Um dos eventos cinematográficos do ano. A versão épica de Abel Gance do Napoleão foi restaurada a nível mágico para uma duração definitiva de 7 horas (divididas em duas partes). Parece incrível!
Abel Gance queria fazer na altura uma serie de 5 filmes do Napoleão. Cada filme seriam sobre uma parte da vida do Napoleão. Acabou por só fazer 1, esse que conhecemos. Ele ainda fez o Austerliz, acho que seria o terceiro da serie, em 1960. Claro que ficaria muito diferente do primeiro.
Para esse filme original, ele filmou uma duração total de 290 minutos, ou seja, 4h50. Talvez a duração em tempo real seja mesmo essa, mas em 18 ou 19fps, framerate original que se usava na altura, deve ficar mais longo. Normalmente um filme tem 24fps, não 30fps ou 50fps como numa TV.
Como o filme saiu em 1927, muito perto da chegada do som, ele pediu aos actores para dizer as falas realmente, claro que o filme é mudo. Em 1935 ele fez uma reedição do filme com som, pediu aos actores para dobrar as suas vozes no filme original que ficaram perfeitas com os movimentos dos labios. Esse filme, Naploeon Bonaparte, tem perto de metade do tempo do original.
Igualmente.
Só o facto de haver Dafoe como homenagem ao grande filme que é o Shadow Of The Vampire onde deslumbrou como o excelso téspio que é, e ele entrar novamente no universo e obra do Murnau é um aperitivo interessante para o que vem aí.
Não vi o “treila”, pois nunca os vejo, mas a premissa parece ser boa, bons actores, elenco curto como se quer, e o Nosferatu não é o Luisão.
Venha ele.
O acidente bizarro do Murnau eterniza a lenda do filme e filmagem, o Nosferatu e o Dr. Caligari do Wiene são marcos no cinema fantástico de Weimar.
Notável, vou querer apanhar isso!
Eddie Murphy de volta com um 4º filme da série Caça-Polícias. Os 3 primeiros filmes marcaram a malta da minha geração por causa do humor hilariante do Eddie Murphy.
PS: O Eddie Murphy não envelhece? ![]()
![]()
![]()
É como o Herbie Hancock.
Tirando a inevitável mudança de silhueta para a de um gajo já nos 60, se o compararmos com o Billy Rosewood e com o Taggart (bastante acabados), está muito bem.
Quanto ao filme, é mais do mesmo, a mesma fórmula estafada.
É só curioso, para quem como eu viu o primeiro filme há 40 anos, perceber que não sou só eu que fiquei mais velho, mais gordo e mais lento.
Custa-me ver o Joseph Gordon-Levitt e o Kevin Bacon num projeto destes, mas há que pôr comida na mesa, não é verdade?
Dá para comer umas pipocas, mas só isso.
Grande filme com um Eric Stoltz completamente irreconhecível e uma Cher ao natural, sem recauchutagens e num desempenho muito mais bem conseguido, imo, do que o que lhe deu o Óscar.
Creio que foi o primeiro filme a ser gravado com uma máquina de gravação “doméstica” (câmara de vídeo), brevemente será uma lançada uma nova versão.
A banda sonora é simplesmente divina.
Filme de autor, banda sonora fantástica (Tom Waits em grande).
O Coppola com este filme fodeu o dinheirinho todo que tinha ganho com O Padrinho e os estúdios Zoetrope (dele) quase foram à falência. ![]()
Revi-o 40 anos depois, gostei mais agora, quando o vi era demasiado jovem e a banda sonora abafou o filme.
Eu gostei muito do filme na altura e já o revi há uns anos. É provavelmente o único musical que gosto.
Na época era doido pelo Coppola (tinha acabado de fazer o Apocalypse Now e lançou-se num musical
) e claro, a Nastassja Kinski, que era o sonho de qualquer gajo entre os 18 e os 30. ![]()
Diverte essencialmente! Fica longe do primeiro e melhor fime da série.
O Eddie Murphy estava em grande nessa altura. Era o actor cómico da moda e preferido de muita gente. Os stand-up dele eram excelentes e para maiores de 18. Os filmes uma extensão do seu talento.
Eddie Murphy teve uma boa fase nos anos 80. Uma selecção de filmes interessantes dele para ver:
48 Hrs (1982) com o Nick Nolte;
Trading Place (1983) com o Dan Aykroyd;
Beverly Hills Cop (1984);
Coming to America (1988);
Life (1999) com o Martin Lawrence;
Mr Church (2016);
Dolemite is My Name (2019).
Tambem podemos incluir o Shrek 1 e 2.
Acabei de ver o “Sicario - Guerra de cartéis” por acaso e gostei muito. Como o filme indicia haver uma sequência, fui procurar. Descobri que vi o 2º filme e que o 3º ainda não saiu. Paciência, vou ver o 1º agora.
As mamocas da Jamie Lee Curtis…