Tópico dos Filmes - Parte 1

E já que 2010 está a acabar, não percebo como é que ninguém deu conta da existência de Unthinkable [2010]. :mais: Não é nenhum vencedor de Academia mas é uma produção que não chegou a ter muitos adeptos uma vez que apenas o trailer viola os direitos humanos, a Convenção de Genebra, a Constituição dos EUA e a Carta dos Direitos dos EUA. É algo pesado. E eu até nem ficaria surpreso se o Michael Sheen fosse galardoado pela sua enorme prestação. :great:

Samuel L.Jackson e Carrie Anne Moss estiveram num bom plano. Digo já que não é um filme para todos os estômagos mas creio ter sido “O” verdadeiro underdog de 2010. É um filme que merece ser visto. :slight_smile: :arrow:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=ecCUGZe_ba8&feature=related[/youtube]

Eu vi e gostei. Sinceramente nem me lembrei dele. Isso dos direitos humanos justifica-se no low level, quando a coisa começa a pesar…

Só hoje vi o Twelve Monkeys [1995] e estou estupefacto com Brad Pitt. :mais:

Eu pergunto-me, como é que este miúdo nunca venceu nenhum Oscar? :menos: Ele já há muitos anos que deixou de ser apenas um menino bonito de Hollywood. Filmes como Twelve Monkeys [1995], Fight Club [1999] Snatch [2000], Benjamin Button [2008], Sacanas sem Lei [2009] ficaram na memória de qualquer seguidor dos seus trabalhos, e de fora deixei o Seven [1995]. Já começam a ser demasiados títulos não reconhecidos pela Academia. Ele que apenas foi nomeado para Twelve Monkeys e Benjamin Button, acabou por perder para Spacey [The Usual Suspects] e Penn [Milk]. Pode ser que ainda haja tempo para levar alguma coisa mas é preciso recordar que já tem 47 anos. :great:

Ora, nunca venceu um óscar porque não chega ao nível de um Kevin Spacey, esse sim um dos melhores actores que me lembro de ver no grande ecrã. Robert de Niro, Al Pacino, Ben Kingsley, Jack Nicholson, Anthony Hopkins, Jeremy Irons, Dustin Hoffman, William Hurt, Peter O’Toole… ao pé destes nomes quem é o Brad Pitt?

Injustiça é por exemplo o Edward Norton nunca ter vencido uma estatueta sequer… isso sim é injusto, agora o Brad Pitt?

Estatuetas à parte, nestes dias vi os seguintes filmezecos:

Celda 211 - http://www.imdb.com/title/tt1242422/
Filme espanhol, já aqui mencionado, que conta a história de uma guarda prisional que é apanhado num motim, durante o dia anterior ao primeiro dia de trabalho.
O gajo era um tipo aplicado que resolveu ir lá na véspera conhecer as instalações. De repente acontecem lá umas tretas e ele perde os sentidos, ficando numa cela. Ao acordar, está lá dentro no meio dos amotinados, e tem que raciocinar rápido caso queira sobreviver.

A história é porreirinha, mas não me parece muito realista. A capacidade de reacção e adaptação do gajo à situação, parece-me exagerada. Acho que faltou ali umas bases que pudessem dar mais consistência e credibilidade às capacidades do gajo. Mas infelizmente optaram por dar maior ênfase à relação com a mulher e ao facto dela estar grávida.

Mesmo assim leva um :mais:

Fair Game - http://www.imdb.com/title/tt0977855/
Com Sean Penn e Naomi Watts.
Narra a história do “Plame affair”, um escândalo que ocorreu nos states nas vésperas da guerra com o Iraque.
De modo que o ataque fosse aprovado no senado, era necessário apresentar provas de que o Iraque tinha armas de destruição maciça, então tudo que eram indícios de compras (por parte do Iraque) de material necessário para o fabrico de armamento nuclear, eram empolados de modo a satisfazer a vontade da administração Bush.

Acontece que a pessoa (Mr. Wilson) que foi enviada pela CIA ao Níger de modo a apurar se realmente o Iraque lhes tinha comprado urânio enriquecido, constatou que tal negócio não existiu. E foi essa informação que passou à Agência.
No entanto Bush avançou para a guerra, num discurso que transmitia que a conclusão chegada era totalmente contrária.

Vai daí o Mr. Wilson escreve um artigo intitulado: “What I Didn’t Find In Africa”. O que gerou um escândalo do caraças pois colocou em cheque a palavra do presidente dos states.

Mas a resposta da Casa Branca não se vez esperar, vazando a informação de que a mulher do Mr. Wilson era uma agente da CIA, e que este tinha ido ao Níger de férias a mando da mulher.

Enfim, o filme tem um excelente argumento verídico, e os actores são do melhor. Aconselho vivamente. :mais: :mais:

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

É bom mas a larga distancia dos colossos.

Vi ontem Elizabeth, detesto quando agarram em acontecimentos reais, onde está tudo documentado e estudado e alteram a história. Ainda não vi The Golden Age, mas pelo que li também foi adulterado. Qual a necessidade?

:arrow: :arrow: :arrow:

Edward Norton é o meu actor favorito da nova geração. “Primal Fear”, " Fight Club", “Pride and Glory”, “25 th Hour”, “American History X” são simplesmente interpretações geniais. A merecer uma estatueta há muito tempo, pelo menos desde “Fight Club”.

Dão uma estatueta ao Russel Crowe no “Gladiator”, por um papel em que o gajo mais não faz que andar a despachar gladiadores e ao Ed Norton dão-lhe palmadinhas nas costas. :wall: :wall: :wall:

Eu compreendo o teu comentário, mas um filme não tem que seguir obrigatoriamente todos os factos da história que relata. Muitas vezes altera-se a verdade histórica para que o guião seja mais interessante. O importante é a construção final e não a fidelidade do filme à história original.

Para citar um exemplo, um dos melhores filmes da história do cinema é o “Nascimento de uma Nação” do Griffith. Nesta obra, até a Klu Klux Klan aparece como uma das salvadoras da pátria o que não é obviamente verdade no contexto histórico da formação dos EUA. Mas o filme não deixa de ser uma obra-prima por causa disso.

Uma coisa não deixa de implicar a outra. Todos os nomes que mencionaste são grandes ícones do cinema sem duvida, a questão aqui é, o que é que Brad Pitt tem a menos que por exemplo: Sean Penn, Seymour Hoffman ou Russel Crowe? Sinceramente por todos os papeis que já fizeram, tanto Brad Pitt como Johnny Depp já mereciam uma estatueta há muito tempo.

Aqui tenho de concordar contigo, já Sean Penn e Russel Crowe têm um historial de boas interpretações.

Edwart Norton também é um dos meus actores favoritos, mas não é por isso que deixo de considerar ridículo Pitt nunca ter levado um óscar. Eu nem preciso de pegar pelo Twelve Monkeys que é uma das melhores interpretações que já vi num actor, mas pego precisamente pelos Oscars do ano passado. Onde é que a prestação de Jeff Bridges num dos filmes mais secantes do ano é superior à de Pitt em Inglorious Basterds? A Academia ainda não conseguiu entender a diferença entre dar um óscar por filme x ou um óscar de carreira que é o que tem feito ultimamente. A prestação de Sean Penn em Milk é superior à de Pitt em Bejnamin Button? Ah e tal tem que se dar Penn para mostrar que não somos preconceituosos… De qualquer das formas, outros dos injustiçados é…DiCaprio que consegue perder para Jamie Foxx (desde cedo se percebeu que aquele papel tinha que lhe dar o óscar). Terem fama de “meninos bonitos” nunca foi bom para estes dois que ainda continuam a não ser levados a sério por muita gente. Veremos este ano.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. :menos:

Edward Norton pertence à elite de Hollywood e é um autêntico case-study por ainda não ter sido galardoado com obras de elevado gabarito em Primal Fear [1996], American History X [1998], Fight Club [1999], 25th Hour [2002]. Eu dei 5 reconhecidos filmes de Brad Pitt que são dignos de levar estatueta, e essa é igualmente uma verdade! Bradd Pitt não é um dos pesos pesados do cinema mas não é nenhum Tom Cruise. :hand: Bradd Pitt depois da sua prestação em Snatch, Twelve Monkeys, Fight Club, Benjamin Button e Inglorious Bastards não leva mas Russel Crowe, Jammie Fox, Seymour Hoffman, Sean Penn, Jeff Bridges, Javier Bardem já dá?

:menos: Ninguém aqui está a retirar valor a Edward Norton. Porém, denegrir a imagem de Bradd Pitt só porque já fez inúmeros filmes para Inglês ver é absolutamente absurdo. E sim, digo com todas as letras que Bradd Pitt está superior em Twelve Monkeys a Kevin Spacey no The Usual Suspects. Aquilo que se vê em Twelve Monkeys é demoníaco e uma das melhores representações que me lembro de ver nas salas de cinema. Siga.

Essa é uma história velha de décadas. Paul Newman nunca ganhou um Óscar devido a um desempenho num filme. Ganhou já velhote um Óscar como prémio de carreira. O Tom Cruise que tem um desempenho fabuloso no “Born in the 4th of July” e no “Vanilla Sky” e mesmo assim não ganhou. O Di Caprio tem imensos desempenhos nos últimos anos simplesmente :o :o :o, até deixou crescer a barba e tudo para ficar mais feio e mesmo assim ninguém lhe passa cartuxo.

Leonardo não tem nada a ver com o menino bonito de Titanic. The Departed e sobretudo Blood Diamond são filmes brutais e no africano deveria ter recebido a estatueta.
Quanto ao Edward ele deve, tal como o Leonardo está a fazer, escolher melhor os filmes, a verdade é que há cerca cerca de uma década que ele não entra (apesar de representar sempre bem, daí ter imensos fans, inclusive a minha admiração) num filme brutal como foi Fight Club e American History X. Anda um pouco perdido em filmes comerciais como Hulk, Red Dragon e Pride and Glory. Ainda não vi Stone, como tal não posso ajuizar.

(…) e ainda bem que falas nele - é um actor que não aprecio e que definitivamente, não esteve interessado em elevar as suas possíveis potencialidades de representação a um nível superior - mas a verdade é que em Interview with the Vampire [1994] até os maiores criticos [e eu não gostei do filme] admitem que esta terá sido a 1x que viram Cruise e Pitt encher as telas. Há quem prefira Cruise. Há quem prefira Pitt. Vejam o filme e decidam mas que é mais uma excelente prestação de Brad Pitt, num papel que foge da sua habitual rotina, lá isso não dá para questionar. :great:

Sim, e o Sean Penn até não é um actor que me fascine, mas a sua prestação em Mystic River foi brutal. Não estou de alguma forma a denegrir os nomes que mencionei, apenas acho que o Brad Pitt já justificou bem mais a estatueta.

É um actor que representa papeis complicados com uma naturalidade incrível, olhando para alguns dos exemplos que o barbosa postou acima, em nenhum desses papeis se vê Brad Pitt com histerias ou a fazer interpretações a pedir a lagrimita no olho. O tipo simplesmente encarna o cigano, o Basterd ou o maluco como se o tivesse feito a vida toda.

Outra questão importante é, o que realmente define um bom actor ou uma grande interpretação? Tiques, naturalidade, dramatismo, constância ou versatilidade?

Claro que tem a ver. O facto da Academia dar alguns prémios de modo injusto não torna um eventual de Brad Pitt mais justo.

Brad Pitt não justifica, a meu ver, qualquer estatueta… teve alguns desempenhos razoáveis, como em Twelve Monkeys, Fight Club, Seven ou Meet Joe Black, mas de resto, nada de especial. Não consigo ver que raio de excelente papel é esse em Benjamin Button nem em Inglorious Bastards.

Brad Pitt está se calhar um degrau acima de Cruise, mas muito longe de Spacey ou os outros que referi, aliás, referir o desempenho em Twelve Moneys como uma das melhores nas salas de cinema é um grande insulto à esmagadora maioria dos actores que ganharam uma estatueta até hoje.

Brad Pitt grande actor sem nunca ter sido reconhecido por isso.Não passa do marido da Angelina Jolie e de um gajo jeitoso para as mulheres.É por isso que algumas pessoas não lhe dão o devido valor.

Dicaprio,grande actor sem nunca ter sido reconhecido.Não passa do gajo que fez o Titanic e de um gajo jeitoso para as mulheres.

Não sei quem será pior,se as pessoas que os vêem da mesma forma que eu expliquei em cima,e acreditem que as há (e não são poucas). Se as pessoas que queres saber dos Óscares para alguma coisa.Sim,gosto dos dois como actores,sim gostava de os ver ser reconhecidos por isso,sim já o mereciam,não,não precisam da estatueta para serem considerados “Top”.Caguem nos óscares,isso é tudo um jogo de interesses.Os Óscares estão para o cinema actualmente como a Bota D’Ouro (acho que é assim que se chama) está para o Futebol.Tudo merda :arrow: Vou fazer outra comparação dizendo que o Milito é o Brad Pitt e o Sneijder o Dicaprio ;D

Vi agora o Unthinkable.Parecido com o “Law Abiding Citizen” a meu ver só que mais fraco.Gostei do papel do gajo que estava a ser torturado.Nada de marcante.

a) Não comparei Pitt com Spacey. Não comparei Pitt com Norton. Não comparei Pitt com Pacino, DeNiro, Newman, Nickolson, Hopkins, Hurt, O’Toole. Nada a ver. Entrar nas comparações que referes é um exercício pouco prático e totalmente inútil. Porquê? Porque existem inúmeros actores que já levaram estatuetas, que foram justos vencedores e que também não chegam ao nível desses mestres da representação. Quem são? Nicholas Cage, Denzel Washington, Daniel Day-Lewis, Adrien Brody, Tom Hanks. E podia continuar por aqui eternamente. Eu não estou a comparar actores, estou a avaliar as suas prestações e ao olhar para as de Brad Pitt, acho injusto não ter ainda nenhum troféu.*

* É fácil de explicar porque é que não tem nenhuma estatueta e nada tem a ver com a sua pouca capacidade. Snatch é de Guy Ritchie. Basterds é de Tarantino. Fight Club tinha Edward Norton mais prolifero. Seven tinha Spacey já maduro e Pitt a dar os primeiros passos na estrada das boas interpretações. Twelve Monkeys e Benjamin Button foram nomeados. Porque é que não ganhou? :inde:. Era o ressuscitar de Mickey Rourke, as últimas aparições de Frank Langella e a possibilidade de quebrar o preconceito em Sean Penn. Ia para Pitt? Não, claro que não! Posto isto, é fácil perceber o porquê de não ter nenhum Óscar.

b) Chamar de razoável aquilo que ele faz em Twelve Monkeys e Fight Club, e dizer que não viste nenhum papel de jeiito em Button e Basterds não é um insulto, é um convite a abrirem oftalmologias na Suécia. :twisted: Deixa estar, eu não largo a minha e tu não largas a tua. :smiley: :arrow:

Resumo dos trailers dos filmes em 2010:
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=I4dEWOB6THE[/youtube]