Trabalhar na Europa... HELP!

Boas,

Abri este topico porque estou a pensar seriamente em ir trabalhar para fora. Não tenho eu muitos conhecimentos nesta matéria gostava de saber a vossa opinião ou mesmo experiências que tenham passado, se assim o entenderem, claro. :great:

Tenho um bocado de receio que as coisas corram mal, mas tambem se for assim nunca saímos da cepa torta. ;D

Alguma empresa que conheçam ou pessoa que contrate pessoal la para fora, essas informações tb são bem vindas :stuck_out_tongue: :great:

Obrigado.

Depende sempre do que souberes fazer, porque há áreas com maior procura e outras com menos. De um modo geral, neste momento os países europeus não são uma boa aposta para procurar emprego, a não ser claro está nas profissões mais necessitadas (e creio que são sobretudo as relacionadas com a área da saúde e IT - tecnologias de informação).

Depende do que se quer fazer. Se estiver disposto a aceitar um trabalho mais básico para começar, Suíça, França e Alemanha, por aí, são sempre boas opções.

se quiseres pensar em grande, aprende a falar norueguês e vai para lá…

a vida é dificil por causa do tempo, frio e escuro no inverno mas ganha-se muuuuuuito bem e as condições de trabalho são muito boas

as pessoas tb não são nada fáceis, frias, frias, dificilmente fazes amigos em pouco tempo!

Disseram-me que Reykjavík é uma excelente cidade para quem está na área das artes (música, cinema, televisão, etc) porque fornecem condições muito boas a quem procura trabalho dentro da área, agora resta saber se isso é mesmo assim.

agradeço as dicas que aqui deixaram :great:

Uma vez mais, depende da área em que se trabalha, não é chegar à Noruega (mesmo a falar a língua) e toma lá um emprego em que ganhas rios de dinheiro e não gastas coisa nenhuma.

E falar a língua não se consegue propriamente à distância, não é das mais fáceis pra isso, mas uma possível porta de entrada é conseguir um estágio numa empresa com contactos ou relacionada com aquela em que trabalhamos, andar lá por uns tempos (meio ano pelo menos) e ir preparando o terreno para se arranjar o trabalho pretendido caso acabem por gostar… e é preciso experimentar para o saber, os Invernos são longos e rigorosos e o ritmo de trabalho não tem nada a ver com o de Portugal.

Regra geral, na Noruega ganha-se muito bem seja em que profissão for… e também se tem despesas muito elevadas (como por exemplo no centro de Oslo onde se dá 5 a 7€ por uma cerveja… fora da grande metrópole a coisa é mais simples, mas então as pessoas têm de esquecer por completo a ideia de trabalhar num centro urbano, como Lisboa e arredores e habituar-se a uma vida no meio dos bosques assim meio para o isolado).

O portal EURES pode ser-te útil, tem uma secção com vagas de empregos (“Procurar emprego”) onde podes seleccionar diferentes países e tipos de empregos:
http://ec.europa.eu/eures/home.jsp?lang=pt

A secção “Viver e Trabalhar” também te dá todo o tipo de informação sobre o mercado de trabalho e as condições de vida em cada país, caso queiras ter uma ideia de como se passam as coisas nesses países:
http://ec.europa.eu/eures/main.jsp?acro=lw&lang=pt&catId=490&parentId=0

É organizado pelos centros de emprego de todos os países da UE/EEE/Suiça, dá mesmo acesso a muita informação :great:

Está muito engraçado. :great: Sobre a parte do “Viver e Trabalhar” já andei a ver a maioria dos tópicos e posso assegurar a fiabilidade da info no que à Suécia diz respeito.

Cheguei a Portugal em Agosto e tencionava em Outubro voltar a ir para fora!

As ideias iniciais eram Austrália, Noruega e Holanda, mas não punha nada de parte.

Pus-me à procura de trabalho desde então e hoje, mantenho-me em Portugal.

Reparei que nos países em que há realmente falta de gente há o problema do visto (Austrália, Angola, Nova Zelândia) enquanto que nos outros apenas procuram gente com muita experiência ou que saibam a língua nativa (Noruega, Alemanha…).

O que te posso aconselhar ainda assim é que te inscrevas no maior número de sites de emprego que possas e posso-te dar o nome dos mais importantes que me lembro:
Hays - www.hays.com
Michael Page - www.michaelpage.com
Xpatjobs - www.xpatjobs.com
Rede EURES - Como alguém falou em cima

Esses são sites gerais, claro que para cada país específico tens ainda mais sites. Se quiseres mais info é só dizeres.

Aconselho.te também a identificar as empregas que te possam interessar e ainda assim fazer uma candidatura espontânea como envio de CV (personalizado, esquece o Europass) e carta de motivação.

Aconselho também a ires a uma instituição que te dê umas dicas em como deves elaborar um currículo e uma carta de motivação (Cidades das Profissões no Porto p.e.) ou então procura na net exemplos dos mesmos.

Boa sorte aí para a buscar, nunca desanimes!

Se nao especificares a area ou areas em que estas disposto a procurar, torna-se dificil dar conselhos mais que gerais.

Deixo aqui um “post” dum dos meus contactos do Facebook, Filipe (so mesmo para estabelecer a autoria, nao divulgo o nome completo nem a localizacao do “post”) que te pode ajudar se procurares em Londres ou zonas adjacentes. Junto tambem um comentario meu ao “post”, caso te venhas a estabelecer na zona podes encontrar informacoes adicionais uteis em: www.trabalhoemlondres.com

Atencao que nenhum de nos os dois e nenhum guru em procura de emprego ou deslocalizacao, isto devem ser encarado como simples dicas prestadas graciosamente, qualquer decisao que alguem venha a tomar nao nos vincula de modo algum.

PARA QUEM ESTA A PENSAR EM DEIXAR PORTUGAL E QUER VIR PARA LONDRES PROCURAR TRABALHO, AQUI TEM INFORMACAO...

Como encontrar emprego em Londres?
“É fácil encontrar emprego em Londres?” É uma pergunta muito comum que já muita gente me colocou. A resposta depende bastante do tipo de emprego que procuras e das qualificações que tenhas. Mas vamos primeiro aos factos:

• Sim, é verdade que ha mesmo muita oferta de emprego em Londres;
  • Sim, é verdade que o ordenado mínimo são £5,50 à hora;
  • Sim, é verdade que havendo várias empresas multinacionais na capital, eles necessitam de pessoas que falem outras línguas, inclusívie o Português;
  • Mas também é verdade que os empregadores dão preferência às pessoas Britânicas;
  • É verdade que mesmo que não haja um Britânico para preencher a vaga, os nativos de língua Inglesa (Americanos, Irlandeses, Australianos, Sul Americanos, Canadianos, etc.), são a segunda preferência dos empregadores;
  • Também é verdade que ha muitos Britânicos a falarem várias línguas, inclusívie o português;
  • É verdade que nas situações em que os empregadores preferem contratar um estrangeiro é porque também lhes querem pagar um ordenado inferior ao que pagariam se fosse um Britânico.
  • É verdade que os empregadores preferem contratar um estrangeiro que já tenha experiência a trabalhar no Reino Unido do que um que só tenha experiência no estrangeiro, ou pior ainda, que não tenha experiência nenhuma em lado nenhum.

Tendo o acima mencionado em atenção é preciso considerar 2 coisas muito importantes antes de se tomar qualquer decisão sobre sair do país de origem, para se aventurarem a vir tentar a sorte no Reino Unido:

• Devem ter algum tipo de qualificação ou experiência que podem utilizar como característica distintiva relativamente a outras pessoas que concorram ao mesmo tipo de cargos que vocês;
  • Têm que ter a certeza absoluta de que querem ir para o estrangeiro mais que tudo e que não vão desistir facilmente.

