UEFA Champions League 2024/2025

Novo formato da Champions League: familiarizar-se com a matemática

O Champions Journal dá a conhecer a matemática e o método por detrás do novo formato da UEFA Champions League.

Stéphane Anselmo, responsável de desenvolvimento estratégico de competições

Stéphane Anselmo, responsável de desenvolvimento estratégico de competiçõesUEFA

Após seis anos de preparação, o novo formato da Champions League entra em jogo esta temporada. O Champions Journal dá a conhecer a matemática e o método por detrás do sorteio da nova fase de liga.

Este é um artigo da revista Champions Journal, já disponível.

“Teríamos precisado de 1000 bolas!” Stéphane Anselmo, responsável pelo desenvolvimento estratégico das competições, departamento que apoiou a concepção do novo formato da Champions League, explica as diferenças quando as equipas se reunirem em Monte Carlo, no dia 29 de Agosto, para conhecerem o seu destino na nova fase de liga. Com mais jogos, mais equipas e mais alterações, será necessária mais ciência para descobrir quem joga contra quem, onde e quando.

O sorteio é o primeiro marco de cada época da Champions League; um ritual, uma data marcada no calendário e imperdível. Há algo de tranquilizador e clássico no lançamento das bolas para uma taça, no movimento quando são baralhadas e, de seguida, os nomes são mostrados para a câmara para que todos possam ver depois de serem seleccionados. Isso irá ainda acontecer até certo ponto, diz Anselmo, mas depois o computador assume o controlo.

“O primeiro passo do sorteio ainda é físico; alguém ainda vai tirar uma bola de uma taça. No entanto, temos agora 36 equipas que precisam de oito adversários sorteados cada. Teríamos de preparar bolas para todos os possíveis adversários elegíveis – teria demorado muito tempo. De seguida, sortearemos o nome de cada equipa com uma bola e os seus adversários serão seleccionados aleatoriamente pelo computador.”

Novo formato das competições de clubes explicado

É uma introdução adequada a este novo mundo, o nosso primeiro ponto de contacto com o novo formato antes de tudo começar, no dia 17 de Setembro. Juntamente com o responsável pelas competições de clubes, Tobias Hedtstück, e muitos outros colegas, Anselmo passou os últimos seis anos a ajudar a desenvolver a nova estrutura de competições de clubes da UEFA e está agora a preparar-se para que a sua ideia seja lançada ao mundo. Trabalhando em conjunto com clubes, ligas e federações nacionais, os principais objectivos eram melhorar o equilíbrio competitivo, o interesse desportivo e, no processo, aumentar o número de jogos significativos – jogos com algo em jogo para ambas as equipas – ao longo da competição.

A divisão de futebol da UEFA dedicou milhares de horas à criação do novo formato, utilizando modelos matemáticos e algoritmos complexos para o desenvolver e aperfeiçoar ao longo do caminho. A fase de grupos da Champions League foi substituída por uma liga de 36 equipas – mais quatro do que as actuais 32 – e cada uma vai agora disputar oito jogos (em vez de seis) contra oito adversários diferentes para determinar quem se qualifica para a fase a eliminar.

Um matemático foi encarregado de simular o novo formato ao longo de três temporadas, utilizando a modelação para ver se havia melhores resultados em termos de número de jogos sem potencial interesse, média de golos, diferença média de golos por jogo, margens de vitória e assim por diante.

“Focámos as nossas análises e esforços na fase de grupos e pensámos numa fórmula diferente para a tornar mais dinâmica”, explica Anselmo. “Somos todos adeptos de futebol e queremos aumentar a qualidade da competição para os adeptos. Usamos a matemática para simular a competição desde o primeiro jogo até ao fim. Queríamos ver se isso aumentaria o número de jogos entre as principais equipas. Isso daria às equipas com menor ranking mais hipóteses de obter mais pontos? Realizámos análises quantitativas para melhorar o panorama geral. A matemática deu-nos uma ilustração de como a competição evoluiria.”

