Tópico dos Carros

Sem dúvida que geralmente a mecânica alemã é boa, isso não está em causa, o problema é o quererem aldrabar as regras.

:arrow: x2

Tive um VW Golf 1.9 SDI, 68 cavalos. Embora este motor não fosse muito potente, fiquei absolutamente fã dos Motores VW. Este 1.9 SDI então é de grande fiabilidade e super economico.

Fiz-lhe 250 Mil Kilometros sem ter qualquer tipo de problema mecanico. Aquilo era por Oleo, Gasoleo e andar. E nunca fui á VW fazer qualquer tipo de revisão. Foi sempre em oficinas de rua. Os unicos stresses que tive foram 2 Carters que tive de substituir. Tinha a suspensão rebaixada, e aquilo andava sempre a tocar no chão >:D. Ao 3º Carter, subi a suspensão do carro e foi remédio santo.

Troquei-o há 6 meses por um Mercedes A200 de 2013. Em termos de motor… nada a ver. Tenho agora um Motor 1.8 CDI com 136 cavalos a puxar, é uma delicia e com um consumo espectacular. 5L/100 em Nacionais/Auto Estrada. 6L/100 em cidade. Muita qualidade nos equipamentos de serie e um carro muito bonito esteticamente. Em termos de custo de manutenção… nada a ver também :-[

Nada contra a mecânica alemã, mas a vantagem concorrencial que atingiram graças aos propalados consumos nos dieseis é inegável.

Estamos aqui a falar do mercado americano, a VW tem praticamente o monopólio dos dieseis nos States porque mais nenhuma outra marca consegue apresentar números sequer parecidos a nível de Mpg’s, tornando-se incomparavelmente menos atractivos para os americanos. A VW parecia ter conseguido fazer o milagre das rosas, ter carros potentes e rápidos como os americanos gostam e com um diesel a consumir relativamente pouco. Mais nenhuma outra marca conseguia este feito e andava tudo a tentar perceber como raio tinham eles conseguido resultados tão bons com a EPA há uma porrada de anos.

entretanto a venda de carros novos VW na Suica foi proibida temporariamente :exclaim:

curiosamente poucos falam do fornecedor do sistema electronico que permite fazer a ‘batota’: grupo Bosch que por acaso ja vende este mesmo sistema à 3 anos para a VW e BMW

:twisted:

Acontece a todos.
Mas deixemo-nos de histórias. Com a electrónica, todos ficaram mais vulneráveis que dantes. A Daimler/Mercedes Benz andou aos papéis (sobretudo com os motores a gasolina) nos anos 90 e agora andam todos no arame (sem rede) com os Diesel, que atingiram rendimentos tão elevados (é fantástico o que se faz actualmente com uma gotinha de gasóelo), que há um preço (elevado) a pagar a nível de fiabilidade. Todos têm, mais cedo ou mais tarde, problemas de válvulas EGR, compressores, filtros de partículas, etc., etc.

Porreiro era baixarem os preços ao nível de outras marcas, para retomar o mercado. É que cá em casa andamos a pensar em mudar o Citroen, queremos um carrito mais pequeno e (principalmente) mais económico, mas não a mulher não se importava nada de ter um Audi ou um VW. :mrgreen:

Passávamos a ter frota VW cá em casa e às tantas os dois juntos ainda fazem menos fumo que o C4. :lol:

Uish se outros se lembram de fazer o mesmo… .

Ainda na noticia:

Outros países, como Alemanha, França e Reino Unido já anunciaram que vão refazer testes de emissões em veículos a diesel da Volkswagen. [b]Por cá, o ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou, na quinta-feira, que os automóveis da Volkswagen produzidos na fábrica da Autoeuropa “não tiveram incorporação” do ‘kit’, mas ainda assim o IMT vai avaliar se há implicações em Portugal[/b].

Por cá vai haver uma avaliação…

Acreditam que este escandalo pode fazer com que o nosso IMT suba o IUC na componente emissões de CO2?

1.2 TDI, 1.6 TDI e 2.0 TDI da VW, estes pelo menos estão martelados. Fora os Audi, Seat e Skoda do mesmo grupo que também foram equipados com estes motores.

Mas os custos de manutenção continuariam a ser algo puxados, não há milagres, vão-te sempre ao bolso, duma maneira ou doutra.

É no mínimo lógico e plausível ver se os valores anunciados, para todos os veículos da marca comercializados em Portugal (e não apenas os produzidos localmente) [glow=green,2,300]correspondiam[/glow] aos anunciados, já que isso se traduziu em redução do imposto e consequentemente no PVP e resultados das vendas; a marca andou a publicitar bons valores de emissões, com consequências nas vendas, não deve beneficiar duma (eventual) vigarice. O crime não deve compensar…
E, se se detactar alguma irregularidade, a marca devia arcar com o acerto (e multas), já que os carros já foram revendidos e os compradores (que suportaram o imposto) não têm culpa da vigarice.

Bosch avisou Volkswagen em 2007 que manipulação de motores era ilegal

A Bosch avisou a Volkswagen em 2007 de que o software utilizado para manipular as emissões de gases poluentes, feito por eles, só podia ser utilizado em provas e não para uso continuado em estrada, o que seria ilegal, avança hoje o jornal alemão Bild am Sonntag, citado pelo site Expansión.

«O nosso sistema de injecção de combustível estava previsto apenas para ser usado em provas e não para o funcionamento normal do automóvel», assinalou a Bosch. A Volswagen reconheceu na semana passada que implementou em cerca de 11 milhões de carros um programa que identifica quando o veículo está a ser submetido a uma inspecção, para que o motor emita então menos gases poluentes do que na realidade emite. Este mecanismo fazia com que o automóvel cumprisse os limites das autoridades ambientais. Dos 11 milhões, cinco milhões são da marca Volkswagen e os restantes de outras marcas do grupo. O grupo anunciou ontem que vai reparar de forma gratuita todos os veículos afectados.

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Internacional/interior.aspx?content_id=4802324

Mas os custos de manutenção continuariam a ser algo puxados, não há milagres, vão-te sempre ao bolso, duma maneira ou doutra.
[/quote]

E eu não sei? A B8 é gulosa! Mas se for olhar aos custos com avarias do C4, não sei… :cry:

[hr]

Já agora, no segmento B, que aconselham? A esposa não está muito convencida do design do Mazda 2 (só se entretanto gostar do novo) e menos ainda do Kia. Já ando entre Clio e 208… :shifty:

eu trabalhei na industria automovel ate ao ano passado durante varios anos a desenvolver fornecedores (agora estou nos componentes de avioes) e garanto que os fornecedores sabem tudo dos construtores, sao eles que desenvolvem os componentes, software, tudo, por vezes sao eles que a montam na fabrica do construtor

empresas como a VW, PSA, Renault-Nissan apenas definem umas exigencias ou parametros para cada componente , um estilo de desenho do carro e o fornecedor faz o resto por isso em nenhum caso a Bosch pode estar inocente tendo em conta a quantidade de modelos e volumes do grupo VW

os construtores nao desenham carros ao contrario do que se pensa, definem o estilo e um esboco e depois os fornecedores fazem todo o resto, por isso os desenhos alteram-se muito desde a fase de prototipos ate ao lancamento serie. A nivel de software e elementos mais tecnicos entao o construtor é que nao faz mesmo nada.

O construtor como eu disse define estilo, especificacoes com base nas performances e dimensoes pretendidas, precos maximos de componentes e mais nada, o fornecedor desenvolve e existem diversas fases onde é requerida a aprovacao do construtor.

outra questao é saber se este sistema da Bosch existe so para o grupo VW, nao ha muitos componentes exclusivos na industria automovel, os carros tendem a serem parecidos com os outros porque usam os mesmos fornecedores e tendem a utilizar as mesmas ferramentas e moldes (com algumas alteracoes) de forma a reduzir custos, por isso fornecedores como a Faurecia, Lear, Bosch, Yazaki, Plastic Omnium trabalham com quase todas as marcas do mundo, por isso acho estranho que este sistema tenha sido so implementado para a VW

uma ultima observacao: na Suica os novos carros do grupo VW (incluindo Audi, Lamborghini, Seat, Porsche, Skoda…) foram proibidos mas o problema nao esta restrito apenas aos novos (o sistema ja tinha sido implementado) e ja se fala nesse pais em simplesmente em arrestar temporariamente todos os VW Diesel vendidos nos ultimos 3 anos as pessoas e essas pessoas depois teriam direito a uma indeminzacao paga pela VW (isto aplicara-se tambem a visitantes e turistas que entrem na Suica com VWs mesmo de outros paises)

ou seja nao aconselho a ninguem neste momento a comprar VWs devido a possibilidade de ficarem sem eles (mesmo que temporariamente), é importante considerar que conduzir veiculos que nao respeitem as regulacoes ambientais é crime

outros paises ponderam em bloquear as vendas da VW alem da Suica: Estados Unidos, Brasil e China (neste ultimo sao lideres de mercado)

de todos os modos tenho quase a certeza que o grupo VW nao sera a unica com este problema

http://economico.sapo.pt/noticias/audi-admite-ter-21-milhoes-de-carros-com-emissoes-manipuladas_230093.html

Audi admite ter 2,1 milhões de carros com emissões manipuladas

Depois do escândalo da Volkswagen, a Audi revelou esta segunda-feira que também tem vários veículos com equipamento ilegal. Há oito modelos envolvidos.

Audi admite ter 2,1 milhões de carros com emissões manipuladas
A Audi reconheceu esta manhã que produziu mais de 2,1 milhões de carros que contêm dispositivos que permitem manipular as emissões de gases. Esta é a segunda marca do grupo Volkswagen a admitir a existência deste software nos seus motores.

De acordo com a Reuters, que cita um porta-voz da Audi, a maior parte dos veículos com este dispositivo foi vendida na Europa (1,42 milhões), enquanto nos EUA - onde foi desencadeado o escândalo Volkswagen - foram vendidos 13 mil veículos.

Em causa estão oito modelos da marca dos quatro anéis: A1, A3, A4, A5, A6, TT, Q3 e Q5.

No total, a Volkswagen admitiu haver em todo o mundo 11 milhões de veículos, das suas várias marcas, cujos motores têm um software que permite manipular as emissões de gases, reduzindo-as artificialmente e conseguindo assim superar os testes ambientais.

Os papéis da Volkswagen afundam mais de 5,7% para 101,3 euros, para mínimos de quase quatro anos (Outubro de 2010). Desde que o esquema foi tornado público pelas autoridades ambientais nos EUA, os títulos da empresa já perderam mais de um terço do seu valor em bolsa.

Volkswagen demite chefes da Volkswagen, Audi e Porsche
Entretanto esta manhã fontes relacionadas com a empresa citadas pela Reuters referem que a Volkswagen suspendeu os chefes de Investigação & Desenvolvimento das marcas Volkswagen, Audi e Porsche.

O conselho fiscal da construtora automóvel concordou, na passada sexta-feira, em pôr alguns funcionários de licença, sem fornecer nomes, até os detalhes sobre o escândalo das emissões da VW estarem esclarecidos.

A Reuters já tinha adiantado, na semana passada, que a Volkswagen - que tenta desesperadamente recuperar deste escândalo - estava a pensar despedir os executivos de topo. A tarefa não é simples para Matthias Müller, até agora CEO da Porsche e desde a passada sexta-feira CEO da Volkswagen, numa altura em que a marca precisa de recuperar a imagem pública depois do escândalo das últimas semanas.

Müller, que substituiu o antigo CEO, Martin Winterkorn, que se demitiu depois da polémica, enfrenta um enorme desafio: virar, nos próximos meses, a imagem pública e reconquistar os clientes, investidores e reguladores, depois da Volkswagen já ter admitido que alguns carros foram equipados com os chamados dispositivos de desactivação de emissão de gases poluentes em testes de laboratório.

Os investidores receiam que a Volkswagen possa perder milhares de milhões de euros com a recolha de carros e custos judiciais.

Insistindo que os seus carros estão seguros para circular, o fabricante automóvel garante que está a trabalhar para encontrar uma solução técnica para os carros afectados, o mais rápidamente possível, e apresentá-la ao regulador nos próximos dias para poder começar a repará-los.

Na sexta-feira passada, Berthold Huber, presidente interino da Volkswagen, descreveu o escândalo como uma “catástrofe política e moral” para a marca, defendendo que a sua imagem nunca mais será a mesma.

São todos os motores VW que estão afetados, ou são alguns específicos?

Uma audi a3 1.6TDI de 2010 estará certamente afetada, ou é só uma série de motores?

