Tópico dos Filmes - Parte 2

7/10

5 Curtiram

A maior obra-prima da ficção científica (na minha opinião, claro). Quem puder ler antes de ver o filme, que aproveite agora.

4 Curtiram

Dune é um dos filmes que me tem deixado mais em pulgas para este ano. Por várias razões, a principal porque sou fã da saga, li os livros todos, não só da primeira trilogia como os restantes, alguns deles até escritos após a morte do Frank Herbert. Acho todo aquele universo e ambiente muito bem conseguidos e uma escrita que me agrada bastante, e nota-se que deixou legado em futuras sagas.

Mas acho um universo difícil de passar para a tela. O filme da saga que o Lynch fez em 1984 é uma aberração a todos os níveis, não só em termos de ritmo muito acelerado como algumas alterações absurdas. Não é por acaso que foi considerado um flop e o próprio Lynch considera-o o seu pior trabalho.

O facto de ser realizado pelo Villeneuve foi uma alegria para mim, ele tem touch para isto, gostei do Blade Runner e do Arrival(que digamos são fantasy movies) que embora não tenham nada a ver, têm um ritmo que se adequa para Dune. Também acho que o Timothée Chalamet vai dar um óptimo Paul.

Mas como disse, acho que o filme não é fácil de trazer para a tela, não só porque a maioria das personagens são misteriosas, pensam muito, falam por enigmas muitas vezes, e todo o ambiente e universo necessita ser bem explicado.

Outra coisa, pelo casting e pelo que li, o filme vai terminar ali numa fase diria que no primeiro terço do segundo livro. Tenho medo que não caia no goto das pessoas e se fique por aqui, esta saga merece muitos mais filmes. Espero que haja continuação e a crítica seja positiva.

Ansioso.

1 Curtiu

Eu li que iria terminar ainda a meio do primeiro livro (o Leto Atreides tem imenso tempo de filme, pelo que disseram, o que corresponde a essa ideia), o que até acho bom, que assim da tempo pra explorar melhor a coisa.

1 Curtiu

Se fosse assim seria óptimo. Daria para fazer as coisas com muito mais calma.

Pensei que fosse acabar mais tarde pela personagem da Zendaya, embora ela neste primeiro filme possa só ter uma participação muito pequena.

Em livro talvez porque o filme do Lynch deixa muita gente dividida.

Ta com um elenco carote. Talvez alguns por serem fans foram ao casting, pois nao os acho grandes actores.

Eu gosto do Timothée Chalamet para Paul e as personagens mais velhas não desgosto.

A Zendaya é porque vende e isso tem sempre interesse dos produtores, assim como o Jason Mamoa e o Dave Bautista.

Do Villeneuve lembro-me de ter lido que este era o seu projecto de sonho.

Sim, em livro, claro. O filme do Lynch é uma tentativa semi-falhada.

Já agora, aqui fica:

Dia 21. Depois deve aparecer também no YouTube ou assim.

1 Curtiu

Tambem gosto, mas maior parte dos actores secundarios ‘e so’ steroids e green screens.
Gostaria de menos conhecidos e mais interessantes.

1 Curtiu

Eu acho que vais adorar este filme, com ou sem grandes actores. Algo interessante foi muitas cenas não serem em green screens. Filmaram no deserto da Jordânia e em sets em tamanho real, o que vai dar mais autenticidade à coisa.

E Dune é uma história épica, à escala interplanetária e intergaláctica, e ao mesmo tempo incrivelmente íntima e de pequenas nuances e pequenos momentos cheios de significado.

Desculpa citar-te outra vez mas eu fui ver os trailers e aquele vídeo que colocaram aqui, se bem me recordo(já li os livros há alguns anos) a personagem da Zendaya só aparece num sonho/visão no primeiro livro.

Acho que ela aparece em demasiadas cenas do trailer para ser só metade do primeiro livro. Só se em termos temporais alterarem algumas coisas.

Mas a ver vamos, desde que tenha qualidade e honre os livros por mim tudo bem.

Espero bem que sim porque este elenco nao me traz grande confianca que tenha capacidade de envolver o espectador na parte politica, conspiracao, e transmitir a parte tragica e emocional…
Mas espero estar errado.
Por outro lado tambem a duvida se o publico gostara’ deste tipo de filmes. Quero dizer, nao 'e um filme para adolescentes e China como sao a grande maioria das producoes de hoje. Pode tambem acabar como um Ghost in the Shell ou mesmo op original Blade Runner. Filmes que so lhe dao o devido valor anos mais tarde.

Nao ha aqui ninguem perto do Sir Patrick Stewart

Bom, agora não tenho aqui o livro pra dizer onde é que fica o meio :sweat_smile:, mas mete-lhe mais um bocadinho após o meio. No entanto, repara que no trailer não vês também muitas cenas que sugiram algo do último terço do mesmo.

Pelo que li, a personagem do Leto é das que mais impressiona ao longo do filme. De resto, o screenplay é uma adaptação do livro e não segue exactamente as pisadas deste. Também foi aventado que não há princesa Irulan nem imperador nem Feyd Rautha. A minha teoria é que estão a guardar para o segundo filme, sobretudo este último. :wink:

1 Curtiu

Ah já entendi então.

Eu fui aos meus rascunhos(faço resumos pessoais de todos os livros que leio, é uma panca minha e guardo tudo) e confirmo que a Chani só aparece no segundo livro(exceptuando o tal sonho).

Mas isso é indiferente dada a tua explicação de que não vão seguir exactamente as mesmas pisadas e a ausência do imperador.

Vi no cinema e não me disse muito e até sou fã do Lynch.
Não consegui entrar naquilo.

Twin Peaks noutra galaxia

Epá, se calhar a minha memória está a falhar-me, mas o Paul e a Chani não se juntam logo no primeiro livro durante um bom bocado? Pelo menos do que me lembro.

Nem vou tanto por aí.
Em termos de tom, de ambiente, de interpretações (Sting?), achei q faltava qlq coisa.
Talvez necessitasse de ler o livro para perceber.
De qlq maneira, é um filme q até é bem visto por alguns sectores da crítica.