Tópico dos Filmes - Parte 1

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=IEeQEa6SZQM[/youtube]

Deu para passar o tempo :slight_smile:

:arrow: Subscrevo.

Aliás, se há endeusamento que me está aqui a passar completamente ao lado é o de Kevin Spacey. Tem um papel de nível brilhante sim (Os Suspeitos do Costume), principalmente à 1ª visualização do mesmo. De resto tem dois ou três interessantes, mas nada de extraordinário (sim, podem incluir aqui o que lhe deu o óscar em Beleza Americana, ridículo o óscar de melhor actor e ridículo o óscar de melhor filme, btw).

Por alguma razão chamam ao cinema a 7ª arte… e depois é claro que há sempre gente que tem dificuldades em apreciar arte. :twisted:

:lol: :wink:

Depois de uma sessão de meia noite e meia de Saw 3D o balanço é bastante positivo. Gostei :great: :mais:

Não te preocupes que mais tarde ou mais cedo o homem acaba por ter o seu óscar. Tantas vezes lá vai o cântaro que um dia… ;D

Outro actor que penso ser uma injustiça nunca ter recebido um óscar de melhor actor principal é Johnny Depp. Talvez porque muitos dos filmes que fez não são do agrado da Academia e porque o seu estilo é do tipo: “quanto mais esquisito melhor”, mas penso que foram excelentes as suas actuações em Eduardo Mãos-de-Tesoura, Sweeney Todd, Charlie and the Chocolate Factory ou The Ninth Gate… até no Pirates of the Caribbean o homem tem um bom desempenho, só que aqui compreende-se, o filme não ajuda mesmo nada. Mas acredito que com um desempenho sólido num filme mais mainstream e sério e também ele acabará por receber uma estatueta.

2010 foi mesmo fraquinho para o cinema. O destaque óbvio vai para Inception. Depois, há outros bons mas não de tão épico.

Vi o “Uma Mente Brilhante” e gostei realmente. Fui para o filme sem saber nada do que se iria passar e fiquei bem surpreendido, achando que a temática foi retratado com mestria! 8/10

Fear And Loathing In Las Vegas é tão underrated…

Estava a fazer scroll down e vinha referir esse filme. Grande obra, mais uma vez num estilo pouco usual o que não facilita a entrega de um óscar.

Na minha opinião, tanto Johnny Depp como Tom Cruise são melhores actores do que Pitt. Mas esta discussão acaba por ser estéril. Estamos a falar de uma Academia que nunca premiou Charlie Chaplin, Barbara Stanwick, Glenn Close, Greta Garbo, Hitchcock, Kurosawa, Fritz Lang, ORSON WELLES. Ao pé destes colossos do cinema, o facto de Brad Pitt nunca ter ganho dilui-se fortemente. Os prémios da Academia são um jogo de interesses e muitas vezes não premeiam o mérito.

Ainda para mais, acho que não faz sentido nenhum os Óscares cingirem-se principalmente aos filmes feitos nos EUA, tendo uma categoria diminuta para “Melhor Filme Estrangeiro”. Isto não acontece com outros prémios, como o Urso de Berlim ou a palma de ouro em Cannes. Vamos todos ignorar os óscares para termos mais saúde mental “fachavór” :mrgreen:.

Eu por acaso não gostei nem um bocadinho. Acho o Saw I muito superior aos restantes, mas sempre fui vendo os outros achando que tinham momentos interessantes e davam para passar bem o tempo. Este Saw 3D achei péssimo. Não faz sentido nenhum desde o início. Então agora o Jigsaw já faz armadilhas por causa de uma rapariga fazer o que quer de dois rapazes? :lol: Então já se tortura pessoas por causa disso? :o Podia continuar, embora fosse estragar a surpresa a quem ainda não viu…mas há armadilhas que não têm qualquer nexo com a história do filme (começando por essa no início e a do Chester também nada tem a ver com a história…sim lá para o fim interessa o local…mas porquê aqueles? Porque eram racistas?). A parte pior e que menos sentido faz ainda é quando se lembram de transformar o Saw num qualquer filme de um psicopata que se lembra de matar todos sem sentido nenhum, chegando ao cúmulo de conseguir matar todos os polícias de uma esquadra inteira (então mas no Saw não existia sempre a possibilidade de se safarem com algum sacrifício? Não era essa a “piada” do filme?) e sempre da mesma forma. :eh: Give me a break, o filme é fraco e maldito dinheiro que gastei nisso porque até de 3D tem muito pouco.

Eu por acaso até acho que a melhor actuação de Depp é num filme que pouca gente gosta e que foi um pouco mal tratado pela crítica…Secret Window. Aliás, nesse filme tanto a actuação de Depp como de Turturro são assombrosas e mereciam maior reconhecimento. E sim como Jack Sparrow também merecia. Acho de uma injustiça tremenda os prémios de representação só irem para filmes com “cara de óscar” (salvo raras excepções).

Vi ontem A clockwork orange! estou perplexo! que filme genial!

vejam a critica no meu blog… :slight_smile:

RECOMENDADO A TODOS!

Já agora podias dizer que se trata do clássico “Laranja mecânica” (1971), de Stanley Kubrick. Ainda metes um monte de pessoas à procura, quando se calhar já viram o filme com o título em português.

Há 29 anos que é genial! E há muitos anos que é mostrado como exemplo (e crítica) de condicionamento clássico (pavloniano) e/ou como crítica ao behaviorismo americano.

Mas se calhar o autor da obra em que o filme se baseia tenta mais criticar o mundo que o Pavlov ou o Skinner.

não 29, mas sim 39 anos…

Eu sou contra as traduções dos nomes dos filmes, da mesma forma como ninguém traduz o nome de um albúm ou musica, não se devia traduzir o nome de um filme!

Kubrick não é mais que um realizador, acredito que este filme para ele não foi apenas uma critica, decerteza que estudou muito para chegar aquilo.

Não digas isso muito alto que me assustas com a idade. :mrgreen:

Completa razão, peço desculpa pela incorrecção

O filme é baseado numa obra de Anthony Burgess. A crítica é feita por este.

Também uso sempre os nomes originais nos filmes :great: Vou ver esse agora! :beer:

Ai que me dá uma coisa má só de ver a lista que para aqui metes-te. :twisted:

[u][b]S.W.A.T.[/b][/u]

Eu não gostei de SWAT mas até aprendi algumas quantas coisas nesta produção:

ai) Aviões sem travões, numa superfície que não a de aterragem e a quase 200 km/h conseguem aterrar com relativa segurança estando a menos de 4 metros de altura.
ui) Se eu, ou partes do meu corpo forem atropeladas por um comboio, nada se irá cortar.
ei) Se o bad guy estiver demasiado longe numa dada perseguição, basta pedir ao Realizador para que corte até à parte em que ele é efectivamente apanhado. Ninguém vai notar. :shifty:
oi) Todos, e eu repito, todos os cidadãos de LA têm uma arma nas calças.
ui) … e eles todos te querem matar.
eish) Dr. Pepper é omnipresente.
ouch) Carregar no acelerador é sinónimo de aumentar o volume do rádio.

Eu presumo que quando alguém vá ver um filme que retrata a equipa da SWAT, queira ver as tácticas que eles utilizam. Queira ver uma luta de cérebros incríveis, com armas, destruição e inteligência à mistura. Não é nada de especial. Um filme deste tipo não devia estar recheado de clichés, plots convencionais e cenas de acção standard.

[u][b]The Book of Eli[/b][/u]

Começo promissor, desenvolvimento desapontante e final terrível. Até podia ter bons actores mas é um filme que está mal escrito e o plot tem mais falhas que os produtos da Media Market.

[u][b]Training Day[/b][/u]

Não vi mas já percebi qual é o teu estilo. :great: Tem dois actores que gosto, talvez vá ver.

[u][b]The Blind Side[/b][/u]

É um filme extremamente sentimental e que é difícil não receber adeptos devido ao facto de ser uma história verídica, mas, e existe sempre um mas, o problema está em Hollywood. Eles transformaram a suposta personagem principal num fantoche, num pino que apenas aceitava ordens, num rapaz que não questionava motivações e/ou vontades e permitiram à Sandra Bullock um papel para os Óscares. É um wannabe american girl que o povo americano adora [veja-se Julia Roberts em Erin Brockovich] mas a verdade é que não retrata aquilo que elas são, apenas aquilo que julgam ser. Bullock pegou de cara e deu-se bem. :twisted: Deu o máximo de sentimentalidade que podia e fez deste filme algo merecedor de ser visualizado.