Acho que convém distinguir nesta fase os tipos de oportunidades que podem conseguir e o que podem tentar fazer para as conseguir dependendo do tipo experiência que têm e do emprego que pretendem:

Perfil no.1: Não têm muita experiência nem qualificações e não são fluentes no Inglês
Pessoas que estejam neste caso que queiram mesmo vir para Londres aconselhava tentarem encontrar emprego e alojamento ambos por volta das zonas 4, 5 ou 6 de Londres já que têm que considerar que não será provavel encontrar um emprego que pague muito bem logo ao início, logo viver fora do centro de Londres será a opção mais sensata já que os preços dos quartos são bem mais baixos do que nas zonas mais centrais. Nesse caso convém também evitar candidatarem-se para empregos nas zonas mais centrais porque o custo do transporte diário será demasiado elevado e, logo não irá compensar.

Tipos de empregos mais fáceis para pessoas que preencham o perfil 1:

• Bar/pub, restaurante: o mais fácil é mesmo ir directamente a todos os pubs/restaurantes da zona onde morarem e pedirem directamente se estão a precisar de algum empregado(a) de mesa ou ajudante de cozinha. Alternativamente podem ir a um dos vários sites de emprego e pesquisar por “catering, bar jobs ou waitressing”.
  • Limpezas: situação semelhante à mencionada acima. Geralmente um empregado de limpezas doméstico podera alcancar melhor salário do que um emprego de limpeza de uma empresa;
  • Construção Civil: É um trabalho relativamente fácil de se conseguir principalmente para quem “não tem medo do trabalho” e ganha-se muito melhor do que a trabalhar como empregado de mesa;
  • Nanny: Poderás considerar ser uma Nanny ou Au-Pair. Geralmente a Au-pair é contratada do país de origem e vai viver para casa de uma família onde lhe dão cama e comida para além de um pequeno/médio salário e em troca terás que tomar conta dos filhos/crianças e possivelmente ajudar nas limpezas da casa. Já a Nanny pode ou não estar a viver internamente na casa da família e geralmente os seus salários são mais elevados do que os de uma Au-pair. Existem várias agências em Londres para Nanny´s como por exemplo http://www.nannyservice.co.uk/
    Já para se encontrar um emprego de au-pair, a agência Multiway, por exemplo, em Portugal, proporciona programas de estudo no estrangeiro enquanto se trabalha como au-pair.

Salário médio: £700/mês

Perfil 2: Alguma experiência ou qualificações no país de origem e com um nível de Inglês razoável:
Estando nesta situação as oportunidades para se encontrar um emprego com um salário mais razoável são melhores do que no Perfil 1 e será possivelmente também mais fácil subir na carreira.

Alguns tipos de empregos relativamente fáceis de conseguir para pessoas que se enquadram neste perfil:

• Trabalhar numa loja: desde que tenham uma boa apresentação, com um certo nível de educação e que sejam bons comunicadores será relativamente fácil encontrarem um emprego numa loja. Lojas conhecidas como a Zara ou a TopShop por exemplo, estão a recrutar constantemente.
  • Trabalhar numa área técnica: se tiverem uma qualificação de algo técnico como electricista ou canalizador ou mecânico ou algo semelhante, torna-se muito mais fácil de encontrar emprego e por terem as qualificações necessárias, geralmente estes empregos são bem remunerados;
  • Vendedor: empregos para vendedores é do que há mais nesta capital. É preciso ter-se “jeito” para a venda e ser-se bom comunicador, mas estes empregos de vendedores são, talvez, dos mais fáceis de conseguir para uma pessoa de qualificações médias e daqueles em que se poderá vir a ter salários mais elevados. Senão a curto, será a médio/longo prazo. Por exemplo existe muita a procura por “field sales” ou seja, serias o representante de uma empresa que teria que ir, por exemplo às lojas rectificar stocks de produtos e informar os retalhistas de novos produtos quando são lançados. Geralmente com um emprego de field sales, tens direito a carro, telemóvel, salário básico e comissão dependendo do volume ou valor de vendas atingido. Outros tipos de trabalhos para vendedores passam pelo telemarketing, trabalhar para uma agência imobiliária ou para uma agência de recrutamento entre tantos outros.

Salário médio: £800 - £1100/mês básico + comissao.

Perfil 3: Completaste as tuas qualificações ao nível universitário ou tens muita experiência na tua área inclusivie já no Reino Unido e tens um nível de Inglês muito bom.
Se és um recém licenciado que quer ir trabalhar para o estrangeiro a minha sugestão caso queiras ter um bom emprego no estrangeiro e não ter que passar por empregos não relacionados com o teu curso é candidatares-te só para empresas em Portugal que tenham presenças no estrangeiro e/ou directamente para empresas no Reino Unido na esperança de ter uma entrevista directamente com eles. Caso a segunda opção não acontença, concentra-te em encontrar um emprego numa empresa multinacional que, assim que estiveres lá dentro torna-se muito mais fácil de ires trabalhar para o estrangeiro dentro da própria empresa.
Pessoas com este perfil poderão ter a maior dificuldade em encontrar o tipo de emprego que pretendem porque será aí que estão a batalhar por um emprego face a face com candidatos com um curriculum muito semelhante mas que são Britânicos. É neste tipo de situação que deverão ter que ser mais pacientes e, possivelmente ter que encontrar um emprego que não tenha muito a haver com o que pretendem só para se irem aguentando até encontrarem outra coisa melhor. Por isso é que aconselho a que tentem entrar numa empresa multinacional caso possam. Ou alternativamente se sairam da universidade à pouco tempo então aconselho candicatarem-se ao Programa INOV Contacto que vos irá servir de rampa de lançamento para encontrarem um trabalho no estrangeiro. Têm é que ter em atenção que tanto podem vir parar para Londres como podem ir para a China já que é assim que o programa está definido.

Salário médio: A partir de £1200

Claro que poderão estar a ler este post e achar que não se enquadram em nenhum dos perfis mencionados, mas estas são apenas indicações genéricas e de certeza que não se aplicam para todos, mas espero que ajudem a servir como ponto de partida para alguns.

Relativamente a alguns bons websites que poderão utilizar para tentar encontrar emprego em Londres, aconselho os seguintes:

Alternativamente podem fazer uma pesquisa pelo tipo de trabalho que procuram e a sua localizacao no botao de busca para emprego que coloquei no rodapé do blog.

Algumas agencias de recrutamento:

Se por outro lado precisarem de umas dicas na construcao do vosso CV para ficar mais apelativo aos empregadores Britanicos, entao podem utilizar os conselhos deste website Britanico que é um dos mais conhecidos de forma a melhorar os CVs:

Bem, e aqui ficam algumas ideias sobre os primeiros passos para conseguirem encontrar emprego em Londres que espero serem úteis para algumas pessoas. Boa sorte para quem está actualmente à procura de emprego!

O meu comentario ao post anterior:

Todas estas informacoes sao bastante uteis, obrigado por partilhares. Em relacao a licenciados a procura de emprego, e mais facil se tiverem experiencia em areas para as quais nao haja desemprego / excesso de oferta de candidatos, mas torna-se tambem bastante mais facil para quem estiver ja a viver no Reino Unido ser chamado para entrevistas. Todavia, a opcao de vir para o RU lavar pratos (por assim dizer) enquanto se procura por uma coisa melhor comporta os seus riscos, ja que: 1. os bares etc preferirao contratar pessoas que nao desaparecam assim que arranjarem qualquer coisa melhor (tal como vinha descrito no artigo do DN de ha tempos). 2. Se acabar por se passar muito tempo a lavar pratos, nao fica la muito bem no CV. E preciso sopesar os pros e os contras de optar por uma deslocalizacao rapida.

concordo com quase tudo, só mencionei a lingua porque segundo julgo, sem falares noruegues esquece nem a varrer as ruas arranjas emprego…

de resto as despesas são muito altas como mencionas mas os ordenados também o são, para fazer a vida “portuguesa” ir ao café, jantar fora, etc… esquece tens que ter um emprego “fabuloso”, mas para fazer uma vida à noruegues consegues guardar algum dinheiro trabalhando num emprego normal, tipo no mac eles ganham perto de 1800€, se conseguires por de parte 10% são quase 200€ enquanto que em portugal são 40€…

lá com vontade de trabalhar e falando noruegues é relativamente fácil arranjar trabalho, segundo eles dizem, têm 700 mil postos de trabalho vagos que ninguém quer preencher… são trabalhos duros e em zonas chatas mas se fores flexivel e tiveres vontade podes ganhar bom dinheiro! aconselho-te é a não ir sozinho!

Emigrei à pouco tempo, e na cidade onde estou, Dijon,e a procura de pessoal para manutenção industrial é brutal.
O salário embora não seja excelente, é muito bom, e a carga de trabalho/horas semanais, são menores que em Portugal.
Cá trabalha-se 35 horas em grande parte das empresas, dando a sexta-feira à tarde, visto que horas extras é esquecer, são pagas em vales de hipermercados/pequenas ofertas para a habitação, como por ex, máquinas de café, canapés e outros produtos.
Quase se consegue mobilar uma casa assim.
A grande dificuldade passa por alugar uma casa, já que só com o CDI na mão e 3 folhas de Peia, vulga folha salarial é que se consegue.
Mas dificilmente alguém que entre numa empresa deste ramo, está mais que 1/2 semanas a espera da folha.
Há também imensa procura de Electricistas com carteira profissional, com excelentes salários, à volta dos 2500 euros, e também de soldadores.
Se interessar a alguém…

E que grande post. Como o Angel disse, quanto mais especifico fores em termos de experiencia e da area pretendida, mais facil sera dar ajuda. Qualquer pergunta acerca de UK, ou Londres especificamente, apita. :great:

Não é para desencorajar ninguém, mas esta reportagem (disponível por tempo limitado) ajuda a ter uma visão mais realista do que envolve emigrar dentro da União Europeia (e também Suiça) hoje em dia:

http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=28597

Falaram aí para trás dos nórdicos e de como eles são mais frios e fechados…

Eu estou de Erasmus na Alemanha e já conheci vários alemães e noruegueses. São todos 5*, simpáticos, divertidos, etc. Completamente o oposto do que se vai dizendo sobre eles.

Em relação a Alemães já conheci dos muito divertidos e dos chatos como a potassa. Varia muito com a região donde são - os tipos da Bavária por exemplo são em geral divertidos.

Tendo já passado pelas duas experiências, sempre te digo que estudar, sobretudo num programa como o Erasmus, e trabalhar num país são experiências substancialmente diferentes em termos de relacionamentos sociais. Acho que só podes mesmo saber como te dás se passares uns tempos na Alemanha a trabalhar, e aí já poderás fazer a comparação. De qualquer modo, sou adepto de se retirar sempre o melhor do sítio onde se está, e isso pode envolver adaptações da nossa forma de estar e de se relacionar.

Eu até agora todos os noruegueses que conheci eram gajos acessíveis e engraçados, não notei frieza e distanciamento nenhum. Mas também não conheci assim tantos.

:offtopic:

Oh Casdio , estão de ERASMUS . Toda a gente é aberta em ERAMUS. Seja que nacionalidade for :twisted: :mrgreen:

Também já pensei nesta temática . MAs só depois da acabar a licenciatura e/ou mestrado . Até agora pesaram mais os contras do que os prós .