Tópico dos Carros

Engraçado que na semana passada estive a falar com um rapaz que é mecânico há 20 anos, e disse-me o seguinte: “Eu hoje em dia só compro carros a gasolina, alem de darem menos problemas que os diesel, as reparações são sempre mais baratas.”

Vale o que vale, eu por exemplo há mais de 15 anos que não tenho um carro a gasolina mas se calhar já vou ponderar na próxima compra… :shifty:

VW: proprietários podem entregar carro e pedir dinheiro de volta

Deco diz que proprietários de carros que tenham o kit fraudulento podem anular o negócio e pedir o dinheiro de volta aos concessionários

Se tiver um dos carros que atualmente circula com o software fraudulento que o Grupo Volkswagen instalou em vários veículos a diesel saiba que pode pedir o dinheiro do carro de volta aos concessionários e receberá o seu valor comercial.

“O cliente tem direito a anular o negócio uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado”, salientou o secretário-geral da Deco, Jorge Morgado, ao Diário Económico.
Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efetuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo", explicou ao mesmo jornal.
“Se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude”, explicou.

A associação já está a receber contactos dos proprietários destes carros a pedir esclarecimentos.

Eu diria que um veículo moderno a gasóleo é como que um investimento de risco. Se tudo correr bem poupa-se um balúrdio. O problema é que pode não correr bem…
Já a gasolina, ou bem que é um veículo muito leve (as leis da física continuam em vigor), ou há que contar com consumos elevados para os tempos que correm.
Há pelo menos onze anos que não tenho carros a gasolina e custa-me a crer que os possa voltar a ter (nunca mais me sai a lotaria)

[member=9277]Ravanelli hás de ir com a esposa experimentar o Nissan Pulsar, sem compromissos.
Senta-te no banco traseiro para observares o espaço.
Ando com um renting, bastante económico e seguro, até a data zero problemas.
Motor renault 1.5dci de 110cv.

http://www.nissan-ofertas.pt/passageiros/novopulsar?geolocalizacion=Portugal

Desculpa lá, isso é híbrido?
Se sim, é de recear custos de manutenção altos…

Peso bruto kg 1750
[font=trebuchet ms]Isso prenuncia consumos generosos.[/font]

Pois, mas como faço 50/60kms diariamente vou ter de pensar bem no assunto.
Já varias pessoas me disseram que fica mais em “conta” comprar um a gasolina…se bem que os meus Dieseis não me têm deixado ficar mal.
A unica que deu raia foi uma A4 de 2007, que passado 2 meses já tinha 3 injectores nas couves.

Nop, 1.5dci renault.
Medias de 5 em cidade (segundo o computador de bordo)
30euros faço mais ou menos 600km.
Manuetncão incluida no renting assim como seguro contra todos e IUC

Eu quanto a isso não tenho ilusões. Sempre ouvi dizer que os Clio 1.9 trocavam de caixa como quem troca de cuecas e eu nunca troquei nenhuma no que tive. Aliás, continuo a ter algum contacto com o carro e a caixa é a mesma. Já a Laguna do meu pai levou duas.

Também nunca tive a ideia que a minha Audi estava livre da possibilidade de avaria, até porque fui logo avisado por quem estava “dentro” que deveria evitar determinada motorização, por falta de amostra. E que sim, que algumas davam problemas. O melhor era ir para motores e especificações já com alguma rodagem.

A Fiat tem uma reputação de trampa, conheço quem os tenha e não troca (embora um amigo tenha trocado para uma Passat e diz que ficou bem, embora também estivesse bem antes - mas já não colmatava as necessidades). Eu gosto muito de Affas, mas nem escrevo o que me dizem deles. Malta que os teve e que continua a adorar por fora.

Opel Astra, da década passada, tenho conhecimento de 4 motores para o lixo. Quatro viaturas trocaram de motor. A minha mulher teve um Corsa (já há anos atrás), era tido como fiável e durante alguns anos foi, até que começou numa espiral que já parecia que se sentia muito bem nas oficinas. Achava piada ao ambiente, era giro e tal. Tenho uma familiar cuja empresa tem como carros de serviço Insignias e Astras, quando eu disse que achava piada ao Insignia ele disse-me que eu era tonto. Lá, quando se levanta um veículo de serviço e já só há Insignias, dizem que é azar.

