[Torneio Guadiana] SPORTING 2 x 3 West Ham

Jogo muito fraco, mas acho que foi um bom teste para ver o que os jogadores vão render contra equipas mais fracas fora de casa, em campos pequenos com más condições de relvado.

Aspectos positivos:
:mais: Montero - bons pormenores, parece-me boa contratação
:mais: Carrillo - está motivado e com boa atitute
:mais: Gerson Margão - jogou pouco tempo mas gostei. Não temos muitos jogadores com este estilo: criativo, transportador, playmaker. Pode ser o nosso 10.

No geral, a nota que fica é que há jogadores na B que vão dar muita luta aos da A, e não me admirava de ver muitos deles a serem incluídos regularmente na A.

:smiley:

Não gostei do nosso jogo, não gostei do árbitro mas isso em jogos com o Sporting tem sido normal, não gostei do Capel, não gostei do Rinaudo, não gostei do Evaldo, não gostei do Marcelo, enfim gostei de poucas coisas tais como o Adrien e Maurício, Carrillo e Montero em alguns lances, André Martins levou muita pancada cometeu alguns erros mas no geral gostei. Gostei do Chaby mas acho que no meio rende o triplo, gostei do Wilson…

Capel é inconsequente, enerva-me às vezes vê-lo com a bola muito tempo e depois perder lances que poderiam dar em perigo.
Rinaudo o querer e a vontade não chegam…
Evaldo não tem qualidade para a nossa equipa…
Marcelo parece que tem uns tijolos nos pés e parece-me muito nervoso o que é de estranhar quando se tem 28 anos e uma oportunidade de ouro para agarrar o lugar se o Rui for vendido…

Adrien é excelente vê-lo jogar assim, uma entrega enorme e grande qualidade…

Posto isto, não gostei de muitas coisas mas NÃO ESTOU PREOCUPADO, perder assim faz-nos mais humildes e mais fortes…e prefiro perder agora do que nos jogos a doer…

:arrow: :arrow: :arrow:

Edit: era só uma seta, o avatar entusiou-me.

Não entremos em histeria colectiva. Gosto que tenhamos perdido. Ainda temos muito que trabalhar, não podemos ficar a pensar que o trabalho está feito…

Se preferia que, a esta altura, fossem dadas melhores indicações? Claro, mas também estou a ver o 11 inicial recorrente a ser bem diferente do de hoje… E, não nos esqueçamos da transformação enorme que sofreu a equipa em meros 12 meses…

Hoje fiquei muito decepcionado com aquilo que vi do meu clube. Evaldo na minha opinião n se entende a titular, boeck vai nos dar tristezas se o rui sair, o andre martins e um jogador que tanto faz um jogo espetcular como não joga nada (ainda n percebi muito bem pk) e isto ja n é de hj, já é uma realidade ha2/3 anos e por isso e que nunca se afirma na equipa. Com isto tudo, aquilo que me fez mais confusão foi a burice do nosso modelo de jogo hj… Tentar contrariar o jogo dos ingleses com as mesmas armas kd esse é precisamente o nosso maior problema (estatura fisica) não me parce razoável… Xeguei a ver o mauricio que, como sabe-mos, e um potento tecnico, a “fazer” passes de 30/40 metros. Foi sem dúvida o pior jogo da pre tamporada kd nada o fazia prever mas enfim foi só um jogo. Já o nosso amigo rinaudo e um profissional espetacular mas um jogador muito limitado e prevejo prblemas para gerir os seu peso no balneário/adeptos tendo em conta o seu real valor futebolistico. Acho que é inaceitável ele não saber fazer um passe direito e mal saber dominar uma bola (peço desculpa mas já não e de agr e uma instituição como o SCP não pode depender de um jogador assim para iniciar a maioria das jogadas). Uma palavra de apreço para o adrien que depois de tantas novelas parece querer afirmar-se à seria e acho que tem condições para isso. Por fim, adorava poder fazer uma lavagem cerebral ao carrilo pk aquele miudo se conseguisse por o talento a favor da equipa era um dos melhores de campeonato. Apesar disto, temos tido ma boa pre epoca, vms la ver se vinda vem um ou outro reforço digno desse nome. SL

Ups…

Era verdade, até à altura estávamos à 225 min sem sofrer…

Só um pequeno pormenor, importante ou nem tanto, o árbitro do jogo de hoje é lampião ferrenho…

Eu sei porque sou destas bandas e conheço a pessoa em questão…

Não digo que tenha sido por ele que perdemos, mas é apenas um pormenor…

O resultado pouco me interessa, o que me deixou preocupado foi a incapacidade de criar jogo a partir de trás. Problema que sempe tivemos.

Irrita ver troca de bolas entre centrais até um deles decidir fazer um balão para a frente. Neste aspecto faltadam Cedric e Jefferson para dar largura, e um meio camo mais mexido.

Espero que isto seja corrijido, não quero voltar a ver este tipo de jogo. Acredito que com o braga poderá correr melhor.

Adrien a jogar assim não fica cá até Agosto

Este jogo foi bom para perceberem outro tipo de jogo, para jogarem mais fisicamente, para aguentarem pressão alta, para testarem a concentração durante 90 minutos.

Não é este jogo que me vai deitar abaixo. O trabalho feito está a ser bom, a equipa apresenta entrosamento e vontade que não se via à bastante tempo. Ontem trocou-se a qualidade técnica pela disponibilidade física e até nisso achei que não ficámos aquém… De lembrar que embora sarrafeiros, os ingleses apresentaram uma equipa mais velha, com experiência na PL e com jogadores mais adaptados a um campo que puxava pela força. Mais, nós apresentámos jogadores fisicamente mais fracos como AMartins, Rinaudo ou Montero, o nosso meio campo era claramente mais fraco que o do WH.

Posso dizer que fico com a mesma opinião que ficava caso o jogo tivesse sido igual e ganhássemos por 2-1 por exemplo. Nem mais optimista nem mais pessimista do que fiquei neste caso, foi um jogo de caracteristicas muito particulares e fora do comum em jogo com equipas portuguesas.
Mais importante considerei o jogo com o Nacional, que esse sim, considerei um verdadeiro teste ao campeonato e diga-se passámos com distinção para um jogo de pré-época… não esquecer!

Quanto a jogadores destaco apenas 5:

A. Martins - Ou está em baixo de forma ou muito de me enganei no ano passado. Muito fraco a decidir, a passar, a mostrar-se em jogo, em impor-se… tudo. E não foi neste jogo. Infelizmente.

Rinaudo - Em baixo de forma, só dá porrada. Não é o Rinaudo que conheci. Em baixo de forma.

Evaldo - Parece uma mosca, faz-se a todas e não ganha uma. Cada passe é mais trabalho que dá aos apanha bolas. Muito fraco, como sempre.

Montero - Sempre desapoiado. Tem futebol nos pés e na hora sabe o que fazer mesmo não tendo marcado golo é um jogador trabalhador que a qualquer momento pode tirar um coelho da cartola.

Carrilho - A surpresa da pré-época. Não é o mesmo. Muita disponibilidade para ajudar, sempre a querer estar dentro do jogo, a levar a equipa para a frente. Destaco obviamente a jogada genial, não o condeno por não ter marcado, acontece, mas fez tudo o que podia e bem para ter metido a redondinha lá dentro. Lá Culebra está de volta! Parabéns!

E ei-los, que brotam como cogumelos… Os velhos do Restelo que só esperam um desaire pra desancar tudo o que mexe.
É óbvio que temos uma equipa “levezinha”, ou não teríamos Wilson Carvalho a queimar etapas, ou andariamos atrás de um nigeriano de 100 kg…
É o que temos, aprendam a viver com isso!
Temos uns miúdos com potencial fantástico, uma equipa que tem MUITO para progredir, um presidente e um treinador em sintonia, a tentar o melhor para o Clube… Apoiem, porque eles não são tao maus como o que mostraram ontem, e ainda estão a milhas do que podem render! Claro que ha pessoal sem lugar, que está a mais… mesmo quando fomos campeões, havia tanta gente que, nos dias de hoje, não calçava nesta equipa…
Não gostei do Sporting, mas não é por isto que baixo os braços…

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk

Muito papadinhos no 1.º golo.

Toda a gente a defender o lançamento na zona do penalti (Adrien + William + Evaldo), apenas com Rojo ao 1.º poste, na linha da pequena área.

Bola metida ao 1.º poste, Rojo é atraído e deixa-se antecipar, enorme buraco entre GR e linha defensiva, que está no penalti. Como William reage mal e perde a noção de onde está Nolan, este só teve que encostar.

Com tanta gente no penalti, apenas para 1 opositor, acho que teria sido preferível fazer o alinhamento defensivo pela linha da pequena área, é assim que o Benfica faz: toda a gente de frente para a bola, sem espaço entre linha defensiva e GR para os avançados aparecerem. Depois, claro, alguém a fechar o penalti para segundas bolas…

[youtube=640,360]http://rutube.ru/video/embed/6486224[/youtube]
http://rutube.ru/video/embed/6486224

Creio que o facto de o Sporting se ter entregue ao jogo de kick & rush do adversário se deveu mais a uma etapa ainda precoce no que diz respeito aos processos da equipa, em termos de circulação de bola e de confiança nas suas acções, do que propriamente a uma opção consciente. Foi aqui que o jogo ficou definido, para pior. Mas de certa forma foi agradável ver que a malta não se encolheu (adorei os centrais neste aspecto).

É preocupante verificar os tremeliques sob pressão na primeira fase de construção, mas é algo que se resolveria de forma relativamente fácil se o primeiro portador da bola tivesse mais opções. Se revirmos o jogo, concluimos que quer o Adrien (que fez um bom jogo, sem dúvida) e o André deveriam ter descido mais no terreno, para levar a bola pelo chão, em progressão. O Sporting, numa fase em que estivesse mais seguro dos seus processos, teria limpo o rabinho a estes talhantes (sem ofensa à profissão) equipados de jogadores da bola, sem grandes problemas.

Esta falta de opções de primeiro passe, aliadas ao facto de o Rinaudo me parecer condicionado em termos de confiança também não ajudou. Tanto malharam nele para não complicar (algo que acontecia quando arrancava “à kamikaze”), que agora me parece receoso de fazer seja o que for. Trabalho do treinador, precisa-se.

Além disso, também me parece que com Dier e Cédric de inicio (algo que espero que aconteça), não teriamos tantos problemas neste aspecto.

Aprecio o Capel, mas neste estilo de jogo, sinceramente, não vai resultar. Primeiro, porque está sempre longe das zonas de finalização, e segundo, porque raramente decide com critério. A manter-se no plantel não espero mais que um suplente útil para entrar quando o adversário já tem 60 minutos nas pernas.

Gostei do Carrillo, do Magrão, do Adrien, do W. Eduardo e do Montero. Os restantes não conseguiram jogar á bola ontem. Fizeram treino defensivo especifico.

Voltando ao Rinaudo, e numa altura que já percebemos que convém não precipitar a titularidade do William Carvalho, não alinho nesta tendência de o desconsiderar. Dúvido, por exemplo, que no 2º golo do West Ham, o adversário tivesse tido tantas facilidades para rematar com o Fito em campo.

Continuo com muitas saudades do Matias.

Jogo dificil num campo pequeno contra uma equipa poderosa fisicamente que jogou de forma competitiva não dando espaço para que os nossos jogadores fizessem o seu jogo.

O LJ fez várias experiências e não jogaram alguns jogadores que não só serão titulares como teriam sido importantíssimos neste jogo (sobretudo o Dier).

Acho que foi um bom teste.

O resultado é pouco importante.

Parece-me que o William está onde deve estar, flectido sobre o flanco da bola, de modo a poder oferecer cobertura, até porque o jogador do WH já tinha ganho (+/-) a frente do lance ao Wilson Eduardo (?).

O problema é que enquanto o William flecte para esse lado, a ajuda nas suas costas demora 1 segundo a mais a chegar (Adrien), o suficiente para o jogador do West Ham receber, enquadrar e chutar.

Não percebo a decepção ou surpresa ou até o nervosismo. Ou melhor até percebo que na cabeça daqueles que teorizam sobre um jogo de futebol baseando-se na marcha do marcador , e não sobre os acontecimentos decorridos do mesmo , depois fiquem surpreendidos que a realidade desmonte essa ficção (porque não passa disso). Futebol não é um jogo de volume , dai muitas vezes o resultado não exprimir de todo o que se passa em campo , mas com a sucessão de jogos é evidente que a importância do “momento” , do “acontecimento” vai-se esbatendo , e as equipas acabam por revelar a sua qualidade (ou falta dela). Existem casos raros , mas geralmente mais associados a provas de eliminar do que provas de consistências.

Isto para dizer que o jogo de ontem foi uma imagem decalcada do que se viu do Sporting este ano , equipa com posicionamentos defensivos muito certos , a nunca procurar superioridade na procura de bola , arrisca muito pouco para recuperar a posse. Um dos médios geralmente tenta pressionar o portador de bola , os alas tentam fechar ao meio mas depois desse momento inicial de recuperação , a equipa prefere aguardar em vez de procurar ostensivamente recuperar , acabando por nunca se desequilibrar. Foi a marca mais distinta que vi nos últimos 2 jogos e ontem foi nítido. Com uma agravante. O West Ham salta etapas na sua construção. A tal barreira imóvel que construimos não tem nenhum efeito porque eles passaram sempre por cima dela (literalmente). Fosse para a ala , fosse para o pdl tentar ganhar e dar de apoio ao médio. A partir dai eles criaram-nos problemas evidentes , especialmente na 2ª parte quando o William entra totalmente perdido em campo e gera um buraco imenso que começa a ser aproveitado (aqui entra o primeiro nível de insanidade dos adeptos , ao esperar logo que este jogador assuma de imediato a posição. O papel tem sempre de ser o mesmo. Trabalhar , evoluir e quando demonstrar que é melhor que o Rinaudo , assume a posição. É este o ciclo que o clube tem de implementar. Não é lança-lo sem nenhuma prova. Mas ainda tem de comer muita sopa para isso).

Apesar dos 3 golos sofridos , viu-se a existência de algo palpável a nível defensivo. Creio que está mais relacionado com outra situação (neste caso especifico Dier e Patricio).

Do lado ofensivo viu-se também o mesmo , uma incapacidade gritante para fazer algo com a bola. Uma equipa sem ideias , sem noções nenhumas de transportar bola , sem capacidade de gerir ou desequilibrar. Marcar um golo é como arrancar um dente. Dirão os “homens da marcha” , até fizemos 2. Quem não viu o jogo pode pensar de forma errada que o problema foi defensivo. Não o foi. Totalmente ofensivo. O problema nem é de concretização. É de gerar situações de finalização. Básicas. Não existe trabalho dos médios na construção (veja-se o que acontecia quando a bola estava nos pés dos nossos defesas) , não existe apoio dos mesmos em zonas do meio campo ofensivo , alas não combinam com ninguém (médio , avançado , lateral). Tudo estático , tudo na sua ilha. Tudo sem dinâmica. É aqui que devíamos efectivamente tentar alterar tudo de forma radical. A minha única tristeza advêm de imaginar que vamos continuar a esquecer que uma equipa para ganhar tem de marcar. E marca mais , quem tenta mais. Com mais movimentos ofensivos. Com mais qualidade.

Agora isto é sinal que o que aí vem é mais do mesmo (a nível de jogo) ? Eu acho que é impossível extrapolar. Porque a amostra é pequeníssima , e porque não acredito que em 1 mês um treinador mude muita coisa num grupo de trabalho com algumas peças novas , e em principio de época. Este é o lado da esperança. De acreditar no trabalho do nosso treinador. Temos muito espaço para crescer , especialmente se apostarmos nos jogadores certos (leia-se claramente , os da casa !)

Mas existe outra faceta , essa muito difícil de reverter e a tal 2ª situação que não devia gerar grande surpresa perante as dificuldades do Sporting. A enorme falta de qualidade do plantel do Sporting. O ano passado a equipa era , uma bela m.erda. Este ano , se não surgir alguma jovem surpresa da formação a afirmar-se , não se pode esperar do mesmo grupo de jogadores uma radical mudança. Mais , o Sporting o ano passado demonstrou ter 2 grandes jogadores no plantel para evoluir. O Dier e o Bruma. O nosso melhor defesa ,e o jogador mais desequilibrador. Ontem um não jogou e o outro não está disponível. E ainda perdemos o melhor marcador da equipa. Esperar que de repente estes jogadores comecem a jogar um futebol vistoso é um acto de fé. O essencial será fazer evoluir aqueles que demonstram ter bastante potencial.
O caso André-Adrien é evidente. Jogador que não são dinâmicos , que não são bons nem a recuperar , nem a gerir jogo e nem a criar rupturas , quando se emparelham formamos ali uma massa mole onde o jogo passa muito mas sem nenhum critério.

Sobre os novos jogadores que chegaram, ainda é muito cedo para tirar grandes ilações.

Escrever um texto tão grande sobre este jogo também me parece uma patetice minha :smiley:

Bom teste. Gostei muito que o Sporting tivesse tido “dificuldades novas” com novos adversários.
Gostei do Carrillo mais solto, da atitude do Rojo que mostra quem manda, de um Evaldo disposto a dar luta, um Adrien cada vez mais solto e confiante, e outros que também estiveram bem.
O Montero está a ter algumas das dificuldades que Ricky tinha, onde a bola não lhe chegava e este tinha de ir buscá-la atrás e nas alas, mas a grande diferença é que o colombiano consegue ser mais competente, com o bom toque de bola que tem.
2 pontos menos bons (para mim):

• o resultado, que é irrelevante (mas sabe sempre bem ganhar);
  • a falta de físico e rodagem em alguns casos, o normal (resolve-se com jogos);

No geral achei um teste muito positivo. As dificuldades e pontos fracos são para vir ao de cima agora, e não contra o Arouca. :great:

edit: embora pareça estranho, também gostei que o campo estivesse uma miséria, porque provavelemente iremos fazer uns 10-15 jogos em campos semelhantes, ou seja, mais um ponto positivo a este teste.

Foi a primeira vez que a defesa jogou junta. E depois viu-se com o William pela frente…
Os buracos que eu falei contra a Real, apareceram novamente.
E com os dos West Ham são mais ratos, não vacilaram.

E fica uma nota, que pode não agradar a muitos.
A importancia que o Cedric (muito à imagem do João Pereira) tem na vertente ofensiva do Sporting.
O nosso 6 é mau a transportar a bola e a criar jogo. As bolas vão para a alas.
E como de um lado estava o Ervaldo, e na direita um gajo que não atacou o jogo todo foi meio caminho andado para sermos quase uma nulidade a nivel atacante.
O Cedric bem ou mal, leva a bola para a frente e sempre é um elemento “irrequieto”, rapido e que mantem os adversários de olho aberto.