O novo formato visa também abrir a competição e oferecer hipóteses para que mais equipas se apurem para a fase a eliminar. “Simulámos que a qualificação seria possível com uma média de 7,6 pontos, o que significa duas vitórias e dois empates”, afirma Anselmo. “No novo sistema, as equipas são distribuídas em ‘potes’ de equipas de nível semelhante, pelo que agora todos podem sonhar com a qualificação.”

Para Anselmo, os frutos do trabalho colectivo da UEFA serão evidentes no início do próximo ano. "Estou ansioso por 29 de Janeiro” anota. “É a última jornada da fase de liga e todos os jogos vão começar em simultâneo. Ainda há muito a decidir antes dos jogos. Algumas equipas vão lutar pela qualificação, outras vão lutar para estar entre os oito primeiros ou para uma melhor posição de cabeça-de-série na fase a eliminar.”

“Haverá tanta coisa em jogo e estarei sentado no sofá a acompanhar tudo o que acontece ao mesmo tempo. Toda a Europa estará ligada nessa noite.” Para Anselmo, é uma fórmula vencedora.

Novo formato explicado

A nova estrutura dá a mais equipas a hipótese de disputar partidas mais significativas e competitivas. Veja como funciona.

Liga própria
Na maior alteração, a actual fase de grupos de 32 equipas será substituída por uma única fase de liga com 36 equipas. As equipas disputam oito jogos contra oito equipas diferentes, quatro em casa e quatro fora, sendo atribuídos três pontos por vitória e um por empate. Os adversários são sorteados em quatro potes contendo equipas de valia semelhantes com base nos coeficientes individuais dos clubes, garantindo que os oito adversários são igualmente equilibrados para todas as equipas.

Fase a eliminar
No final da fase de liga, as equipas classificadas do 1º ao 8º lugar qualificam-se directamente para os oitavos de final. As equipas que terminarem entre o 9º e o 24º lugar disputam um play-off a duas mãos para garantir um lugar nos oitavos de final. A partir do 25º lugar as equipas são eliminadas de todas as competições europeias.

Equipas cabeças-de-série
Para o play-off da fase a eliminar os clubes que terminarem de 9º a 16º na fase de liga serão cabeças-de-série e aqueles que terminarem de 17º a 24º não serão cabeças-de-série.

Nos oitavos de final, os clubes que terminarem em 1º a 8º lugar na fase da liga serão cabeças-de-série e jogarão contra os vencedores do play-off da fase a eliminar, que não serão cabeças-de-série. No play-off da fase a eliminar e nos oitavos de final, os cabeças-de-série jogam a segunda mão em casa.

A posição de cabeça-de-série determina o percurso de cada clube na fase a eliminar, desde o play-off até à final. Quanto melhor terminarem as equipas na classificação da fase de liga, maior será a sua posição de cabeça-de-série para a fase a eliminar da competição.

2025 UEFA Champions League final: Fußball Arena München

The 2024/25 UEFA Champions League final will take place at Munich’s Fußball Arena München.

History will be made when the final of the 2024/25 UEFA Champions League – the most prestigious club competition in world football – takes place at Munich’s Fußball Arena München.

The highlight of European football’s club calendar returns to the German city for the first time since 2012.

Fußball Arena München’s history

• The Fußball Arena München took less than three years to build from start to finish, and was completed on 30 April 2005. It was conceived following a referendum in October 2001, when 65.8% of Munich’s citizens voted to construct a new arena rather than regenerate the Olympiastadion, venue for the 1972 summer Olympic Games.
• Located on Werner-Heisenberg-Allee – named after famous German atomic physicist and 1932 Nobel Prize for Physics winner Werner Heisenberg – and built by local rivals Bayern München and 1860 München, the Fußball Arena München was opened in May 2005, although Bayern have since taken full ownership of the stadium.
• The ground staged the 2006 FIFA World Cup opening match between Germany and Costa Rica before hosting three further group fixtures as well as a round of 16 tie and France’s semi-final win against Portugal.
• The stadium has seen its fair share of drama since it first opened for business, not least the final of the 2012 Champions League when Chelsea defied home advantage to beat Bayern on penalties.

• The Fußball Arena München held three UEFA EURO 2020 group matches, all involving Germany, plus eventual winners Italy’s 2-1 quarter-final victory against Belgium.

• Since it is a venue for UEFA EURO 2024, it is the first stadium in history to host games in consecutive UEFA European Championships. Its capacity for that tournament will be 66,000.

• The stadium’s transparent outer wall is composed of foil panels which are lit from the inside and can change colour depending on who is playing.
• The Olympiastadion hosted three European Champion Clubs’ Cup finals. Trevor Francis’s strike earned Nottingham Forest victory against Malmö in 1979 and there was also only one goal in it 14 years later when Marseille beat AC Milan to claim the inaugural UEFA Champions League title. In 1997, two Karl-Heinz Riedle efforts set Borussia Dortmund on course for a 3-1 win against Juventus.

2024/25 Champions League dates

The 2025 Champions League final takes place on Saturday 31 May 2025. It will be culmination of the 70th season of Europe’s elite club competition and the 33rd since it was renamed the UEFA Champions League.

What do the Champions League winners get?

The UEFA Champions League trophy stands 73.5cm tall and weighs 7.5kg. “It may not be an artistic masterpiece, but everybody in football is keen to get their hands on it,” said creator Jürg Stadelmann.
The winners will earn the right to play against the winners of the 2024/25 UEFA Europa League in the 2025 UEFA Super Cup.

They will also gain a place in the league stage phase of the 2025/26 UEFA Champions League, if they have not qualified via their domestic competition

Podem simular o sorteio aqui:

A mim calhou:

  • Inter (f)
  • Real Madrid (c)
  • Atlético Madrid (c)
  • Arsenal (f)
  • Feyenoord (f)
  • PSV (c)
  • Sturn (c)
  • Slovan (f)
2 Curtiram

Rumo a Munique! :sweat_smile:

Agora a sério, estou muito curioso com este novo formato da Champions.

1 Curtiu

Já não é fase de grupos, é a fase da liga!!
Gosto muito, vai dar muito prestígio a quem começar com vitórias e isso é muito interessante.

É que dominar um grupo era “meh”, agora se ganhamos os 2 primeiros jogos, toda a gente vê “SPORTING” lá em cima, no seu esplendor, tão grande quanto os maiores da Europa.

Quem joga FM já conhece o formato :smile:

E esta sim, a competição #1 do MUNDO!!!
Onde está o Bétis e o Fulham?!

SPORTING SEMPRE, CARALHOOOO

5 Curtiram

Inicialmente não gostei da ideia, mas agora já acho que tem potencial para ser muito melhor e proporcionar mais jogos de interesse

3 Curtiram

É boa para gerar mais dinheiro, é ma em termos desportivos.
As hipóteses de uma equipa do nosso nível irem longe diminuem consideravelmente e como já não se cai para a Liga Europa também é possível ficares logo fora da Europa em Janeiro

Obtive:

  • Atlético Madrid (f)
  • Leverkusen (c)
  • Man City (f)
  • Real Madrid (c)
  • PSV (f)
  • Slovan (c)
  • Sturn (f)
  • Estrela Vermelha (c)

No entanto, nas 6 primeira jornadas reparei que o Panelas joga em casa nas mesmas jornadas que nós, o que me parece que a UEFA não vai deixar.

Principalmente a última jornada vai ser um espectáculo de assistir.

Vão haver equipas a jogar com resultados em vários campos e tudo à mesma hora.

Eu gosto do facto de serem 8 equipas diferentes. Antes repetíamos (casa e fora). Agora, não. 4 jogos em casa e 4 jogos fora. Tudo equipas diferentes.

Lotaria completa e esperar ficar entre os 8 primeiros ou, na pior das hipóteses, entre 9.º e 24.º.

Eu gosto que não se desça de competição. Quem joga Champions, joga Champions; quem joga Europa League, joga Europa League e quem joga Conference League, joga Conference League.

Gostava de ver os rabolhos já de fora em janeiro :sunglasses:

Muito isto.

E a verdade é que os jogos da Liga dos Campeões dão outra pica, por isso, o facto de termos mais 2 jogos (mais 4, eventualmente) agrada-me.

1 Curtiu

Nem por isso, acho que teoricamente deveriamos pelo menos ficar em 24º, o que daria lugar para a proxima fase e aí nunca se sabe. Já recentemetne apanhamos Juventos e Arsenal e não foi por aí… Ok que foi liga europa, mas mesmo assim

Em Alvalade: Barcelona, Leverkusen, Young Boys e Sparta

Fora : Man City, Milan, Feyenoord e Brest

Discordo. No formato atual, não sendo cabeça de série, jogas a qualificação em 2 jogos, fora e casa contra a equipa do pote 2 ou pote 3.
Bastava apanhares uma equipa, até mais fraca, com que encaixas mal, ou uma expulsão, e “adeus liga”.

Com este novo formato jogas sempre com equipas diferentes, mais jogos, passas a ter 4 jogos mais decisivos e sem o azar de apanhar uma equipa forte que está no pote errado. Entram em jogo também os resultados dos outros grupos, por exemplo aqui podemos (e vamos!) ficar à frente do fumbulica. Vais ter equipas nestes potes com pouca rodagem europeia, que fizeram uma grande época mas dificilmente farão igual (refiro-me às equipas das ligas menores, como grecia, países de leste nórdicos…
Na nova competição temos mais jogos, logo menos dependente do azar ou do árbitro, e não jogas contra 3 mas sim contra 31

1 Curtiu

Mas a uefa não gosta disso (muitos jogos em simultâneo) porque vai cortar receita, além disso os jogos têm que ser marcados com muita antecedência: voos e hotéis, jogos para competições nacionais. De certeza que vai ficar já definido o dia e hora de cada jogo e acho que vai ser repartido por 2 ou 3 dias

Aliás! Passam 24, só 8 são eliminados. Temos que ser muito totós para não passar

Em principio serão jogos a terça e quarta feira. Acho que o horario poderá duplicar-se para as 18h00 e 20h00, como ja acontecia em alguns jogos.

1 Curtiu

Podemos fazer um exercício engraçado que é considerar que isto seria um formato todos-contra todos. Em que lugar ficariamos? Só temos que ultrapassar 8 equipas.

Por exemplo equipas abaixo de nós
Brugge
Feyrnoord
PSV
Slavia Praga
Zagreb
Estrela Vermelha
Young Boys
Celtic
Bratislava
Sparta Praga
Bolonha
Girona
Sturm Graz
Brest

Equipas semelhantes ou que se podem agigantar ou incógnitas
Atalanta
Funbulica
Shaktar
Salzburg
Mónaco

Portanto temos 14 equipas piores, 5 incógnitas, nós, restam 12 melhores. O nosso lugar seguindo a lógica será 13o a 18o.
Mesmo com azar no sorteio temos tudo para passar

É isso, agora a probabilidade do Sporting chegar aos oitavos é muito maior que dantes. No pior dos casos serão mais 2 jogos dos playoffs entre os 9º e 24º lugares.

Uma análise mais imparcial seria fazer esse ranking mas com base nos quoeficientes da UEFA e aí o Sporting está na posição 35 apenas (por culpa própria).

Quantos dos 34 que estão à nossa frente estão este ano na CL?

É esse o nosso “valor” e posicionamento à entrada da CL desta época.