Estatuetas à parte, nestes dias vi os seguintes filmezecos:
Celda 211 - http://www.imdb.com/title/tt1242422/
Filme espanhol, já aqui mencionado, que conta a história de uma guarda prisional que é apanhado num motim, durante o dia anterior ao primeiro dia de trabalho.
O gajo era um tipo aplicado que resolveu ir lá na véspera conhecer as instalações. De repente acontecem lá umas tretas e ele perde os sentidos, ficando numa cela. Ao acordar, está lá dentro no meio dos amotinados, e tem que raciocinar rápido caso queira sobreviver.
A história é porreirinha, mas não me parece muito realista. A capacidade de reacção e adaptação do gajo à situação, parece-me exagerada. Acho que faltou ali umas bases que pudessem dar mais consistência e credibilidade às capacidades do gajo. Mas infelizmente optaram por dar maior ênfase à relação com a mulher e ao facto dela estar grávida.
Mesmo assim leva um :mais:
Fair Game - http://www.imdb.com/title/tt0977855/
Com Sean Penn e Naomi Watts.
Narra a história do “Plame affair”, um escândalo que ocorreu nos states nas vésperas da guerra com o Iraque.
De modo que o ataque fosse aprovado no senado, era necessário apresentar provas de que o Iraque tinha armas de destruição maciça, então tudo que eram indícios de compras (por parte do Iraque) de material necessário para o fabrico de armamento nuclear, eram empolados de modo a satisfazer a vontade da administração Bush.
Acontece que a pessoa (Mr. Wilson) que foi enviada pela CIA ao Níger de modo a apurar se realmente o Iraque lhes tinha comprado urânio enriquecido, constatou que tal negócio não existiu. E foi essa informação que passou à Agência.
No entanto Bush avançou para a guerra, num discurso que transmitia que a conclusão chegada era totalmente contrária.
Vai daí o Mr. Wilson escreve um artigo intitulado: “What I Didn’t Find In Africa”. O que gerou um escândalo do caraças pois colocou em cheque a palavra do presidente dos states.
Mas a resposta da Casa Branca não se vez esperar, vazando a informação de que a mulher do Mr. Wilson era uma agente da CIA, e que este tinha ido ao Níger de férias a mando da mulher.
Enfim, o filme tem um excelente argumento verídico, e os actores são do melhor. Aconselho vivamente. :mais: :mais: