[UEFA Euro 2012] Grupo B: PORTUGAL, Alemanha, Holanda e Dinamarca

Neste tópico também temos de levar com os portugueses que gritam pelo Messi?

Parece-me que o tópico de futebol espenhol é noutro lado.

E aí o Real Madrid foi campeão, dando baile no Camp Nou.

Onde Ronaldo marcou um dos seus 60 golos da época.

Deal with it.

Aqui não se fala já de jogos particulares, mas sim de jogos a sério.

Tópico: “[UEFA Euro 2012] Grupo B: PORTUGAL, Alemanha, Holanda e Dinamarca”.

Se for possivel…

Pronto, se fossem precisas maiores provas, aqui estão elas. Vais buscar os três golos de ontem do outro, contra uma selecção com média de idade de 21 anos, comparado com o nosso jogo de ontem contra aquela que é provavelmente a maior candidata a ganhar este Euro. Na última vez que o outro jogou contra esta Alemanha (num jogo oficial) levou 4-0 e nem se viu.

Até se fala em o Ronaldo ir para o banco, vá lá falemos de coisas sérias sff.

Espero que seja assim contra a Dinamarca.

E não assim como ontem, têm MEDO? Comprem um cão!

Também há quem tenha medo e seja campeão europeu, sem precisar de comprar o cão. :mrgreen:

Rui
               Pepe              Alves
   João                                       Coentrão

Veloso
                               Meireles

Quaresma                            Nani

Ronaldo
                                Um qualquer

Esta era a minha equipa.

Já me mentalizei que nem 1 jogo vamos ganhar. Em breve os artistas ( que falham golos a frente da baliza ) estaram cá de charret e todos podem enaltecer as vitórias morais, quase tivemos lá e até jogamos bem. Fora de brincadeiras, isto é uma competição que ou marcas ou fodes-te, os vitoriosos em termos de moral não duram muito. Muitos dizem que o bentolas é bom nas competiçoes a eleminar, podia provar isso lá mas como alguém disse e muito bem aqui, tentou ganhar so apartir do minuto 80 e quando levamos o golo tentou empatar, se este é pensamento do risco ao meio para um Euorpeu até fizemos a escolha certa para treinador. :wall:

---------------------R. Patrício

J.Pereira—Bruto Alves—Pepe—Concentrão

-------------------judas----Meireles

Quaresma--------------Nani------------Ronaldo

-----------------------Hugo Almeida

Jogava assim, é insustentável jogar com um meio campo composto por Veloso, Meireles e judas, a criatividade roça o 0, por isso Nani no meio é a opção mais lógica, já que não há Danny ( para mim é títularíssimo a 10 nesta selecção). Claro que a jogar assim o Ronaldo e o Quaresma teriam que apoiar muito mais a defesa.
Punha também o Hugo Almeida, porque apesar de ele ser um cepo, é o único que poderá fazer mossa na defesa contraria se impor o ser físico, não contem com ele para marcar golos, mas sim mais para segurar a bola lá na frente.

De meio campo para a frente, não tem nada que saber. São os gajos todos formados no Sporting.

Veloso e Moutinho;
Varela, Nani e Quaresma;
Cristiano Ronaldo.

:mrgreen:

Ou, então, isto:

É bom sermos exigentes, não nos satisfazermos com vitórias morais, querer sempre mais e melhor.

Para quem está de fora e não tem responsabilidades a insatisfação é de fácil expressão, ser-se mais forte, mais talentoso não é algo intrinseco, é somente uma questão de atitude e ambição, é ser “profissional” ou artista de circo. Ora as coisas nem sempre são assim.

De há 20 anos para trás, fruto de algumas gerações que conquistaram títulos internacionais nas escalöes mais jovens e a saída de muitos jogadores para ligas mais competitivas e exigentes, que permitiram o seu crescimento e uma melhor capacidade para lidar com a competiçäo ao mais alto nível, Portugal raramente tem falhado uma grande competição, tem tido resultados satisfatórios em fases finais ( em 12 anos, 2 meias finais e uma final, é muito positivo ) e tem sido quase sempre uma equipa dificil de bater.

Neste momento estamos numa situação critica. A final de sub 20 no ano passado foi uma excepçäo nos péssimos resultados, nos ultimos anos, das selecções mais jovens e teve muito mais a ver com uma conjuntura muito própria a nível de postura táctica, que resultou supreendentemente, do com a qualidade dos jogadores. A actual selecção sub 19 talvez seja o próximo salto qualitativo que nos poderá permitir, nos próximos 2, 3 anos, fornecer a selecção principal que precisa urgentemente de bons valores em algumas posições especificas.

Portugal entrou bem, ontem. Com menos bola, mas a controlar o jogo, criando condiçöes para transições rápidas, que era a melhor forma de encarar o jogo frente a uma selecção mais sólida, mais atlética, mais equilibrada e igualmente talentosa. O que falou foi precisamente a qualidade nessas transições, não permitindo o clique que colocaria os alemäes em sentido e nos permititia ganhar confiança. O que tenho a criticar é a perda de agressividade quando em posse de bola entre os 30 e 44 minutos da primeira parte, quando nos recolhemos à nossa grande área e nos esquecemos de atacar, safou-nos o bom comportamento da defesa.

Ora nas críticas que tenho lido, tem-se essencialmente focado sobre esses 14 minutos e exagerado no que tal representou quanto ao comportamento global da selecção. Não foi esse período que ditou a derrota. Mais uma vez, a eficácia histórica dos alemães levou a melhor, mas há que dizer e ao contrário de muitos outros jogos, que fomos lùcidos no último terço do terreno, o penultimo e o ultimo passe entraram em numero suficiente para situaçöes de finalização que nos permitiriam outro resultado… aqui, à imagem lusitana, faltou frieza no momento de rematar à baliza.

Ontem faltou um CR ao seu nível, ou pelo menos ao nível do que fez na segunda parte, um Nani a procurar mais zonas interiores ( não acredito na sua colocação no tridente do meio campo para os próximos jogos ), disfarçando a falta de profundidade de quem vai lá actuando, um PL de classe que nos falta há décadas e que como nunca, aí estamos totalmente orfãos, tal a falta de qualidade.

Não entro pelo caminho das vitórias morais, mas o jogo de ontem TEM que servir para convencer o grupo do que sabe e pode fazer. Fizeram-se coisas boas que devem ser repetidas e o receio de partir para o ataque, com mais que 3 jogadores, é coisa para ter acabado, ontem ( embora, repito-o, é algo que se circunscreveu essencialmente a um curto periodo de jogo ).

Não me leves a mal mas para que continuar apostar nos cepos almeida e postiga? Não achas que o nelson oliveira, sem rotinas ainda na selecção principal fez mais com um passe para o burro do varela que esses dois todos fazem num jogo?

Nós jogamos o que a Alemanha nos deixou jogar, parece-me. Eles até sabiam que os livres perto da área era potenciais golos do Ronaldo e guess what? Nem uma falta foi assinalada aí.

Não é preciso jogar bem para ganhar (viu-se isso no jogo da Holanda) e nós sem saber ler nem escrever poderíamos ter saído do jogo com os 3 pontos, mas a verdade é que o golo que sofremos foi por culpa nossa, não atacamos a bola e depois o Gomez fez o que sabe. Estava sozinho na área, sem marcação, e por outro lado o Ronaldo sempre que tinha a bola tinha 2 ou 3 jogadores alemães por perto.

Eles que entrem nos próximos jogos a pensar que já provaram muito e depois lixam-se.

:inde:

@Lion73

Atenção que temos uma mão cheia de campeões europeus, de sub-17.

Moutinho, Veloso, Quaresma, Custódio, Viana, Meireles.

Temos um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, que não foi acarinhado por nenhuma geração forte.

Eu creio que o nosso futebol jovem atravessa uma crise de quantidade de talentos. Mas parece, no entanto, que as sucessivas gerações têm sido capazes de fornecer jogadores para formar um equipa de qualidade, nos séniores.

Não temos marcado presença nas grandes competições de futebol jovem, mas cada geração tem tido 2 ou 3 jogadores com qualidade. E, no escalão sénior, tem sido possível conjugar os diferentes talentos.

De resto, estou globalmente de acordo com a tua apreciação ao jogo. Não deixo de bater na tecla da ambição. Esperar pelo que o jogo dá, durante demasiado tempo, pode dar nisto. Os jogadores têm de perceber se querem ganhar ou se querem ir passear as botas.

sotnas: @Lion73

Atenção que temos uma mão cheia de campeões europeus, de sub-17.

Moutinho, Veloso, Quaresma, Custódio, Viana, Meireles.

Verdade, pensei neles também, mas desde essas gerações, os resultados têm sido pobres e essencialmente por falta de qualidade.

Terei sido o único a achar que o Nelson Oliveira não jogou a ponta de um corno?

É que aparentemente foi destaque nalguma imprensa estrangeira e já veio também o Futre desfazer-se em elogios à sua exibição.

Eu estava a alguma distância do ecrã, mas o Nelson entrou para o meio, certo? É porque o jogador que estava ali a jogar, pareceu-me que passou completamente ao lado do jogo e foi manietado pelo eixo defensivo alemão.

Para quem diz que ate estivemos bem so tivemos falta de sorte, levem as vitorias morais para casa, perdemos contra uma das piores exibicoes da Alemanha por ter medo de ir a procura da vitoria durante 90 minutos e nao 20!

Estou desiludido se e para perder prefiro perder a tentar ganhar a serio do que jogar a italiana, nao somos a Italia nem nunca tivemos eficacia para esse estilo de jogo nunca aparece um treinador que perceba isso de vez!

Outra coisa alguem me explica porque temos que jogar com um pino na frente como Postiga ou Oliveira, e preferivel ter la tres avancados moveis com Ronaldo, Nani e Quaresma, em vez de ter la um gajo que nao ganha uma bola dividida e nao tem um remate a baliza!

Para que um Ponta de Lanca estatico se eles nao fazem absolutamente nada? Tirem o gajo que nao faz nada de util e ponham a magia em campo que e so assim que temos qualidade pra sonhar!

Assim como o Rui Tindade pos ai em cima, so que tirava o Meireles e punha o Viana que e um verdadeiro organizador com uma qualidade de passe que pode meter o talento a render na frente!

Sinceramente, a seleção surpreendeu-me. O Veloso fez um jogão (2.ª parte), o Moutinho também.
Continua a faltar é um ponta-de-lança. Apesar de tudo, o Nélson Oliveira conseguiu fazer mais em 20 minutos que o outro cancro em 70.

Onde é que fizemos aquele grande jogo que todos falam?

Isto foi quase uma fotocopia dos tempos do Bento do Sporting.Uma equipa a jogar um futebol triste e sem ideias(com muito chutão para a frente)que só acorda nos momentos finais da partida depois de já ter sofrido um golo.

Se dissessem que tinham feito 5 minutos espectaculares quando estava a terminar a partida ai talvez concordasse,filme visto e revisto demasiadas vezes(infelizmente).

Vamos ter imensas dificuldades contra a Dinamarca,afinal é uma equipa que se fecha muito bem atrás e já sabemos como tem sido os últimos jogos contra eles.Partindo do principio que vencemos esse jogo,vamos ter um jogo final que vai ser provavelmente o mais complicado de todos.Ou a Holanda joga tudo para ganhar 3 pontos que lhe dão a passagem do grupo,ou já esta por essa altura eliminada e vai jogar tudo por tudo para não deixar uma péssima imagem no torneio.

Perdemos a hipótese esplendida de vencer uma Alemanha que nem sequer foi o papão que muitos diziam,é lamentável.

E depois vem falar de fados…simplesmente ridículo.

Últimos 20 minutos de qualidade não chegam para passar a limpo os 70 minutos anteriores de falta de ambição, do remeter-se à defesa e" do deixar a Alemanha jogar" e esperar por um lance de génio na frente (se calhar faltava o Liedson na frente).

Postiga é inenarrável, e Almeida tinha que jogar, sempre sabe melhor como lidar com defesas alemães.

Boateng e Hummels são de génio, já há algum tempo que acho Neuer o melhor guarda redes do mundo e considero que PB tem mesmo muito “boa imprensa”.

Venha a Dinamarca e muito cuidado com Romedahl…

Não gosto muito de ver/ouvir comentários (pós-jogo) em estações televisivas portuguesas.
Na sua esmagadora maioria, são comentários em função do resultado, quase sempre exagerados (pela positiva ou negativa).

Num programa conduzido por Gary Lineker e com convidados de peso (Clarence Seedorf, Alan Hansen, Harry Redknapp etc)…ouvi comentários que me pareceram extremamente realistas e correctos.

Basicamente, o Seedorf disse qualquer coisa como:

" É realmente uma pena a equipa portuguesa jogar num sistema tão recuado e defensivo, quando tem jogadores brilhantes nas alas. Os últimos 20 minutos, mostraram que Portugal tinha equipa para tentar ganhar a partir do primeiro minuto, e não a partir dos 70."

E comentou a exibição de Cristiano Ronaldo:
“Creio que Ronaldo realizou um bom jogo. Não se pode pedir mais a Ronaldo, numa selecção tão defensiva. Apesar da derrota, os últimos 20 minutos podem ter mostrado aos companheiros de Ronaldo e Nani, de que forma é que devem encarar o jogo.”

Alan Hansen disse:

" Portugal jogou claramente para o empate. Apetece-me dizer que mereciam um empate, porque tiveram as melhores chances, mas a verdade é que provavelmente só assistimos à melhor versão de Portugal no final, porque o jogo deixou de estar empatado."

Podia tecer muitas considerações sobre o jogo, mas creio que todas estas opiniões sintetizam aquilo que eu penso.
De facto, Portugal teve mais do que suficientes ocasiões para empatar (ou até mesmo ganhar).
Mas uma equipa que se contenta com empates numa fase final de um campeonato europeu (apesar do adversário em causa ser tri-campeão mundial e europeu)…mais vale ficar em casa.
Irónicamente, “preferia” ter perdido 3 ou 4 zero frente à selecção germânica.
Perdemos o jogo, mas não fiquei absolutamente convencido da sua supremacia (e a selecção alemã tinha obrigação de realizar um jogo muito mais envolvente. 7 titulares de ontem treinaram em conjunto bi-diariamente durante toda a época).

Não, não foste o único. Não notei diferenças em relação ao seu antecessor, tirando o tal passe, mas numa altura em que a estrutura tinha sido mexida e a Alemanha (estranhamente) não reagiu a isso. Mas a culpa nem é dele. Contudo, a imprensa salienta que hoje que marcou 3 golos no treino…

[hr]

Portugal ontem resolveu jogar na lotaria. É aceitável (bastante aceitável) entrar contra a Alemanha com alguns cuidados, afinal a história não engana. Não é um adversário com quem nos demos bem e têm uma equipa (supostamente e no papel) fortíssima. Apostaram no zero a zero e depois logo se vê, podemos ganhar ou perder, é a lotaria.

Mas deveriam ter notado, aí uns dez a quinze minutos depois da bola começar a rolar, que os alemães estavam a passo e a ver o que se ia passar. O meio-campo não mudou o chip (o treinador assume-o, quem sou eu) e ficámos a ver navios.

Entrou-se melhor, mas pouco. Para a esmagadora maioria dos jogadores, o ataque continua a ser Ronaldo e a bola só vai para outro lado se não houver outra hipótese. Mesmo com o Nani desmarcado, a bola procura sempre o mesmo, muitas vezes força-se o passe e estraga-se tudo.

Não percebi esta Alemanha. Nem sequer a atitude após o golo, muito contra o que é hábito. Muito do “já está, já se sabia, 'bora lá para o balneário”. Afinal parece que os jogadores alemães assimilaram o que a imprensa de lá dizia: é esperar pelo golo e depois podem descansar… ainda mais.