E sim, já vi Mercedes avariados. :lol:

Eu ouço dizer muito bem dos C4, só malta satisfeita. O problema é o cá de casa e é essa experiência é que me lixa! :lol:

Os problemas que o afectam foram catalogados pela assistência da marca como “normais” no modelo em questão. Um deles, que afecta os elevadores do vidros, como habitual na marca. Até me disseram para não me meter a trocá-los, que a coisa tanto podia durar uma década, como uma semana.

[hr]

Pois, foi um dos primeiros de que lhe falei. Existem aqui dois na rua e falei dele. Não ficou muito impressionada, só se o test drive fizer a diferença. :mrgreen:

Para o negócio ser atractivo, terá de ser diesel económico (fará muitos quilómetros, urbano e extra urbano). Depois tem de ser confortável (para segmento B ou C) e nem é preciso muita mala, mas tem de caber o carrinho de bebé. :lol:

[hr]

Por acaso era um modelo que não me tinha passado pela cabeça. Nem conheço, vou ver. :great:

[member=9277]Ravanelli Se puderes passa num Stand a ver o carro, ao vivo é mais surpreendente…
A Nissan ate tem andado com umas campanhas de vendas jeitosas.
Vê lá é se a esposa não te obriga a sair de lá com um Qashqai, as mulheres são tramadas. :mrgreen:

Épá… :lol:

Ó [member=7455]Nightwish76, só não digo que pagava para ver, porque teria mesmo de pagar e também não gosto de crossover. Mas a minha mulher comprar um Qashqai, é daquelas coisas… :mrgreen: Ou o vendedor merece mesmo o prémio de vendedor do ano ou não é a minha mulher. Seria mesmo a definição de lavagem cerebral! :lol:

É certo que as generalizações são tramadas, mas o Nightwish76 tem fundamento no que diz.
Duma maneira geral elas adoram veículos altos, parecidos com jipes (sentem-se mais seguras). Por outro lado, elas gostam do Qashqai, basta ver conduz a maioria deles.
E ainda há o perigo dela engraçar com o Juke, outro veículo com as mesmas características (alto, parecendo um jipe, e que elas apreciam).

[member=9277]Ravanelli Já vi que a educaste bem. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Nem mais [member=5220]one_o_six . Por acaso estava a falar por experiência própria, mas a minha não teve grande escolha porque o contrato já estava assinado quando o foi ver… :twisted: :twisted:

Sim, conheço uns artigos que falam dessa tendência nos EUA e já tenho visto um maior número de mulheres em jipes e crossover.

Quanto ao Juke, a nossa reacção ao primeiro que vimos foi (quase em simultâneo): que raio de […] é aquela? :lol:

Nem sabia que existia Mazda 2 na Europa, sim ele vem do Japao directamente. Existem poucos carros vendidos na Europa fabricados no Japao (outro exemplo é o
Land Cruiser ou o CRV) porque o mercado Japones é muito diferente do Europeu e obviamente o custo das distancias e alfandegas. Ja agora o equivalente à Opel/Vauxhall no Japao é a Isuzu e ate nem tem ma fama.

Por falar em Mazda 2, tinha a ideia que o [member=121]Paracelsus esta na Suecia, na Suecia existe uma das marcas que mais gosto e que todos dizem bem, a Volvo. Bom desenho, carros realmente seguros, funcionam bem, sem problemas talvez o seu unico defeito seja a fiabilidade a longo prazo em relacao aos competidores.

Sobre o Nissan Pulsar, é um carro interessante mas de Nissan tem pouco, ele é fabricado em Espanha na fabrica da Nissan Barcelona com componentes 100% europeus com Powertrain Renault (motores, transmissao, chassis). O chassis é o mesmo do Megane que é fabricado tb em Espanha (Palencia). Parece-me um carro interessante mas com poucas diferencas em relacao ao Megane.
Uma das primerias decisoes da Alianca Renault Nissan foi acabar com o Almera (pq fazia concorrencia ao Megane) e agora lancaram este…
Ja agora as fabricas da Renault/Nissan em Espanha funcionam muito bem, ja visitei a de Barcelona, Palencia e a de Avila (Cabstar e um Renault equivalene) e todas sao muito boas. So nao conheco a Renault Valladolid onde fabricam aquele Renault estilo tuk tuk que nao me lembro o nome.

