Tello deve ser convidado a renovar

Concordo com a proposta de renovação. É um jogador que pode não ser reanscendente mas é certamente útil e por vezes faz coisas fenomenais.

Estangeiros só se forem mesmo titulares indiscutiveis ( não é o caso).
Já teve tempo mais do que suficiente para provar o seu valor que a meu ver não é o suficiente, que justifique uma renoação de contrato.

"sunk costs are costs that have already been incurred and which cannot be recovered to any significant degree"...volto ao mesmo: aplicando o conceito de "sunk cost" ao caso do Tello, então, vendê-lo ou emprestá-lo, nem que seja por 1 milhão de euros, não é significativamente melhor do que deixá-lo sair a custo zero...cada um que faça o seu julgamento deste raciocínio...

óbvio que não podemos pensar em revendê-lo ao preço que o comprámos, e não podemos pensar que o vamos vender por bom dinheiro apenas porque também nos custou bom dinheiro, mas compete aos gestores fazerem o melhor negócio possível e duvido que o melhor negócio possível seja deixá-lo sair a custo zero…era como se as lojas de roupa passassem a oferecer as roupas aos traseuntes, apenas porque têm dificuldade em vendê-las a um preço que compense o investimento inicial…era o fim dos saldos, promoções e derivados…trata-se de reduzir as perdas ao mínimo possível…

E assim mostras que não percebes mesmo o que é a falácia dos custos afundados. Para ti pode já não ser um dogma mas é uma teoria, quando mesmo a sua definição como teoria é bastante questionável.

Se tivesses dito inicialmente que não tinhas percebido e me tivesses pedido para explicitar com o caso concreto do Tello, tê-lo-ia feito de bom grado. Mas a quem se compraz na ignorância, tenho de facto tendência a dar respostas arrogantes. :arrow:

"sunk costs are costs that have already been incurred and which cannot be recovered to any significant degree"...volto ao mesmo: aplicando o conceito de "sunk cost" ao caso do Tello, então, vendê-lo ou emprestá-lo, nem que seja por 1 milhão de euros, não é significativamente melhor do que deixá-lo sair a custo zero...cada um que faça o seu julgamento deste raciocínio...

óbvio que não podemos pensar em revendê-lo ao preço que o comprámos, e não podemos pensar que o vamos vender por bom dinheiro apenas porque também nos custou bom dinheiro, mas compete aos gestores fazerem o melhor negócio possível e duvido que o melhor negócio possível seja deixá-lo sair a custo zero…era como se as lojas de roupa passassem a oferecer as roupas aos traseuntes, apenas porque têm dificuldade em vendê-las a um preço que compense o investimento inicial…era o fim dos saldos, promoções e derivados…trata-se de reduzir as perdas ao mínimo possível…

E assim mostras que não percebes mesmo o que é a falácia dos custos afundados. Para ti pode já não ser um dogma mas é uma teoria, quando mesmo a sua definição como teoria é bastante questionável.

Se tivesses dito inicialmente que não tinhas percebido e me tivesses pedido para explicitar com o caso concreto do Tello, tê-lo-ia feito de bom grado. Mas a quem se compraz na ignorância, tenho de facto tendência a dar respostas arrogantes. :arrow:

Então agora já é falácia?

Não disse que não percebi porque na verdade percebi…percebi que o conceito de custos afundados não tem cabimento neste caso concreto, a não ser que dês uma volta muito grande na interpretação das coisas e consigas demonstrar que tem, o que não me admiraria nada, porque a partir de um enunciado falso se pode deduzir QUALQUER coisa, e posso demonstrar-to…

De qualquer maneira, a tua arrogância já vem do post que iniciou a conversa, ou seja, antes de deduzires que eu me comprazo na ignorância por dizer que dispenso o teu contributo para a minha cultura geral…nesse primeiro post, sim podias ter demonstrado o teu ponto de vista mas preferiste postar uma definição tirada da Wikipédia e cada um que tire as suas conclusões e não me parece essa a maneira mais correcta de discutir algo.

abraço

Não disse que não percebi porque na verdade percebi...percebi que o conceito de custos afundados não tem cabimento neste caso concreto

Só dizes que percebeste que o conceito não tem cabimento porque não percebeste o conceito.

Se tinhas alguma dúvida a partir da definição da Wikipedia era só perguntar - levar as pessoas a reflectir não pode ser considerado mau ou arrogante.

Para que todos fiquem a perceber, eu exemplifico no caso específico deste futebolista.

Na avaliação de se vale a pena fazer um novo contrato com o futebolista ou não, a SAD deve avaliar: os custos salariais; o rendimento desportivo esperado; os proventos de uma eventual venda durante o período contratual - e eu pus isto a “bold” e podia ter posto o eventual ainda mais realçado, pois os proventos de uma futura venda (que pode ou não vir a ocorrer) de qualquer elemento do plantel são quase sempre mais difíceis de antecipar probabilisticamente que o rendimento desportivo.

Os 1,8 milhões de contos (salvo erro) que o Sporting pagou pelo Tello hoje não interessam para nada porque já ninguém os vai trazer de volta ou reduzi-los - e antes de responder a isto, é favor voltar a ler o “bold” no parágrafo anterior, e ter em mente que os proventos de uma eventual venda futura não têm nada a ver com o que o Sporting pagou inicialmente. Ou seja, na avaliação da desejabilidade da renovação com o jogador é irrelevante se ele custou há anos atrás 1,8 milhões de contos, 100 mil contos, ou se veio a custo zero. Dizer que é tanto mais desejável renovar com um jogador quanto mais ele tenha custado há anos atrás é cair numa falácia - a falácia dos custos afundados, neste caso os tais 1,8 milhões de contos.

Este argumento não é aplicável só ao futebol. Há uns anos atrás era bastante usado por sindicalistas quando aplicados a empresas públicas que eram inviáveis tanto económica como financeiramente (grosso modo, ao manterem-se abertas só teriam gerado prejuízos futuros e sido sorvedouros de dinheiro público), mas que eles diziam que não e reforçavam que não se deviam fechar… porque se tinha investido muito nelas. Obviamente que aqui há um elemento de interesse próprio que levava os sindicalistas a distorcer a realidade dos factos. No caso do Tello, quem cai na falácia está a incorrer num efeito de “ilusão monetária” que não resiste à aplicação de argumentos lógicos.

Tello não é um fora-de-série nem um grande jogador mas é um jogador útil à equipa.
Vive na sombra do preço da sua transferência mas no entanto sempre se mostrou um jogador extramemente profissional. Tem sido útil à equipa do Sporting e é um jogador que pode jogar em várias posições do terreno.

Em relação ao salário não sei quanto é que ganha mas acho que só deve continuar por cá se o seu salário estiver de acordo com a sua importância no plantel.

Acho que mais vale manter Tello que já se sabe o que podemos esperar dele do que mandá-lo embora e depois ir buscar outro cepo qualquer sem saber ao certo o que esperar dele.

Acho que mais vale manter Tello que já se sabe o que podemos esperar dele do que mandá-lo embora e depois ir buscar outro cepo qualquer sem saber ao certo o que esperar dele.

A idéia não é trocar um cepo por outro, mas livrarmo-nos de um cepo para contratar um jogador melhorzinho! :slight_smile:

Esse argumento não tem ponta por onde se lhe pegue porque se tudo fosse assim qualquer jogador mau que viesse nunca iria embora pois tinham alguma qualidade, o que levava a impossibilidade de uma possivel transferência para libertar o jogador do clube.

O Tello é polivalente é verdade mas em ambas as posições é muito fraco,custou muito no passado foi erro nosso que não pode ser remendado,é mau jogador,não tem qualidade por isso não tem outro lugar senão nos jogadores abertos a transferências.

Não disse que não percebi porque na verdade percebi...percebi que o conceito de custos afundados não tem cabimento neste caso concreto

(…)
Na avaliação de se vale a pena fazer um novo contrato com o futebolista ou não, a SAD deve avaliar: os custos salariais; o rendimento desportivo esperado; os proventos de uma eventual venda durante o período contratual - e eu pus isto a “bold” e podia ter posto o eventual ainda mais realçado, pois os proventos de uma futura venda (que pode ou não vir a ocorrer) de qualquer elemento do plantel são quase sempre mais difíceis de antecipar probabilisticamente que o rendimento desportivo.

