Adicionei apenas jogadores que completaram mais minutos e também os que, não jogando tanto (Jovane, Phellype, Borja), acabaram por ser importantes em diferentes fases da temporada.
O top 4 é quase óbvio e será idêntico para 90% dos users; a quinta vaga é que é mais dúbia, sendo que para mim há 3 candidatos, depende do critério: Wendel pela regularidade (não o escolhi porque esperava peaks de forma mais elevados, a larga maioria dos seus jogos foram só satisfatórios), Raphinha pelo impacto inicial (carregou a equipa durante Peseiro, contudo desapareceu durante demasiados meses), ou Phellype. Optei pelo último porque, depois de um período inicial de ambientação, pegou de estaca na equipa e revelou-se um upgrade ao jogador mais caro do plantel.
1- Mathieu ( jogou sempre bem durante a época toda);
2- Rescisor ( arrancou mal, embalou a meio e no fim atingiu o pico de forma);
3- Luiz Phellype ( arrancou mal, por falta de entrosamento, mas acaba em grande forma);
4- Wendel (Arrancou muito bem, mas depois da lesão perdeu um pouco da “pimenta” que dava ao nosso futebol. Fez uma época positiva, mas tem capacidade para mais. O jogador que mais beneficiou com a entrada do Keiser);
bruno fernandes tem de ser considerado o melhor jogador da época, embora tenha coisas contra ele como pessoa, como jogador fez uma época histórica a nível europeu.
Mathieu é o segundo melhor jogador do plantel, é o melhor central que já vi no Sporting. É um jogador claramente acima do campeonato onde joga.
Acuña, que apesar dos problemas temperamentais, é um jogador com raça e eu gosto sempre de ver isso. Tem bastante qualidade, mesmo que pense que poderá ser bem vendido, é um jogador que faz a diferença.
Coates, belo central que gostava que ficasse para mantermos a melhor dupla de centrais do campeonato. Tem as suas falhas, mas se for embora e ficarmos cá com Ilori e Neto ainda vamos chorar muito por ele.
Raphinha em quem tenho imensa confiança. Acho que tem uma boa margem de progressão e na próxima época fará ainda mais a diferença.
1 - Bruno Fernandes (um rescisor, mas que valeu o dinheiro gasto)
2 - Mathieu (melhor central que vi jogar no Sporting. A ver se não se lesiona)
3 - Coates (o verdadeiro capitão desta equipa. Pode dar uma ou outra casa, mas é um dos que nunca desiste e tira vários golos feitos)
4 - Wendel (a confirmação que tinhamos um diamante a ser queimado pelo cavalo de Tróia. Um craque fiável e que ainda nos dará muitas alegrias. Várias vezes segurou o meio campo sozinho, visto que a nulidade do Gudelj nunca conseguiu cumprir a sua função)
5 - Raphinha (o nosso melhor extremo. Carregou a equipa em vários jogos, mas depois foi-se a baixo (a lesão não ajudou). A ver se na próxima época confirma todo o seu potencial).
Acuna é muito raçudo, mas comprometeu demasiadas vezes a equipa e o Luiz com mais uns jogos talvez entrasse neste top 5.
Espero que seja o titular na final da taça, que bem o merece.
Tenho que deixar uma menção a estes “craques”:
Gudelj - o que dizer deste pote… vaca sagrada do treinador sem o merecer e que tantas vezes prejudicou a equipa.
Bruno Gaspar - pior defesa direito que passou pelo clube.
Diaby - não entendo como é jogador de futebol. O Djalo era uma versão melhorada dele. Parece que tem 2 tijolos e nunca sabe o que fazer com a bola.