E no caso de estar, o que se deve fazer?

ainda nao ha conclusoes totais mas a primeira noticia apontava para apenas os novos motores diesel da VW serem afectados, agora ja se fala em todos os motores diesel dos ultimos 3 anos do grupo VW (incluindo Audi)

ja agora a noticia recente sobre a Audi

o teu carro de 2010 nao estara afectado mas mesmo que fosse um dos modelos suspeitos a responsabilidade seria do grupo VW que te iria contactar (atraves do teu stand ou comunicado da imprensa) para te fazer a reparacao ou substituicao do powertrain, mesmo todas as multas que os condutores possam ter ou chumbos na inspeccao tudo seria da responsabilidade VW

aqui muito se fala das diferencas entre carros Franceses e Alemaes
isto nao é assim tao simples, por exemplo o Toyota Yaris é montado para todo o mundo (incluindo Japao) desde a sua nfabrica de Valenciennes no norte de Franca, mesmo a nivel de componentes e motores quase nada vem do Japao, ou seja o Toyota Yaris é um carro Frances

por sua vez o Renault Megane (excluindo o Scenic) é montado a 100% da sua fabrica de Palencia em Espanha para a Europa, para a Asia é montado na Coreia do Sul onde tem outro nome e na America do Sul penso que do Brasil, ou seja o Renault Megane com excepcao do Scenic é um carro Espanhol

Ford Focus concebido e montado a 100% pela Ford Europe com sede e fabrica em Colonia Alemanha para todo o mundo onde se vende (nao se monta nem se vende nos estados unidos) , um carro alemao

ou seja isto de carros franceses, ingleses, italianos ou alemaes tem muito que se diga…

edit: para quem tiveres motores afectados nao se preocupem demasiado, o grupo VW como outro qualquer construtor tem meios para identificar os motores um a um e saber onde estao os carros afectados, a isso na industria automovel chama-se tracabilidade ou rastreabilidade dos componentes

ou seja convem saber o numero de serie do carro (numero de chassis) e a partir dai a VW contactara

edit: estava a ler agora o Telegraph e segundo eles o segundo grupo suspeito de ter este problema , o grupo BMW, os carros testados em UK passaram nos testes de poluicao, aparentemente so o grupo VW tera utilizado este sistema

parece que na Inglaterra tb o governo pondera proibir temporariamente a venda dos carros novos do grupo VW (incluindo Bentley).

[font=trebuchet ms]Isso é a eterna lotaria. Por exemplo, ainda no século passado, estive ligado ao sector automóvel.
(como disse o Green Lantern, o outsourcing tem um papel preponderante nesse meio)

Tive colegas colocados numa marca muito popular, de quem toda a gente diz mal, e eles tinham péssima impressão da mesma. Por muito que lhes dissesse que a amostragem deles era limitada, ninguém os convencia que isso (o não prestar para nada) podia ser relativo.

Mais tarde, estive eu mesmo noutra marca, também popular entre nós. Estive lá quatro anos e meio, sempre deu para perceber alguma coisa.
Também só se ouvia dizer mal da marca, mesmo lá dentro. Dava-me com pessoal que só atendia reclamações e que, por isso, tinham péssima impressão da marca. Por mais que lhes dissesse que o feedback positivo não lhes chegava aos ouvidos, não acreditavam. Até que um elemento dessa equipa comprou um carro da marca. E afinal não era assim tão mau! Lembraram-se doutros que também já tinham passado pelo mesmo e dito o mesmo. Por muito que lhes lembrasse que a memória é selectiva, não refrescavam a mesma.

Edit: Também estive já numa empresa de aluguer (long story). Quando falei nas reputações e no que vendiam mais, disseram sempre que eram meras questões de marketing, que, para eles, era tudo igual. Muitas pessoas exigiam, como carro de serviço, modelos que não conseguiam pagar do seu bolso, apenas… Porque sim! Deixo-vos adivinhar que marcas eram (alemãs, é claro). Diziam-me que era o marketing a funcionar, nada mais.
BTW, as empresas de aluguer não são inteiramente independentes dos grupos automóveis.
(para bom entendedor…)
Conheço um vendedor duma marca de meio da tabela. Por acaso até é sportinguista. Comentei uma vez com ele que na imprensa portuguesa nunca se lia uma linha que fosse, a dizer mal dum grupo concreto e também doutra marca. Disse-me que também gostava que isso sucedesse com eles. Quando comentei que essa censura não era obra do acaso disse que era assim mesmo, que gostava de poder fazer o mesmo. É como se tivéssemos inveja de quem compra os árbitros… É assim, paciência.

[font=trebuchet ms]Mais tarde estive (apenas 3 meses) numa marca muito (mesmo muito) prestigiada. Só me chegavam aos ouvidos os defeitos, nunca as qualidades.

Ou seja, a percepção do feedback é uma assunto complexo.

Isto vem em parte a propósito do C4. Conheço mais que uma pessoa que tem um, e nenhum deles teve qualquer problema. No meu prédio há uma oficina de automóveis e dizem-me que, aparte um problema, já solucionado (parece que trocaram de fornecedor), relacionado com os injectores dos motores 1.4 HDi, são carros fiáveis.
É a lotaria.

Já nem conto o pessoal com BMWs 320D que já trocou de motor (inteiro).
Já nem conto pessoal com Opel Vectra e Insignia com problemas (mas parece que isso foi ultrapassado).
Os Nissan Qashqai têm excelente reputação, mas um dos meus irmãos pergunta o que falta avariar no dele. Ainda ontem (a caminho da AG) vi um Juke na berma, de capot aberto…
O meu colega do lado tem um Skoda que está quase sempre avariado. E, no universo do meu conhecimento, isso está longe de ser um caso isolado.
Ou seja, os carros darem ou não problemas, é uma lotaria.

Quem tem um modelo concreto a dar problemas deve trocá-lo a correr, por muito dinheiro que perca. Mas não deve ter ilusões quanto ao substituto, tudo avaria.

Mais uma coisa, evita os modelos coreanos; por muito bons que sejam, lixas-te com a manutenção…[/font]

Tenho um Mazda2 de 2011 a gasolina… para conduzir é difícil arranjares melhor… a esposa adora porque tem direccão leve e a caixa de velocidades é um mimo. Comportamento em curva é quase insuperável. Os bancos atrás não são muito confortáveis e o carro em si não é muito silencioso (especialmente em estradas menos lisas), mas os bancos dianteiros absorvem bem os choques e são extremamente confortáveis. A mala não é muito grande, mas dá pra levar mais do que parece à partida. Problemas (quer electrónicos quer mecânicos) = ZERO. Revisão anual barata (nos 200 e poucos euros na marca). É um carro idiot-proof.

O novo Mazda2 já traz o sistema Skyactive e pelo que sei tem mais “gadgets”.

EDIT: Já agora, o Mazda2 que chega à Europa penso que é produzido no Japão. Regra geral, os Mazdas com assembly no Japão (fábrica de Hofu em Hiroshima) costumam sair bonzitos sem grandes problemas.

as marcas melhores:

segundo a minha experiencia no meio e nao trabalhei com todas as marcas:

gosto muito da organizacao da alianca Renault-Nissan
neste caso a Renault aprendeu muito com a Nissan a nivel de qualidade e a Nissan aprendeu marketing para o mercado europeu

tenho optima impressao da linha DS do grupo PSA, trabalhei com eles, visitei a fabrica de Sochaux varias vezes e gostei do que vi, sinceramente um carro que recomendo é o DS3
ja tive um C4 e tive aquela problema do injector mas de resto andei com ele ate quase 200 000 kms sem problemas excepto aquele, mas por exemplo o C3 continua a ser um pessimo carro

dos Alemaes trabalhei pouco com eles, mas dizem que das marcas deles a mais seria e com melhor relacao qualidade preco é ainda o grupo Benz ou Mercedes

A Toyota é um caso a parte, eles tem um sistema muito proprio, varios fornecedores exclusivos que muitas vezes pertencem à Toyota, sao realmente unicos e isto muitas vezes é uma vantagem principalmente a nivel de qualidade mas prejudica os precos principalmente na Europa

Tenho melhor opiniao dos Fords que da GM (Opel, Vauxhall…)

A industria Inglesa automovel tem melhorado muito em todos os aspectos (ex: Jaguar)

Atencao ao grupo Fiat que tem lancado alguns excelentes modelos

A Honda na Europa tem perdido de qualidade mas 5 anos atras era imbativel

Como aqui se disse depende muitos factores, de modelos e muitas vezes da serie de fabrico mas na industria automovel aprendi que os carros de marcas Francesas (e Grupo Fiat e ja agora a Ford Europa) sao em geral underrated e as marcas Alemas sao em geral overrated (falo da relacao qualidade preco). As marcas Japonesas tem um problema na Europa, para eles a Europa é secundaria e apostam em modelos de segmentos de mercado especificos (Qashqai, Yaris, Swift, Navarra…).