Os 1,8 milhões de contos (salvo erro) que o Sporting pagou pelo Tello hoje não interessam para nada porque já ninguém os vai trazer de volta ou reduzi-los - e antes de responder a isto, é favor voltar a ler o “bold” no parágrafo anterior, e ter em mente que os proventos de uma eventual venda futura não têm nada a ver com o que o Sporting pagou inicialmente. Ou seja, na avaliação da desejabilidade da renovação com o jogador é irrelevante se ele custou há anos atrás 1,8 milhões de contos, 100 mil contos, ou se veio a custo zero. Dizer que é tanto mais desejável renovar com um jogador quanto mais ele tenha custado há anos atrás é cair numa falácia - a falácia dos custos afundados, neste caso os tais 1,8 milhões de contos.(…)

Esta explicação não trouxe nada de novo à nossa discussão em particular. A apresentação concreta do teu ponto de vista, como eu suspeitava, não difere em nada daquilo que eu já tinha depreendido do conceito que apresentaste incialmente. Percebo o que dizes, mas no teu post esqueces-te de rematar. Falas muito bem, mas no fim acabas por não tirar a conclusão óbvia: para ti não se renovava e e deixava-se sair o jogador a custo zero. E não rematas porque (especulo eu) no fundo achas isso irracional :smiley:

É óbvio que neste momento não interessa a exorbitância que o jogador custou ao clube, e mais óbvio é, que nunca se vai ter retorno desse valor. Até posso ter exagerado ao dizer que “não se deve deixar sair a custo zero um dos jogadores mais caros de sempre” mas a questão essencial aqui é muito mais prática e trata-se de reduzir ao mínimo as perdas que possam advir da sua saída e aqui é que os nossos pontos de vista chocam…tu consideras que compensa mais ao clube deixá-lo sair, poupando-se dinheiro em salários, prémios de jogo e rendimento desportivo duvidoso, enquanto eu considero que a renovação é a solução menos má, porque para além de, em princípio ele ver o salário reduzido, continuas a contar com um jogador que pode não valer o que deram por ele, mas que também não é tão mau como o pintam e além disso ficas sempre com a possibilidade de o emprestar ou vender, ganhando dinheiro com isso.

Se os nossos gestores não são bons a vender isso já outra história…mas na verdade estamos perante um jogador de 27 anos que ultimamente até tem tido um rendimento regular e continua a ter algum talento. Se Tello sair terá que entrar outro…a entrada de outro implicará também um salário e prémios de jogo, e uma compra de passe (a não ser que vão buscar um ao refugo a custo zero) para além de que ainda tens que contar com o factor “imprevisibilidade do rendimento”. Ao passo que do Tello já sabes o que esperar.

Resumindo, eu não sou a favor da renovação porque a sua vinda implicou um investimento elevado. Se dei isso a entender na minha primeira intervenção, lamento a confusão, não era isso que queria dizer. Sou a favor da renovação porque me parece a solução mais adequada às circunstâncias actuais e que incluem: regularidade do jogador, polivalência, idade não muito avançada e capacidades mínimas que justifiquem o interesse por parte de outro clube, mesmo que por um valor tão baixo como 1 milhão de euros ou como moeda de troca na compra de outro jogador.

preferiam não renovar e deixar sair a custo zero um dos jogadores mais caros de sempre da história do futebol português?

Renova-se e com um pouco de sorte ainda se consegue vender por 1 milhão de Euros daqui a 1 ou 2 anos…

Quantas maneiras há de interpretar isto?

Afinal quanto custou ao certo Tello quando foi contratado?

preferiam não renovar e deixar sair a custo zero um dos jogadores mais caros de sempre da história do futebol português?

Renova-se e com um pouco de sorte ainda se consegue vender por 1 milhão de Euros daqui a 1 ou 2 anos…

Quantas maneiras há de interpretar isto?

epah é tão simplesmente a diferença entre encaixar nem que seja 1 milhão de euros e encaixar 0 euros com um jogador que não é tão mau como o estão aqui a pintar :smiley:

já jogadores como o Manoel podem sair a custo zero à vontade. Nesses casos se calhar compensa mais deixá-lo sair a custo zero porque também vieram a custo zero e apesar de se ter gasto algum dinheiro no salário, nunca trouxeram NADA à equipa e para os conseguir vender seria preciso um dispêndio de recursos humanos e quem sabe publicidade paga nas TVs para impingir aquela merda que tornaria a venda mais custosa do que proveitosa…ou seja, nesses casos compensa mais deixá-los ir, deixá-los resolver a vida deles em vez de andar a desperdiçar energias à procura de um clube que o queira, e que queira PAGAR por ele, porque esse clube simplesmente não existe…ou seja, nestes casos a minimização das perdas passa por deixá-lo sair a custo zero, em vez de renovar…

mas se achas que actualmente o Tello é um jogador nestas condições, tudo bem, respeito a tua opinião…

Repito: é a diferença entre encaixar nem que seja 1 milhão de euros e encaixar 0 euros com um jogador que não é tão mau como o estão aqui a pintar…mas continuo a achar que estás tão preso àquela definição da Teoria Económica que perdeste o sentido prático nesta questão… :slight_smile:

Afinal quanto custou ao certo Tello quando foi contratado?

Ao certo acho que ninguem aqui te sabe responder, mas oficialmente custou 1,2 milhoes de contos.

Bastante caro,sem dúvida.Obrigado pelo esclarecimento.Lembro-me perfeitamente quando foi contratado,era visto como uma das maiores promessas do futebol sul-americano,só não fixei o valor da transferência.
Quanto à renovação propriamente dita talvez deva haver um acerto salarial,mas penso que não deve ser dispensado,é um jogador útil com um bom pé esquerdo e já tem alguns anos de casa e isso também é importante.
Agora,quando não se gosta de um jogador é complicado admitir que ele é útil.

Aplaudo a decisão de renovação, de um jogador com qualidade e que sempre se esforçou quando foi chamado à equipa.

Eu devo ser dos poucos que acho o Tello um bom jogador. Tem bom sentido posicional, o que lhe possibilita fazer várias posições sem perda de qualidade, técnica qb, velocidade qb, boa visão de jogo e capacidade de passe e remate. Abnegado, profissional.

Sinceramente não entendo tantas criticas, e principalmente os assobios que me dão vómitos seja para que jogador for.

Tello é e será um jogador util, e de…EQUIPA!

Eu concordo com a renovação do Tello. É um bom jogador, útil, bom colega e bom profissional.

A idéia não é trocar um cepo por outro, mas livrarmo-nos de um cepo para contratar um jogador melhorzinho! :slight_smile:

Eu não considero o Tello um cepo, acho-o um bom jogador e que é útil à equipa. Apenas disse que mais vale ter um Tello que não é um habitual titular e que dá bastante jeito tê-lo do que ir buscar alguém que custe o mesmo que ele custa actualmente (salários) e em não seja útil à equipa.

Esse argumento não tem ponta por onde se lhe pegue porque se tudo fosse assim qualquer jogador mau que viesse nunca iria embora pois tinham alguma qualidade, o que levava a impossibilidade de uma possivel transferência para libertar o jogador do clube.

O Tello é polivalente é verdade mas em ambas as posições é muito fraco,custou muito no passado foi erro nosso que não pode ser remendado,é mau jogador,não tem qualidade por isso não tem outro lugar senão nos jogadores abertos a transferências.

Se um jogador é mau não pode ter alguma qualidade caso contrário seria razoável, segundo a minha opinião. Considero Tello um bom jogador. Não é um excelente jogador nem um fora-de-série mas é um jogador útil à equipa, esforçado, profissional e que sente a camisola.

Tudo isto depende daquilo que ele ganha por mês, claro. O seu salário terá sempre de ser adequado ao seu real valor e proporcional à sua utilização. Caso contrário não fará sentido mantê-lo.

É sempre util ter pé esquerdo como o dele NO PLANTEL.

relativamente a este assunto:

• complementando o que o Angel disse queria no entanto relembrar que é por demais conhecido em Alvalade que o Tello não custou 1,8 milhões de contos. Tello terá custado uma parte dessa verba, sendo que grande parte da verba associada à sua transferência consiste num encobrimento do pagamento do contrato a Mourinho, que não perdoou não ter ingressado em Alvalade por decisão de Dias da Cunha (então vice) e pressões de alguns jogadores. O contrato estava assinado e Mourinho não teve contemplações. Duque não queria escândalos e portanto tudo foi encoberto na compra de Tello.

Sobre se devemos ou não renovar… quando vejo pessoas a dizer que Tello é esforçado compreendo, embora esforçados existam até nos distritais. QUando dizem que Tello é um BOM jogador aí fico abismado. No andebol existem jogadores só para marcar penalties. Mas isto é futebol, logo ter um jogador que só sabe cruzar num clube como o Sporting é anedótico.