[Telemóveis] Qual o actual, porquê, porque não... Qual o próximo?

Eu tenho um Mi A2 Lite e ainda tem muito que dar … :grin:

andei com Xiaomis durante uma série de anos, depois duma fase em que só usava Lumias (ainda hoje tenho saudades). Redmi 4 Prime, depois um Mi Note 10, ambos a durarem-me uma série de anos.
há uns tempos (outubro do ano passado) tive um pequeno stress com o display do Mi Note 10. tive que mudar.

passei para um Pixel 7. o melhor elogio que lhe posso fazer é que nunca mais sairei dos Pixel. assim a minha vida permita, claro.

valorizo muito a qualidade das fotos e encontrei o telemóvel perfeito para mim. além disso, a relação qualidade/preço é do catano.

entretanto, a título de curiosidade e porque pode dar jeito a mais algum companheiro de fórum, hoje também mudei de operadora. depois de dezenas de anos como cliente Vodafone, passei para a Woo.
estava a pagar €4,25 por semana com um YornX 5Gb com mais uns quantos Gb para determinadas apps.
com as alterações obrigatórias pela ANACOM esses tarifários com Gb para apps específicas desapareceram. então, numa primeira fase passei para YornX 1Gb que, a partir do final deste mês passa a ter 20Gb para a utilização total (ou seja, sem discriminar apps). ia pagar €2,95/semana.
ainda tentei negociar para valores mais baixos, a pagar mensalmente. mas, mesmo com portabilidade pedida foram inflexíveis.

fui então para a Woo, a quem estou agora a pagar €10/mês com 16Gb. sem fidelização alguma. quando me apetecer sair, saio.
o tarifário normal é de 10Gb, mas eles oferecem mais 6Gb/mês durante 2 anos pela portabilidade.

basicamente passei de pagar €221/ano no primeiro tarifário YornX, para €153,4/ano no segundo YornX e acabei a pagar €120/ano na Woo. ah… e ainda oferecem o primeiro mês. ou seja, este ano fico-me pelos €110.
grão a grão…

se alguém precisar, fica o link:

https://www.woo.pt/alterar-tarifario

3 Curtiram

por acaso andei a ver tarifários também mas para já vou continuar com a yorn, o meu era o de 5gb e passo agora a ter 30.

De todos os que pesquisei, o melhor em preço/quantidade de dados que encontrei foi o da lycamobile curiosamente:

sobre os Pixel, quando estiver na hora de reformar o meu oneplus 8T será entre google, samsung ou apple…
Preciso é de carregamento rápido, é uma vergonha telemóveis tão caros não meterem no mínimo carregamento de 50W.
O meu é de 65 e não quero outra coisa, muito melhor que tretas como wireless chargings.

Se o 8 pro vier com fast charging será provavelmente o meu próximo smartphone
Nada como meter a carregar 20min e ir dos 20% aos 90.

E a unica critica que faco ao meu S22 Ultra.

Carregar 70% em meia hora nao e aceitavel…

Eu tenho Mi A2 , já começa a dar problemas de bateria mas estava com Smartphone a 99% cheio, se calhar era isso, agora está a 75℅, ainda não sei se bateria melhorou,este Xiaomi tem 4 anos e 2 meses.

Sabes se esta gama continua a ter Android Nativo é que li notícias que Mi A2 e o teu eram os últimos ?

Sinceramente, não ligo muito a essas questões. Serve para chamadas, SMS e alguma navegação, está bom. O recurso que uso mais a seguir é o GPS. Que neste também falha muitas vezes, mas suponho que seja por já ter uns anos e pelas atualizações das appa feitas para “obrigar” à compra de um novo smartphone.
Em termos de bateria, vai durando um dia, um dia e meio, com alguma utilização, já perdeu capacidade, mas ainda se aguenta bem.

O sistema android ficou pela versão 10, não sei se responde ao que pretendias saber.

Sei que sairam MiA3 MIA3 Lite e MiA4 MiA4Lite penso que sairam com Android Nativo , agora os seguintes não sei .

O que me fez comprar um Xiaomi foi ter Android Nativo .

sabes que tinha exatamente a mesma ideia que tu. e a verdade é que ainda mantenho uma parte, a de que se este Pixel 7 tivesse carregamento mais rápido um pouco era o telefone perfeito para mim.
mas habituei-me. como o carregamento é mais lento do que o do Mi Note 10 (30W) mudei os meus hábitos.
se dormir no meu quarto, meto a carregar quando me deito (usando o carregamento adaptável) e quando me levanto está pronto. se não dormir no meu quarto, já tenho carregadores preparados no escritório de casa, carro ou no escritório no trabalho para fazer o serviço. é tranquilo. nunca fiquei sem bateria por causa disso.

quanto ao wireless charging… já não passo sem ele. parece uma mariquice, mas é tão, mas tão prático.
em vez de pousar o telefone na secretária. pouso no “carregador” e aquilo vai fazendo carregamentos parciais lentos. estou a poupar bateria e dar mais tempo de vida útil ao telefone.
para mim isso é importante porque não troco de telefone frequentemente. convém que isto dure o máximo que puder.

o futuro passará por aí, não tenho qualquer dúvida. wireless charging, e-sim, etc.
os telemóveis sem qualquer “conexão” física. no meu caso, já passava bem sem elas. não uso nenhuma. tenho e-sim, agora só uso wireless charging e earphones/headphones só por bluetooth.

vamos ver se o próximo iphone, por exemplo, não contornará a obrigatoriedade da utilização da porta usb-c com o fim do carregamento wired… é uma curiosidade que tenho.

Estares constantemente a dar carga ao telemóvel não é propriamente saudável para a bateria…
Para mim a conveniência do wireless charging não é nenhuma para além te retirar o passo de conectares um fio.
Aliás para mim é pior porque eu muitas vezes uso o telemóvel enquanto carrega…
É também muito menos eficiente…

Para mim o que preciso não é carregar sem fio, isso não me faz diferença nenhuma…
Preciso é de meter a carregar e em 15/20 min ter bateria para o dia todo, e é isso que o fast charging me dá…

Eu raramente meto o telemóvel a carregar de noite.
Por exemplo de momento tou com 26%, se meter a carregar e for tomar um banho, quando regressar já tenho bateria para o resto do dia.

Mas claro, cada um com as suas necessidades, há por aí muita malta de iPhone e as velocidade de carregamento são uma vergonha.

Eu, enquanto não vir fast charging num modelo de gama alta das principais marcas vejo-me forçado a andar entre oneplus e xiaomi.
Era isso e os 120hz no ecrã, mas agora os modelos de alta gama já trazem todos.
Mas o único senão destas marcas para mim é mesmo o software ter por vezes uns bugs estranhos.
Também há a questão da câmara normalmente não ser tão boa mas a mim não me faz diferença, para o uso que dou a minha câmera é excelente.

pelo (muito) que tenho lido, isso não é bem assim.
cargas pequenas até aos 80% (sem deixar ir aos 0%), é melhor do que cargas inteiras até aos 100%. por causa das temperaturas. que é, basicamente, o que lixa as baterias. cargas rápidas pior ainda, uma vez que as temperaturas sobem proporcionalmente à velocidade.
mas isso depende muito da utilização de cada um. um não uso a carregar. não preciso. mas gosto de ter sempre bateria disponível a qualquer momento. daí a conveniência do wireless. o telemóvel está aqui ao lado, pousado, mas a carregar. é uma mariquice, como já admiti, mas não ter que pegar no fio e metê-lo no telefone… um descanso.
carregar o telefone deixou de ser uma “coisa a fazer”. integrou-se no meu dia a dia. nem penso nisso.
mas compreendo perfeitamente o teu argumento. quando tinha carregamentos “rápidos” usava e abusava deles.

os 120hz dá-me igual. de 90 para 120hz não tenho capacidade de ver as diferenças, assumo.

a câmara sim, foi um fator fundamental na mudança para os Pixel. e, admito, estou maravilhado.

obviamente ter um OS limpo e fluido é muito porreiro. traz-me à memória a boa experiência que tive com os Lumia.

Muito se falou na deterioração da bateria com os fast chargings: Mito.
A minha bateria bomba há mais de 2 anos sem problemas nenhuns.

A temperatura pode afetar a bateria sim, mas o meu telemóvel não sobreaquece a carregar (e uso uma skin que podia contribuir para a retenção de calor). Aliás, graças a ter 2 baterias em vez de 1, não há tanto esforço nas fases finais do carregamento como nas baterias enormes de 5000mh ou perto disso, seja o carregamento rápido ou não.

Depois é importante não deixar ir a zero que pode realmente afetar a vida útil da bateria, e é importante poupar os ciclos, porque uma bateria é um consumível e tem um número finito de ciclos.
Há quem defena que pequenas cargas não afetam os ciclos, mas não é claro.

Deixar ir a 100, se a bateria não sobreaquecer para valores pouco saudáveis, não tem mal nenhum.
Deixar toda a noite por exemplo, se for um telemóvel moderno também não tem mal nenhum porque já detetam quando está a 100 e pára de tentar forçar mais carga.

Anyway, para mim não seria um problema mesmo que deteriorasse a bateria mais rápido.
Se está mal troca-se e mete-se uma nova que não são assim tão caras.

Ainda agora troquei a minha bateria do PC, começou a perder capacidade após uns 4 anos.
40 e tal euros e 10 minutos de trabalho e tá como novo.

Eu concordo e é isso que me vai fazer mudar.
Não é que os SO da xiaomi e da oneplus sejam maus visualmente, o problema é mesmo os bugs e as atualizações lentas.
Eu tive um Lumia e apesar da experiencia de SO ter sido boa, não havia nada de jeito naquela store…

Eu como jogo um jogo mobile onde a refresh rate é importante, preciso disso…

Sim, as câmaras dos pixel tiram fotos fantásticas devido ao excelente processamento de imagem da google.
Em termos de hardware de câmara não têm vida para os samsung mais recentes, mas na prática as fotos dos pixel saem com uma qualidade fabulosa, e até ganharam o último blind test que o mkbhd fez às camaras dos principais smartphones, onde a comunidade participou votando entre 2 fotos sucessivamente sem saberem a qual telemóvel correspondia cada foto.

1 Curtiu

mesmo. esse era o problema. um tipo a precisar duma determinada app e nada…
foi isso que me fez saltar fora. agora o OS era incrível.
ainda hoje, de vez em quando, ligo o último que tive só para dar uma mexidela naquilo. foi o meu primeiro smartphone, talvez por isso tenha ficado com uma imagem tão positiva.

e viste quem ganhou, no final? o Pixel… 6a. :sweat_smile:
Os sensores do Pixel 7, que serão, provavelmente, os do Pixel 8, ainda não estavam/estão potenciados ao máximo, nesse campo.

o que dizes sobre hardware/software é a pura verdade.
os meus Xiaomi sempre tiveram do melhor hardware que o preço podia pagar. o problema está/estava no resto…

1 Curtiu

Pena não haver desses preços por cá.

Até te vendia o meu mas nao estou a pensar ir a Portugal em breve.

Não vens ao Brasil, não? :grin:

Vão aparecer.

38€

@Paracelsus

Tenho um 930 praticamente novo aqui em casa. Quando descubro WM já foi tarde, mas que SO maravilhoso.
Comecei por um Lumia 532, 640 e 640XL e o 930…

1 Curtiu