[UEFA Euro 2012] Grupo B: PORTUGAL, Alemanha, Holanda e Dinamarca

Que maravilha: a imprensa nacional pejada de glorificacoes da ja tradicional vitoria moral e da inescapavel falta de sorte. Agora so falta as lojas dos chineses reforcarem o stock das maquinas calculadoras, porque o maior desporto nacional esta ai em toda a sua plenitude: fazer contas.

Para mim, que sou exigente, o jogo 'e facil de analisar:

• Tivemos medo de perder durante 80 minutos…e perdemos;
  • Tivemos vontade de empatar durante 10 minutos… e nao o conseguimos.

Mais do que tacticas, tecnicas ou habilidades, o que falta a esta seleccao e’ mentalidade ganhadora. E nesse aspecto, tem um treinador absolutamente incapaz.

Uma sugestao: E que tal deixar de correr atras do prejuizo e tentar resolver as coisas desde o primeiro minuto? Olhem que nao e’ assim tao dificil…

Agora só resta vencer a Dinamarca, e depois, com a calculadora na mão, ver que resultado nos serve na última jornada.

Mas acima de tudo, o pensamento deve estar na Dinamarca, e temos de ser sinceros, se não conseguirmos vencer a Dinamarca, não merecemos passar, nem vale a pena chegar aos quartos.

Mas eu continuo a acreditar na qualificação, e não acho que nada esteja perdido.

:arrow: :arrow: :arrow:
Isto realmente deve haver muita gente que andou a ver outro jogo qualquer :o

Acredito que empatamos com a Dinamarca e vencemos a Holanda.

No outro jogo do grupo, Holanda vs. Dinamarca, houve duas partes distintas, muito por causa do acerto táctico que a Holanda fez para a segunda parte. Na primeira parte, assistimos a uma Dinamarca confiante, tacticamente irrepreensível, a trocar a bola com segurança, com isso, chegou ao golo que até então era justo. A Holanda entrou com duplo pivot, De Jong e o Van Bommel, com o Sneijder à frente dos mesmos, e aqui esteve a lacuna táctica da primeira parte, o Sneijder estava muito distante do duplo pivot e com isso, não havia quem construísse o jogo, por isso, algumas vezes a solução foi o passe longo. Ainda na primeira parte tentou-te corrigir isto com o recuo do Sneijder.

Na segunda parte, veio o acerto táctico, a aproximação do Sneijder ao duplo pivot, a partir daqui assistiu-se à máquina laranja a carburar, com o maquineiro assumir toda a produção do futebol ofensivo, foi uma delicia ver os passes na transição, a forma como pensou o jogo e como fez a Holanda crescer. Um :clap: para este enorme jogador que é o Sneijder. Ficou um penalti por marcar, com a bola no braço num lance onde o Huntelaar podia ter criado imenso perigo, mas que foi cortado permaturamente de forma ilegal. Assistimos a um Van Persie ( :menos: ) algo displicente, com pouco sangue frio e algo atabalhoado, um Robben ( :menos: ) pouco imaginativo, com produção em série do movimento da linha para dentro. Há primeiro resultou, a partir da segunda cai quem quer. Do lado da Dinamarca, destaco o colectivo que manteve-se sempre coeso, o golo aumentou os índices da confiança e da tranquilidade, deram tudo pela sua selecção e nunca discuraram da sua missão, mesmo nos momentos onde já havia pouca frescura física. Destaco a prestação do Poulsen ( :mais: ) porque soube “secar” o Robben e subiu imensas vezes a criar desequilíbrios e o autor do golo da vitória, Krohn-Dehli ( :mais: ) e a segurança que o Agger ( :mais: ) deu aquela defesa, sempre irrepreensível.

Esta táctica da Holanda, do duplo pivot, fazia e fará mais sentido no jogo contra a Alemanha, que propriamente no jogo contra a Dinamarca, agora terá que ir atrás do prejuízo contra os alemães, perspectivando-se um bom jogo.

Próximo jogo da Dinamarca, contra a nossa selecção, bastará manter esta atitude e coesão para criar verdadeiros calafrios a nós, será preciso um Portugal ao seu melhor nível, um Portugal com a mesma atitude dos dinamarqueses, que mostram ser sérios profissionais e que não estão ali para actividades circenses.

Fizémos um belissimo jogo, à posições onde claramente falta “alguém”. A minha confiança continua intacta. Vamos Portugal.

Não percebi a não inclusão do Huntellar no onze, marcou golos atrás de golos e só por jogar no Schalke não tem estatuto. Para mim é O goleador. Se a Holanda quer ganhar precisa no próximo jogo colocar a carne no assador, Van Persie (não o vi…), Huntellar e Robben devem ser o trio da frente.

Normalmente com 6 pontos passamos o grupo, principalmente porque só sofremos 1 golo.

Estamos já na fase do “mata-mata” e nao podemos pensar que um empate ainda nos permite passar.

Ontem tive que tirar o som á Tv e por um stream de radio (e sincronizar os dois) porque estava farto dos elogios dos comentadores à “poderosa selecção Alemã”, só faltou gritar “está lá deeeentro” quando o Gomez marcou.

Ficaria uma frente de ataque bastante potente. Mas para entrar o Huntelaar precisam de retirar alguém, quem? Afellay e colocar o Van Persie na esquerda, passando actuar num 4.3.3. deve ser a melhor opção, veremos o que vai fazer a Holanda contra a poderosa Alemanha. Penso que vai manter o mesmo XI, apenas com pequenas correcções nas posições.

Admito que tenha faltado alguma ambição à seleção sobretudo na primeira parte, mas isso nem sequer é confirmado pelas estatísticas, se a posse de bola foi 57-43 para a Alemanha, Portugal rematou mais à baliza, teve remates mais perigosos e por exemplo até esmagou em número de cantos (11-2). Estes números desmentem a ideia de que Portugal esteve enfiado no buraco até sofrer o golo.
Durante a maior parte do jogo a Alemanha esteve por cima é verdade, mas a equipa fechou-se muito bem e a Alemanha nunca criou reais oportunidades de golo. Faltou maior capacidade na transição defesa-ataque e faltou também algum atrevimento. Mas a diferença fundamental é a capacidade de concretização: nenhum avançado português marcava o golo que Gomez marcou e atrevo-me a dizer que qualquer jogador da linha avançada alemã concretizaria em golo a oportunidade que Varela teve.

:arrow: :arrow: para o Bold.
Já tinha referido isso mesmo aqui, mas não é demais realçar.

A nível ofensivo o nosso problema ontem foi mesmo esse… raramente conseguíamos sair para o contra-ataque em condições porque não tínhamos ninguém no meio que pegasse na bola, que levasse a bola para a frente e que fizesse o último passe. Quando estávamos em ataque organizado a falta desse mesmo membro era ainda mais gritante. Meireles e Moutinho esconderam-se o tempo todo do jogo, e só com a passagem de Nani para o meio passamos a ter alguém sem medo de pegar na bola no meio.

Nada temam, tudo não passou de uma alucinação colectiva e afinal o NO fez um hat-trick… no treino. :inde: :shifty: :shhh: :whistle:

Concordo com tudo. Aliás juro que não percebo como é que se diz que o NO entrou bem, ou pior, que mexeu com o jogo. Acho que o gajo perdeu todas as bolas em que meteu as pantufas, excepção feita ao tal lance em que cruzou para o Varela. Afinal mexeu com o jogo a fazer o quê ?

A única diferença é que depois do golo (e ele até entrou antes do golo), Portugal atacou mais e a Alemanha recuou bastante. Mas daí a fazer ligação entre isso e a entrada do NO é algo que não sou capaz de entender. E não me venham falar em clubites.

Podia tê-lo decidido, nesse momento…

Compreendo o teu ponto de vista. Mas parece que é proporcional ao pensamento de que não foi coincidência termos sofrido um golo, após a sua entrada.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Não foi por causa dele que fomos para cima dos alemães, também não foi por ele que sofremos o golo, nem foi por ele que recuámos.

E, tudo espremido, foi ele quem criou a melhor situação de golo do jogo.

Na minha opinião Portugal fez um jogo muito muito fraquinho, claramente na expectativa de aguentar o caudal ofensivo alemão (que até nem foi nada de especial) e num momento de inspiração de Nani/Ronaldo tentar resolver o jogo. Ora quando se joga para não perder, mesmo com adversários mais fracos, normalmente dá barraca e foi isso que aconteceu.

Defesa

Para mim foi o melhor sector da equipa no jogo de ontem. Praticamente aguentou tudo o que havia para aguentar e na única vez em que houve uma descompensação nas marcações Gomez fez golo. Tirando esse lance, para mim todos os elementos do quarteto defensivo estiveram de parabéns (isto falando de tarefas defensivas porque ofensivamente João Pereira esteve muitos furos abaixo do Coentrão).