Não é, de todo, um must see. A história é um must read, isso sim. :great:

[u][b]The Butterfly Effect[/b][/u]

The Butterfly Effect faz de Ashton Kutcher um bom actor. Está tudo dito. Muito bom. :great:

[u][b]The Dark Night[/b][/u]

Há quem não goste, mas há quem goste. Eu. :mrgreen: Eu já coloquei a minha análise lá mais para trás e não é porque ele morreu que aqui digo que o Heath Ledger faz um papel extraordinário. Na minha opinião, Christopher Nolan tirou mais um coelho da cartola [até que enfim] e fez deste Batman uma verdadeira obra de arte.

[u][b]Crazy Heart[/b][/u] (pela musica. nem tanto pelo filme)

Não vi, nem quero ver exactamente por isso. Musica é Música, Cinema é Cinema. :inde:

[u][b]Kick-Ass[/b][/u]

Por amor de Deus. :sick: Sim, está giro. Sim, conceito engraçado. Sim, entretém. Sim, é pastilha elástica. Mas não brinquem comigo. É assim que eu vejo este filme e nem entendo que seja de outra forma.

:mais: Menores de 14 anos
:mais: :menos: Menores de 18 anos
:menos: Maiores de 18 anos

[u][b]Memento[/b][/u]

Já li ai para trás que à quem não se lembre dele. :twisted: mas eu lembro-me e gostei. Não é um filme de fácil digestão e há que referir o seu budget, foram somente 5M. :o É capaz de ser frustrante e ter um final inovador mas esta obra está repleta de mensagens e é uma verdadeira maratona intelectual durante 2h.

[u][b]Shutter Island[/b][/u]

Eu não gostei. Já sei que me vão mandar pedras para cima mas não gostei. Dei-me ao luxo de ver 2x [nunca faço para nenhum filme] e continuei a não gostar. Contudo, vi uma explicação qualquer num site sobre o final do filme que me pareceu absolutamente fantástica e right on the money. :o Para mim e vossa infelicidade já não me lembre onde foi mas era um pensamento tão simples quanto complexo que quase dá poderes de sobre-dotado a Scorsese.

Ainda me faltam 4 [American Gangster, A Walk to Remember, Seven Pounds, Shine] dos quais só vi 2. :great:

Training Day é excelente, barbosa.

Acredito, Trainspotting [1996] é que não é de certeza.

O monólogo inicial de Ewan prometia uma obra dramática de relevo mas desde ai que foi sempre a descer. :sick: A sério, o que à para ver aqui [para além da banda sonora]? Eu não criei qualquer tipo de empatia para com nenhuma personagem e isso é fulcral em peças que se destinam a este tipo de temáticas. O cast até pode ter cumprido individualmente mas tudo pareceu desgarrado, obtuso e sem qualquer ligação. Ver Ewan passar de viciado, a querer limpar-se, a viciado, a limpo e a tomar duas doses 6 meses (?) num filme que se propõe a retratar o sofrimento, a dificuldade e a vida de um drogado é demasiado irreal. Aliás, as inúmeras criticas que encontrei a esta produção advém precisamente de ex-drogados [basta ler na Internet]. Já para não dizer que um dos plus destes filmes reside precisamente na transformação que a droga opera nas vidas de cada um, algo que não se vê em lado nenhum em Trainspotting, muito por culpa das personagens já nos serem apresentadas num estado vertiginoso. É uma obra Dark mas nem Dark sabe ser.

Não estou a dizer que não existem momentos negros e sombrios mas parecem animações de criança ao lado de Requiem For a Dream. Ou são dignas de cartoon, ou são extremamente exageradas [aquela do bébé e a dos lençóis cobertos de fezes é just too much]. Ter uma mensagem não faz de um filme bom e este falhou claramente em entregá-la. Valeu a banda sonora, os ângulos de filmagem [ :mais:] e a prestação de Ewan, apesar de não ser minimamente credível não por culpa própria, mas por culpa de quem escreveu o guião. :inde: