Tonel

[size=22pt][b]https://www.wikisporting.com/index.php?title=Tonel[/b][/size]

Quem é ?:

.Nome: António Leonel Vilar Nogueira de Sousa (Tonel)
.Nacionalidade: Portuguesa
.Data de nascimento: 13-04-1980 (30 anos)
.Posição: Defesa central
.Altura: 184 cm
.Peso: 79 kg

Contrato:

.Valor de compra: 500 mil euros (2005)
.Duração do contrato: Até 2011
.Cláusula de rescisão: 15 milhões de euros

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=YFy9KOlozpw[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=L5oMtGWRIBM[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=5m3AHHdAxVQ[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=IVS5k7zOz10[/youtube]

[hr]

[quote=“Citação”]

"Já me sinto leão de corpo inteiro”
Empatia com os adeptos criaada em pouco mais de um ano foi evidente no 15º aniversário do Núcleo e até o presidente da Câmara Municipal pede a sua chamada à Selecção
JEAN-PAUL LARES

“Tonel, tu és um central de classe mundial”, era o refrão entoado pelos adeptos leoninos na recepção que lhe foi preparada, ontem, em Benavente, durante a comemoração do 15º aniversário do núcleo local. Apesar de oriundo das escolas do FC Porto e de estar em Alvalade há pouco mais de um ano, o defesa leonino já criou um significativo grau de empatia com os adeptos. Depois do almoço e da homenagem de que foi alvo, Tonel trocou algumas impressões com os jornalistas presentes, sem esconder a felicidade que a relação com os sportinguistas lhe traz. “Senti uma óptima recepção por parte das pessoas e fiquei extremamente contente por esse facto. Senti-me muito bem neste almoço”, garantiu, antes de comentar os elogios que lhe foram dirigidos por todos: “Sinto que as pessoas gostam do meu trabalho, fico muito feliz por isso e só me dá ânimo para trabalhar cada vez mais.” Confrontado com a defesa da sua chamada à Selecção Nacional, o camisola 13 preferiu não se alongar nos comentários, apesar da satisfação reconhecida. “É óptimo. Nunca pensei que fosse conseguir ter tanta empatia com os adeptos já nesta altura, mas fico muito contente com isso. Qualquer pessoa que sentisse o apoio e o carinho que sinto ficaria satisfeitíssima. Só posso dizer o melhor. Agradeço a todos e garanto que tudo vou fazer para ajudar o Sporting a conseguir cada vez mais vitórias, para que todos fiquemos felizes”, adiantou, antes de exprimir os seus sentimentos pelo clube que adoptou: “Se já sou leão de corpo inteiro? Sem dúvida.”

Tonel mereceu ainda rasgados elogios, não só de Menezes Rodrigues, vice-presidente do clube, mas também de Aurélio Pereira, responsável pela prospecção, Luís Martins, treinador dos juniores e antigo adjunto de José Peseiro na equipa principal, ou de António José Ganhão, presidente da Câmara Municipal de Benavente. O autarca - sportinguista confesso - manifestou o desejo de ver Tonel envergar a camisola da Selecção Nacional, declaração que provocou uma onda de aplausos espontâneos entre as cerca de duas centenas de pessoas presentes. “Tonel encarna a mística da equipa principal. Parece que foi criado aqui”, sintetizou Aurélio Pereira. Pasquim OJogo

Grande Leão! :lol:

Tenho enorme admiração por ele. É daqui da minha zona e regularmente quando pode, lá visita a sua família (pais). Além disso, é um rapaz muito correcto e para mim um excelente jogador.

Se dissesse o contrário era de estranhar. :lol:

Só faltou dizer que é sportinguista desde canininho… :smiley:

Um jogador que de facto eu aprecio bastante,sempre muito concentrado,um bom profissional,marca golos quando sobe no terreno e nunca dá um verdadeiro lance de perigo por perdido. É um grande central que juntamente com este Polga que temos visto nos ultimos jogos são sem dúvida a melhor dupla de centrais do país.

Um grande jogador e pelos vistos uma grande pessoa,que continue com o rol de boas exibições que continuaremos todos aqui a apoia-lo

Definitivamente, o mundo está a ficar louco… :roll:

Definitivamente, o mundo está a ficar louco... :roll:

Talvez o Luisão e o Ricardo rocha sejam melhores ou então talvez o magnifico Pepe e o Pedro Emanuel sejam melhores,talvez :shock:

Pensa o que quiseres desses jogadores que nomeaste, porque eu não falei em nomes.

Em relação ao Tonel, dizer que ele é de classe mundial é de bradar aos céus. E por aqui me fico. Acho que vocês não têm a noção do que é um defesa central de classe mundial. O Tonel é “jeitoso”, desenrasca apenas. Já tivemos muito melhor no SCP e havemos de ter graças a Deus.

Pensa o que quiseres desses jogadores que nomeaste, porque eu não falei em nomes.

Em relação ao Tonel, dizer que ele é de classe mundial é de bradar aos céus. E por aqui me fico. Acho que vocês não têm a noção do que é um defesa central de classe mundial. O Tonel é “jeitoso”, desenrasca apenas. Já tivemos muito melhor no SCP e havemos de ter graças a Deus.

Magnifico post,e com isto não quero ofender-te nem nada do género mas explica-me quem é que dize que o Tonel é de classe mundial. Eu dize que Tonel era um grande jogador,e isso em nada tem a ver com a classe mundial,já que ele é um desenrasca poderás dizer-me as vezes em que ele se desenrascou mal,acho que se tem safado muito bem segundo a tua lógica.

Não é nada doutro mundo mas não é um “desenrasca”,por amor de deus!

