-redes avançado. No entanto, é mesmo o Sporting que volta a aumentar a vantagem. A 12 minutos do fim, Alex faz o 5-1 para os ‘leões’, para, dois minutos mais tarde, Diogo, na sequência de um ressalto, fazer o 6-1.
Aos 33 minutos, o Dina reduz no marcador por intermédio de um bis de Esquerdinha, com um remate rasteiro. Na resposta, a quatro minutos do fim, o guarda-redes ‘leonino’ enche o pé e remata da sua área directamente para o fundo das redes adversárias fazendo o 7-2. No minuto seguinte, Yan Kuzenok, faz o terceiro para o Dina Moskva. Antes do apito final, com apenas dois minutos de jogo, Alex faz o seu quarto golo da partida e o oitavo para os ‘leões’, fixando, assim o marcador nos 8-3.
Com este resultado, o Sporting termina a final ‘four’ da UEFA Futsal Cup em terceiro lugar.
:arrow: Final da UEFA Futsal Cup Finals: Kairat vs Barcelona
[b]Kairat campeão europeu[/b]O Kairat Almaty, do Cazaquistão, sagrou-se esta tarde campeão europeu de futsal, ao vencer o Barcelona por 3-2.
A equipa de Divanei esteve sempre melhor no encontro e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Humberto e do próprio Divanei. O Barcelona equilibrou na 2.ª parte e reduziu, mas logo de seguida Lozano foi expulso por entrada perigosa. O Kairat Almaty aproveitou e Igor colocou fez o 3-1.O Barcelona voltou a reduzir, desta vez por Lin, lançando a equipa para um pressing final. Os catalães jogaram vários minutos com guarda-redes avançado mas nunca conseguiram bater Higuita, que segurou a vantagem e a vitória para a equipa do Kairat, que se sagra assim Campeão Europeu de Futsal.
:arrow: Ambiente vivido na UEFA Futsal Cup Finals