Meio-campo

A par do ataque, os piores elementos em campo para mim estiveram aqui. Portugal, no seu 11 base, não tem um trinco que corte e saia a jogar rápido e opta por deixar o melhor médio de cariz ofensivo e de organização de jogo no banco (falo obviamente do Hugo Viana). Abordar todos os adversários sem excepção sempre com dois nºs 8 (Moutinho e Meireles) e um falso trinco que tem mais características de nº 10 do que propriamente trinco (Veloso) só demonstra a teimosia ou a simples falta de “saber mais do que isto” por parte do treinador Paulo Bento. O resultado é um meio-campo impotente para construir e pouco musculoso na hora de enfrentar adversários mais fortes fisicamente. Tudo o que este meio-campo pode oferecer é entrega e uma relativa qualidade de passe mas até nisso ontem alguns elementos estiveram mal. Um meio-campo a sério e bem trabalhado ganha jogos e é a espinha dorsal de qualquer equipa, enquanto não acertarmos aqui dificilmente acertaremos no resto.

Ataque

O ataque luso mete dó de tão mal aproveitado que é, mesmo tendo nós as carências gritantes que temos no que à posição de ponta-de-lança diz respeito. Uma equipa que no tridente ofensivo tem Ronaldo numa ala e Nani na outra tem que produzir MUITO mais futebol de ataque do que o que tem vindo a ser apresentado e aqui as culpas são repartidas com o meio-campo que nem sempre serve os três da frente da melhor forma. A organização ofensiva nos nossos ataques é inexistente, o ponta de lança anda na zona do extremo, o extremo recebe a bola na linha e toda a equipa fica à espera que saque um coelho da cartola. Se quiser cruzar, o avançado está fora do sítio, se quiser tabelar, há poucas linhas de passe porque não há um médio mais ofensivo no apoio.
Quanto à questão do ponta-de-lança, normalmente ontem teria ficado piurso quando a alternativa imediata para um jogo deste calibre fosse um goleador de nome Nélson Oliveira. Contudo, dada a paupérrima categoria dos 3 jogadores da posição em questão (e aqui só no Nélson Oliveira é que há perspectivas de melhorar pois é jovem) já nem sei qual deles é que se deve por em campo. Dada esta aflição, custava muito ter-se vindo a apostar no Vaz Té ao longo da temporada (sim porque ele fez uma boa temporada e não começou a marcar golos só no fim, havendo tempo para o ir chamando o moldando caso agradasse)? Ou até o João Tomás que apesar da idade tem um instinto matador muito mais apurado que os actuais 3 PL juntos. Enfim, enquanto continuarmos órfãos nesta posição tão vital nunca ganharemos nada no futebol mundial. Até o tão aqui criticado Wolfswinkel fazia uma falta descomunal a uma selecção como esta.

Vimos todos mal a exibição colectiva altamente medíocre de uns cheio de MEDO equipados de vermelho e umas risquinhas verdes que acordaram depois de estar a perder, pudera também já não podia continuar o autocarro, mas quem a viu bem foram os fantoches da comunicação social, talvez Quarta-Feira tenhamos direito a mais, pois o CIRCO está no ar. :great:

Quanto ao que está a bold, não sei se alguém chegou a dizer isso neste tópico, mas eu não disse de certeza. Nem tem nada a ver, é claro que não sofremos o golo por ele ter entrado.

Ai está.O melhor jogador do Mundo fez um remate e um passe para o Nani :clap: :clap: O outro marcou 3 golos,este fez um remate.

Sim,isto é tudo fruto da minha (nossa) imaginação.O Ronaldo nem já foi assobiado em jogos de selecção.A maioria do país que o crítica está mal,vocês estão bem.

Achas que dos 60 golos do Ronaldo,num ano,todos eles foram criados pela equipa.O que define um bom jogador de um fora-de-série é que o fora-de-série tem a capacidade para inventar um lance do nada e ganhar o jogo à equipa mesmo que o colectivo não faça um bom jogo. Vamos parar com a desculpabilização.Gostava de saber que nota é que ele dava a sim próprio ontem,e ao colectivo também já agora :shhh: E como ainda não disseram que a culpa foi do Coentrão que não ajudou nas tarefas ofensivas…Ainda não estamos muito mal

É para ganhar o próximo por isso por mim era assim:

Rui Patricio 

Joao Pereira    Pepe    Bruno Alves   Coentrao

Meireles  
                                             Moutinho

Nani

Quaresma Ronaldo

N.Oliveira

:arrow: sempre a jogar depois um golo ::slight_smile: