Não querendo concretizar a profecia do forista Leão de Ouro (eheheh, lendo só isto já estás a pensar: “lá vêem eles…”), até porque não sou fã adorador dogmático de Kubrick, tenho a dizer que foi um excelente realizador. Não concordo com as críticas aqui feitas a alguns filmes e até estranho ninguém ter falado naquele que, para mim, é o melhor trabalho dele: Dr. Strangelove! Para mim, apenas um dos melhores filmes de sempre e de uma percepção e crítica geniais da sociedade moderna (mesmo hoje poderíamos rever “belos” conceitos da política e sociedade actuais).
Outro tratado do cinema (e com uma actuação genial de Jack Nicholson), é o Shining, apesar de eu nem gostar do género terror. É óbvio que há sempre aquela questão: desliga o som e vê se o filme tem o mesmo impacto. Mas estão lá todos os spectos do género cinematográfico, todos os que fazem parte do ABC do terror e mais um: grandes personagens graças a grandes actores. Kubrick foi, em muitos filmes, assim. Stillness (em toda a atmosfera, quase como na dança), que obriga a que nos centremos na personagem. Como em Eyes Wide Shut. Falhou porque acho que todos (incluindo eu) apenas liga à seita. Alguns passaram o tempo todo a pensar quem era a moça toda jeitosa que ajudara o Tom e nunca se lembraram (eu incluído) de pensar sobre a própria essência do ser humano.
A Laranja Mecânica (ou A Clockwork Orange, desculpem mas sempre conheci o filme pelo título traduzido e o livro pelo original) é fantástico para quem anda nas minhas andanças cientificas. Se bem que sempre gostei do filme (vi-o ainda novo e antes sequer de saber quem era o Pavlov ou o Skinner).
E acho que vou, pela primeira vez, discordar com o forista Stunner, mas para mim 2001 é espectacular! Confesso que quando o vi a primeira vez era miúdo e adormeci. Anos depois vi de novo e lembrei-me: “feito em 1968”. E começo a perceber como surgem alguns conceitos, até o próprio computador (o tal IBM… :mrgreen:). De resto, é a tal coisa: quem gosta da banda sonora vai-se entretendo. Quem não gosta, desmaia.
Filmes maus? Claro. Ao contrário do Sr. meu Pai, não acho piada nenhuma ao Spartacus. E não acho o Full Metal Jacket nada de especial. Aliás, ser considerado um dos 3 melhores filmes de guerra… para mim é brincadeira!
Conclusão: afinal espetei seca. Mas continuo a não ser fanboy. Pelo menos dele! Para evitar mais secas, evitarei o assunto Tarantino! Muito menos o assunto Trainspotting! ![]()