Só para referência futura, compilo e ponho aqui as sugestões que encontrei até agora, agrupadas por semelhaça estilística / cronológica:
Rolling Stones
Queen
The Who
David Bowie
Clash
Smiths
Depeche Mode
U2
REM
Prince
Jeff Buckley
Blur
Massive Attack
Placebo
Smashing Pumpkins
Arctic Monkeys
Black Sabbath
Led Zeppelin
AC/DC
Pearl Jam
Nirvana
Guns N´Roses
Metallica
Não vou dizer que as venha a utilizar todas num futuro próximo. O ideal é lançar um tópico destes por semana, e vê-se aqui uma presença desproporcionada da facção “hard”. Acho que convém ter um pouco de tudo para todos.
Sou também um pouco reticente em lançar tops de bandas demasiado novas. Quantos poderiam indicar 10 músicas dos Arctic Monkeys?
Posto isto, notei duas coisas: até agora, não havia ainda nenhum artista português. E também ainda não havia nenhum artista a solo. Assim sendo, Xutos e Pontapés ficam para uma próxima oportunidade, e vamos dar o palco a um verdadeiro artista português, com uma longa carreira mas ainda em actividade: esse grande sportinguista de seu nome Sérgio Godinho.
Coloquem aqui as 10 músicas do SG Gigante que gostam mais. Votação aberta até 6 de Outubro.
I Bet look you Good at The Dance Floor,Fake Tales of San Francisco,Scummy,A Certain Romance,From The Ritz to the Rubble,Dancing Shoes,Teddy Pickcer,Balaclava,Brianstorn,505…
O elixir da eterna juventude
O primeiro dia
Com um brilhozinho nos olhos
Coro das velhas
Fotos do fogo
Domingo no Mundo
A noite passada
Antes o poço da morte
É Terça-Feira
Dancemos no mundo
Apesar de não conhecer a fundo a sua vasta discografia, seguem dez das que mais gosto:
O primeiro dia
Lisboa que amanhece
Balada da Rita
Mudemos de assunto
A noite passada
Pode alguém ser quem não é
A vida é feita de pequenos nadas
Com um brilhozinho nos olhos
O Porto aqui tão perto
Fotos do fogo
Ou o Zé Mário Branco, ou o Adriano Correia de Oliveira, que isso para mim é tudo igual. O único cantor de intervenção que eu ouço com gosto é o Falâncio do Vai Tudo Abaixo. ;D
Eram todos cantores de intervenção, cuja estética me repugna por igual e me leva a não ponderar as diferenças entre eles. Digo “eram” porque, para além dos que já faleceram, Sérgio Godinho evoluiu (é justo dizê-lo, embora continue a não gostar) e José Mário Branco, querendo continuar a ser “de intervenção”, deixou por isso de ser um artista, para se tornar um activista cantante de cariz semi-arqueológico.
O G.A.C. ou o Francisco Fanhais (que me lembre) eram artistas de intervenção. Mesmo até finais dos anos 70 nem metade das canções de qualquer dos artistas mencionados se pode designar como de intervenção, e no caso de SG bem menos de metade sequer políticas.