O jogo de ontem pode e deve ser visto como um ocaso atípico, algo que dificilmente acontecerá futuramente.
Dois aspectos determinantes para uma má exibição e para justificar o pouco de qualidade que o Sporting conseguiu fazer:
Jogadores ingleses de uma equipa habituada a perder, a defender, a jogar para o resultado, a queimar tempo, a enervar e a entrar em quezílias.
Segundo aspecto: permissão da arbitragem para tudo o que foi referido no ponto anterior. Péssima arbitragem, ou por outro lado, arbitragem a indicar ao que vem durante o resto da época. Preparem-se porque cada vez que o Sporting se levanta mais forte, eles tratam de nos desanimar novamente.
Quanto à questão das transmissões, indicar que não deveria haver transmissão parece-me um absurdo. Não me fio em relatos e muito menos no que vem escrito nos jornais. Como poderei acompanhar a minha equipa e sua evolução se não vir com os meus olhos? Depois cada qual tira as ilações que quiser e bem entender. Se há quem fique já amedrontado e preocupado, paciência. Há sempre quem seja apologista e portador das notícias de desgraça e catástrofe. Alguns são felizes assim.
Quanto ao jogo propriamente dito, penso que foi positivo os jogadores encararem com outra realidade. No entanto, há que perceber que, durante as duas partes do jogo o Sporting não conseguiu superar uma dificuldade diferente que lhe surgiu e ainda não tinha surgido durante a pré-época: o jogo físico, viril, duro e a roçar a maldade. E tentamos contrariar isso tentando usar a nossa força, o que não existe praticamente nos jogadores do nosso clube e jogo directo, algo em que o Sporting nunca foi bom.
Individualmente:
Boeck: Inseguro, mau com os pés. Não me recordo de um passe longo bem efectuado, fora as bolas que saíram directamente para fora. Das duas uma, ou começa a mostrar nervosismo porque há a possibilidade bem real de finalmente assumir a baliza ou as épocas em que ficou no banco fizeram-lhe mal e regrediram a sua qualidade. De qualquer forma, exige-se muito mais ao GR que assumir a nossa baliza. A rever.
Welder: Agradável surpresa. Físico qb, atento defensivamente, apoiou bem o ataque nas poucas vezes que lhe foi possível. Parece-me que será um bom concorrente para Cédric.
Maurício: Não é um portento técnico, mas não parece desprovido de alguma técnica com os pés. Parece-me é ter bastante vontade de jogar simples e seguro, pelo que por vezes mais vale deitar fora ou fazer o passe curto. Raçudo, tem aquela pinta de central que sabe encostar duro o suficiente no adversário para colocá-lo em alerta, sem ser violento. Dos centrais existentes na equipa, parece-me o que se perfila com maior ar de “patrão”.
Rojo: Por muito que eu veja qualidade neste jogador, perde-se com qualquer quezília em campo, deixando de lado tudo o que interessa e focando-se em aspectos anti-desportivos. Duvido que evolua o suficiente para ser considerado titular de caras. Continuo a ver qualidade, mas não vejo a evolução necessária.
Evaldo: Decididamente, é daqueles laterais que tira um bom jogo por época. Lento de raciocínio, reage sempre tarde a tudo, seja ao adversário, seja a um passe, a um pedido de desmarcação. Novamente, não é lateral para o nosso clube.
Rinaudo: Preocupante, é aquilo que me apraz dizer da sua exibição neste jogo e de tudo o que se tem visto na pré-época. Saiu ao intervalo. E percebeu-se porquê.
André Martins: Qualidade para dar e vender, rápido e pressionante. No entanto, sempre que o jogo entra numa atitude física e viril, André Martins esconde-se e desaparece de jogo.
Adrien: Bem na intensidade, na vontade, na condução da bola. Está feito outro jogador simplesmente porque mudou de atitude. Ainda bem, ganha-se um bom médio que é da casa.
Capel: E as alas parecem cada vez mais entregues a um qualquer Esgaio, Chaby ou Wilson Eduardo. Quando Capel está bem fisicamente ainda consegue algo individualmente. Pena que me parece que nem a velocidade de quando chegou ao clube, existe já em Capel. A meu ver, tem desiludido bastante quando se esperava outra atitude agora que a equipa parece ter algum sentido táctico e colectivo, Capel parece uma peça à parte da engrenagem.
Carrillo: Voltou a tentar complicar e jogar mais “bonito” e acaba por se perder. E ontem, 2 segundos com a bola no pé era tempo a mais. E há que ter inteligência para perceber isso, quando pode “abusar” dos recursos técnicos ou quando deve jogar mais simples. Mas também é verdade que já lhe vi jogos muito piores.
Montero: Sem grandes oportunidades, continuo a ver um PL com inteligência na movimentação, no contacto com o defesa contrário. Mas ainda assim, muito pouco para provar que pode ser um PL à altura do nosso clube.
Quanto às substituições, realço somente que Wilson Eduardo foi uma lufada de ar fresco nas alas, Chaby teve também excelente pormenores e William Carvalho entrou muito mal em jogo, mas quando entrou no ritmo de jogo, voltou a mostrar a qualidade exibida nos últimos jogos. Cada vez mais me convenço que o lugar de “6” vai ser-lhe entregue.