Tópico dos Carros

Acho que o Jeffren tem um

Faz lembrar a boca de uma adolescente com aparelho. :mrgreen: :lol:

Não sei se já por aqui alguém deixou esta beleza italiana…

Pagani Zonda R (2009)

€1,460,000
6L V12
750 cv
0 aos 100 km/h em menos de 2,7s

Seria sempre um carro para contemplar pela sua beleza e para corridas em pista ao f-d-s.
Mas para o dia-a-dia, escolheria um Tesla Roadster 2.5 (eléctrico), 288 cv.

Acrescenta aí um zero ao preço para não dar falsas esperanças ao pessoal. :mrgreen:

:great:

Já está. E atenção, aquele valor foi convertido de dólares, não faço ideia quanto de imposto aquilo ainda levaria…

Gosto das taras dos suecos, ou melhor, das suecas! :slight_smile:

Se não fossem os problemas com as baterias de carros eléctricos… :great:

Já agora, já ouviram falar do Veeco Rt?

Já, é um “eléctrico” desportivo português de 3 rodas. :great: Pessoalmente não gosto muito do resultado, mas é bom que haja esse investimento por cá. Eu estou envolvido noutro projecto, mas com preocupações mais relacionadas com questões urbanas e de eficiência de espaço, mas é também um “eléctrico”.

Essa questão das baterias é uma questão de tempo. Há que dizer também, os veículos eléctricos ainda são, maioritariamente, uma solução apenas para um contexto urbano. Nesse contexto, a média de km’s que uma pessoa usa o carro são 20/30 se não estou em erro, portanto as autonomias que rondam os 150/200 km, para isso chegam perfeitamente.

EDIT: Já agora, deixo-vos aqui em primeira mão umas imagens iniciais do projecto que falei. É um veículo que tem uma arquitectura completamente diferente dos veículos actuais e para um futuro de médio/longo-prazo.

Carro de sonho, mas mesmo de sonho, que até a sonhar é um sonho daqueles só mesmo sonhando?

Estes:

Koenigsegg Agera R

Ferrari Scuderia 777 (Novitec Rosso)

Ferrari 599xx

Ferrari F40

Desde o meu 1º ano de idade que sou tolo por Ferrari´s…está-me no sangue :mrgreen:

F40 :great: um dos meus favoritos!

Também gosto muito de Lamborghinis, nomeadamente depois de começarem a adoptar as linhas do F-117 “Stealth Fighter”.

Ontem abasteci com aquele gasóleo mais caro, o que dizem que dá mais performance e menos consumos…mas hoje, ao fim de 140km, o carro consumiu 13L.

Gostava de saber se é normal, pois supostamente deveria consumir menos…ah!, não andei aos arranques nem nada, condução normalíssima!

Posso-te perguntar do que não gostas? Design?

Sim, em termos do utilizador citadino regular e em condições normais, sem problema. Para mim, por exemplo, ainda não é solução, devido mesmo à autonomia.

Obviamente é um problema de tempo e de aposta. Com o tempo, encontraremos soluções. Obviamente que se houvesse uma real aposta do mercado, dos construtores e dos fornecedores energéticos ( :lol:), o problema já estaria resolvido.

Desconhecia por completo.

Faz-me lembrar o Follow Me mobility concept ou o Personal Urban Mobility.

O conceito é muito interessante.

E sabes, desde que saiu isto:

Já nada parece estranho. :lol: Depois disto até a parte de triciclo (que causa estranheza e receio à maioria, como sabes) começa a ser completamente normal. :lol:

[hr]

Isso é o quê?

Sobre o Veeco Rt,

A minha resposta foi um pouco curta, passo a explicar. Gosto das linhas do veículo. O motivo porque não aprecio particularmente o resultado final está relacionado essencialmente com a arquitectura deste, neste caso o facto de ter 3 rodas criou-me alguma desilusão. O meu projecto certamente será alvo do mesmo tipo de cepticismo.

Separando a análise. Acompanhei a divulgação e as imagens que iam levantando a ponta do véu e estas deixavam água na boca. O que a mim mais causou desilusão terá mesmo sido a plataforma e depois, com menos importância, a forma como resolveram um ou outro detalhe na traseira, nomeadamente a parte anterior do tejadilho, que poderá ter ficado assim, com propósitos aerodinâmicos. (?) Por outras palavras, a frente prometia muito e a traseira não acompanhou tanto essa expectativa. Isoladamente gosto de ver o veículo de alguns ângulos específicos, por exemplo quase todas as imagens de frente, nas de trás, gosto da vista anterior, a vista a 3/4 já me parece mais esquisita. Mas sinceramente, um veículo com esta configuração acho que causará sempre algum cepticismo. Ao nível das mentalidades, “nós” ainda não estamos assim tão preparados para sairmos do paradigma e da arquitectura de veículos que o nosso amigo Henry Ford resolveu criar há 100 anos atrás, é a minha percepção, não significa que não seja esse o futuro, até acho mesmo que é por aí. Essencialmente o que fica, o que deve ser relevado é a proposta arrojada que é o Veeco, um certo pioneirismo que acredito que pode e vai ajudar a promover o investimento nesta área que tem tanto futuro e tanta necessidade de ser estimulada, e também creio que a abordagem de ser o primeiro eléctrico desportivo português, poderá trazer os seus frutos.

O meu projecto está a ser desenvolvido no âmbito de mestrado. Uma das respostas que eu gostaria de ver respondidas seria exactamente a de como tornar os veículos “amigos do ambiente” mais atractivos ao consumidor final. Deverás ter a mesma percepção que eu, não sei, mas a grande maioria das propostas “eco”, têm pouco “appeal”, muito embora cada vez mais comecem a aparecer novas propostas. A análise que farei do Veeco neste aspecto é de que começou bem e ficou perto de resolver essa questão, mas ainda não está lá, não me preencheu totalmente.

Falando um pouco do meu, é normal que não tenhas ouvido falar dele porque não o tenho divulgado. Fi-lo aqui em primeira mão e está também apenas no meu portfolio online (PM). Mas curiosamente, a ideia inicial, surgiu também dum veículo de 3 rodas, o Space Efficient Vehicle. A premissa que estou a seguir é a de criar um veículo urbano que seja o mais eficiente possível em termos de espaço. Esse exemplo que colocaste aí, conceptualmente até é interessante.
A “meio caminho” do meu projecto, o P.U.M.A., bem como a GM foram divulgando os seus EN-V’s, ao qual o meu, em muito acaba por se assemelhar, motivo pelo qual, na tese irei dar agora mais ênfase a um caminho associado a serviços. Gostaria de ter chegado a uma solução que fosse modular e que nos permitisse responder às “nossas” exigências urbanas consoante a necessidade (1ou 2 passageiros + carga), claro mantendo sempre o foco na eficiência de espaço, mas para já creio que isso ficará para uma próxima, tendo em conta que devo entregar isto em Setembro.

Para finalizar, também acredito, em relação ao Veeco, que o tipo de proposta que fizeram é algo que até pode ser difícil de aceitar de início, mas como sabemos, há muitas coisas que primeiro “estranha-se e depois entranha-se”, espero honestamente que tenham sucesso e se estiveste envolvido, os meus sinceros parabéns!

[hr]

Em relação às questões energéticas, bem sabemos que é algo que até já podia estar resolvido há mais de 50 anos. Aliás a indústria automóvel sempre teve a solução para muitos “problemas”, mas optavam por se fechar e não partilhar o conhecimento. Hoje felizmente isso já começa a mudar, pena é ter demorado tanto tempo.

Outro projecto no qual estive envolvido, Projecto FST03, nomeadamente na parte de Design. Actualmente o IST creio que já está a desenvolver um veículo eléctrico para esta mesma competição (Formula Student SAE).

Alguém adivinha quem está ao volante? :mrgreen:

Ora bem… sugestões para se gastar até 17 000€ num carro…

quem souber de bons negócios agradecia imenso que disse-se.

já agora, é escusado sugerir carros de marcas francesas e fiat’s… Odeio!

:great:

Queres um carro novo ou usado?

preferência por usados… comprar carro novo em portugal não é para toda a gente…
já andei a pesquisar bastante pelos standsvirtuais, mas gostava de saber se alguem sabia assim de um negocio daqueles irrecusáveis… :mrgreen:

Edit: e a Diesel

E queres que tipo de carro?

Familiar, desportivo, económico…

falaste num Diesel, senão recomendava-te já um Smart Roadster Brabus Xclusive :smiley: por esse valor amanha era teu.

Conselho para comprares carro: Não penses só no que ele custa a comprar, mas sim a manter: Seguros, IUC, Revisões e eventuais avarias.
Pensa também para quantos anos pensas ter o carro, e qual será mais facil de vender na altura.

Eu ando de olho num bmw 120D, mas a ler um pouco por essa internet assusto-me um pouco com algumas facturas que vejo. E o pouco contacto que tive com a Baviera foi do pior possível.

abaixo dos 20K, tenta comprar um carro até 5 anos e alguns Km que faça sem grandes problemas mais 5 (ou até 10) e mais 100 ou 200km; em vez de comprar um com 1 ou 2 anos que daqui a 5 já não vale quase nada e já gastaste muito nele.

Marcas/Modelos já depende de ti.

eu tenho uma perfeita noçao do mercado/mundo automovel…

alias não fui para Engenharia Mecânica só porque me apeteceu…

estava a pensar num bmw 118d… mas defacto aquilo quando vai à revisão, deixas lá os olhos… :shifty: