Tiago 'Mamede' Ferreira

TIAGO FERREIRA RENOVA CONTRATO
Por Sporting CP
17 Dez, 2020
SUB-23
Esquerdino de 18 anos joga nos sub-23

O Sporting Clube de Portugal continua a sua aposta na formação e Tiago Ferreira, que assinou contrato profissional no ano passado, é o mais recente jovem Leão a renovar a sua ligação com o Clube. O talentoso esquerdino prolongou o seu vínculo com o Sporting CP até 2025 e ficou com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. Aos 18 anos, Tiago Ferreira tem alinhado na equipa sub-23 dos Leões, somando dois golos em dez partidas.

Com apenas 18 anos, Tiago Ferreira está a cumprir a sua 11.ª temporada de Leão ao peito, o que o torna “um privilegiado”, considerou, em declarações à Sporting TV e, por isso, aproveitou o momento da assinatura do novo contrato para agradecer ao Sporting CP.

“Tem sido muito bom. O clube providencia-nos todas as condições para que sejamos sempre melhores jogadores e melhores pessoas e eu sou um dos privilegiados por ter esses benefícios”, referiu.

Para corresponder à confiança e às expectativas depositadas no criativo verde e branco, Tiago Ferreira prometeu: “Muita entrega, muito esforço e muita dedicação, é isto que o Sporting CP exige e é isto que eu vou dar”, garantiu o jovem.

Apesar dos 18 anos de idade, Tiago Ferreira tem sido aposta e opção regular na formação sub-23 do Sporting CP, ora como extremo, ora como médio ofensivo. Por esta altura, soma dois golos em dez jogos na Liga Revelação, mas o jovem esquerdino quer manter a fasquia bem alta até ao final da prova.

“Tem sido bom, tenho tentado ajudar a equipa da melhor forma e é isso que pretendo fazer para o resto do campeonato”, realçou.

Com a prolongação do vínculo até 2025, Tiago Ferreira aproveitou para deixar uma promessa aos Sportinguistas: “Vou dar tudo em campo, nos treinos e nos jogos. Quero dar tudo por esta camisola, que é o mais importante”, rematou o jovem jogador Leonino.

Melhor jogador dos sub23

2 Curtiram

Esteve muito bem nos juniores na época passada e tem aproveitado a oportunidade este ano nos Sub 23. Não é um predestinado mas parece ser muito trabalhador e isso é fundamental para chegar longe.

De acordo.
E agora com o não apuramento dos sub23 para a fase de campeão, penso que poderá subir à equipa B.

Para não jogar?!!!

Os sub23 que se preocupem em se apurar para a taça revelação para sair de cabeça erguida desta competição.

A 100%

TIAGO FERREIRA PODE TER OPORTUNIDADE NA PRÉ-ÉPOCA

SPORTING 12:01

A formação do Sporting volta a dar sinais de grande vitalidade e, neste momento, há um jogador que pode merecer uma oportunidade da parte de Rúben Amorim na pré-época dos leões - o treinador leonino, de resto, solicitou com alguma regularidade a sua presença no treino do plantel principal durante a época.

Chama-se Tiago Ferreira - este é o nome que utiliza na camisola, ainda que na Academia todos o tratem por Tiago Mamede, nome de guerra do seu pai enquanto jogador de futebol… -, tem 19 anos, o esquerdo é o pé preferencial e joga como 8 ou 10, posições na qual revela o seu enorme virtuosismo, pois é um jogador muito evoluído tecnicamente, cumprindo também a preceito a tarefa de um ala quando para isso é solicitado, seja na esquerda, seja na direita.

O jovem jogador, que nasceu em Itália, fruto da passagem do seu pai pelo futebol transalpino, onde esteve nove épocas, está já neste momento blindado com uma cláusula de rescisão de €60 M e tem contrato até 2025.

Não me parece muito provável que apareça na pré-temporada da equipa principal.

O seu espaço natural será a equipa B na próxima época, espero que lá seja integrado e que mostre aí o seu valor.

Tiago Ferreira observado no arranque dos trabalhos do Sporting

Médio-ofensivo, de 19 anos, já trabalhou com a equipa principal na última época

Tiago Ferreira observado no arranque dos trabalhos do Sporting

Médio-ofensivo, de 19 anos, já trabalhou com a equipa principal na última época

Tiago Ferreira observado no arranque dos trabalhos do Sporting

Médio-ofensivo, de 19 anos, já trabalhou com a equipa principal na última época

O Sporting dá amanhã o pontapé de saída na nova época e, apesar de não divulgar os jogadores que se vão apresentar ao trabalho, ao que Record apurou Rúben Amorim deverá nesta fase inicial observar alguns jogadores da formação, entre eles Tiago Ferreira.

O médio-ofensivo, de 19 anos, já havia sido esporadicamente chamado aos treinos da equipa principal no último ano e impressionou ao ponto de merecer, na pré-época, uma chance, como Dário Essugo ou Flávio Nazinho.

‘Mamede’, como é conhecido na Academia - é filho de José Mamede, ex-jogador do V. Setúbal - alternou em 2020/21 entre os sub-23 (18 jogos e 4 golos) e a equipa B (10 jogos). Em dezembro passado renovou contrato até 2025, ficando com cláusula de 60 M€.

AMORIM DE OLHOS POSTOS NA FORMAÇÃO

Jovem promessa terá lugar nos trabalhos de pré-temporada

Tiago Jesus

Texto

27 de Junho 2021, 15:21

summary_large_image

Tiago Ferreira, jovem médio dos leões, é visto como uma grande promessa em Alcochete, tendo treinado várias vezes com a equipa sénior. De acordo com o jornal ‘A Bola’, o criativo formado nos leões irá realizar a pré-temporada com a equipa sénior dos verdes e brancos, estando sob o olhar atento de Rúben Amorim.

O jovem médio de 19 anos aproveitou o período de pandemia da melhor maneira, ao saltar dos juniores para a equipa sub-23, onde realizou 18 jogos, marcando quatro golos. No plantel secundário dos leões, onde jogou ainda na temporada passada, fez dez aparições.

Fotografia de Sporting

Tiago Ferreira sonha com os pés no chão

Médio só soube da subida ao plantel principal quando voltou das férias. Polivalência é um trunfo

AVALIAÇÃO. Rúben Amorim tira notas sobre Tiago Ferreira

Tiago Ferreira sonha com os pés no chão

Médio só soube da subida ao plantel principal quando voltou das férias. Polivalência é um trunfo

Depois de Nuno Mendes, Eduardo Quaresma ou Tiago Tomás, a classe de 2002 volta a ter um lugar ao sol aos olhos de Rúben Amorim e tem em Tiago Ferreira outra promessa da Academia prestes a despontar. O médio-ofensivo, de 19 anos, foi um de seis jogadores da formação que subiram o degrau nesta pré-época e logo deu cartas, ao apontar um dos golos na vitória contra a equipa B, por 8-3.

É um nome que promete surpreender os sportinguistas, da mesma forma que o próprio… foi apanhado desprevenido, há poucas semanas. Isto porque, sabe Record, só já depois do período de férias a que teve direito, no rescaldo de uma época entre os sub-23 (18 jogos e quatro golos) e equipa B (10 jogos), é que Tiago Ferreira soube da ‘convocatória’ de Amorim. Um salto que de certa forma nas cartas, tendo em conta que já na última temporada o criativo havia trabalhado esporadicamente com os AA, e que o enche de orgulho, mas sempre com os pés no chão. “É um rapaz muito equilibrado”, garante, ao nosso jornal, quem bem o conhece.

Tiago Ferreira nasceu na cidade de Reggio Calabria (Itália), a 18 de março de 2002, mas bem podemos dizer que é um autêntico canivete… suíço. É que o jogador de 19 anos tem na polivalência dos seus maiores trunfos, algo que Amorim aprecia: nos iniciados leoninos – e mesmo na Seleção Nacional – atuou na lateral-esquerda; com o passar dos anos e escalões, fixou-se mais à frente, primeiro como médio-interior e recentemente nas alas do ataque. Tal como as suas caraterísticas de cariz ofensivo, Tiago Ferreira vai atacar um lugar no plantel 2021/22. O treinador tem a palavra.

Talento com a bola está-lhe no sangue

O futebol agarrou Tiago Ferreira logo desde o berço, não fosse o jovem jogador do Sporting filho de um antigo futebolista, no caso José Mamede, ex-jogador do V. Setúbal que fez também carreira em Itália, no Reggina, Messina ou Génova, entre outros. É também por isso que na Academia de Alcochete o médio-ofensivo é conhecido por… Mamede, precisamente fruto da ligação ao pai, que após pendurar as chuteiras trabalha hoje como empresário de jogadores.

Mais um produto do Pólo EUL

O Sporting de Rúben Amorim tem a marca distintiva da formação de Alcochete, um mote que se replica à partida para 2021/22. Aliás, o caso de Tiago Ferreira é a prova de que o Pólo EUL, sediado no Estádio Universitário de Lisboa, está de boa saúde, casa que formou muitos outros jovens talentos do clube. É que o médio chegou ao ‘berço’ dos leões com apenas 8 anos, poucos meses após aterrar em Portugal de Itália, onde morou nos primeiros anos de vida.

Com efeito, bastaram alguns treinos numa escola de futebol localizada em Setúbal, onde deu os primeiros toques na bola no nosso país, para despertar a atenção dos leões, que logo o abordaram com um convite para prestar provas no já referido Pólo Universitário.

No início, o médio desdobrava-se entre Setúbal, de onde a família é natural, e Lisboa, onde fazia dois treinos por semana. Daí em diante, e após convencer, a ligação consolidou-se, rumo aos AA.

Tiago e o pai, José Mamede

‘Mamede’ ao pormenor

  • A liderança está no ‘ADN’ de Tiago Ferreira, tanto que envergou por várias vezes a braçadeira de capitão na formação

  • Ainda que sem ídolos no futebol, revê-se em jogadores com técnica, no miolo e ataque, casos de Bernardo Silva ou Modric

  • Descanso e alimentação são duas das prioridades diárias. Não é a toa que a bebida favorita é… água

  • Por ter nacionalidade portuguesa e italiana, poderia jogar pelos dois países. Escolheu portugal (representa os sub-18)

  • Tímido à primeira vista, tem bons amigos na equipa A, casos de Nuno Mendes ou Tiago Tomás

Este menino tem muita qualidade com a bola no pé, é imperativo que ele ganhe mais massa muscular.

1 Curtiu

Também curioso para o ver neste contexto. Da putalhada nova que tem estado a treinar com a equipa A, desconsiderando o Pedro Marques (por já não ser puto nenhum), diria que o Tiago é o que tem mais hipóteses de ficar e jogar uma quantidade considerável de minutos. E, se o João Mário não ficar…

Técnica, remate, passe, compromisso defensivo, golos, só depende dele…

Pode fazer a posição 8 no nosso esquema?

Não está rotinado lá. Mas diria que é nessa posição ‘oito e meio’ que pode fazer-se.

Não tem pedalada para isso, pelo o menos para já.