Penso que com a visibilidade que teve na Champions e se a proposta da Lazio for interessante acho que era uma excelente altura para negociar o jogador. Dificilmente poderá ser mais valorizado e creio que a sua saida poderia ser suprimiida com alguma facilidade. Com isto nao digo que nao gostasse de manter o Tonel (de preferencia como 3 central e nao como titular) pois é um jogador que apesar dos seus defeitos , normalmente aprensenta grande garra , entrega e muita concentração que disfarça de alguma forma os seus defeitos (alem de ser um excelente cabeceador.)
Já disse várias vezes que gostava de ver o Geromel no Sporting e nao foi a sua péssima exibicao contra o Estrela que me vai fazer mudar de opiniao que está ali um excelente central , com boa tecnica e grande experiencia de liga portuguesa.
Eu acho o Geromel muito parecido com o Polga, o que não é mau, mas que me parece invalidar colocá-lo a jogar ao mesmo tempo do Polga. Se saisse o Tonel, preferia um central mais com as caracteristicas do jogador que podemos perder.
Vender o Tonel poderá ser um bom negócio mas tudo depende dos valores. A Lázio até poderá estar interessada mas devido aos seus problemas financeiros duvido que esteja disposta a pagar um bom preço. Para vendermos ao desbarato e ficarmos sem jogador e sem dinheiro mais vale ficar como estamos.
Também aprecio muito as qualidades do Geromel, acho que ele já está ser negociado com um clube estrangeiro se não estou em erro S. Liege…
Por muito que (ainda) torçam o nariz, um gajo mais tronco, estilo Bruno Alves, faz sempre falta. E desses até têm havido uns jeitosos por cá. O último que gostei bastante foi o Marcos António, que já está não sei onde…
E eu gostava de ver o Gladstone, ao lado do Polga durante 3 jogos consecutivos. Para mim, o Gladstone tem tudo para ser muito melhor que o Tonel…basta que apostem nele.
Eu percebo o ponto de vista e acho necessario um jogador do género mas sinceramente preferia ter 2 Polgas na equipa titular do que um Tonel e Polga ;D Quanto ao Gladstone , acho que pode encaixar bem na equipa do Sporting e ja merecia fazer alguns jogos a titular no Sporting , pois se for barato parece me tambem uma boa opcao para substituir o Tonel na proxima epoca .
Polga , Geromel , Glad , Carriço seriam as minhas opcoes para o centro da defesa para a proxima epoca (tudo dependendo claro dos valores do Geromel e Glad).
Quanto ao Geromel aprecio bastante as suas qualidade , e este ano já vi dele exibicoes de classe pura , a secar absolutamente os adversarios , que me fizeram lembrar o nosso Polga (sendo que o jogador vimaranense se nao me engano nao tem mais de 22-23 anos).
Acho que isso depende muito da tactica e das movimentações da equipa. Se falarmos da fase Peseiro onde a linha defensiva subia toda no terreno (que tao bons e maus resulatodos deu) é normal que seja necessário um jogador mais rapido nas recuperações com velocidade e aceleração e aí dois Polgas era o mote certo para encaixarmos mais. Agora nesta equipa do Sporting onde os centrais só sobem se for com progressao em posse e nao arriscam tanto uma antecipação mais longe da baliza penso que dois jogadores com caracteristicas do Polga servem perfeitamente os propositos do Sporting de Paulo Bento. Fosse o nosso problema o centro da defesa e estávamos muito bem…so de ver o lance do golo do boavista onde o Ronny , que fazia parte do sistema com 3 defesas , nem se vê na imagem , apenas com um Polga a tentar em esforço fazer a dobra sobre o Kalanga e o Abel sozinho com dois jogadores do boavista no meio…até mete dó!!!
Sem entrar muito em questões tacticas, penso que uma equipa ganha bastante se tiver um central com uma visão do jogo ampla, e que jogue em antecipação, conjugado com um jogador, mais alto, duro, mais forte, que intimide fisicamente e que dê peso à dupla, permitindo ganhar os duelos fisicos com os avançados contrários.
Uma dupla Polga, Geromel, contra um avançado como o Makukula, por exemplo, passava as passas do Algarve. Já para não falar a diferença que faz nas bolas paradas ter o Tonel, ou não o ter. Vê as duplas Veloso, Polga e analisa os cantos contra nós para veres se não faz lá falta um Bruno Alves por exemplo.
O problema é que nós somos latinos, e gostamos de jogadores leves, mas com bastante técnica. Logo temos dificuldades em dar valor a jogadores que fazem valer caracteristicas diferentes. O Bruno Alves, contrariamente ao que sempre pensei, fez-se um grande central. E vai sair do Porto para um grande europeu, dando-lhes muito dinheiro a ganhar. No entanto quase que aposto que se fosse aventado como hipótese para nós, mesmo nesta fase da sua carreira, havia aí muita gente a torcer logo o nariz…
Creio que uma verba nos 2.5/3 milhoes de euros seria um valor interessante.
Quanto a Geromel…creio que esta a ser negociado com um clube da Premier League.
Substituto ? Como ja disseram aqui apostar 3 ou 4 jogos no Gladstone.
Porque nao e a fazer um jogo ou uns minutos de mes a mes que um jogador se intrusa na equipa e mostra realmente o seu valor.
Eu acho que um clube dito grande…cai sempre bem um central com mais classe globalmente falando…e outro mais duro e forte fisicamente…acho que o Gladstone seria um bom complemento a Polga.
Sei que vão já dizer que não é jogador para o Sporting, mas é a minha opinião. Forte na marcação, um excelente cabeceador, marca muitos golos de cabeça, 1.89 m, um líder. Acho que era uma boa opção para um central na linha do Tonel.
O Glad tb é um central parecido com o Tonel, mas eu acho que é caro para nós. Não gastava tanto dinheiro num central, qd temos tantas carencias para resolver. Talvez estejam a desvalorizá-lo propositadamente para o atacarem no fim da epoca, estrategia discutivel, mas que pode funcionar.
Se existe uma coisa boa em mim felizmente e a memoria…e lembro do que ele fez.
Mas isso para os dirigentes do nosso clube nao conta.
Porque se e para ir por ai…o Polga ja tinha ido de mota depois de tudo o que ja fez…e o Liedson tambem ja tinha ido de mota…por toda a porcaria que ja fez.
O Caneira pelo o que fez no passado tambem nunca tinha voltado.
Lololol…O Polga recusou se a jogar contra o Nacional…Polga nao chegou a horas depois das ferias de Natal…chegando ca e justificando se que nao tinha vindo a horas porque nao tinha arranjado bilhete para a empregada.
Defacto e um grande exemplo de profissionalismo !!!
Tenho ideia que ele não custou nada.
Ele acabava o contrato com o Marítimo e o Sporting mandou para lá o Luís Filipe e eles mandaram o Tonel.
Não tenho a certeza, posso estar enganado …
Acho que menos de 4 milhões por Tonel é um mau negócio.
Para substitutos há muitos jogadores …
Se quiserem gastar algum dinheiro, em Portugal, temos:
[center]
Rodriguez (Braga)
1984-01-31 (23 anos)
182 cm
78 kg
Internacional A pelo Perú.
Preço: O Braga deve pedir por ele pelo menos 3 milhões de €.
[/center]
[center]
Paulo Jorge (Braga)
1980-06-16 (27 anos)
185 cm
84 kg
Preço: Deve ser ligeiramente mais barato que Rodriguez mas como é o capitão do Braga não sei se será fácil a negociação.[/center]
[center]
Rolando (Belenenses)
1985-08-31 (22 anos)
189 cm
77 kg
Internacional Sub-21 português.
Preço: custo 0. Está em fim de contrato, infelizmente parece que já tem acordo com o Porto.[/center]
[center]
Gregory (Marítimo)
1980-11-10 (27 anos)
187 cm
89 kg
Preço: desconheço mas penso não deverá ser muito caro. Qualquer coisa entre 1,5 e 2 Milhões de €.[/center]
[center]
Evaldo (Marítimo)
1982-03-18 (25 anos)
184 cm
80 kg
Preço: o mesmo que se aplica a Gregory.[/center]
[center]
Sereno (Guimarães)
1985-09-21 (22 anos)
187 cm
79 kg
Preço: penso que não deve chegar aos 2 Milhões de €.[/center]
[center]
Geromel (Guimarães)
1985-09-21 (22 anos)
187 cm
79 kg
Preço: Bastante inflaccionado deve estar neste momento acima dos 3 Milhões de €.[/center]
Espero que ninguém no Sporting se lembre de vender o Tonel. Se a saída do Caneira e do Tello fizeram a mossa que fizeram, a venda do Tonel seria catastrófica!
Concordo contigo que nos cantos seriam centrais mais macios , por outro lado é muito fácil trabalhar essa vertente com a equipa toda…nao é preciso ser o central a fazer a marcacao directa nas bolas paradas aos jogadores mais perigosos da equipa adversaria. Isto é , um Bruno Alves pode exsitir na equipa e nao ser sequer o central da equipa. (na teoria um Purovic poderia ser muito util nessas situacoes… :mrgreen: )
Na minha opiniao os melhores centrais a actuar em Portugal sao definitivamente o Polga ,Bruno Alves e Geromel (por esta ordem). Bruno Alves para mim nao é apenas bom porque é duro , alto , etc…mas sim pq tem o que é preciso para a posicao aliado a caracteristicas e uma estampa fisica que ás vezes compensam os seus defeitos. Poderia tambem colocar aqui nos melhores centrais da liga o David Luiz , mas o mau caracter do rápaz é para mim insuportavel , logo baixa sempre muitos pontos na minha consideração.
Quanto a defender o Makukula ser para centrais do género uma tarefa muito dificil , nao concordo , basta relembrar o pequeno grande jogador Cannavaro que nunca teve problemas em secar o que lhe aparecesse pela frente. Repara que estou a falar de jogadores de um nivel médio/alto , nao um central tipo Polga do Sacavenense (com todo o respeito pelos seus adeptos ;D)