[Torneio Guadiana] SPORTING 2 x 3 West Ham

Foi uma exibição muito fraca de um Sporting que me pareceu muito experimental. Algumas notas:

O Marcelo é um jogador com o qual é fácil simpatizar, mas continua a mostrar e a transmitir pouca segurança. Saídas muito hesitantes e um jogo com os pés simplesmente horrível, fazem com que eu deseje ainda mais que o Patrício fique.

O Evaldo voltou a mostrar que não tem capacidade para ser titular no Sporting. Falta-lhe capacidade técnica e posicionamento. Compensa com vontade, mas isso está longe de ser suficiente.

O Mauricio começa a não me parecer tão mau quanto isso. Tanto ele quanto o Rojo tiveram um jogo de grande desgaste físico. Gostei de ver os centrais imporem “respeito” e travarem uma sequência de entradas duras dos ingleses.

O André Martins perde muita da sua influência quando o jogo ganha uma dimensão mais física. Precisamos de alternativas para este tipo de jogos.

Adrien foi o jogador mais da equipa. Principalmente na primeira parte, foi quem mais correu e quem mais tentou levar a equipa para a frente.

Carillo a voltar à sua habitual inconsequência e a mostrar que precisamos de alternativas para jogar como extremo.

O Montero recebeu pouco jogou, mas ainda assim deu para ver bons pormenores técnicos. Tem é que jogar mais com os olhos na baliza.

É por causa de jogos como o de ontem, que defendo que os encontros de Pré-Epoca do Sporting não deviam ter transmissão televisiva.

Ganha-se e é um extase total, a euforia, “o rumo certo”, a melhor escola do Mundo, etc etc.
Basofia total dos Sportinguistas.

Perde-se, e ai Jesus, é a depressão entre os Sportinguistas, o horror, o caos. Coloca-se tudo e todos em causa, os reforços que eram bons já não servem, o trabalho competente dá lugar á incompetencia.

Incrível como neste clube se vai do 8 ao 80, e novamente ao 8 num abrir e fechar de olhos. Nem eramos os melhores do Mundo por termos ganho á Real Sociedad, nem somos os piores do Mundo por termos perdido com o West Ham.

Somos meramente uma equipa nova, recheada de valor e juventude, com muita ambição, mas que precisa de tempo, estabilidade e muito trabalho para consolidar processos e crescer como equipa.

Agora é que disseste grande verdade Gtony, seria muito melhor sem transmissão televisiva, assim fica tudo muito euforico ou muito stressado. :great:

Acho que não jogámos nada, por três razões simples:

• Defesa não é a que será a titular (Evaldo, Rojo e Welder embora este último tenha deixado bas indicações de que a direita está tranquila no que a opções diz respeito);

• Rinaudo;

• Somos mais baixos e menos forte, especialmente Montero é fraco para jogar sozinho na frente.

Tudo isto junto motivou a charutada excessiva, e consequentemente foram poucas as segundas bolas que ganhámos. Ainda assim fiquei contente com o jogo, porque se nota que estamos muito melhor do que aquilo que seria de prever. Afinal de contas estamos a montar uma equipa com ex-juniores e com refugo do brasil. Afinal de contas estamos no nosso ano zero. E vi ali muita garra, tudo pronto para andar à mocada se fosse preciso, e isso significa que o grupo está unido.

Sobre BdC: respeito eterno. Até aceito que digam que era escusado tanta coisa, mas a arbitragem foi ridícula, amadora e estragou o jogo. A malta podia ter-se aleijado a sério e os 3 minutos descontos não lembram a ninguém. Escusado sim. Ridículo, não.

Sobre BdC e William: notou-se perfeitamente que o que BdC lhe estava a dizer era que ele devia ter rematado logo e cagar no apito do arbitro. O jogo acabou com a bola nos pés dele. Não foi discussão nenhuma, não inventem.

Queria jogar com o braga.

No comentário anterior, não o referi mas também é necessário referir a postura da equipa inglesa. Anti-jogo desde a primeira parte, com o jogo ainda empatado? O Municipal de Portimão possibilita-nos a vantagem de ouvir quase tudo o que os jogadores dizem em campo e do lado dos ingleses era constante ouvir: “Wait, wait, wait” ou “slow down”, sempre que iam marcar um lançamento livre ou uma falta.

Para não referir a dureza das suas entradas e as provocações para o público. Sinceramente, não percebo este tipo de comportamento num jogo desde tipo.

A citar-me a mim próprio… E acho que o poderia/poderei fazer várias vezes durante a época, se tudo continuar assim.

Não sei se é o teu caso ou não, mas só quem não conhece Londres é que fica admirado com este tipo de comportamento.
Muitos acham “bonito” todo aquele feeling do West Ham, eu conhecendo bem as peças, acho-o apenas nojento.
Imaginem uma equipa composta por Jorges Costas, Paulinhos Santos e Petits, e claque composta por gunas da Ribeirinha e Margem Sul.

Já foram um clube engraçado…
Alias, até é o clube inglês apropriado para pré-epocas no Algarve.
Os ingleses labregos que populam os algaves são muitos de east london e adoram isto.

Sinceramente, não sabia que West Ham era o Boavista lá do sítio, mas a descrição que fizeste vai plenamente de encontro ao que eu vi ontem à noite.

Mas se o West Ham é o clube dos labregos ingleses, então o jogo deveria ter sido mais para os lados de Albufeira, onde eles se concentram todos. Talvez daí a pouca afluência de ingleseses ontem à noite.

A verdade é que não tinha anti-corpos relativamente a nenhum clube da Ilha, mas agora ganhei um certo ódio a esta equipa de caceteiros.

Bom post. :great:

Discordo de algumas coisas, no entanto.

Considero que a dupla Adrien e Martins, tem sido das melhores coisas que temos visto nesta pré época e apesar dos problemas de Martins por estar demasiado adiantado e sem apoios que não os centrais de jogadores pouco verticais, é para servir de base ao novo Sporting. Espero é que, ao contrário de ontem, com um jogador como 6 com outra capacidade de construção, de ocupação de espaço e com outra capacidade para ter a bola. William ontem entrou mal, mas face aos sinais anteriores, não tenho como certo que deixe de ser a primeira opção, principalmente porque encaixa melhor, muito melhor com Adrien e Martins do que Rinaudo. Por mim, suportaria as dores de crescimento de olhos fechados por parte de quem naturalmente vai crescer e está em evolução, bem melhor do as dores de quem tem defeitos que são intrinsecos.

Mais, o critério que falas e que é importante e não é pela utilização e Adrien e Martins, IMO, que ele falta e se Wiiliam não corresponder e isto no meio campo, só não estará em causa se se optar por algo que não desejando, talvez tenha que acontecer, que é Dier na posição 6.

Seja como for, os laterais de ontem foram ( e provavelmente são ) fraquíssimos no transporte e sempre que tinham a bola, somando a isto extremos que têm os problemas que já são conhecidos. Quando vi o 11, assumi que experimental e com o objectivo de rodar jogadores, até porque jogamos novamente amanhã, pensei que parte do bom que se tem visto, não o veríamos ontem.

O plantel é curto em qualidade, faltam referências de qualidade e com maturidade, mas essas já faltavam no passado, gastando o que se tinha e o que não se tinha. Mas e não sendo visível ontem, a entrega, solidariedade ( bem, estas foram, em parte ), os princípios de jogo ( equipa adiantada no terreno, pressão alta e dinâmica quando em posse ), penso que serão e estarão a ser trabalhadas e darão resultados. À medida de da qualidade que existe, que não é muita, mas darão resultados.

Até o treinador deles tinha cara disso.
E sim, tivesse sido em Albufeira e estava mais composto.
Eles até viajavam para ver a equipa, mas conduzir bebado no algarve é tramado nesta altura.

Se eles sóbrios já são um perigo, bêbados então…

Como até já debati contigo noutro tópico @Lion73, vou deixar aqui mais uma vez a minha opinião, contrária à tua, de que esta dupla no meio campo, enquanto médios ofensivos, é uma nulidade total e nunca na vida iremos ver bom futebol, mas bom futebol a sério, com eles os dois ali.

Será sempre isto, um “futebol apoiado, esforçado, de toque curto”. Resumindo, alguma luta e pouca ou nenhuma objectividade.

Muito preocupado…

Um reparo também à (des)organização. As centrais estavam à pinha. A Nascente onde eu estava, acabou por por ficar com pessoas em pé e pessoas espalhadas pelos degraus, enquanto nos topos havia muito espaço.

Não é que discorde da tua opinião, acho que tínhamos muito a ganhar com um 10 mais criativo. Mas ontem, foi precisamente por sermos completamente passarinhos a defender que não ganhámos o jogo, pois o Westham nada produziu para marcar 3 golos, e os 2 que fizemos deviam ter chegado e sobrado para vencer.
É verdade que fomos muito macios no ataque, e criámos poucas oportunidades, mas tenho algumas dúvidas que se tivéssemos um 10 como o Matias (por exemplo) a coisa tivesse sido muito diferente. Invariavelmente não conseguíamos sair para o ataque, não por falta de qualidade técnica, mas por falta de poder de choque. Os jogadores do Westham pressionavam alto e entravam à bola com tudo, e perdemos praticamente todos os duelos físicos. É verdade que a técnica e a criatividade se sobrepõem muitas vezes à força física, mas para isso também convém ter um árbitro melhor que o de ontem…
Por outro aldo cada vez tenho mais a certeza que o João Mário tem lugar nesta equipa, pois com o Labyad fora das contas não há ninguém para substituir o André Martins (que até nem tem estado na melhor forma). Ontem o Chaby ainda fez o lugar, mas não tendo mais extremos com pé-esquerdo (além de Capel) seria preferível mantê-lo na direita.

Apesar de gostar muito do AM e de o Adrien me estar a calar com as suas boas exibições, tenho que concordar com o VeDrIx.

Se tivéssemos um 10 a sério a conversa poderia ser outra…

Eu não estou assim tão seguro quanto ao nosso nível defensivo. À imagem do que senti nos outros jogos, acho que não somos tão fortes como se quer dar a parecer. A equipa não se posiciona mal, mas não sinto assim tanta segurança, principalmente por causa de lacunas individuais. A falta de qualidade de que (bem) falas lá na frente também existe lá atrás.

Lá na frente, tens razão. Só não concordo com uma coisa: maior problema que dos médios de construção, nota-se no trabalho dos alas. Na construção de jogadas, nos desequilíbrios (salva-se o Carrillo, embora não o fizesse de forma consistente ao longo da partida) e no apoio central ao avançado centro. Quando o Montero baixa, não vejo grande soluções a ocupar aquele espaço, tirando o Wilson no jogo anterior. Provavelmente uma equipa mais curta e subida ajudaria, mas isso colocaria outros problemas e nem sempre tal se verificou no passado. Estes laterais também ajudaram quase zero ao movimento atacante. O Evaldo ainda tentou, mas é o Evaldo…

[hr]

Um “10” construtor de jogo, tipo Balakov? Ou um “10” de desequilíbrios no 1X1, tipo Matías? Eu tenho de perguntar, nunca sei bem de que se fala quando se puxa o número “10” para o debate.

Já reparei que gostas dessa dupla. :slight_smile: Por agora vejo , no limite , um trio de extrema contenção apoiado por um trio ofensivo fortíssimo. Como não espero que esse 2º trio apareça , o primeiro para mim parece-me insuficiente. Até pela forma como eu gosto de ver a equipa abordar o jogo. Ontem nem foi um problema de ser enfadonho , foi que nem sequer tivemos oportunidade de o tornar enfadonho :smiley: ,

Claro que tens razão quando referes o não apoio dos laterais ontem mas quando estes aparecem também trazem problemas depois nas dobras e nos posicionamentos defensivos , e aí vejo nestes jogadores o problema da manta curtinha. Quando se puxa de um lado , fica descoberto do outro. Entre os dois não vejo como é que um não acabará por saltar. Claro que a pergunta seguinte é quem será o terceiro jogador ? No limite poderia ser ninguém , e jogar-se num esquema de 2 avançados (Montero ali entre falso médio ofensivo e avançado) mas não me parece. O terceiro não existe. Labyad não conta para isto por agora. O Chaby ainda não é esse jogador.Dai que a expectativa inicial era terem chegado jogadores para o meio campo ofensivo , a nossa zona mais débil no passado e que mais ficou ainda com a situação Bruma. De repente parece que estamos ainda mais fracos nessas zonas do terreno .

Para mim é futebol com “critério”. Com o mínimo de critério, pelo menos. Por imperfeitos que sejam, continuo a pensar que fazem parte do melhor que a equipa tem apresentado. E que as dificuldades que o Sporting tem demonstrado, estão longe de passar por eles. Pelo contrário.

Nem é tanto por gostar da dupla ( que gosto ), não vejo é alternativas melhores, ainda. E não acho que o trio ofensivo seja fortíssimo. No sentido de se complementar. Entre si e entre o meio. E como o discernimento ( algum ) que tenho visto na pré época é precisamente no meio… :mrgreen:

Eu também não estou seguro de nada , e também acho muito cedo para tal. Apenas referi que se nota algo palpável a nível de trabalho , de atenção ao posicionamento , não tanto na qualidade dos executantes. E ontem dou o desconto porque o Patricio tinha agarrado metade daqueles cruzamentos. O Cedric pelo menos estaria mais á vontade que o Welder. O Dier é de longe o jogador na linha que me dá mais confiança. E pior que o Evaldo suponho que seja impossível. Mas também é óbvio que a qualidade não abunda. Eu sempre chorei pela chegada de um outro central. Veio o Maurício.

O jogo de ontem pode e deve ser visto como um ocaso atípico, algo que dificilmente acontecerá futuramente.

Dois aspectos determinantes para uma má exibição e para justificar o pouco de qualidade que o Sporting conseguiu fazer:

Jogadores ingleses de uma equipa habituada a perder, a defender, a jogar para o resultado, a queimar tempo, a enervar e a entrar em quezílias.

Segundo aspecto: permissão da arbitragem para tudo o que foi referido no ponto anterior. Péssima arbitragem, ou por outro lado, arbitragem a indicar ao que vem durante o resto da época. Preparem-se porque cada vez que o Sporting se levanta mais forte, eles tratam de nos desanimar novamente.

Quanto à questão das transmissões, indicar que não deveria haver transmissão parece-me um absurdo. Não me fio em relatos e muito menos no que vem escrito nos jornais. Como poderei acompanhar a minha equipa e sua evolução se não vir com os meus olhos? Depois cada qual tira as ilações que quiser e bem entender. Se há quem fique já amedrontado e preocupado, paciência. Há sempre quem seja apologista e portador das notícias de desgraça e catástrofe. Alguns são felizes assim.

Quanto ao jogo propriamente dito, penso que foi positivo os jogadores encararem com outra realidade. No entanto, há que perceber que, durante as duas partes do jogo o Sporting não conseguiu superar uma dificuldade diferente que lhe surgiu e ainda não tinha surgido durante a pré-época: o jogo físico, viril, duro e a roçar a maldade. E tentamos contrariar isso tentando usar a nossa força, o que não existe praticamente nos jogadores do nosso clube e jogo directo, algo em que o Sporting nunca foi bom.

Individualmente:

Boeck: Inseguro, mau com os pés. Não me recordo de um passe longo bem efectuado, fora as bolas que saíram directamente para fora. Das duas uma, ou começa a mostrar nervosismo porque há a possibilidade bem real de finalmente assumir a baliza ou as épocas em que ficou no banco fizeram-lhe mal e regrediram a sua qualidade. De qualquer forma, exige-se muito mais ao GR que assumir a nossa baliza. A rever.

Welder: Agradável surpresa. Físico qb, atento defensivamente, apoiou bem o ataque nas poucas vezes que lhe foi possível. Parece-me que será um bom concorrente para Cédric.

Maurício: Não é um portento técnico, mas não parece desprovido de alguma técnica com os pés. Parece-me é ter bastante vontade de jogar simples e seguro, pelo que por vezes mais vale deitar fora ou fazer o passe curto. Raçudo, tem aquela pinta de central que sabe encostar duro o suficiente no adversário para colocá-lo em alerta, sem ser violento. Dos centrais existentes na equipa, parece-me o que se perfila com maior ar de “patrão”.

Rojo: Por muito que eu veja qualidade neste jogador, perde-se com qualquer quezília em campo, deixando de lado tudo o que interessa e focando-se em aspectos anti-desportivos. Duvido que evolua o suficiente para ser considerado titular de caras. Continuo a ver qualidade, mas não vejo a evolução necessária.

Evaldo: Decididamente, é daqueles laterais que tira um bom jogo por época. Lento de raciocínio, reage sempre tarde a tudo, seja ao adversário, seja a um passe, a um pedido de desmarcação. Novamente, não é lateral para o nosso clube.

Rinaudo: Preocupante, é aquilo que me apraz dizer da sua exibição neste jogo e de tudo o que se tem visto na pré-época. Saiu ao intervalo. E percebeu-se porquê.

André Martins: Qualidade para dar e vender, rápido e pressionante. No entanto, sempre que o jogo entra numa atitude física e viril, André Martins esconde-se e desaparece de jogo.

Adrien: Bem na intensidade, na vontade, na condução da bola. Está feito outro jogador simplesmente porque mudou de atitude. Ainda bem, ganha-se um bom médio que é da casa.

Capel: E as alas parecem cada vez mais entregues a um qualquer Esgaio, Chaby ou Wilson Eduardo. Quando Capel está bem fisicamente ainda consegue algo individualmente. Pena que me parece que nem a velocidade de quando chegou ao clube, existe já em Capel. A meu ver, tem desiludido bastante quando se esperava outra atitude agora que a equipa parece ter algum sentido táctico e colectivo, Capel parece uma peça à parte da engrenagem.

Carrillo: Voltou a tentar complicar e jogar mais “bonito” e acaba por se perder. E ontem, 2 segundos com a bola no pé era tempo a mais. E há que ter inteligência para perceber isso, quando pode “abusar” dos recursos técnicos ou quando deve jogar mais simples. Mas também é verdade que já lhe vi jogos muito piores.

Montero: Sem grandes oportunidades, continuo a ver um PL com inteligência na movimentação, no contacto com o defesa contrário. Mas ainda assim, muito pouco para provar que pode ser um PL à altura do nosso clube.

Quanto às substituições, realço somente que Wilson Eduardo foi uma lufada de ar fresco nas alas, Chaby teve também excelente pormenores e William Carvalho entrou muito mal em jogo, mas quando entrou no ritmo de jogo, voltou a mostrar a qualidade exibida nos últimos jogos. Cada vez mais me convenço que o lugar de “6” vai ser-lhe entregue.