Palmas para o último comentário. Mesmo sendo um leigo como afirma, fez golo, pelo contrário … muitos que vão ao estádio ou não vêm ou não o querem fazer perante a realidade ultra nacional, mas pior … perante a mentalidade de quem vai à bola.
Falar-se em cânticos que não puxam pelos restantes adeptos, por cânticos repetidos, por cânticos amorfos, seja o que for? Balelas!
Os adeptos não querem nem se sentem inspirados para cantar os 90 minutos, excepto as claques e principalmente a maioria dos seus membros que têm a cultura ultra incutida desde as deslocações, convivios, acções, grupos de amigos, material, etc … leva a que o espirito se envolva com o tempo e passe-se a ser um ultra ou agir como tal, ou seja … viver o clube apoiando-o nos 90 minutos jogo após jogo, chova, faça sol, faça neve, esteja-se a perder por 10,15 ou a ganhar por 20,30, 40.
O adepto português não quer saber qual o cântico que a claque está a cantar, quer é gritar golo, bater palmas, quando o jogo está mais empolgante, aí sim … canta o que estiver a ser cantado, seja o malhão, a saia da carolina ou o Sporting allez.
Ao directivo, honra lhe seja feita, bons cânticos, bem direccionados e de facil compreensão, além de “bombar” muito bem na curva. Só não vê quem não quer, e 65% dos cânticos do duxxi são facilmente perceptiveis e agarram muito bem em sócios e adeptos que estivessem para aí virados, é por isso que falam em inglaterra, grécia, itália, turquia, argentina … porque, eles estão para aí virados, tal como a grande maioria dos ultras.
À Juve, continua e continuará a ter a sua força, mas falta-lhe algo mais, mentalidade de uns, criatividade de outros, com a sua força seriam de facto brutais. É uma realidade que os 3 grupos são diferentes, todos têm aspectos positivos e negativos. Quanto ao não cantarem todos juntos, é mentira. Em casa em 60% do tempo duxxi e tor ver estão +/- interligados, o resto é a força, a identidade e cada grupo estar empolgado de maneira diferente que manda. Quanto à Juve não pode acompanhar, está longe, mal se houve organizadamente no topo norte e a23, tal como mal se houve na sul os outros grupos, isto porque … os grupos estão a cantar e organizados para isso.
Fora, só não se canta conjuntamente quando não se pode fazer, devido às distâncias impostas pela policia, devido aos sectores definidos antecipadamente. Quando estão as 3 juntas, canta-se … em 90/95% do jogo como uma claque só. Exemplos? Bessa, Luz, Dragão, Braga, estes pelo menos, pois os sectores visitantes são amplos e faz com que dê para ficarem as 3 juntas.
Cheguei a ler que as claques não têm mentalidade, no último jogo fora[em aveiro], isto porque estavam todas separadas. Ridiculo. Quem não sabe, no minimo tenta-se informar.
SPORTING SEMPRE!