UEFA Champions League 2024/2025

Sim, passa-se de 6 pra 8-9 jogos para apurar os finalistas mesmos finalistas, mas não é o interesse dos jogos em si, mas o interesse da tabela, acho eu, que vai ser o grande tema, já que se trata de uma espécie de campeonato. :wink:

Quem ficar nos 8 primeiros lugares tem vantagens brutais. Discordo disso.
Para já, prémios financeiros só em caso de empate ou vitória. Perder dá 0.

Depois, se ficares nos primeiros 8, estás automaticamente apurado para os oitavos de finais, ou seja, não jogas o playoff após a liga, disputado pelos que ficaram entre 9º e 24º.
Poupas 2 jogos (MUITO melhor que andar a rodar a equipa).

Adicionalmente, quem se qualificar no top16, como cabeça de série, garante que nos playoffs vão jogar a 2ª mão em casa.

Face a isto, não faz qualquer sentido rodar a equipa na UCL, porque cada jogo importa imenso, visto serem só 8.

2 Curtiram

Este formato torna mais difícil acompanhar a competição.
Antigamente, um adepto de futebol podia acompanhar o desenrolar da prova por grupo e era um ponto de referência q facilitava as coisas.

Agora, sem grupos, o acompanhamento será mais global, ou particular (por equipa).

Achas? Eu honestamente acho mais fácil. É uma tabela de 32 e em que cada um teu o seu calendário de 8 partidas a efectuar.

Quem ficar nos 8 primeiros “passa”, os 8 últimos “eliminados” e os do meio jogam um play-off para se juntarem aos que passaram.

Muitos sportinguistas consideram o plantel curto para sermos ambiciosos e competitivos na champions.

A realidade é que, se não sair mais ninguém, temos um plantel mais profundo que no ano anterior. Mesmo contando com a saída de um elemento com a experiência do Coates

Falta apenas contratar um bom avançado e estaremos melhor de soluções e sobretudo com mais qualidade.

Vamos aguardar com ansiedade até amanhã o desfecho do mercado.

1 Curtiu

Para quem conseguiu ver a gala da UEFA de ontem.
Tivemos Ronaldo e o Figo também apareceu no vídeo antes do sorteio.

36 e não 32 equipas.

Correcto, até ver acho este formato mais interessante.

Por exemplo antes as equipas do pote 1 avançavam quase sempre para a fase seguinte por o sorteio ser favorável.

Agora não, Real Madrid, City, Liverpool, Bayern, Barça, PSG, as grandes equipas têm que jogar já entre elas na 1a fase.

Acho que fica mais equilibrado assim.

Mais a frio e analisando bem o sorteio que nos calhou, mantenho o que disse: no geral, é extremamente simpático.

Ainda assim, melhor seria se City e Arsenal fossem ambos fora de portas, trocando com Leipzig e Brugge. Como referi, dificilmente vamos fazer pontos com os ingleses, seja em casa, seja fora (realisticamente). É acreditar e sonhar, mas é complicado. Pode ser que calhe numa fase mais adiantada onde já não haja uma necessidade tão grande dessas equipes em vencer os jogos.

Teoricamente, diria que uma pontuação de 11/12 pontos dará para o playoff (pela minha experiência de FM… :smiley: ). Analisando friamente os jogos, em casa, temos de vencer obrigatoriamente o Lille e o Bolonha. Fora de portas, Sturn Grazz, Brugge e PSV, o mínimo será um vitória nestes três jogos. Com o Leipzig será mais complicado.

A correr bem e sendo minimamente otimista, apontaria ai para os 13/14 pontos, o que acredito que dê a passagem ao playoff de forma relativamente confortável.

Claro que isto é tudo teoria e cada jogo é um jogo.

O nosso objetivo terá de ser o playoff. Passando direto nas 8 primeiras é um resultado excelente. Caso sejamos uma das 12 equipes eliminadas, será uma desilusão.

Exactamente o meu pensamento quanto aos ingleses.

Assumindo que é derrota garantida era preferivel ser fora e jogar com Brugge e Leipzig em casa.

No entanto… É futebol, num dia mau dos ingleses nunca se sabe :grin:

Não concordo, para mim este modelo favorece muito mais os maiores clubes, e foi adoptado exclusivamente para lhes agradar e afastar da superliga.
Não significa no entanto que a prova seja menos interessante.

Como assim?

Eu acho que só prejudica os clubes grandes que estavam salvaguardados pela vantagem nos potes. Basta ver o sorteio do PSG, por exemplo. Estava no Pote 1 e vai jogar com City, Bayern, Atlético, Arsenal.. em condições normais, apanharia apenas o Atlético ou o Arsenal.

Temos muitos mais jogos entre tubarões numa primeira fase.

Eu não acho, mas claro, são opiniões, é valido.

Por exemplo no ano passado o Real na fase de grupo jogou com:

Napoles
Braga
Union Berlin.

Este ano:

Dortmund
Liverpool
Milan
Atalanta
Salzburg
Lille
Estugarda
Brest.

Torna-se mais interessante e competitivo.

2 Curtiram

Salvo excepções pontuais, não haja ilusões que os primeiros oito classificado vão ser os suspeitos habituais.

Todos os clubes vão ter no mínimo mais dois jogos, o que beneficia os plantéis ricos em soluções.

Quem ficar entre o nono ao décimo sexto lugar ainda vai ter mais dois jogos de play-off, ou seja, chega às eliminatórias com mais quatro jogos nas pernas que no modelo anterior.

Para mim é um modelo com potencial de interesse pela variedade dos jogos, mas vai exigir aos clubes médios mais do que estes podem suportar.

Mas os clubes ditos grandes vão ficar nos 8 1os não por causa do formato mas sim porque de facto são melhores.

Antes também era assim, 8 grupos, os grandes avançavam sempre em 1o salvo raras excepções.

Agora há uma maior variedade de jogos e mais jogos entre equipas de topo.

A tua opinião é tão válida como a minha, simplesmente não concordo.

E todos os clubes vão fazer 8 jogos, 2 a mais do que antes. A vantagem dos 8 1os é fazer menos 2 jogos do que os que vêm do play off.

1 Curtiu

Podemos muito bem ganhar Arsenal em casa.

Eu concordo que o modelo é mais apelativo.

Os outsiders que possam ter esperança em conquistar a competição vão ter mais quatro jogos que no modelo anterior. Quatro jogos num calendário já por si demasiado carregado é muito mais duro que o que sugere.

Claro que os oito primeiros vão te mais dois jogos, mas em plantéis de quantidade e qualidade abundante vão pesar muito menos.

Uma coisa é certa, vamos ter melhores jogos na fase de grupos e seguir com mais atenção a competição.

Cedo ainda para avaliar este novo formato, primeiro ver como tudo funciona e logo se vê a potencialidade do modelo. Haverá muitos jogos bons, fortes vs fortes, fracos vs fracos, fortes vs fracos, por aqui parece mais equilibrado e com alguma justiça.

Creio é com este modelo, a Liga Europa e a Conference perdem relevância pois os “grandes” ficam muito concentrados aqui. Aqui sim, dá chances maiores a um underdog.

Onde? Na Liga Europa e Conference? Aí sim, claro.

Claro, eu admito que estou entusiasmado com este modelo, se vai corresponder às espectativas só depois se verá.

Mas por exemplo uma última jornada toda à mesma hora em que 1 golo pode ser a diferença entre estar nos 8 1os ou ir a play off vai ser bom de acompanhar. Jogar em vários campos ao mesmo tempo.

1 Curtiu

Caros Foristas, o projecto desportivo que foi aprovado nas ultimas eleicoes nao tem os jogos europeus como prioridade. Segundo me recordo, as prioridades relativas ao futebol sao: garantir entrada direta na Champs(de preferencia ser campeao) e estabilizar as finanças atraves da compra e venda de jogadores, tal como está a acontecer e muito bem diga-se.

Isto para dizer que, tal como no anos anteriores, os jogos europeus nunca terão prioridade acima dos jogos do campeonato, porque esse sim é o principal objectivo. Se um jogador estiver cansado ou com um toque irá sempre descansar no jogo europeu.
Claro que o plantel nao está montado para jogar de 3 em 3 dias e nao foi por acaso que muitos miudos se estrearam recentemente na Liga Europa(Essugo; Nel; Ribeiro; etc) portanto nao devemos ter muitas expectativas relativamente a esta competição.

Devemos obviamente fazer os minimos olimpicos e isso, para mim, seriam 9 a 10 pontos (vencer o Bolonha; Sturm; Lille e ir sacar um ponto na holanda e/ou belgica).
Tudo o que vier acima disso como empates com os ingleses e/ou vitorias na holanda/belgica seria espetacular mas foge ao expectavel inicialmente.

Isto tudo para dizer que temos tudo para ficarmos nos 24 primeiros mas depois iremos apanhar alguns dos 10 a 12º classificados e serão equipas muito mais fortes, portanto, chegar aos oitavos seria uma utopia, nao é esse o principal objectivo da epoca e nem temos plantel montado para isso.

Disfrutemos dos jogos com os ingleses com casa cheia e excelente ambiente e que os 10 pontos nos sirvam para ultrapassar o Feyenoord no ranking.