Treinos do Sporting 2010-2011 (incidências e ocorrências do dia-a-dia)

A equipa de futebol profissional do Sporting regressou ao trabalho, na manhã de segunda-feira, dia 21 de Junho, tendo em vista a época que, para os «leões», se inicia no próximo dia 29 de Julho, na primeira-mão, da eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

Logo pela manhã, os jogadores do plantel «leonino» foram chegando à Academia Sporting/Puma, em Alcochete. No total, foram 24 jogadores que se apresentaram ao trabalho, com destaque óbvio para os reforços (Maniche, André Santos, Evaldo e Diogo Salomão) e para os jovens (Wilson Eduardo, William Owuso, João Gonçalves, André Martins e Vítor Golas) que desde ontem, e até ao final da semana, tudo farão para mostrar o seu valor ao novo treinador do Sporting, Paulo Sérgio.

Após um pequeno convívio ao pequeno-almoço, pelas 10h30, os «leões» começaram a chegar ao campo de treinos, onde toda a - nova - equipa técnica os esperava. De início, apenas onze jogadores subiram ao relvado, enquanto os outros se quedaram pelo ginásio e pelos habituais exames médicos - que se realizarão durante toda a semana.

De referir que, no relvado, onde habitualmente se joga futebol, apenas se correu e se fez exercício físico - para «queimar» eventuais excessos cometidos durante o período de férias. Bola?! nem vê-la. Nem para o primeiro grupo que esteve no relvado, nem para o segundo, e último.

Após a primeira sessão de treino da época, os jogadores recolheram aos balneários, antes de -ao almoço - assistirem ao jogo entre Portugal e a Coreia do Norte.

À tarde, já depois de um período de repouso, toda a equipa volta ao relvado, onde realiza a segunda sessão de trabalhos do dia, e da época. Ao longo de toda a semana, o esquema será idêntico: sessões bidiárias e exames médicos.

Leia a reportagem, na íntegra, na edição do jornal Sporting que estará nas bancas terça-feira, dia 22 de Junho.

Texto: Francisco Alves de Sá
Foto: Jónatas Luzia

in sporting.pt

Diogo Salomão?

Ah, parece que o Diogo Salomão é um extremo, de 21 anos, do Real e vai fazer um estágio segundo um pasquim que começa por “r” e acaba em “d” e que tem no meio “ecor” :mrgreen:

N :think:unca ouvi falar deste…mas o R…ord deve saber mais do que eu, já que o referiu…resta saber se é para o banco ou para os reservas que nem chegam no banco…

[size=12pt][b]Bola apareceu à tarde[/b][/size]

No segundo treino do primeiro dia de trabalho, a bola apareceu. Mais uma vez, Paulo Sérgio contou com os 24 elementos disponíveis - faltam os mundialistas - e com eles realizou uma série de exercícios com bola.
De um lado do campo, os três guarda-redes (Patrício, Tiago e Golas) trabalharam com Vítor Silvestre (treinador de guarda-redes), enquanto que os jogadores de campo se dividiram em grupos, fazendo diversos exercícios com bola.

Na terça-feira, a equipa «verde e branca» volta a treinar na Academia Sporting/Puma, pelas 09h00 e às 17h00.

in: Sporting.pt

A nossa época vai começar bem cedo novamente! Boa noticia este regresso de um treino a Alvalade.

Espero que os jogadores e o treinador se consigam entender e que o grupo de trabalha seja forte e unido!

Alguem foi assitir ao treino???

Constou-me que ontem e nos próximos dias só haverá «exames físicos».

Tareias e mais tareias… :twisted: Independentemente do método de treino não ser o que está em moda, não posso deixar de achar que isto só lhes faz é bem. Há muita gordurinha ali acumulada que tem de ir embora.

22-06-2010 [size=14pt][b]Jogadores dão o litro[/b][/size]

Na sessão de trabalhos matinal, Paulo Sérgio contou com os 24 jogadores disponíveis que já realizaram exercícios com bola, apesar do treino ter sido mais acentuado a nível físico.

Quanto ao treino da tarde, que estava agendado para as 17 horas, foi adiado para as 18 horas.

O andré parece um cantor pimba portugues dos anos 80

:twisted:

Paulo Sérgio
“Não me enganem, vamos lá!”
MÁRIO RUI SOBRAL
RODRIGO CORTEZ

Paulo Sérgio não dá tréguas ao plantel leonino neste início de pré-temporada e, ontem, na primeira sessão do dia, logo pela manhã, voltou a deixar os atletas, literalmente, com… a língua de fora. Foi hora e meia sempre a abrir, sempre a rasgar, com duas novidades em relação ao apronto matinal da véspera: os 24 atletas evoluíram ao mesmo tempo no relvado e puderam desfrutar do contacto com a bola.

Foi durante a realização das séries de minijogos que, ontem, mais se ouviu Paulo Sérgio. Muito interventivo, o novo técnico dos leões não se cansou de dar instruções e de incentivar os jogadores verdes e brancos. “Sai na bola Postiga… pressiona na saída da bola, Pongolle. Bola pressionada”, pediu o treinador, apelando também à entrega dos atletas: “Vamos lá, malta! Não me enganem.”

Palavras de encorajamento também as ouviu o internacional russo, Izmailov, cuja continuidade em Alvalade ainda não constitui dado adquirido. “Valeu Marat, bem bom”, gritou o técnico, que, após cada um dos minijogos, se preocupou em falar à parte, transmitindo algumas ideias, aos guarda-redes Patrício e Golas, e aos avançados Postiga e Wilson Eduardo.

Os reforços Maniche e Evaldo, ao lado do guardião Vítor Golas, encabeçaram o pelotão que entrou em campo às 9h40 - os exames médicos que se prolongarão pelas duas próximas semanas motivaram um atraso de 40 minutos no início dos trabalhos -, com o grupo a reunir-se no centro do relvado, para ouvir instruções de Sérgio Cruz (preparador-físico) e Paulo Sérgio, durante 15 minutos.

Tal como no dia anterior, o novo treinador dos leões dividiu o plantel em três grupos: Abel, Saleiro, André Santos, Yannick, André Martins, Evaldo e Diogo Salomão, de um lado; Tonel, Mexer, Maniche, Owuso, Polga, João Pereira e Carriço, de outro; e, por fim, Moutinho, Postiga, Grimi, Pongolle, João Gonçalves, Izmailov e Wilson Eduardo - à parte, Rui Patrício, Tiago e Vítor Golas evoluíam sob as ordens de Vítor Silvestre. O trio de grupos começou por realizar um circuito em corrida. No final do exercício ouviu-se Sérgio Cruz alertar os jogadores: “Fizeram sete minutos e 15 segundos um exercício que era para ser feito em seis minutos”, disse, antes de os atletas voltarem a cumprir dose idêntica. No total, os leões efectuaram cerca de 20 minutos de corrida, para de seguida apurarem a técnica de passe. Depois, os atletas cumpriram à vez, por grupos, novas etapas: numa parte do campo, trabalhou-se resistência e velocidade; noutra, exercícios de posse e circulação de bola.

Espero bem que lhes de uma de Roger Spry.

Querem ver que este ano vão ter que correr e deixar de lado o futvolei?!?!? :mrgreen:

E o dia 2 da pré-época 20010/11 foi assim:

[size=14pt][b]Maniche mostra credenciais[/b][/size] REFORÇO MARCOU UM GOLO NO MINIJOGO

No segundo dia de trabalho na Academia de Alcochete, Maniche foi um dos elementos em especial destaque. O médio, de 32 anos, fez-se notar pela aplicação nos exercícios mas sobretudo pela dinâmica demonstrada no minijogo - 3x3 em campo reduzido - que integrou o circuito de treino da sessão matinal.

Aliás, o internacional português deixou o seu nome na lista dos marcadores: após um passe primoroso de André Santos, Maniche ficou frente a frente com Victor Golas e, com um remate forte e colocado, não deu hipóteses ao jovem guardião brasileiro.

Com golos para todos os gostos, Paulo Sérgio deverá ter ficado satisfeito com o empenho demonstrado pelos jogadores leoninos, já que além do ex-Colónia, também João Moutinho, Pongolle, João Gonçalves, Hélder Postiga, Tonel e Daniel Carriço deixaram a sua marca no minijogo.

Nesta altura, a grande preocupação da equipa técnica leonina centra-se na recuperação física dos jogadores, mas as indicações deixadas por Maniche não deverão ter passado despercebidas aos olhos atentos do novo timoneiro da formação verde e branca.

Autor: ALEXANDRE CARVALHO E JOÃO PEDRO ABECASIS
Data: Quarta-Feira, 23 Junho de 2010 - 5:00

Muito bom. Espero que não tenham recolhido ao balneário enquanto não cumpriram o objectivo. :smiley:

Apesar de estar muito apreensivo e curioso com esta pre-época, parce que Paulo Sérgio quer mesmo mostrar quem manda na equipa. Acho bem que se esforcem, acho bem que puxe por eles… para evitar epocas desastrosas como a anterior.

Tou a gostar :wink: vamos ver, quando for mais a sério!

O microciclo inaugural do futebol profissional do Sporting continua a aumentar, progressivamente, a intensidade e a componente táctica das unidades de treino, com a sessão matutina de quarta-feira a ser constituída por um período de cerca de 25 minutos de corrida contínua, [b]seguindo-se a realização do teste 'yo-yo'[/b]. Paulo Sérgio dividiu o grupo em dois para a realização destes exercícios, bem como para o jogo de seis para seis em espaço reduzido com balizas.

in Sporting.pt

É isso mesmo, puxar pelos meninos . :twisted:

Tou agradado com este início de trabalhos na Academia sinceramente! Toca a correr malandros!!! ;D

Penso que não foi ele. Costinha é o “culpado”. :great:

Uma excelente condição física é meio caminho andado para uma boa época. Espero que o PS os obrigue a correr e a suar a sério, algo que não lhes acontece há alguns anos…