TODO O ESTÁDIO A CANTAR...????

Para alem da ja falada monotonia de canticos da Juve Leo e DUXXI e da incapacidade de meterem o estadio todo a cantar, no meu sector o que oiço mais alem de palvroes ao arbitro, são reclamações com os proprios jogadores do SCP.
Resolvi então pesquisar umas coisas pelo fantástico mundo do youtube.
Fui á Turquia só para ver se era igual por lá…

Fenerbahce e Besiktas.
Pasmem-se.
Inspirem-se.
Imitem.

Fenerbahce: http://www.youtube.com/watch?v=ZZM681EW5eY
Fenerbahce 2: http://www.youtube.com/watch?v=MrJuYu2vHpk

Lider do besiktas em campo: http://www.youtube.com/watch?v=L4BFjjJlEaU
Besiktas e as gargantas de ouro: http://www.youtube.com/watch?v=gQ2EFZTFxCI

Poix mas eu axo que as claques fazem a parte que lhes compete o problema é que o resto do estadio nao acompanha… :evil: sobre os cantigos serem fracos n ods estar a falar a sério… os grupos do scp (principalmente directivo) tem os melhores cantigos nacionais, quase tds importados de italia é verdade mas em portugal não há claques com + originalidade do que as nossas! acho que tem a ver com mentalidade portuguesa só se apoia qd se joga bem qd o jogo esta a correr mal… :roll: já agora deixo aki alguns videos “nossos” e que tb são mto apreciados no estrangeiro
DIRECTIVO ULTRAS XXI

TORCIDA VERDE

JUVENTUDE LEONINA

video de uma das melhores claques do mundo

gate 13 ao seu melhor nivel

Estava a falar de canticos que o estadio segue.
Por exemplo tirando o hit “todo o estadio a cantar” não vejo nunca o estadio todo a apoiar.
Isso compete ás claques começarem a envolver mais o resto dos adeptos.

Nos videos que meti tu vês o estádio todo com a coreografia e tudo em coro.

E se queres a minha opinião sobre os canticos do DUXXI ou da JUVE, acho que estão já muito batidos e reptidos. São bonitos, mas é como um cd: quando ouves muitas vezes, fartas-te. E não sei porque importam de itália quando ainda o outro dia os Escoceses deram um baile no que toca a verdadeiros ultras ou adeptos ou whatever, e os turcos então nem se fala, todos sabem do seu fanatismo.

Acho que está a faltar um novo “hino” para as bancadas.

Poix mas eu axo que as claques fazem a parte que lhes compete o problema é que o resto do estadio nao acompanha.... :evil:

Isso tem vários motivos, já foi aqui muito discutido, e face ao ambiente que se viva em alvalade há uns anos parece-me obvio:

1 - A separação JL - Duxxi. Deixámos de ter uma única claque que unificada e concentrada era um dinamo que puxava por todo o estádio para passarmos a ter duas. As claques passam quase todo o jogo a cantar cada uma o seu repertório.

2 - Os cânticos - Podem parecer muito “ricos” a quem os faz mas são pobres porque são muitos, a maioria deles pouco interessantes e apelativos. Os velhos cânticos (ex. curva belíssima, o “go west”, sempre a combater) funcionavam bem porque cumpriam a receita infalível: música popular, letra simples e que ficava no ouvido. Hoje em dia querem inventar a roda e ninguém pega nos cânticos. Passam o jogo todo naquele mumbojumbo que parece uma cerimónia ayatolah não há paciência.

Reunissem novamente a claque e recuperassem alguns cânticos clássicos, introduzindo apenas cânticos simples e que fizessem a diferença e iam ver.

Porra, eu até já vi a Juve com um cânticos dos O-Zone, tenham paciência…

As claques passam quase todo o jogo a cantar cada uma o seu repertório.

Literalmente uma contra a outra! E fora agrava-se, porque geralmente ficam lado a lado e fazem birra e (tirando um ou dois hinos e um ou dois estádios) não cantam as musicas uns dos outros.

Honra seja feita à TorVer que colocam o interesse do Sporting acima deles e cantam com todos!

nao concordo com a tua opinião sobre a separação… tds as grande curvas do mundo tem + de uma claque e qd havia apenas a JL e a TORVER o panorama em alvalade n era mto diferente. o problema como já disse é falta de mentalidade ultra, temos mtos membros nas claques que vão para lá ver a bola, apoiar a equipa é mentira :evil:

assim é dificil atingir a qualidade de italianos,gregos ou franceses a proposito os turcos são bons mas longe de serem os melhores, enquanto os britanicos é uma mentalidade diferente que é incutida desde criança.

em alvalade (e no resto dos estadios portugueses tb) os adeptos em geral n simpatizam com as claques e qd as claques tentam fazer alguma coisa positiva não falta quem começe logo a protestar e isso ve-se tanto nas coreografias com pca participação dos adeptos até aos cantigos, e n me venham com as tretas da musicas pq a JL continua com mtas das musicas que falas e algumas das novas musicas do directivo são mto boas como a do variações e as do primeiro cd abraços

nao concordo com a tua opinião sobre a separação... tds as grande curvas do mundo tem + de uma claque e qd havia apenas a JL e a TORVER o panorama em alvalade n era mto diferente. o problema como já disse é falta de mentalidade ultra, temos mtos membros nas claques que vão para lá ver a bola, apoiar a equipa tá é mentira :evil: assim é dificil atingir a qualidade de italianos,gregos ou franceses a proposito os turcos são bons mas longe de serem os melhores, enquanto os britanicos é uma mentalidade diferente que é incutida desde criança. em alvalade (e no resto dos estadios portugueses tb) os adeptos em geral n simpatizam com as claques e qd as claques tentam fazer alguma coisa positiva não falta quem começe logo a protestar e isso ve-se tanto nas coreografias com pca participação dos adeptos até aos cantigos, e n me venham com as tretas da musicas pq a JL continua com mtas das musicas que falas e algumas das novas musicas do directivo são mto boas como a do variações e as do primeiro cd se não apoiam é pq n querem n venham é culpar as musicas abraços

Todas (quase todas) as curvas do mundo tem claques, nucleos, grupos etc. que mantendo a identidade própria estão juntos e quando chega à hora de cantar não se corta porque o cantico é do grupo ao lado.

Não vejo vantagem na unificação, mas só as encontro na convergencia de localização e objectivos.

Acho que o Directivo tem a criatividade e a capacidade da “continuidade vocal” a JL continua a ter algum musculo (raramente bem empregue) e a capacidade aglutinadora e mobilizadora. Fazem mais sentido unidas (não juntas) como provam os jogos no porco, lamps, boabosta, final da UEFA…

Compreendo no entanto que as feridas ainda estão por sarar…

quem defende o (re)união das claques n sabe do que fala só pode! duvido mas se daki a uns anos isso acontecer será dos dias + tristes da minha vida… o directivo está bem e recomenda-se, existe 1longo caminho a percorrer mas havemos de chegar ao nivel que smp sonhamos desde a fundação.
ja houve alguns jogos em que a curva sorting funcionou bem, smp que possivel penso que pode voltar a acontecer, nem smp se trata de birras mas organizar uma curva em que 3 claques que estão habituadas a estar separadas cantem tdas juntas n é facil, e dps tens spm o problema das feridas por sarar por mim numka irão sarar pq sei do que falo.

ja que tamos numa de videos aqui vão alguns mto bons
http://www.youtube.com/watch?v=pQYgOm8WLII&search=settembre%20bianconero
http://www.youtube.com/watch?v=UlrEq5oDIRw a minha claque italiana favorita
http://www.youtube.com/watch?v=bXoeZqexKb8 paolo di canio ao seu estilo brutal!

tributo dos porcos ao seu dealer lol ja há mto tempo que n me ria como me ri a ouvir esta musica http://media.putfile.com/MacacoLider
abraços espero que gostem

Apesar de eu continuar a achar que as melhores claques/movimentos, são as Gregas, Turcas e Italianas, tenho que vos mostrar um video arrepiante, da considerada melhor “torcida” brasileira, que com o seu clube mesmo na “segundona” enchem os estadios fim de semana apos fim de semana, eles são (esta vai ser um pouco mais dificil porque eu de aves não gosto lol) os Galos do atletico de Mineiro. Vejam até ao fim, adoro o ambiente verificado aos 2 minutos ± do video.

http://www.youtube.com/watch?v=LipQZjocAlc

Esta é uma questão que, tal como disse o Mauras, já foi aqui discutida (o que é que não foi? :lol: ), e como é normal não existe consenso.

No entanto, apesar de concordar que uma maior união das claques, não precisa ser fisicamente, apenas nas canções a entoar e na sua simplicidade, poderá ajudar, não acredito que o problema esteja aí, nem se pode culpabilizar minimamente as claques pelo menor apoio existente.

