Tópico dos Filmes - Parte 1

Não querendo concretizar a profecia do forista Leão de Ouro (eheheh, lendo só isto já estás a pensar: “lá vêem eles…”), até porque não sou fã adorador dogmático de Kubrick, tenho a dizer que foi um excelente realizador. Não concordo com as críticas aqui feitas a alguns filmes e até estranho ninguém ter falado naquele que, para mim, é o melhor trabalho dele: Dr. Strangelove! Para mim, apenas um dos melhores filmes de sempre e de uma percepção e crítica geniais da sociedade moderna (mesmo hoje poderíamos rever “belos” conceitos da política e sociedade actuais).

Outro tratado do cinema (e com uma actuação genial de Jack Nicholson), é o Shining, apesar de eu nem gostar do género terror. É óbvio que há sempre aquela questão: desliga o som e vê se o filme tem o mesmo impacto. Mas estão lá todos os spectos do género cinematográfico, todos os que fazem parte do ABC do terror e mais um: grandes personagens graças a grandes actores. Kubrick foi, em muitos filmes, assim. Stillness (em toda a atmosfera, quase como na dança), que obriga a que nos centremos na personagem. Como em Eyes Wide Shut. Falhou porque acho que todos (incluindo eu) apenas liga à seita. Alguns passaram o tempo todo a pensar quem era a moça toda jeitosa que ajudara o Tom e nunca se lembraram (eu incluído) de pensar sobre a própria essência do ser humano.

A Laranja Mecânica (ou A Clockwork Orange, desculpem mas sempre conheci o filme pelo título traduzido e o livro pelo original) é fantástico para quem anda nas minhas andanças cientificas. Se bem que sempre gostei do filme (vi-o ainda novo e antes sequer de saber quem era o Pavlov ou o Skinner).

E acho que vou, pela primeira vez, discordar com o forista Stunner, mas para mim 2001 é espectacular! Confesso que quando o vi a primeira vez era miúdo e adormeci. Anos depois vi de novo e lembrei-me: “feito em 1968”. E começo a perceber como surgem alguns conceitos, até o próprio computador (o tal IBM… :mrgreen:). De resto, é a tal coisa: quem gosta da banda sonora vai-se entretendo. Quem não gosta, desmaia.

Filmes maus? Claro. Ao contrário do Sr. meu Pai, não acho piada nenhuma ao Spartacus. E não acho o Full Metal Jacket nada de especial. Aliás, ser considerado um dos 3 melhores filmes de guerra… para mim é brincadeira!

Conclusão: afinal espetei seca. Mas continuo a não ser fanboy. Pelo menos dele! Para evitar mais secas, evitarei o assunto Tarantino! Muito menos o assunto Trainspotting! :wink:

Acabei de ver Death Race 2. Um filme de pipoca assim como o de 2008 mas muito pior, aliás, o outro divertiu este não. Ficou explicado como o Frankenstein ficou desfigurado mas acho que seria muito mais interessante terem ido buscar o Coach, a Case, só foram buscar o Lists. Um pouco mais de cuidado com o enredo e uniam na perfeição as duas histórias. É pena.

Só podia. Eu mal vi que saía directamente em DVD, nem me dei ao trabalho de ver. O primeiro ainda se safava por causa do Statham, que faz uns filmes engraçaditos dentro do género, embora daquilo que ele já fez, o que vale mesmo a pena ver é Snatch e Lock, Stock and Two Smoking Barrels, isso sim é outra loiça. Mas de resto filmes como o Transporter sempre dão para passar o tempo se forem vistos indo obviamente de encontro ao que prometem, acção e pouco mais, sem pensar muito. :mrgreen:

No outro dia estava aqui alguém a falar mal do Crank, isso é porque certamente não viram o Crank 2. O ridículo levado ao extremo… muito mau… :lol:

Falando de outra espécie de sequela que também só vai sair em DVD, e pelo que já vi não tem rigorosamente nada a ver com o primeiro, é o Green Street Hooligans 2 que deve ser uma completa pobreza comparado com o excelente filme que foi o primeiro. Há sequelas más, e depois há estas ridículas que não têm ponta por onde se lhe pegue nem qualquer ligação com o original.

O Danny Boyle só estragou um bocado o filme com aquela…

**** SPOILERS AHEAD ****

… do gajo-monstro que volta à vida… o filme teria ficado bem melhor se a tensão final tivesse sido criada apenas pelo desenrolar natural dos acontecimentos, uma vez que se aproximava o fim da linha pra todos eles. Ou então introduzia um efeito “alienígena” que invocasse outros valores que não o terror (e aqui lembro-me do filme “Abismo” que executa esta ideia com imensa mestria). Se ele tivesse tido isto em conta Sunshine seria hoje porventura considerado uma obra-prima da “hard sci-fi”.

Sim, é exactamente isso… tal como o Winston descreveu e bem, Trainspotting é uma espécie de pintura surrealista de uma bad-trip ao mundo da droga.

Não pretende ser dark, cómico, realista, sombrio ou irónico, apenas ser uma metáfora super-creativa despretensiosa sobre uma vida que acaba por ser afectada pela droga… eu diria até que o estilo cinematográfico é bastante “europeu”, daí se calhar ter sido bem visto pela crítica mais “erudita” do cinema. ;D Pessoalmente, aprecio esta forma de fazer cinema.

Vi ontem o Voando Sobre um Ninho de Cucos e hoje percebo porque muitos o consideram como uma das obras-primas que o cinema já produziu.

Já dormi sobre o filme e ainda estou siderada. Argumento excelente, interpretações soberbas, principalmente de Jack Nicholson e Louise Fletcher, sem esquecer Danny DeVitto, entre outros.
Há cenas que são de uma beleza tão grande que é difícil transpor para palavras. As cenas no barco ou a sequência final do filme são exemplos disso…

Entrou, com toda a certeza, para o meu top de filmes favoritos.

Ontem vi Black Swan, vi sem saber do que tratava o filme, desde que vi esta imagem

tomei nota para “comprar” quando houvesse com alguma qualidade.

Filme estranho, daqueles tipo esquizofrénicos, quase tipo fight club, sendo que a diferença é que temos bailarinas… :mrgreen:

Bom filme, bom desempenho da natalie portman, quando a penelope cruz recebe um oscar num filmezito da treta acho perfeitamente normal que ela seja pelo menos nomeada.

Eu vi o trailer a semana passada e achei mto estranho. Quero ver. 8)

O último filme que gostei muito de ver foi o Ghost Writer de Roman Polanski. Mas que história maravilhosamente contada. A história em si não é fenomenal, mas a forma como nos é contada é qualquer coisa.

Ontem vi o The Town com o blagghhh Afleck… está engraçado.

Finalmente tive a oportunidade de ver o “V”, também com a Natalie Portman.

Não desgostei do papel dela, até porque acho a miúda uma das grandes actrizes desta geração mais recente.

Agora estava à espera de outra coisa. É verdade que, da minha interpretação, entendo que é uma alegoria ao actual estado de governação do UK e à sua subserviência aos States.

Acho o filme cheio de anacronismos (nomeadamente a personagem principal) apesar de se passar numa realidade alternativa. E acho que pisca um olho ao 1984 do George Orwell.

E o final soube-me a pouco. Bem sei que o “V” acaba por conseguir fazer o que Guy Fawkes não conseguiu. Mas fiquei um bocado desconcertado.

No global, acho um filme um bocado pretensioso.

Já alguém viu o filme? O que é que acharam?

Era interessante saber o que é que os colegas @ danielw e @ McCandless, por exemplo, que andam lá por terras de HM, se viram o filme, o que é que pensam dele.

Ontem vi o Saw VII, e gostei muito para não variar. Adorei esta história, desde o primeiro até ao ultimo, à várias coisas que podem ter sido repetidas, mas à outras coisas que ficaram muito bem feitas.

Grandes filmes. Este ultimo é mais um jogo, e no final percebe-se tudo de como as coisas aconteceram.
É pena, mas parece que este foi o ultimo filme.

Gostei muito, principalmente pelo final. Aquela elevação social, o espírito de mudança e o deitar abaixo do controle individual foi inspiradora! É um filme marcadamente anarquista (aliás, basta pôr a capa ao contrário e ver o símbolo…).

Concordo que tem muito do 1984 do George Orwell, embora a personagem “V” apareça mais forte e romantizada.

Não interpretei a ligação Uk-USA como tu, mas é bem possível. É mais uma leitura que poderei fazer a próxima vez que o vir.

A Natalie Portman (e eu não sou um fã incondicional dela) esteve bem naquele papel do cidadão comum que é acordado para a possibilidade de liberdade e se entrega de corpo e alma. No fundo apaixona-se, não pelo “V”, mas pelo que o “V” significa. O facto de ser uma mulher também pode ter o seu significado em termos sociais.

[b]Pineapple Express

Nota:6[/b] - Filme para ver quando não há mais nada para fazer :inde: Mas valeu umas boas gargalhadas, nota :mais: para o James Franco.

Ontem vi o The Bounty Hunter e gostei bastante.

Gerard Butler & Jennifer Aniston :mais: :mais:

Butler ftw, então em 300 foi mítico, um dos melhores filmes de acção dos últimos anos. Fui ai cinema e foi excelente, assim vale bem o bilhete. Mas não foi apenas 300, Gamer, Law Abiding Citizen, RocknRolla e o filme de gaja mas excelente P.S. I Love You, foram filmes agradáveis de ver, no mínimo. Para comédia/acção é um dos “meus” actores favoritos.
Jennifer anda a desiludir-me um pouco, os últimos filmes como The Switch, Love happens e o detestável Management foram para esquecer. Gostei sim de Along Came Polly e de The Break-Up, agora os últimos… :wall:
P.S - Estamos a falar de filmes de pipoca, os críticos que baixem um pouco a bitola…

Vou ver agora Howl, vou ver porque está lá o James Franco e da nova rapaziada é daqueles que simpatizo. Sinceramente não sei a que vou, vamos ver…

Btw O Bom, o Mau e o Vilão é falado em italiano ou inglês? É que o titulo original é italiano e na wiki dizem que é falado em italiano. Mas são actores americanos que o desenvolvem…

Não tem lingua oficial, os americanos falavam em inglês, os espanhóis espanhol e os italianos italiano. Devia ser bonito ver Eastwood, Van Cleef e Wallach a falar italiano.

Normally a film in made in one language, then possibly dubbed into another one, and oft-times purists will prefer to watch the film in its original language (with subtitles if they don't understand the language). [b]In this film, because they expected to dub it into several languages, they allowed each actor to speak his (or her) own language. So Clint Eastwood, Lee Van Cleef, and Eli Wallach spoke English, but the Italian actors spoke Italian, and the Spanish actors Spanish. [/b]According to the actors, they would listen to the others speak, and start when they stopped, even though they didn't understand what the others were saying. Extraordinary! This made the job "interesting" for the writers of the dubbing script. They had to try to conjure up lines which made sense in English, but fitted the mouth movements of actors speaking Italian. Not overly different from the job of writers creating dub scripts for anime, but just that much more complex: you can imagine the poor writer: "OK, that line's in Italian, so it's four syllables, but the English equivalent is only three syllables, gotta stretch it; the next line is in Spanish, so it's six syllables, English equivalent 8 syllables, have to shorten it somehow; the line after is in English (yay!)". Even with such care, it is inevitable that we'll see some mismatch of dialogue and mouth (dubbing live action can almost never be perfect), no matter what language we choose.

Eastwood até tem uma tirada engraçada. Como devem saber, Il Buono, il brutto, il cattivo é o 3º filme de uma trilogia, e Eastwood preocupado com a possível perda de protagonismo sai-se com essa:

"“In the first film I was alone. In the second, we were two. Here we are three. If it goes on this way, in the next one I will be starring with the American cavalry”

O audio do filme é todo em Inglês, mas tal como o Atlantian disse foi gravado em varias linguas.
O produto final é apenas em Ingles, uma vez que o filme se passa na América (filmado em Espanha se nao me engano).

A versão que eu arranjei a 720p tem as vozes do Eastwood e de outro novamente dobradas e remasterizadas. é uma extended qq coisa.

Gostaste? Eu fiquei aliviado deste ter sido o último filme… ::slight_smile: Para mim devia ter acabado no III ou no IV, a partir daí a história começou a ficar horrível e a perder todo o sentido. Gostei muito do Saw I e principalmente do II, a partir daí penso que a qualidade desceu e a partir do V então foi a gota de água. Aquilo que caracterizava o filme desde o início (todas as pessoas que são testadas terem uma oportunidade de se salvar) deixou de existir.

Obrigado pelas respostas, por mim pode ser qualquer lingua, desde que não seja dobrada.
Incrível como ontem tive paciência para ver Howl, basicamente é sobre um poeta que escreveu um livro que alterou a poesia tradicional usando calões e expressões desconfortáveis. Escreveu sobre os homens da sua vida e as suas paixões e necessidades. O seu livro Howl foi levado a tribunal para discutir se era ou não obra literária e se tinha ou não relevo. A pergunta que me coloquei era, se por ventura tivessem ignorado o livro e não houvesse tanta publicidade em torno da obra teria as mesmas consequências literárias?

Sim, os filmes começaram-se a repetir continuamente, quando pensava-se que já estava tudo descoberto, arranjou-se forma de arranjar outras pessoas que fizessem outro papel e assim por diante.

Mesmo assim gostei pelos jogos todos que foram, eu pelo menor em todos os Saw’s tive interesse até ao ultimo minuto, e ete não foi excepção. Gostos são gostos. :great:

Também me interessei obviamente, para ver como acabava… Ainda assim achei o final bem previsível e até mal feito. Eu sinceramente acho que isso de arranjar continuamente outras pessoas e mais personagens foi exactamente o que fez perder a qualidade que os filmes vinham exibindo ao início. Mas sim, gostos são gostos. :wink: