Acho a arbitragem uma arte apaixonante. Apesar de minados pelo tráfico de influências, pelas limitações do amadorismo e por decisões incompreensíveis que os impedem de recorrer aos meios tecnológicos a que toda a gente no estádio tem hoje em dia acesso, ainda penso que a competência e bom senso do árbitro é tão importante para um bom jogo como o talento dos jogadores - e ainda acredito que há árbitros honestos que conseguem navegar pelo meio de tantos escolhos sem cairem em tentação.
Lembrei-me disto no tópico do jogo com o Belenenses, em que discutimos o fora-de-jogo não assinalado a Hélder Postiga no lance do nosso primeiro golo. Pensei que talvez fosse divertido criar um tópico com situações reais ou hipotéticas de juízo difícil e ver como decidíamos
A ideia é lançar um desafio de três perguntas de quatro em quatro dias, em que quem responde se coloca na posição do árbitro perante um incidente difícil. Ao fim do quarto dia, posto as respostas.
É, nas perguntas e nas respostas, escandalosamente copiado da rubrica clássica inglesa “You are the ref!”, que actualmente se publica no Guardian ( www.guardian.co.uk/football ), e que é respondida pelo antigo árbitro internacional inglês e actual presidente do Conselho de Arbitragem da FA Keith Hackett. Claro que a malta pode consultar, mas é capaz de ter mais piada tentar resolver por nós próprios antes de ver a solução. Se houver um número de interessados, podíamos lançar as nossas próprias questões e contactar um árbitro português para decidir as respostas finais.
Aqui vão as três primeiras:
-
Um GR sai da baliza e agarra a bola à vontade mesmo no limite da grande área. Infelizmente, um defesa que vinha ajudar o GR choca com ele e empurra-o - ainda com a bola nas mãos - para fora da área. O que fazes?
-
O melhor centrocampista da equipa está em conflito com o clube e a tentar sair por todos os meios (não, não estava a pensar no Moutinho nem no Vukcevic :mrgreen:). Mesmo assim, é escalado para o jogo e então decide fazer um protesto original: recebe a bola e desata a correr em direcção à sua própria baliza para marcar um auto-golo! Ao perceber o que se está a passar, o capitão da sua equipa corre atrás dele e trava-o já na grande área com uma entrada violenta por trás - mesmo a tempo de impedir que ele remate. O que fazes?
-
Está a chover a cântaros quando marcas um livre indirecto para a equipa defensora na sua grande área por fora-de-jogo de um atacante. O defesa marca o livre rapidamente, passando a bola ao GR - só que este escorrega, falha a bola e deixa-a entrar na baliza. A equipa adversária começa a festejar. O que fazes?
As respostas têm de incluir, caso se justifiquem, a sanção técnica (pontapé livre directo ou indirecto, bola ao solo, penalty, etc.) e a sanção disciplinar (advertência verbal, cartão amarelo e cartão vermelho).