UEFA Champions League 2010/11

FORMATO:

[b]1ª e 2ª pré-eliminatórias[/b]

O longo caminho até à final da UEFA Champions League começa quando 36 equipas entrarem no sorteio das duas primeiras pré-eliminatórias da prova.

A primeira pré-eliminatória disputa-se a duas mãos e envolve os campeões dos países classificados do 50º ao 53º lugares do ranking de competições da UEFA, sendo o par mais alto considerado cabeça-de-série.

Os vencedores desses dois confrontos serão colocados à parte no sorteio da segunda pré-eliminatória, quando se lhes juntarem os 32 países classificados entre o 17º e o 49º lugares do ranking de competições da UEFA (excepto o Liechtenstein). As 34 equipas serão divididas em dois grupos (Grupo 2 e 3) de 12 equipas. Cada grupo terá igual número de equipas cabeças-de-série e não cabeças-de-série.

Tal como no sorteio da primeira pré-eliminatória, as bolas contendo os clubes cabeças-de-série serão colocadas na mesma taça, ficando noutra os clubes não cabeças-de-série. Será retirada uma bola de cada taça e colocada dentro de uma taça maior vazia no centro, sendo depois misturadas. A primeira equipa sorteada disputa o primeiro jogo em casa diante da segunda equipa sorteada.

Clubes da mesma federação não se podem encontrar em qualquer das eliminatórias.

3ª pré-eliminatória

O formato dividido introduzido em 2009/10 significa que todas as equipas são colocadas no Caminho dos Campeões ou no Caminho dos Não-Campeões, ficando os dois conjuntos de clubes separados até à eventual chegada à fase de grupos.

O Caminho dos Campeões inclui os 17 vencedores da segunda pré-eliminatória e os campeões dos países classificados entre o 14º e o 16º lugares do “ranking”. As dez formações com o coeficiente da UEFA mais elevado são cabeças-de-série, existindo cinco cabeças-de-série no Caminho dos Não-Campeões. Este inclui o terceiro classificado do país em sexto lugar no ranking e os segundos classificados dos países classificados entre o 7º e o 15º lugares do ranking.

As bolas contendo os clubes cabeças-de-série serão colocadas numa taça e as bolas com os clubes não cabeças-de-série noutra. Será retirada uma bola de cada taça e colocada dentro de uma taça maior vazia ao centro, sendo depois misturadas. A primeira equipa sorteada disputa o primeiro jogo em casa diante da segunda equipa sorteada.

“Play-off”

Introduzido na edição 2009/10, o “play-off” consiste em dez clubes no Caminho dos Campeões e outros tantos no Caminho das Ligas, cuja meta é atingir um lugar na fase de grupos. O campo para o Caminho dos Campeões é feito exclusivamente de formações que vieram da terceira pré-eliminatória. O Caminho das Ligas inclui os cinco vencedores dessa fase e o quarto classificado dos países entre o 1º e o 3º lugares do ranking, além dos terceiros classificados dos países que ocupam a 4ª e a 5ª posições do raking.

As bolas contendo os clubes considerados cabeças-de-série, de acordo com o ranking de coefiente de clubes da UEFA, serão colocados numa taça e as bolas com os clubes não cabeças-de-série noutra. Será retirada uma bola de cada taça e colocada dentro de uma taça maior vazia no centro, sendo depois misturadas. A primeira equipa sorteada disputa o primeiro jogo em casa diante da segunda equipa sorteada.

Fase de grupos

As dez equipas que saírem vencedoras do “play-off” juntam-se às 22 qualificadas automaticamente para a fase de grupos no sorteio agendado para o Fórum Grimaldi, no qual as 32 formações serão divididas em quatro potes de cabeças-de-série, dos quais sairá, depois, a constituição dos oito grupos. A hierarquia dos cabeças-de-série tem por base o sistema de coeficientes da UEFA e as equipas da mesma federação não se podem defrontar.

No caso de haver federações com dois representantes na fase de grupos, estas duas equipas serão colocadas nos respectivos grupos, para que os seus jogos sejam separados e divididos entre terça e quarta-feira, de modo a nunca actuarem no mesmo dia, pelo que, quando um desses clubes jogar em casa num dia, o outro actuará necessariamente fora no outro dia de jogos. Nas federações com três representantes, apenas duas delas serão emparelhadas no que diz respeito ao dia e local dos seus jogos, enquanto no caso de federações com quatro representantes, estes serão agrupados dois a dois, com base nas audiências televisivas.

Para garantir que equipas do mesmo país actuam em dias separados, os oito grupos serão diferenciados por cores: os Grupos A a D serão os vermelhos, enquanto os Grupos E a H serão os azuis. Quando um dos clubes que se encontre emparelhado com outro é sorteado, por exemplo num dos grupos vermelhos, o seu par – quando for sorteado – será automaticamente colocado num dos quatro grupos azuis.

As equipas do Pote 1 serão provisoriamente colocadas na primeira posição dos respectivos grupos, as equipas do Pote 2 na segunda posição e assim sucessivamente. Quando estiver concluído o sorteio da constituição dos grupos, será realizado um sorteio por computador para determinar a posição real de cada equipa dentro do seu grupo, definindo desta forma as jornadas e a ordem dos desafios em casa e fora.

Oitavos-de-final

Oito das 16 equipas presentes no sorteio – as vencedoras das respectivas secções da fase de grupos – são cabeças-de-série, sendo os oito segundos classificados considerados não cabeças-de-série. Os segundos classificados são sorteados em primeiro lugar e jogam a primeira mão em casa. Não podem defrontar os vencedores do seu grupo nem clubes do mesmo país.

Quartos-de-final e meias-finais

Os emparelhamentos a partir dos quartos-de-final são determinados num sorteio sem condicionalismos, no qual não haverá qualquer equipa cabeça-de-série e os clubes do mesmo país podem defrontar-se. A equipa sorteada em primeiro lugar jogará a primeira mão em casa. Os jogos das meias-finais ficarão desde logo também conhecidos, mas haverá um sorteio adicional para determinar se o vencedor da meia-final 1 ou o vencedor da meia-final 2 será considerado o conjunto da casa na final, por razões administrativas.

[b]Cinco árbitros na Liga dos Campeões da próxima época[/b]

A subcomissão técnica do International Board, órgão que define as leis do jogo, aceitou a introdução de equipas de cinco árbitros de campo na Liga dos Campeões, mas rejeitou a proposta para o Euro 2012.

A UEFA, que já tinha introduzido o formato de cinco árbitros na Liga Europa na última época, irá agora estender a medida à Liga dos Campeões na próxima temporada, quase a iniciar, e na de 2011/2012.

O comité executivo da UEFA, presidido por Michel Platini – um acérrimo defensor deste formato e em alternativo ao recurso tecnológico –, tinha anunciado em Maio que o organismo europeu de futebol iria propor a medida para os jogos de apuramento para o Europeu de 2012.

Segundo informação avançada hoje pela FIFA, o International Board não acolheu essa proposta, mas em Maio já havia considerado que continuará a experiência de equipas de cinco árbitros durante dois anos.

Anteriormente, em 2009, a federação francesa chegou a requerer o modelo para a Taça da Liga, Taça de França e II Divisão, mas, para já, apenas a primeira tem permissão para ter cinco árbitros.

3ª Pré-Eliminatória:

“Play-Off”

E parece que ao Braga saiu a fava, vai jogar com o Celtic.

Prevejo um duelo equilibrado.
Nao me parece que o Celtic seja assim tao superior.

Boa Sorte ao Braga.

SL

Um adversário dificil para o Braga. Mas acho que o Braga pode passar, vamos ver.

Tarefa muito complicada para o Braga, mas vamos ver o que dá.

adeus braguinha

Eu aposto que o Braga vai passar… Tem é de fazer um bom jogo na Escócia!

Porque fora de casa os escoceses são ridículos!

Passar o Celtic e depois apanhar com um Milan ou Arsenal tinha a sua piada. :mrgreen:

Este Celtic já não é o que foi mas, ainda assim, acredito que o Braga diz adeus já !

:arrow:

O Braga do ano passado também já lá foi. Até podem passar, mas vai ser muito díficil.

Vamos lá ver.Os brasileiros não gostam muito de chuva e humidade e na Escócia isso é uma constante,até no Verão.

braguinha vai cair e vai terminar a época em 6º ou 7º lugar :arrow:

A liga dos campeões não é nada fácil, é a melhor competição de clubes do mundo. Dito isto, Só um Braga de sonho poderá chegar à fase de grupos.

Não é a brincar que vão para a fase de grupos, se querem lá estar têm de arrumar com quem apareça. Vamos lá ver o que fazem contra o acessível Celtic.

Deve ser por isso que o Miráumdeila não subiu. É que haitianos e brasileiros a jogarem no inverno transmontano não dá com nada. :mrgreen: :wink:

Acredito que o Braga pode vencer!

espero que não . Mau mesmo era ir à fase de grupos.

Sou verde e branco desde pequenino e equipas do Brasil só gosto do Palmeiras logo vou torcer pelo Celtic.

Essses não são do Panathinaikos?

Sim, são. :great:
Não me importava que o Braga fosse já de vela.

Green and White Hoops FTW! Força Celtic!

Gostaria que o Braga passasse para ir aos play-offs e depois perdesse. Ia para a fase seguinte para ganhar pontos mas depois fosse para a Liga Europa pois parece-me que iria ganhar mais pontos lá que na Champions League, que arriscaria a ficar com zero. Realisticamente, para Portugal, era o melhor cenário.

Espero que o braguinha perca e por muitos. Go Celtic!!