No meu entender a razão tem a ver com a forma de estar do português. E falo nos portugueses porque o fenómeno é igual em todos os estádios.

Normalmente, quando o jogo está a começar, principalmente se for um jogo grande, a malta está toda animada tudo a gritar e o ambiente fica porreiro. O problema começa quando o jogo avança e aos poucos as pessoas vão se calando, desde que não aconteça um golo a favor.
A ideia que fico é que as pessoas vivem de forma tão intensa o jogo, que não querem ou não conseguem cantar ao mesmo tempo. Nota-se muito nervosismo nas bancadas, como se no campo se tivesse a decidir uma questão de vida ou morte. Quando a nossa equipa marca um golo, toda a tensão acumulada é aliviada e mais uma vez o ambiente volta a ficar infernal, mas outra vez é sol de pouca dura, passados alguns minutos volta o silêncio e a tensão nas bancadas.

Talvez um estudo feito por pessoas entendidas na matéria pudesse explicar o fenómeno, eu, leigo como sou, penso que para além da maneira de estar do português, uma justificação poderá ser a idade média dos adeptos nos jogos, em comparação com países onde o apoio é de facto fantástico, como na Grécia, Turquia, Brasil etc.

Palmas para o último comentário. Mesmo sendo um leigo como afirma, fez golo, pelo contrário … muitos que vão ao estádio ou não vêm ou não o querem fazer perante a realidade ultra nacional, mas pior … perante a mentalidade de quem vai à bola.

Falar-se em cânticos que não puxam pelos restantes adeptos, por cânticos repetidos, por cânticos amorfos, seja o que for? Balelas!
Os adeptos não querem nem se sentem inspirados para cantar os 90 minutos, excepto as claques e principalmente a maioria dos seus membros que têm a cultura ultra incutida desde as deslocações, convivios, acções, grupos de amigos, material, etc … leva a que o espirito se envolva com o tempo e passe-se a ser um ultra ou agir como tal, ou seja … viver o clube apoiando-o nos 90 minutos jogo após jogo, chova, faça sol, faça neve, esteja-se a perder por 10,15 ou a ganhar por 20,30, 40.

O adepto português não quer saber qual o cântico que a claque está a cantar, quer é gritar golo, bater palmas, quando o jogo está mais empolgante, aí sim … canta o que estiver a ser cantado, seja o malhão, a saia da carolina ou o Sporting allez.

Ao directivo, honra lhe seja feita, bons cânticos, bem direccionados e de facil compreensão, além de “bombar” muito bem na curva. Só não vê quem não quer, e 65% dos cânticos do duxxi são facilmente perceptiveis e agarram muito bem em sócios e adeptos que estivessem para aí virados, é por isso que falam em inglaterra, grécia, itália, turquia, argentina … porque, eles estão para aí virados, tal como a grande maioria dos ultras.

À Juve, continua e continuará a ter a sua força, mas falta-lhe algo mais, mentalidade de uns, criatividade de outros, com a sua força seriam de facto brutais. É uma realidade que os 3 grupos são diferentes, todos têm aspectos positivos e negativos. Quanto ao não cantarem todos juntos, é mentira. Em casa em 60% do tempo duxxi e tor ver estão +/- interligados, o resto é a força, a identidade e cada grupo estar empolgado de maneira diferente que manda. Quanto à Juve não pode acompanhar, está longe, mal se houve organizadamente no topo norte e a23, tal como mal se houve na sul os outros grupos, isto porque … os grupos estão a cantar e organizados para isso.

Fora, só não se canta conjuntamente quando não se pode fazer, devido às distâncias impostas pela policia, devido aos sectores definidos antecipadamente. Quando estão as 3 juntas, canta-se … em 90/95% do jogo como uma claque só. Exemplos? Bessa, Luz, Dragão, Braga, estes pelo menos, pois os sectores visitantes são amplos e faz com que dê para ficarem as 3 juntas.

Cheguei a ler que as claques não têm mentalidade, no último jogo fora[em aveiro], isto porque estavam todas separadas. Ridiculo. Quem não sabe, no minimo tenta-se informar.

SPORTING SEMPRE!

mas será que não podem estar sempre juntos ou pelo menos coordenados em casa?

As claques é que puxam pelo publico. Quantas vezes nao ficas tu meio introvertido porque quem está ao lado nao está a cantar ou quando gritas ficam a olhar meio de lado? Isso é que restringe e sóa caba quando as duas claques começam com uma musica em coro, até porque quando o estádio todo canta, é literalmente TODO. É preciso é começar!

Só para dizer hoje que os DUXXI foram uma vergonha.

nao pude ir ao estádio, mas pela TV vi pelo menos o ambiente empolgante. que se passou? (até me estava a dar ideia de que as bancadas estavam bem alegres)

nao pude ir ao estádio, mas pela TV vi pelo menos o ambiente empolgante. que se passou? (até me estava a dar ideia de que as bancadas estavam bem alegres)

A mim foi exactamente o contrário, dei por mim a pensar que as claques tinham ficado a trabalhar nos seus respectivos empregos, mas mais facilmente estou enganado porque assisti apenas ao jogo pela televisão, e como é natural, não tenho a total percepcção do que se está a passar nas bancadas, mas pareceu-me muito xouxo.

Gostava de uma verdadeira torcida, uma que arrepiase e com isto não significa a união das nossas três claques mas sim do estádio inteiro, fica muito bonito, bastante agradável, pura sensação do clube e motiva os nossos jogadores, simplesmente em Portugal, não temos por norma festejar enquanto não temos resultados finais e concretos. Muitas vezes me deparo a cantar ao mesmo ritmo da Juve Leo, porque fico mais proximo deles e confronto-me com alguns adeptos a olharem para mim com a ideia de " Olha-me aquele maluco", um dia isto ainda irá mudar.

Chega a ser intimidante para o prórpio adversário o nosso euforismo e apoio incondicional, de salientar, que quando o benfas defrontou o Celtic, cheguei a ler comentários do tipo " O jogo será complicado, devido ao apoio ensurdecedor dos escoceses". Mas nitidamente tem de cantar mais por mais tempo, muitas vezes começam a cantar, vem que não tem aderencia e param 2 minutos depois. Assim não :wink:

explica lá isso melhor se não te importas.... penso que as claques estiveram a bom nivel visto que + uma vez o resto do estadio n quis acompanhar. penso que duxxi e torver na 1 parte estiveram mto bem, empolgados pelo golo e pelo bom futebol da nossa equipa, na 2 parte o jogo passou-se todo a sul e com a picardia entre paulo santos e JL a coisa pareceu animada lá para aqueles lados. ja que falamos de apoio penso que os nossos jogadores deviam retrebuir 1 pco + o apoio prestado pelas claques, são pcos os gestos de retrbuiçao do carinho que vem das bancadas,é pena. abraços

Não defendo a união. Defendo que deviam estar lado a lado.

Os 500/600 da JL, os 200/300 do Duxxi e os 100/150 da TV. Lado a lado faziam 800/1000 e muito mais força.

Também percebo que não vai acontecer!

A curva Sporting funciona! É demolidora! Quando se entendem. Nomeadamente JL e Duxxi, porque honra lhe seja feita a TV canta o que tiver que cantar sem olhar a origens.

Infelizmente, isto acontece só fora de casa e nem sempre!

Vulcão em Alvalade só contra o Newcastle em que aí sim, o jogo se ganhou muito a partir das bancadas.

As birras existem mesmo. A ultima que assisti foi no ano passado no Restelo! Eu não acuso todos os elementos das claques de falta de mentalidade. Acho que em alguns casos, e infelizmente é mais o caso da JL, a desorganização é tal e os “paraquedistas” tantos que aquilo não pode funcionar.

Exemplos? O Sporting-leiria. Aos 15 minutos ainda estavam todos a olhar uns para os outros sem saber o que fazer. Ontem, quando entrei já atrasado, fiquei espantado porque os vi/ouvi a cantar e a conseguirem manter um cântico, mas rapidamente se voltou ao mesmo: Começo forte, esmorecimento rápido. Ficam 20/30 a cantar. Na 2ª parte, antes da cena com o psantos pareciam o adepto comum a ver a bola. Não tenho nada contra estes, sou um deles, mas não se digam ultras! Eu ontem ouvia os jogadores a falarem uns com os outros!

Quando um grupo (JL) se empolga mais a cantar em nome próprio que em nome do Sporting algo vai mal!

A culpa não é só deles. Efectivamente como o Mpcco diz, parte é da mentalidade nacional, da tensão de vida ou morte em que se torna cada jogo. Parte, é do afastamento clube/adepto do qual eles e nós seremos os menos culpados. Parte é também, e aqui é uma opinião muito pessoal, do termos lidado mal com o sucesso de 99/00 e 01/02. Sempre fomos considerados os melhores adeptos mas nunca conseguimos recuperar após a euforia. Aliás a vivência e a envolvencia da vitoria dum e doutro foram completamente diferentes, não explicado somente pelo jejum.

É triste para mim ver o estádio amorfo e é aqui que as claques podem e devem ter o papel de catalizador. Mas este papel só poderá ser desempenhado com um conjunto forte!

Entristece-me ver o que vejo hoje e lembrar-me do que via em Alvalade pré-99/00. Nunca a equipa vinha para o aquecimento com as claques ausentes ou alheadas. No 7-1 a três horas do jogo a ponta sul da JL estava cheia que nem um ovo com o pessoal aos saltos e a cantar. No recente Sporting-porco os supermorcões entraram antes que o grosso das nossas claques e fizeram-se ouvir. Isto não acontecia. O ambiente era começado a crira muito antes do jogo!

Em relação à cantoria. As musicas não são boas! Compare-se os hinos já estafados com as novas músicas. A maior parte tem letras difíceis de perceber (na maior parte dos casos porque mal cantadas e pouco em uníssono) ritmos mal aplicados (ritmos demasiado rápidos e por vezes inconstantes que interferem na inteligibilidade e na capacidade de projectar a voz) e melodias pouco directas e nalguns casos com dificuldade de entrarem em loop.

Os do Duxxi um pouco melhores mas ainda assim com defeitos.

Se formos ver, nos hinos de sucesso, temos palavras com as sílabas no tempo forte, frases a acabar em fonética aberta e em subida melódica, os lá, lá lás em vês dos oh, oh, ohs, um ritmo certo facilmente acompanhavel por palmas (que é onde os restantes adeptos mais facilmente aderem).

Criatividade precisa-se. As musicas básicas andam aí. Até a musica da floribela já foi aproveitada (pela mancha). Exemplos? Quase qualquer melodia da “bebé lily” (o que um pai ouve por causa das filhas) com a letra certa facilmente se pode tornar num hino!

Perdão pelo testamento!

explica lá isso melhor se não te importas.... penso que as claques estiveram a bom nivel visto que + uma vez o resto do estadio n quis acompanhar. penso que duxxi e torver na 1 parte estiveram mto bem, empolgados pelo golo e pelo bom futebol da nossa equipa, na 2 parte o jogo passou-se todo a sul e com a picardia entre paulo santos e JL a coisa pareceu animada lá para aqueles lados. ja que falamos de apoio penso que os nossos jogadores deviam retrebuir 1 pco + o apoio prestado pelas claques, são pcos os gestos de retrbuiçao do carinho que vem das bancadas,é pena. abraços

Durante a 2ª parte só se ouvia a pessoa do microfone…

Durante a 2ª parte só se ouvia a pessoa do microfone…

Coisa rara nos DUXXI só se ouvir o cappo, que normalmente é o Gaby.

Quanto ao resto, são coisas que já foram imensamente discutidas por este e outro espaço e revejo-me em muitas das opiniões aqui formalizadas, fazendo um remix delas.

Curva Sporting? Esqueçam. Nem é por mim que gostava imenso, nem por muitos ultras de cada grupo, é da mentalidade de outros considerados ultras, por causa de feridas que demoram em sarar e sobretudo porque nem só da vontade das claques depende essa concretização.

E assim estamos. Directivo e Torcida para um lado, Juve Leo para outro. O primeiro e último grupo cantando músicas dos seus repertórios, a Torcida tentando seguir e tendo iniciativa própria.

Inferno em Alvalade? Só no velhinho quando Juve Leo e Torcida cantavam juntas pelo Sporting. Depois do que passou, a história ultra por alvalade resume-se a parágrafos acima. :arrow:

mas eu pergunto: será que todos têm de seguir o rebanho? Por causa de feridas de uns os outros têem de ficar com o miolo lavado? E a vontade própria? E o célebre “motim”? Não acontece?

Por causa das birras de uns, perdem todos? É ISSO?
E ainda alguem me ha-de contar o que aconteceu de tão gave assim, mas enfim… Isto é UM CLUBE QUE NOS UNE, esse devia ser o ideal primário. Se não o cumprem é porque são um bando de chauvinistas egocêntricos.

PAra mim em itália ou no raio que parta haver varias claques no mesmo clube é igual ao litro.
No sporting, impõe-se que acha uma só, já nem peço que estejam juntos para as comadres nao se zangarem, mas que pelo menos se juntem a fazer letras e canticos SÒ SOBRE O SPORTING para cantarem todos em conjunto. Ou vão-me dizer que isso tambem é impossível?