Arranjei bilhete, conforme sinceramente sempre esperei. Não fico particularmente extasiado, porque tinha a secreta esperança de que isso acontecesse, porque já é a minha 3ª final do Jamor e, acima de tudo, porque arranjando só eu vou com o meu tio mas não há bilhete para o meu pai, que é um dos maiores leões que conheço.
Assim sendo (e não sei se posso fazer esta solicitação aqui, caso não possa peço que a apaguem), caso alguém tenha um bilhete para vender que me mande PM. Se é para chularem nos preços mais vale não mandarem.
Não querendo arrastar ainda mais o assunto mas só para deixar - mais uma vez - os meus two cents:
Do meu ponto de vista, enquanto estudante de Coimbra, acabo por compreender ambas as argumentações. Torci pela presença da Académica na final da Taça desde o início, festejei o golo no último minuto no jogo contra a Oliveirense da 1ª mão (até porque parecia daqueles jogos em que a bola não ia entrar), participei em algumas das manifestações que foram feitas pela Direção Geral e nutro um enorme carinho e respeito pela tradição académica, ou seja, praxes, a hora de vestir a capa e batina e tudo o resto.
Porém, como alguém me disse durante a Queima em conversa sobre o jogo, “Académica na capa, Sporting no coração”. Fosse a Briosa jogar com outro qualquer clube fora o meu Sporting e não teria a mínima hesitação em ir trajado ao Jamor. Agora, só me sentiria bem em assistir a este jogo no estádio se estivesse equipado à Sporting. Tenho demasiado respeito pelo traje para usar calções por baixo da capa ou ir de cachecol com ele. Para além de que quero festejar a vitória do Sporting vestido a rigor, sempre o fiz e não seria agora que o deixaria de fazer.
Portanto, por estes motivos, recusei o convite que me fizeram, se bem que gostaria de ir uma primeira vez ao Jamor. Ah, e claro que no bilhete não diz “Bilhete Especial - Traje” ou algo do género (pelo menos no que me mostraram tal não aparecia), como disseram aí é apenas uma manifestação da maneira mais simples que os estudantes de Coimbra sabem fazer.
Só recebe o bilhete a malta que estiver de capa e batina no autocarro que vai de Coimbra, quando já forem na viagem, quanto a quem for em viatura própria receberá o bilhete no Jamor.
Compreendo o que dizes, mas dou o exemplo de 1969. Grandes vitórias conseguem-se em grandes palcos, em locais onde há visibilidade. Temos um país a ver-nos na tv, temos bilhetes cedidos de propósito para levar no mínimo 500 pessoas, mais alguns que vão pela claque, mais os associados estudantes…
Não sou menos Sporting por não levar insignias verdes. Não sou mais Académica por levar insignias Académicas.
O nosso sentido de inferioridade é que nos leva a ter medo que vamos ser menos adeptos por isto, que vamos mostrar desapoio, que vamos ser espezinhados… O Sporting é grande, o Sporting tem tudo o que os outros têm, o Sporting só não ganha devido às gestões incompetentes que andam dentro do Sporting, não é por irmos ao jogo do jamor vestidos de capa e Batina!
Fácil. Vais pela segunda circular (atenção, que quando vires o Colombo, nunca olhes para o lado esquerdo, caso contrário ainda dás uma cagada com o carro em andamento) e segues as indicações que dizem A5. Assim que te meteres na A5, só tens que sair na indicação do estádio (não me recordo em concreto o que diz, mas é perfeitamente perceptível).
Não compreendo como partes de uma opinião de um forista e conclues do que ele escreveu está relacionado com “O nosso sentido de inferiodade é que nos leva a ter medo…”
Não vi essa referência no que ele escreveu, só relatou factos por demais evidentes nunca demonstrando nenhum complexo de inferioridade. Se tens algum complexo de inferioridade deve ser por estares muito próximo de pessoas da académica.
Quanto a irem de traje, sem traje, vestidos de galinhas, de panteras cor de rosa, o que quer que seja, a mim não me incomoda nada, nem me interessa se vão estar Sportinguistas na zona da académica, nem entendo porque isto vem para aqui referido. Só se também quiserem que os estudantes que se vão encontrar na zona do Sporting também fossem de traje.
Contudo não vi isto referido em nenhum lado pelos supostos organizadores desta pseudo-manifestação, se queriam causar verdadeiramente impacto esta era uma das ideias a se ter, mas deve ter passado ao lado dos organizadores. Dá até entender que só há estudantes em Coimbra, e que são todos da Académica, quando iremos ver que do lado do Sporting irão estar também estudantes. Que eu saiba a luta é a mesma.
Isto não passa de folclore, e estar a confundir as coisas, Politica e Desporto.
ser do sporting e de coimbra nao vai ser nada facil no domingo, claro que quero que o sporting ganhe mas custa-me ver um clube enorme como a academica nao conseguir passar ‘para la da final’… mas pronto, sporting é sporting e ha-de ser ate morrer!!! acho que o jogo vai ser muito equilibrado, a academica ja provou que com os grandes joga de uma forma totalmente diferente, mas espero que o polga vá lá a cima levantar o caneco! :dance:
Parti da ideia que foi apresentada pelo forista, pois ultimamente por aqui duvida-se de qualquer pessoa que pense um pouco contra a linha que se quer ver que todos pensem…
Já vi e li em tópicos de jogadores menos bons, pessoas que até simpatizam com esses jogadores, ou que lhes vêm uma ponta de mérito num ou noutro jogo, mas por serem jogadores non gratos depressa se levantam vozes a criticar as pessoas que tecem esses comentários.
Mas para encerrar esta questão e chegando de off topic, eu tomei a decisão de me ver de negro no Jamor muito pela força que os estudantes devem mostrar que têm. Isso não vai em nada prejudicar-me de gritar ou festejar um golo do Sporting. Não compreendo que se sintam ofendidos, se calhar também há policias e bombeiros do Sporting, que por estarem a trabalhar têm de ir fardados a rigor e não podem levar o seu equipamento do Sporting. São menos Sportinguistas? Não são! Vais-me dizer que essa é a sua profissão, pois bem, em todos os papéis que eu assino e me perguntam qual a profissão sou obrigado a responder estudante, portanto acho que estou a ser coerente.
Quanto à pseudo-manifestação como tu lhe chamas, posso garantir-te que atingiu os fins a que foi proposta. Vai juntar as pessoas que nos foi permitido levar (500), vão haver tarjas e lonas (dentro do estádio) e actos simbólicos (fora do estádio), penso que demonstra que as coisas estão a ser feitas como deve de ser. Já agora não é só em Coimbra que há estudantes, há estudantes em todo o país, mas se calhar os estudantes de outros pontos do país não vivem para o associativismo nem sentem um clube que foi durante anos marco maior da história da Academia, como os de Coimbra sentem.
Como já escrevi antes, é me indiferente se vão de traje ou não.
Contudo o exemplo que deste não faz muito sentido, um policia ou um bombeiro naquele momento está a fazer o seu trabalho, que eu saiba o trabalho de um estudante não é ver futebol (tirando casos excepicionais de alguns cursos).
Depois querem um luta em conjunto, entre todos os estudantes, quando mandas essas tiradas para a falta de associativismo, nem sentem um clube para os outros estudantes de fora de Coimbra.
Nem entendo o que o associativismo e ter um clube como sentimento irão ajudar na luta dos estudantes.
Haja hipocrisia para fazerem manifs contra as propinas e afins e depois andarem a “roubar” num evento como a Queima de Coimbra, que deveria ser mais barata do que é para estudantes. :boohoo:
A verdadeira Académica era da gestão integral da Associação Académica de Coimbra e portanto o associativismo estava lá. Fazia parte da Associação, só jogavam lá os estudantes até à altura em que o futebol passou a ter um Organismo Autónomo para gestão do futebol.
Agora tens a AAC e a AAC-OAF. No entanto a AAC-OAF sempre continuou intrinsecamente ligada aos estudantes por ser o clube de Primeira e Segunda Liga.
Concordo quando dizes que roubam na Queima das Fitas, mas a manifestação não será contra as propinas, mas sim contra o facto de as bolsas serem cada vez menos!