Tiago Monteiro - 3º no GP EUA

O rapaz lá teve muita sorte mas não deixa de ser um feito a destacar.

Parabéns.

:slight_smile:

Parabéns ao Tiago Monteiro. É, sem dúvida, um facto histórico! Pena que as circunstâncias não fossem outras. Mas os factos ficam…

Deixou o companheiro a 31 segundos… para mim, essa é uma grande vitória! o 3º lugar foi excelente! mas acho que preferia um 8º com os 20 na pista.

mesmo assim, ele demonstra que é um grande piloto, já que chegou a fazer melhores sectores que os Ferraris.

…e anda num caco velho.

Melhor, deve ficar com o EJ25B (o novo carro, preparado para este ano) que é teoricamente 1 segundo mais rápido que este actual e que em principio irá fazer a sua aparição já no GP de França.

PARABÉNS TIAGO MONTEIRO!

(eu bem disse à malta hoje na academia que o Tiago Monteiro era um cromo! :P)

Bem, de facto as circunstâncias terão sido muito especiais. Do “site” da RTP:

“A prova de Indianapolis, que ficará para a história como a menos concorrida de sempre devido à ausência das sete equipa [sic, Mantorras style :slight_smile: ] que utilizam pneus Michelin”

Não sei porque tal aconteceu e nem me interessa minimamente (tal como a Fórmula 1, mesmo andando por lá um português), mas de facto desculpem lá mas não dá para me sentir orgulhoso.

Bem, de facto as circunstâncias terão sido muito especiais. Do "site" da RTP:

“A prova de Indianapolis, que ficará para a história como a menos concorrida de sempre devido à ausência das sete equipa [sic, Mantorras style :slight_smile: ] que utilizam pneus Michelin”

Não sei porque tal aconteceu e nem me interessa minimamente (tal como a Fórmula 1, mesmo andando por lá um português), mas de facto desculpem lá mas não dá para me sentir orgulhoso.

Também achei um feito um bocado ridículo. E ainda mais ridículo foi abrirem o Telejornal com essa notícia, interrompendo o alinhamento para ver a cerimónia do pódio.

Não é que não tenha havido algum mérito, mas ficar em terceiro no meio de 6 concorrentes não acho que seja um feito assim tão marcante como isso. Até acho que o próprio Tiago Monteiro deveria ter contido um bocado mais os festejos no pódio, acompanhando a postura sóbria dos homens da Ferrari. Deu a imagem de um miúdo a quem deram um momento de fama, não contribuindo de forma muito positiva para a sua própria imagem.

Muitos parabens, ate porque ficou a frente do companheiro de equipa a quem pagam mais!

porque os pneus da Michelin cediam (REBENTAVAM!) após 10 voltas…

Mas a culpa é de quem manda na pista dos estados unidos nao? Nao podem simplesmente impedir os outros de pontuar!

EDIT: 14 carros boicotam GP dos Estados UNidos
Na grelha de partida no circito de Indianápolis arrancaram apenas seis monolugares, onde figura o portugûes Tiago Monteiro, da Jordan-Toyota. As escudeiras boicotaram a partida, por a FIA não ter autoriazado os clientes da Michelin a substiturem os pneus sem serem penalizados.

Ta aqui a explicaçao.

Também achei um feito um bocado ridículo. E ainda mais ridículo foi abrirem o Telejornal com essa notícia, interrompendo o alinhamento para ver a cerimónia do pódio.

Não é que não tenha havido algum mérito, mas ficar em terceiro no meio de 6 concorrentes não acho que seja um feito assim tão marcante como isso. Até acho que o próprio Tiago Monteiro deveria ter contido um bocado mais os festejos no pódio, acompanhando a postura sóbria dos homens da Ferrari. Deu a imagem de um miúdo a quem deram um momento de fama, não contribuindo de forma muito positiva para a sua própria imagem.

não digas isso.
ridiculo é o orelhas de cuecas no balneário do benfica.

e eu festejo mais os 31 segundos a que o Apu, chamuça, caril man ou simplesmente narain ficou do Tiago.

Mas a culpa é de quem manda na pista dos estados unidos nao? Nao podem simplesmente impedir os outros de pontuar!

EDIT: 14 carros boicotam GP dos Estados UNidos
Na grelha de partida no circito de Indianápolis arrancaram apenas seis monolugares, onde figura o portugûes Tiago Monteiro, da Jordan-Toyota. As escudeiras boicotaram a partida, por a FIA não ter autoriazado os clientes da Michelin a substiturem os pneus sem serem penalizados.

