Tu, as redes sociais e os teus amigos labregos.

Nunca fui pessoa de maus fígados nem nunca tive dificuldade em manter o equilíbrio numa balança que de um lado tem o prato da frontalidade e da rejeição do politicamente correcto, e, do outro, o prato da boa convivência e da tolerância e compreensão para com o amigo, o conhecido e o desconhecido, independentemente da sua origem, identidade ou ideologia.

Sempre achei que acima de tudo o que interessa é o carácter das pessoas e com isso sempre fui coerente na medida em que tenho bons amigos de todas as filiações ideológicas ou clubistícas. Confesso que há pessoas que simplesmente contorno e evito, e por isso mesmo nunca pus sequer em questão preferir conviver com uma pessoa inteligente e agradável apesar do seu gosto pelo clube desportivo rival do que com um imbecil que lhe deu para ser sportinguista dos mais ferrenhos. Aliás, ser “ferrenho” do que quer que seja costuma ser mau sinal.

Se o desporto é uma forma espontânea do ser humano manter viva a sua natureza competitiva, medindo forças e reforçando a sua auto-estima, já o chamado desporto-rei, tão afamado como veículo de paz e amor entre os povos e respectivas tretas da igualdade e anti-discriminação, desde sempre criou ódios e paixões pelos quatro cantos do mundo, semeando, com sucesso ímpar, discórdias tanto entre perfeitos desconhecidos como no seio dos mais unidos povos, amigos e até famílias.

Sectarismo no ciberespaço e um tipo inédito de fragilização das relações interpessoais. Até onde pode ir?

Dado o peso inquestionável que as redes sociais assumiram no espaço cibernético, cada vez se têm exacerbado mais certo tipo de comportamentos que outrora ficavam guardadas no íntimo de cada um.

Assim como o futebol pôs a nu o lado mais sinistro das diferenças de personalidade e carácter do cidadão moderno, a Internet e a segurança do recato que confere ao internauta têm posto a nu amizades e relações diversas com pés de barro.

Já não sei que dizer quando pessoas que julgava terem algum discernimento continuam a justificar toda a reles trafulhice que se adensa neste campeonato com uma suposta sequência de golos irregulares do nosso jogador Montero, sequência que tenho procurado e, à excepção de um caso isolado e irrisório, objectivamente não encontro.

Nunca é demais relembrar que a gente que ainda há 9 meses lamentava o nosso regozijo pelo fracasso alheio esquecendo-se que despendeu tanto tempo a festejar antecipadamente o triplete como a enxovalhar-nos pela nossa crise directiva, a gente que foi alvo de uma inédita chacota internacional, a gente cuja imagem de marca recente era de adeptos em choro incontrolável nas bancadas é a mesma que já espalha outra vez a sua habitual bazófia.

Dir-me-ão porventura que posso estar a levar demasiadamente a sério questiúnculas de algo tão fútil como o futebol, mas se tenho a consciência que este só serve para dividir as pessoas enquanto os seus agentes enriquecem à custa do povão tolo, por outro lado não sou responsável pela índole rasca de pessoas que nunca julguei que pudessem ser portadoras de desonestidade intelectual crónica ou que tivessem ramificações do intestino grosso no cérebro.

Não sei portanto se deva criticar o futebol e a internet por acordarem lados negros no próximo, ou se deva ficar agradecido por ter a oportunidade de ver quão reles pode ser a pessoa a quem nunca tive nada a apontar.

Em boa verdade continuo a evitar entrar em diálogo quando o fedor a esterco da boca de um qualquer amigo ou conhecido do Facebook se torna tão intenso que começa a repassar pelo monitor do meu computador, e, por já saber que familiares poderão ler e ficar chocados com o que eu possa responder, tenho mantido a distância e a elevação. Mas um dia destes tomo a decisão drástica de sanear a minha lista de contactos e afirmar a essas pessoas ao vivo e a cores que não sou eu quem deixou que o futebol se intrometesse nas relações, mas sim essas pessoas que deixaram a diarreia mental substituir o bom senso e que trocaram o shampoo pelo azeite.

Compartilhem pois as vossas experiências e digam até onde vai a vossa paciência para com o labreguismo.

Eu costumo dizer : quando o facebook acabar eu nunca tive.

Epá eu tenho relações complicadas no FB.

Vá lá que ontem até os mais labregos admitiram o escândalo que ocorreu.

Mas já por diversas vezes os mandei para o comeralho.

Não tenho, nunca tive e jamais terei FB.

O labreguismo e a SIDL (Sindrome Imuno-Deficiência Lampiónica) é um dos grandes factores para não ter. Já me chega os labregos da pior estirpe lampiónica que vão pairando aqui no trabalho, ter de aturar outros quaisqueres pela internet fora é de herói.

Posto isto só tenho uma coisa a dizer: Viridis, vê se vens ao jogo contra os corruptos!! :great:

Também não tenho Face por isso não sofro com esses labregos nas redes
Sofro com eles pessoalmente e já chega , pois tem dias que não sei como aguento e não dou um par de estalos num

Ah vai vai, que eu vou lá arrancá-lo. :mrgreen:

Eu tenho, e chamo os bois pelos nomes.
Sem problemas.

Eu tenho alguns labregos no facebook, mas piam sempre baixo, afinal quem manda na “minha casa”, ainda sou eu.

Já perdi vários “facebook friends” (na casa das dezenas) derivado a quezílias, porque aquela raça é chata, mas facilmente se consegue silenciá-los pois não têm inteligência nem capacidade argumentativa suficiente para debater comigo :mrgreen:

ps: Ter 1 friend list onde na maioria é gente conhecida (ou que sei quem é) facilita, porque sabem que se cruzam comigo (de 1 forma ou de outra) e pode acabar mal para o lado deles :twisted:

Não apago amigos benfiquistas, mas não tenho qualquer problemas em apagar comentários tipicamente lampiões.

Como também tenho apenas 276 amigos adicionados, entre família, amigos próximos e colegas próximos de faculdade, a selecção que fiz é razoavelmente cuidadosa.

A democracia não reina no meu FB :twisted:

Nunca tive nenhum problema com benfiquistas no meu facebook que fossem meus amigos e sinceramente seria preciso algo de muito grave para eu apagar alguém que eu considere de valor (porque só tenho como amigos no fb pessoas que eu considere podem-me ser de valor ter, não sou daqueles que tem por ter) como amigo.

Discussões com lamps? Bastantes, mas a maioria é com amigos de amigos meus. Aliás, acho que as duas coisas estão relacionadas, só me meto quando a outra parte está a ser mesmo ignorante ou imbecil e por norma eu não me dou com esse tipo de pessoas - e não estou a falar de provocações ou piadas que não me importo e se forem boas rio/respondo na desportiva, claro que os adeptos vão provocar os rivais, mas sim de opiniões completamente sem cabimento.

Pior que os benfiquistas são os Sportinguistas armados em burros.

Tive um a dizer que ainda bem que o Pinto da Costa apareceu porque se não o Benfica já tinha 50 campeonatos. Levou uma carrada de likes.

Depois um respondeu a concordar e a dizer que tem o direito de escolher por quem quer ser enrabado. Mais uma data de likes.

Vocês acham isto normal? Depois disto estou-me a cagar para os comentários dos lampiões. Com esses posso eu bem.

:arrow:

Comigo é mais ou menos isto, tenho menos de 300 amigos e a democracia também não reina no meu FB. Curiosamente, e em contra-pé ao que é vulgar dizer-se, que há mais benfiquistas que adeptos de outros clubes quaisquer, no meu FB os sportinguistas estão em maioria (o que significa que escolho bem os meus amigos :mrgreen:). Não entro em discussões sobre futebol no meu mural porque em primeiro lugar só eu posso publicar nele e, em segundo lugar, há publicações que só são visíveis para leões, naturalmente. Não obstante, confesso que por vezes não resisto e tenho pseudo-discussões em murais de outros sportinguistas com amigos benfiquistas dos mesmos, nomeadamente da SCasanova ou da Wolfs9, por exemplo…alguns comentários que discuti em publicações delas, se fossem em publicações minhas seriam apagados sem quaisquer pruridos, principalmente quando são naquele tom condescendente-armados-em-politicamente-correctos, tipicamente “lampiónico”, de quem vai em primeiro lugar…não há pachorra. :shifty:

Vejo muitos de vocês a dizerem que já tiveram algumas discussões acesas com benfiquistas ou portista (não só neste tópico), a verdade é que nunca tive problemas desses, e já falei com benfiquistas, portistas, vitorianos(vimaranenses), braguistas e por certo mais um ou outro clube. Há que fazer a distinção entre falar de futebol e falar de clubes, eu simplesmente recuso-me a falar de clubes porque sei que vai descarrilar e vou acabar a fazer figura de urso, mas de futebol falo perfeitamente, aliás uma das pessoas com quem falava mais de futebol era benfiquista e até fazíamos uma provocaçãozinha ou outra, nunca tive qualquer problema com ele e gostava imenso de debater futebol com essa pessoa.

Faço no entanto uma ressalva, nunca falei de futebol na internet exceptuando àquilo que faço neste fórum que também não é muito para dizer a verdade. Se isto me impede de encontrar um lado negro nas pessoas não sei, mas também não quero saber, porque ao ver as parvoíces ditas nas secções de comentários de sites desportivos ainda bem que não tenho dessas discussões. Como já disse só falo de futebol não falo de clubes, e estar neste espaço permite manter-me fiel a esse princípio.

Não tenho facebook, nunca tive a menor intenção de ter e nem , salvo uma razão de motivo maior (p.e. emprego, ou coisa parecida), ambiciono ter. A verdade é que as pessoas sentem uma impunidade quando estão na internet que é algo que me impede a mim de desfrutar ao máximo de jogos baseados no modo online, para dar mais um exemplo.

Não gosto de conflitos desnecessários portanto se não ter contas em “redes sociais” nem em coisas do género me evita esse tipo de conflitos óptimo, já lá vai o tempo em que eu estava “prái” virado.

Excepto dois ou três casos, é raro algum benfiquista/lampião comentar o meu facebook porque já sabem o que a casa gasta. Tal como não vou para o facebook de ninguém ofender seja quem fora também não admito que o façam no meu.

Amigos no facebook:
Sporting - 361
benfica - 104
porto - 23

Num universo de 645 amigos.

Tenho gente de todos os clubes no facebook. Tenho Sportinguistas, tenho benfiquistas, tenho portistas. Depois, noutra linha, aparecem os lampiões, os fruteiros e… os lagartos. Chamo lagartos porque sportinguistas não são de certeza!

Com os Sportinguistas, assim como com os benfiquistas e com os portistas, tenho discussões saudáveis, se for caso disso até damos os parabéns uns aos outros, se soubermos que o amigo está muito chateado por causa do futebol nem tocamos no assunto.

As outras subespécies que, na verdade, não são adeptos de nenhum clube, mas são tão-só estúpidos depende. No caso dos lampiões e dos fruteiros passo a vida a distribuir gostos irónicos, no final da temporada, dependendo do que aconteça, faço algumas partilhas na cronologia deles. Na temporada transacta houve uma que me deu especial gozo fazer que era um gajo que andava a partilhar os reservados e uma célebre imagem onde aparecia uma tabuleta com indicações de auto-estrada e dizia a quantos pontos se encontravam do benfica. No final da temporada, fui procurar essa mesma imagem e escrevi “a ver navios”. Quanto àqueles que se dizem sportinguistas mas que têm reacções semelhantes aos lampiões e aos fruteiros ignoro, finjo que não vejo, porque dá-me nojo ver tal gente ligada ao clube que amo.

Bem, um amigo meu comentou um post dum lampião no face, já foi ameaçado por um nenuco com o dobro da idade dele por mensagem. É a classe e valentia daquela gente.

no meu facebook ninguém pia, escrevo montes de cenas relacionadas com futebol e quem comentar as minhas cenas e se atrever criticar o Sporting leva resposta à altura! Não tem a mínima hipótese comigo!

Futebol discute-se com Sportinguistas e não com lampiões ou tripeiros.

Posts no meu facebook apenas de fervor Sportinguista. Já tive muitas discussões, já apaguei lampiões e inclusivamente um tripeiro quando fomos ao porto na 1ª jornada. Já há uns anos que me deixei disso e como referi apenas faço posts a enaltecer o orgulho de ser Sporting. Fora isto ataques aos rivais apenas com classe e caso veja algum post que não gosto, simples…apago.

Curioso também verificar que tenho 109 amigos com like no facebook do Sporting, outros 109 no dos lampiões e 23 no dos tripeiros num total de 552 amigos.

Eu tenho 456 amigos com like no Sporting, 226 no slmerda e 122 no foculfruta.

Não fujo a uma boa discussão sobre futebol se for mantida com inteligência. Com lampiões é raro acontecer. Ontem depois do jogo, postei isto:

Um golo mal anulado. Um golo sofrido em offside. Um penalty inventado. Enquanto quem decide realmente o jogo for o senhor que sopra, 'tá tudo decidido à partida. E nem sempre é o azul que manda, as coisas vão mudando de cor. Se existem razões para contestar, não fico calado. Chorão ou não, não me escondo em likes ou blogs sobre arbitragens. Encontrado que está o campeão, só resta garantir 10 milhões diretos.

brilhantes comentários de lampião:

Don't worry... Para a semana há mais aí verás as true colors de quem manda. Não abram os olhos não... O fcp precisa desses 10 M, como de pão para a boca!
Nós não precisamos das arbitragens para nada, nós jogamos à bola.... se falassem menos e jogassem mais........slimani não é eterno