Depois de um fim de semana desportivo perfeito e cheio de vitórias nada melhor que os Oscars para terminar em beleza.
Não sou daquelas pessoas que fica chateado quando ganha alguém que não quero ou que dê uma importância extraordinária à estatueta, mas é um marco, é algo que fica para história e como apaixonado pela 7ª arte estou obviamente com altas expectativas.
Tem tudo para ser uma grande noite por várias razões, este ano foi um grande ano em termos cinematográficos e tremendamente superior ao ano passado, está aqui já muito vincada uma nova geração quer na realização, quer no acting, quer mesmo na parte mais técnica, temos o máximo de nomeações para afro-americanos até hoje depois de no ano passado a gala se ter focado em demasia no tema, há a expectativa de ver se La La Land consegue bater records com as suas 14 nomeações e levar mais de 11 estatuetas algo que só só Ben-Hur(1959), Titanic(1997) e O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei(2003) conseguiram, ou pelo menos fazer o pleno no chamado big five e levar as estatuetas nas 5 categorias mais importantes: filme, realizador(Damian Chazelle), actriz(Emma Stone), actor(Ryan Gosling) e argumento. O último filme a conseguir nomeações para o big five foi American Hustle(que não ganhou nenhum). Apenas três filmes venceram nestas cinco categorias: It Happened One Night, One Flew Over the Cuckoo’s Nest e The Silence Of The Lambs. Não acredito que consiga bater as 11 estatuetas nem levar o big5 mas veremos.
Mas há muitas mais curiosidades e possibilidades de termos história.
Caso ganhe o best director, o Damien Chazelle será o mais jovem de sempre a ganhar.
A Emma Stone [emoji7] pode ganhar aqui o seu primeiro Oscar e logo num papel muito semelhante à sua história, também ela deixou a escola e seguiu para LA lutar pelo seu senho de ser actriz.
A estreia de Andrew Garfield no cinema, que tem aqui a sua primeira nomeação, foi ao lado de Maryl Streep que tem aqui a vigésima nomeação, no filme Lions for Lambs.

É a quarta nomeação de Michelle Williams. A primeira já foi em 2005 com o Brokeback Mountain onde conheceu e começou a sua relação com o saudoso Heath Ledger de quem tem um filho.

É a sétima nomeação de Jeff bridges. A primeira já foi em 1972 com o filme The Last Picture Show.

Natalie Portman não vai estar presente por causa da gravidez mas foi a razão do seu filme ter sido realizado pelo Pablo Larraín, já que ela foi uma exigência dele. Ou era a Natalie ou tinham de procurar outro director.
Viola Davis que está hoje nomeada pela 3ª vez é a actriz negra com o maior número de nomeações.
O Bradford Young é o 1º negro a ser nomeado para melhor fotografia em Arrival e Joi McMillon a primeira mulher negra a ser nomeada para melhor edição.
O Kevin O”Connell está noemado pela 21ª vez. Nunca ninguém foi nomeado tantas vezes sem nunca ter ganho. Veremos se é desta com o seu trabalho em Hacksaw Ridge.
O documentário O.J. Made in America tem 7 horas e 47 minutos, o mais longo alguma vez nomeado.
Kubo and the Two Strings foi o primeiro filme de animação a ser nomeado para Best Visual Effects.
Já agora deixo as minhas apostas:
Melhor Filme- Acho que vai ganhar La La Land, preferia que ganhasse Manchester By The Sea.
Melhor Director- Acho que vai ganhar o Damien Chazelle, a minha preferência vai para ele, para Villeneuve e Lonergan.
Melhor Actor- Acho que vai ganhar Denzel Washington, preferia Affleck.
Melhor Actriz- Acho que vai ganhar a Emma e estou por ela.
Melhor Actor Secundário- Acho que vai ganhar o Mahershala Ali, só não queria que ganhasse Dev Patel.
Melhor Actriz Secundária- Acho que vai ganhar a Viola Davis, preferia que ganhasse a Michelle Williams porque a Viola deveria estar nomeada para actriz principal.
Melhores Argumentos- Acho que vão ganhar La La Land e Moonlight. Não queria que ganhasse Fences, Hidden Figures e Lion e achava um piadão se ganhasse The Lobster ou 20th Century Women.
Melhor Animação- Acho e quero ver Zootopia vencer.
Melhor Estrangeiro- Acho que vai ser entre Toni Erdmann e The Salesman, entre os nomeados preferia A Man Called Ove.
Melhor Fotografia- Acho que vai ganhar La La Land, preferia Arrival.