ja agora umas dicas para quem estiver a comprar um carro de qualquer marca ou segmento:

• evitem comprar modelos que tenham sido lancados recentemente porque as primeiras series tem sempre uma quantidade de defeitos que ainda estao por resolver das fases de projecto, esperem no minimo 6 meses depois do lancamento do carro

• ao mesmo tempo evitem comprar carros em final de vida, modelos que estao prestes a ser substituido por outros, isto deve-se porque o construtor tem os recursos dirigidos a trabalhar no novo projecto e a qualidade do modelo em fim de vida é descurada, neste caso eu diria mesmo um ano antes do fim de vida do modelo

• os modelos com melhor fiabilidade sao em geral os modelos mais simples, com menos opcoes principalmente a nivel electronico/electrico, 70 % dos defeitos em garantia tem haver com componentes electricos e electronicos, cada vez os carros tem mais electronica, este é o segredo dos grandes indices de fiabilidade da Dacia (grupo Renault) e em certa parte da tradicao Japonesa de simplificar, desconfiem dos modelos que prometem muitas inovacoes tecnologicas nunca antes vistas (os Franceses eram craques nesse aspecto :whistle: ate comecarem a aprender com a Nissan). Lembrem-se que basta uma infiltracao de agua para dar cabo de uma caixa de fusiveis ou de uma unidade ECM por debaixo do capot, obviamente se estas estiverem mal isoladas e isso por vezes acontece. Outro caso sao os curtos circuitos intermitentes possiveis numa das dezenas de modulos electronicso (ECM, ECU…) que existem dentro dos carros, eles em geral sao testados 3 vezes mas se for intermitente, por exemplo uma particula movel a fazer contacto de vez em quando so e detectado passados uns bons quilometros.

• a cor do carro - existem cores com mais qualidade que outras, ou melhor em que os defeitos (scratches, amolgadelas, riscos, sujidade, poeira…) se notam menos ou mesmo muito menos.
    a cor preta metalizada é a pior de todas, o preto absorve toda a luz , essa é a definicao de preto, ou seja os defeitos na cor preto sao muito mais visiveis que os defeitos em cores como o cinza claro ou o branco.
    O branco é a melhor cor, é aquela que emite a luz, o contrario do preto e a sujidade por incrivel que possa parecer é menos visivel.
    O problema do branco é que nao é fashion, por isso muitos compram carros bege ou cinzas claros.
    Outra cor ma è o vermelho, nao so absorve bastante luz (nao tanto como o negro) mas chama muito à atencao, o vermelho é uma cor que chama a atencao, significa perigo e nesse caso a sujidade torna-se bastante mais visivel que um verde claro.

um ultimo conselho: é fazer um drive test antes de comprar qualquer carro (principalmente usados) e durante essa meia hora estarem muito atentos a tudo, uma direccao excessivamente pesada, sensibilidade nos pedais, uma falha electrica no vidro e principalmente ruidos estranhos, qualquer ruido nao normal significa que existe uma coisa nao normal nesse carro e isso raramente é bom. Outra coisa é observar bem o carro por fora principalmente a parte inferior do chassis. Uma coisa é uma amolgadela no plastico num carro usado mas mais grave sao defeitos ou amolgadelas no chassis. Normalmente isso é sinal que o carro foi acidentado e o seu conserto pode ser bem caro.

edit: desculpem as 400 linhas ;D mas nunca frequentei muito este topico e tenho experiencia na industria automovel senti que tenho coisas para dizer aqui e desculpem pela ortografia/acentos pq o meu teclado nao é Portugues.

O V40 da Volvo (o modelo mais recente) é um excelente carro, confortável e seguro como é apanágio da Volvo, mas infelizmente caro (e não sei na verdade onde é que o produzem desde que os chineses tomaram conta da marca)… e pelo que ouvi dizer, a assistência da Volvo em Portugal é também horrorosamente cara. A Volvo costuma ter como referências a Audi e BMW, portanto quando se compra um Volvo é de esperar um carro que se aproxima desse standard mantendo alguma praticalidade (que se nota por exemplo nos VWs).

Já o Mazda2, de 2009 até ao novo modelo é a mesma plataforma do Ford Fiesta mas com design diferente e assembly no Japão pela Mazda (e na minha opinião superior ao Fiesta neste particular)… o novo modelo é que é mesmo 100% mazda, por assim dizer. Se se optar por mazda desse modelo anterior, convém que seja de 2011 para a frente porque nessa altura fizeram upgrade da suspensão que torna o carro bastante mais confortável (sobretudo parte dianteira como já referi). O preco cá pela Suécia está em linha com outros do mesmo segmento, 15000 euros por um novo já com montes de luzinhas e gadgests incluidas num motor 1.5 de gasolina com 90cv (com consumos na categoria Euro 6). O carrito pesa 1050kg já com 75kg do condutor, portanto aquele motor dá para quase tudo. ;D

[font=trebuchet ms]A propósito dalguns posts recentes:

Jaguar é uma marca indiana. Por muito que esteja baseada no Reino Unido, algum impacto há de haver por ser indiana.

Idem para a Volvo, que é chinesa. A base tecnológica advém de acordos de cooperação com o grupo Ford (a maioria dos modelos Volvo são derivados de modelos Ford), mas esses acordos acabam mais cedo ou mais tarde, ou seja, os modelos Volvo em comercialização tendem a estar em fim de carreira (com os defeitos inerentes a isso).

Parte disso aplica-se à Mazda, que também tem acordos de cooperação técnica com o grupo Ford. Igualmente, alguns modelos Mazda são semelhantes a alguns modelos Ford. No entanto, e segundo algum inside info que me chegou, a qualidade duns (Mazda) e doutros (Ford) não tem nada a ver. Os Mazda são quase irrepreensíveis.

É verdade que os modelos japoneses, por muito parecidos que sejam, variam imenso de mercado para mercado. Já vi desde tampões de gasolina diferentes, até farolins incompatíveis… Isso já foi um cancro cá, a propósito de importações paralelas. No entanto, os japoneses são mesmo imbatíveis a nível de fiabilidade. As avarias tocam a todos, é claro (até sei de Lexus com problemas), mas menos nos japoneses, que nos veículos doutras origens.
Há marcas com pouca reputação em Portugal (sobretudo por serem associadas a veículos pequenos), mas que lá fora são apreciadíssimos pela qualidade, como Daihatsu, Isuzu, Subaru e Suzuki.
Toyota e Honda costumam ser as marcas melhor classificadas nas sondagens sobre qualidade, mas as sondagens valem o que valem.

Sobre as dicas do Green Lantern acrescento que a recolha de dados de anomalias por parte das marcas apenas abrange as anomalias ocorridas em tempo de garantia. Ou seja, podem aparecer bué problemas para os quais nunca se esboçou sequer uma solução… Por isso, quanto mais antigo o modelo, mais hipóteses de ter anomalias corrigidas, mas não há qualquer garantia de imunidade a anomalias.

Outro detalhe, os restylings não têm a ponta dum corno a ver com fiabilidade. Há quem acredite que aquando dum restyling se corrigem anomalias da versão anterior, mas isso é um mito. O restyling é apenas uma operação de cosmética, por baixo da qual o veículo permanece semelhante à versão anterior. O único interesse dum restyling é uma eventual valorização do usado.

Sobre as cores, atenção que a opção «defensiva» do cinzento/prateado é um pau de dois bicos, O mercado acabará por se cansar da «farda». Uma cor original, por exemplo champanhe ou dourado, pode custar mais a vender (duvido), mas agradar mais no dia a dia. E ninguém quer um carro que o faça sentir-se triste.

Sobre Diesel vs gasolina, já falei antes. Quem sonha que a diferença de preço dos combustíveis diminuirá, tenha juízo, porque o impacto na economia nacional impede os políticos de mexerem muito nisso. Além disso (custo do combustível), os Diesel modernos consomem mesmo muito pouco, incrivelmente pouco (e andando bem), mas à custa do risco de avarias.

Por último, não confundam «ter» com «manter». São coisa completamente diferentes, com custos completamente diferentes. E isso não se aplica apenas a carros…[/font]

pois o antigo Mazda 2 que agora me lembro era um Fiesta, e na Europa eram produzidos na Ford Valencia

A Volvo V40 é produzido desde muito tempo na Belgica em Gent

A Jaguar Land Rover pertence à Tata mas melhorou muito desde que foram comprados ao grupo Ford, eles estao mesmo muito bons a nivel de qualidade e as fabricas e centros de engenharia estao todos baseados em UK, os indianos que influenciam a Jaguar estao todos em UK. A Jaguar vai abrir uma fabrica no leste da Europa para lancar carros de segmento medio alto.
Apenas uma curiosidade quando a Jaguar pertenceu à Ford os operarios da fabrica de Birmingham fizeram greves para obrigar os donos a melhorar a qualidade da marca. Nesse aspecto e sei disso a Tata nao esta a cometer os mesmos erros.

Por falar em marcas Francesas, nao resisto em citar uma marca Francesa que quase ninguem pensa que é francesa:
A Bugatti

sao do grupo VW fundada por um Italiano mas foram fundados e continuam em Franca

Sobre a fiabilidade dos carros Japoneses, poucos deles que se vendem na Europa vem do Japao. S

ja agora um mapa de fabricas automoveis na Europa:

Confirmo. A Jaguar tem melhorado imenso, sobretudo no capítulo da fiabilidade onde eram mesmo do piorio e a Land Rover também tem vindo a melhorar. Além disso, também me constou que o indiano é só de quem gere o grupo, porque cada vez são mais “british” na producão.

Os Mazdas cortaram totalmente com a Ford desde o lancamento do CX5 em 2011/2012, que é o último modelo a aproveitar a plataforma de um Ford (a mesma do Ford Kuga - primeiro modelo), desde então não existem quaisquer ligacões à Ford, esta já não tem influência em absolutamente nada na Mazda.

O novo CX3 bem como o CX5 na Europa vêm também totalmente da fábrica de Hofu e pelo que sei o CX9 que está pra vir também terá assembly no Japão.

Pelo que li inicialmente, o lançamento do Pulsar deve-se a grande êxito do Qashqai…a Nissan tentou levar o Qashqai para esta serie e tentar competir com outras marcas/modelos nesse segmento. :great:
Se se colocarem ao lado dos 2 modelos depressa perceberão as semelhanças.

Novas marcas acusadas no escândalo da Volkswagen
Além dos 11 milhões de automóveis das marcas do Grupo Volkswagen que apresentam resultados adulterados, a investigação dos ambientalistas da Transport & Environment acusa também a BMW, Mercedes e Peugeot de apresentarem grandes disparidades entre valores de emissões anunciados e obtidos em utilização real

O escândalo da Volkswagen continua a ganhar novos capítulos, pois além da Espanha ter decidido também (como os Estados Unidos e Itália, por exemplo) retirar de circulação os veículos diesel do grupo germânico (da Seat, Skoda, Audi e da própria VW), há indicações que mais fabricantes possam ter alterado os resultados das emissões. De acordo com o grupo ambientalista Transport & Environment, que trabalha em grande proximidade com a União Europeia, também a Mercedes, BMW e Peugeot terão adulterado os resultados destes testes. No caso dos compatriotas da Volkswagen, esta possibilidade havia já sido refutada em declarações oficiais ao longo da última semana, mas esta é a primeira vez que uma marca de outro país é diretamente implicada neste esquema, esperando-se agora a resposta por parte da PSA.

De acordo com a Transport & Environment, os resultados de emissões obtidos em condução real com estas marcas são bastante dispares dos apresentados nos testes. Em declarações reproduzidas pela RTP, Greg Archer, um dos responsáveis pela organização, disse que em média os modelos da Mercedes registam emissões 50% superiores às anunciadas, com a situação a verificar-se nas gamas A, C e E do fabricante germânico. No caso da BMW as principais diferenças encontram-se no Série 5, sendo o Peugeot 308 o modelo em causa para os gauleses da PSA. Num gráfico que se encontra no site da Transport & Environment, e que pode ver no final deste artigo, existem ainda outros automóveis assinalados pelas grande disparidade entre emissões anunciadas e registadas, como ocorre com o Renault Mégane, o BMW Série 3 ou o Toyota Auris.