Nem mais! =D>

Esse central que havemos de ter é aquele em que estou a pensar, não é?
Aquele rapaz louro que será porventura o melhor central português dentro de 10 anos ou talvez bem menos… Vamos lá ver se eu me lembro do nome do rapaz… Daniel Carriço! É isso! E neste dizer classe mundial pode qualquer dia soar a pouco.

Magnifico post,e com isto não quero ofender-te nem nada do género(...)

Não te preocupes, só me ofende quem eu deixo.

mas explica-me quem é que dize que o Tonel é de classe mundial.

É o que vem no artigo. Foram os sócios do núcleo do SCP de Benavente. Mas não é preciso ser muito distraído para perceber que aqui no Fórum, muitos o consideram o máximo, havendo até escândalo por não ir à selecção A, como se tivesse quase que ser a 1ª escolha.

Na minha humilde opinião, o Tonel muitas vezes corta bolas para onde está virado, a técnica individual é pouco mais que mediana e é incapaz de sair com uma bola controlada para o meio campo adversário. Já o FDP do Polga que eu abomino por razões de personalidade e não por motivos desportivos, é de nível bem superior. E mais, bem melhor que o Luisão, sistematicamente chamado à Selecção do Brasil. Isto sim, escandaloso.

Não é nada doutro mundo mas não é um "desenrasca",por amor de deus!

Esta frase é um pouco contraditória, não te parece? Só para terminar, não tenho culpa que os últimos anos de gestão “Quinta da Marinha” tenham baixado drasticamente os níveis de exigência dos sócios e adeptos leoninos.

Então segundo a tua teoria de certa forma concordas comigo quando digo que neste momento e se o Polga se mantiver assim é a melhor dupla de centrais do país. Quanto ao classe mundial não foi para mim direccionado e em relação a isso,tens toda a razão mas apenas não tinha percebido,my mistake :wink:

Para mim o Tonel não é de todo um “desenrasca” e considero.o um bom jogador,quanto a Daniel Carriço é outro assunto pois não estava colocado em causa o possivel valor daqui a uns anos desse jogador

Também considero um pouco exageradas algumas apreciações que aqui se fazem ao Tonel. Na minha opinião, o Tonel é um jogador que não dá problemas como pessoa e como profissional e que, em campo, cumpre as suas funções na maioria das vezes de forma certinha e sem complicar muito. Mas daí até se dizer que é de craveira mundial ou que merecia um lugar indiscutível na selecção, vai uma grande distância!

Comentando algumas coisas que foram por aqui ditas:

• O Polga é de facto melhor que o Tonel. E já que se falou da selecçao brasileira, neste momento tinha lugar de caras nos convocados e eu até ponha-o a titular.
  • O Tonel é um bom central. Lutador, esforçado, correcto. Raramente erra. É muito certinho, mas faltam-lhe algumas qualidades para ser de topo. Complementa-se muito bem com Polga, daí a defesa do Sporting ser tao boa e forte. Para mim o melhor central português a jogar em Portugal e merecia o banco da selecçao.

Se calhar vou ser apedrejado, mas até acho a ida do RR lampião à selecção justa. E se começa a haver barulho de fundo a pedir a ida do Tonel à selecção, então o sargentão certamente jamais irá convocar o sportinguista, é assim que o sargentão gosta de gerir o grupo: “quero, posso e mando, só eu é que sei, quero que todos se vão f****”

Quanto às palavras do Tonel no núcleo: vamos lá pessoal, acho que já temos idade e anos de futebol suficientes…

Se calhar vou ser apedrejado, mas até acho a ida do RR lampião à selecção justa. E se começa a haver barulho de fundo a pedir a ida do Tonel à selecção, então o sargentão certamente jamais irá convocar o sportinguista, é assim que o sargentão gosta de gerir o grupo: "quero, posso e mando, só eu é que sei, quero que todos se vão f****" ...

Oh Alemid, uma coisa é nao concordar com a ida do Tonel á selecção e sinceramente neste momento não vejo o Tonel ainda por lá,nem sei se algum dia irá estar lá mas dizer que o artista do ricardo rocha merece é um pouco precipitado, a não ser que vejas talento naquele jogador. :wink:

O Tonel é um bom central. É forte no jogo aéreo, não é nada lento e é forte na marcação, mas tecnicamente é limitado (mas ninguém lhe pede fintinhas…). É um jogador que se complementa com Polga, que é um jogador diferente. Fazem a melhor dupla do futebol nacional.

Desde que continue a jogar simples e não invente, é uma peça importante no onze titular.

Se é ou não jogador de classe mundial, penso que não. Mas também é certo que Ibrahimovic, Adriano, Crespo e mais alguns ainda não molharam o bico.

Na selecção portuguesa acho que tinha lugar e poderia dar-se muito bem com Carvalho. Se José António e Rocha lá estão, Tonel merecia muito mais a chamada. Se Scolari não o quer, também não se perde tudo… Tonel pode descansar da época longa e ficará com menos probabilidades de arranjar lesões…

O Tonel é bom a defender mas mau a atacar. Foi contratado para defender por isso está a cumprir.

É o melhor do mundo na sua posição? Não. É dos melhores portugueses na sua posiçãol neste momento? Sim.

Se o Scolari não o escolhe lá terá as suas razões. Mas no Sporting está a cumprir. :arrow:

tonel mau a atacar? ja marcou bastantes golos e alguns decisivos. Por exemplo o polga nuca marcou nenhum

Tonel é claramente o central que deve ser chamado:

Carvalho
Andrade
Rocha
Tonel

Convocar outros é parvoice pura.