Ta aqui a explicaçao.

engraçado é que quando a Bridgestone andava a dar barraca no inicio do campeonato, ninguém “boicotou” provas do GP. São uns cobardolas, todos eles que não correram… nem que fosse à porra das boxes violar o regulamento e trocar de pneus… sempre faziam melhor figura!

®http://blog-formula1.blogspot.com/

não digas isso. ridiculo é o orelhas de cuecas no balneário do benfica.

O que tu foste buscar… #-o

Há imagens que eu estou a tentar esquecer. Assim não ajudas. Ainda por cima estou quase a ir-me deitar… :shock:

Cá para mim ele tinha motivos para ficar orgulhoso e contente, o homem nunca tinha visto aquele pódio tão de perto :slight_smile:

Além disso ele já mostrou que tem qualidade (tem o record de rookie com mais corridas terminadas, record esse que reforçou hoje) e este “feito” - acompanhado de muita sorte, é certo - pode servir para lhe dar mais atenção que lhe poderá dar um lugar numa equipa com um carro melhor.

Eram só 6 mas não ficou em 6º…

Já agora fica aqui a história como a conta o site da F1:

Ferrari win six-car Indianapolis race Red one-two and a Jordan podium as Michelin withdraw The US Grand Prix began to go wrong when all of the 14 Michelin runners came into the pits at the end of the green flag lap, leaving only Michael Schumacher on ‘pole position’ from Ferrari team mate Rubens Barrichello, the two Jordans of Tiago Monteiro and Narain Karthikeyan, and the two Minardis of Christijan Albers and Patrick Friesacher in front of the shocked 130,000 crowd.

After Ralf Schumacher’s left rear tyre failure on Friday afternoon, Michelin advised their runners that they could not guarantee their tyres for the race. Several ideas were mooted and the Michelin teams agreed to let the Bridgestone runners start ahead of them on the grid and to forego any championship points provided a chicane was erected in Turn 13.

However, the FIA had already stated that changing the track layout was not an option, informing Michelin that their teams could either use their existing tyres and run more slowly through 13, make tyre changes on safety grounds if necessary, or they could start with new tyres and risk being penalised for breaking the regulations.

At the start of the six-car race, Schumacher duly jumped ahead of Barrichello, with Monteiro third and Albers momentarily ousting Karthikeyan for fourth before the Jordan driver asserted himself.

Barrichello made the first of two stops on lap 24, but Schumacher’s stop a lap later occupied 16.8s as a left rear tyre had been damaged by a bottle thrown on to the track by an irate spectator and had to be changed. Barrichello thus led and kept the initiative until his next stop on lap 49.

Again Schumacher stopped a lap later, but this time he was at the end of the pit lane exit, where it feeds into Turn 1, at the very moment that Barrichello arrived there. The Brazilian was obliged to run off the road to avoid a collision, and after that the result was sealed.

Monteiro ran third throughout, with Karthikeyan, Albers and three-stopping Friesacher spread out.

Since nobody else went far enough to be classified, they were the only points scorers, and the race matched the 1961 Dutch Grand Prix as the only one in which all starters have finished.

Schumacher’s 10 point haul brings him up to third, behind Fernando Alonso on 59, and Kimi Raikkonen on 37. Barrichello moves to fourth, ahead of Jarno Trulli’s 27, with 29. Ferrari rise to joint second in the team standings on 63 points.

A culpa desta vergonha é toda da Michelin e das equipas que se recusaram a participar. Será que as equipas equipadas com os Bridgestone têm alguma culpa que os DOIS conjuntos de pneus DIFERENTES que a Michelin enviou para os EUA não estivessem em condições??
E se fosse ao contrário? E se fosse a Bridgestone com problemas? Será que como são apenas 3 equipas com pneus dessa marca, alguém se preocupava?
Nem me interessa neste momento que a regra de não se poder trocar de pneus (levar mais que dois conjuntos) seja boa ou má - o que interessa é que ela existe. Aliás, penso que existe algum pararelismo entre esta situação e a entrada do Liverpool na Champions League. As regras são para cumprir. As regras não podem ser mudadas para uma situação que está a ocorrer nesse momento, senão estaremos a adulterar a realidade e a favorecer interesses. A partir do momento em que se abrisse esse precedente, todas as regras poderiam ser mudadas por interesses vários. Se acham que a regra está errada, mudem-na para o próximo campeonato - agora é que não.
Embora não concorde com muitas posições da FIA, acho que aqui estiveram bem e tiveram tomates. Os mesmos que a UEFA não teve com o Liverpool.
Quando ao que nos interessa - Tiago Monteiro. Mais uma corrida muito bem conseguida pelo Tiago, que novamente bateu os que têm carros equivalentes, não conseguindo, como é óbvio fazer frente aos 2 Ferraris. Mesmo assim, andou em muitas voltas a fazer tempos equivalentes a Schumacher e Barrichello, tendo mesmo em 1 ou 2 batido o tempo desses dois. O domínio em relação ao indiano (colega de equipa que tem um carro melhor) foi avassalador. Foi a 9ª corrida consecutiva que ele terminou, o que é um record na fórmula 1, para o ano de estreia. E é o piloto com mais voltas efectuadas este ano no campeonato.
Só espero que na 5ª feira, quandoo Tiago for a Barcelona testar o novo carro da equipa, seja feita justiça e lhe dêem o melhor carro, já que ele já provou que é muito melhor que o companheiro de equipa. Se realmente forem verdade as promessas dos mecânicos da Jordan em que dizem que este novo carro é 1 a 2 segundos mais rápido por volta, tenho a plena convicção que o Tiago vai ter mais pontos esta época e poderá mesmo ter mais um pódio (mesmo com todos os pilotos a participarem).
E se isso acontecer, talvez o Tiago esteja numa equipa melhor no próximo ano.

A culpa desta vergonha é toda da Michelin

Mai nada… :lol:

Os tipos para ganharem os milesimos necessários andam no limite, depois queixam-se… querem as regras alteradas a meio dos GP´s qdo a estrategia e o produto falham!!!

E mais vergonhoso foram as Scuderias que deixaram de participar, pq “sujaram” o seu nome num assunto que nao lhes dizia respeito.

As condicoes de seguranca só se punham se as equipas mantivessem o mesmo andamento… com material “rasca” a opção mais correcta teria sido andar mais devagar naquela parte da pista. Tão simples como isto!!!

Agora alterar as regras a meio…??? :shock:

Isto é um pouco offtopic mas alguém me sabe dizer porque é que o sapateiro - o melhor piloto da F1 de todos os tempos, deste mundo e do outro (yeah, right) - só agora, e contra 5 carritos, conseguiu ganhar uma corrida?

O que se passa com esse portento da condução automóvel para até agora ter visto a concorrência à distância, e sempre muito à sua frente?

O talento de piloto foi-se? :lol:

Claro que a culpa é da Michelin, não é do Ron Dennis ou do Frank Williams, isso é anedótico, a Michelin errou e a segurança dos pilotos deve estr acima de tudo, a somar a isto a intransigência da FIA levou aquele espectáculo degradante de ter apenas 6 carros na partida, ainda por cima os 4 mais lentos da actual F1 e outros 2 que pura e simplesmente não competem entre si, ganha sempre o mesmo, o outro só ganha quando o piloto principal não precisa, mais um espetáculo degradante dentro da desgraça que já se vivia, enfim, quem perde é F1! :? :arrow:

Quanto ao Tiago, não lhe retiro mérito nenhum, mesmo apenas com 6 carros é preciso correr e ele fez uma bela corrida, deu mais de 30s ao kéfrô e andou sempre num ritmo aproximado ao dos Ferraris, levou uma volta a 3s do fim, geriu muito bem o seu material e aumentou o record de corridas sem desistir de um rookie em mais uma corrida, além disso não tem culpa dos erros dos outros e um 3º lugar e 6 pontos são sempre positivos, ganha visibilidade e merece pois está a fazer uma bela época! :arrow:

O que se passa com esse portento da condução automóvel para até agora ter visto a concorrência à distância, e sempre muito à sua frente?

Olha Ricardo, provavelmente os mesmos problemas de pneus que obrigam os Ferrari a não andarem no limite e a levantar o pé… ontem as scuderias da Michelin, postas perante o mesmo problema, queriam “batatinhas”… em vez de andarem mais devagar, que é o que tem feito as equipas da Bridgstone.

Alias o proprio Monteiro logo no inicio disse que se andava a ver aflito para obter o maximo rendimento.

Heptacampeão…

Aguenta e não chora… :twisted: :twisted:

Parabéns ao Tiago Monteiro, pois independentemente da prova de ontem, a verdade é que se tem portado muito bem ao longo da temporada, tendo concluído todas as provas mesmo não beneficiando das condições de outros pilotos.

Isto é um pouco offtopic mas alguém me sabe dizer porque é que o sapateiro - o melhor piloto da F1 de todos os tempos, deste mundo e do outro (yeah, right) - só agora, e contra 5 carritos, conseguiu ganhar uma corrida?

O talento de piloto foi-se? :lol:

A Ferrari sem saber-se porque depois de varios anos a dominar a F1 decidiu fazer mudanças ( soa familiarmente nao sei porque :shock:) e modificou varias coisas nos carros como a suspençao (para pior) e motor (PIOR) ou seja numa equipa que ganha `a vontade todos os anos porque raio se vai mudar :?: :?: