Antes de mais peço desculpas se já existe um tópico sobre isto. Eu é que não o encontrei.
Abro este tópico porque preciso urgentemente de ajuda. Preciso de instalar a TDT em três televisores na casa dos meus pais. Eles incumbiram-me de tratar disso e por falta de tempo e vontade desleixei-me e não estou minimamente por dentro disso a poucos dias do switch-off.
Preciso essencialmente de ajuda em dois pontos:
-Com três televisores, preciso de um amplificador de sinal?
-Quais as melhores compras que posso fazer em relação qualidade/preço (com preferência pela qualidade)? A ideia aqui é ter um receptor melhorzinho e outros dois mais modestos mas sempre com garantias de qualidade e de assistência em caso de problemas.
Agradecia que me dessem respostas dentro de um orçamento abaixo dos 150€.
Não precisas de muito… 150€ chega e sobra para comprares 3 descodificadores.
Então é assim: a única coisa que precisas é comprar 3 descodificadores… 1 para cada televisão. A oferta é imensa e a qualidade é semelhante. O que faz diferir os preços é as “opções” que cada um tem… Um descodificador “normal” custa cerca de 25€… Se preferires um com a opção de gravação e HD e essas coisas o preço já sobe para cima dos 60€…
O que aconselho é comprares 3 descodificadores baratos… Chegam e sobram e tal como os outros têm 2 anos de garantia. Ou então comprares um melhor (provavelmente para a sala) e 2 mais baratos. Mas os 150€ chegam para isso.
Se fores cliente PT, aproveita a promoção deles e podes comprar 1 descodificador (e apenas 1) por 10€.
Em relação á tua pergunta, não precisas de amplificador de sinal. Os descodificadores do TDT são ligados directamente por cabo scart aos televisores. O que tens de fazer é ligar o cabo da antena ao descodificador.
Onde apanhas sinal analógico neste momento, irás apanhar também o sinal digital (TDT). Os descodificadores apenas irão converter esse sinal.
No entanto a minha dúvida acerca do amplificador de sinal tem uma razão de ser. É que perguntei a um electricista da terrinha acerca disso e ele disse-me que com três televisores e uma antena já com 10 anos talvez seja preciso um amplificador. Por isso perguntei, caso alguém já tivesse uma situação semelhante, até porque instalar um amplificador de sinal é muito simples.
sermak
Valeu!!! Estou seriamente inclinado para esse descodificador dos CTT…
Eu tive de comprar amplificador de sinal. Na minha zona o sinal não é muito forte e, portanto, tive de comprar um amplificador, penso que foi um difusor e ainda o tal aparelho de TDT. Tudo isto ficou nuns 80€
Foi o que eu fiz. Comprei o descodificador e aquilo não apanhava qualquer sinal. Depois é que fui comprar o descodificador. Penso que é mesmo a melhor opção.
Na casa dos meus avós um técnico foi lá e instalou um descodificador que permite definicao até 1080p (o dos CTT vai só até 1080i) por 30€. Agora só não sei é o nome da marca do dito cujo. :mrgreen:
Bela maneira que arranjaram para chular ainda mais quem não tem dinheiro ou quem não percebe do assunto. Por acaso a minha avó tem um porque um tio meu ofereceu-lhe pelo natal e é só para uma televisão.
Acredito mas isso tem a haver com o sinal digital não ter uma taxa de compressão tao elevada como no analógico, e tens outra situação com o digital ou se apanha ou não. Não existe a famosa chuva quando algum canal não se apanhava bem.
Mas é incrivel como isto está feito. Gastar dinheiro em aparelhos tdt’s, gastar dinheiro em antenas digitais, e continuar com a mesma oferta de 4 canais generalistas. :wall: