É sim senhor. :mrgreen:
para mim o Fiesta é a melhor relação preço / qualidade / dinâmica / estética… enfim, praticamente tudo! :great:
depois para mim só o Polo ou então, lá está… o Clio (desde que sem os problemas como acessório :mrgreen:)
(nota: se chamas a esses “superminis”, o que é para ti um Fiat Panda? ou um Lupo? a menos que queiras mesmo mas é um… Mini 8))
Espero desesperadamente que chegue Outubro!!! Quero o meu A4!
Também estou comprador dum carro desse género (long story), e estou inclinado para um modesto Opel Corsa (tipo C) 1.3 CDTi por várias razões, sobretudo económicas.
É um costume português confundir «ter» com «manter». Por causa disso em vez de termos feedback de carros como deve ser, temos feedback de carros mal assistidos, com pouca manutenção, cheios de problemas que não teriam se fossem correctamente assistidos. É por causa disso que alguns tem más experiências com um carro enquanto outros têm boas com o mesmo.
Precisamente por causa dos custos de manutenção eu vou evitar Seat, Skoda e VW. Estão fora de questão, quer pelo preço das peças, quer pelo preço da mão-de-obra.
(como devem saber andei os últimos três anos e qualquer coisa com um VW; não estou a falar de borla)
Acho que se deve evitar basear recomendações baseadas em aspectos subjectivos, como a estética; o que é feio para uns pode ser bonito para outros. Aliás, não «pode», «é» de certeza, senão ninguém comprava. Não tem pés nem cabeça dizer «tu não compres esse porque eu não gosto dele». Afinal para quem é o carro?
E lembrem-se que segundo a publicidade são todos óptimos… Mas até há quem escolha aquele cujos anúncios achou mais giros. Ora, «quem gaba a noiva é o pai da noiva». Não estão à espera que a publicidade diga que os produtos são maus, pois não?
Entre os referidos aqui, um irmão meu chora por se ter desfeito dum Peugeot 206 com mais de 120000 quilómetros, em que era só meter gasóleo e rodar a chave, nunca deu o mínimo dos mínimos dos problemas, ao contrário do carro actual, duma marca aqui gabada, cujo turbo pifou, dando montes de chatices.
Portanto, é uma lotaria basear a escolha numa amostragem destas. A mesma questão noutro fórum qualquer pode dar resultados completamente diferentes
Já agora, não esqueçam que em matéria de fiabilidade os carros japoneses sempre deram cartas. Cuidado é com os japoneses que já não são tão japoneses quanto isso…
One_o_six aviso-te só que esse modelo é conhecido por apresentar alguns problemas de motor após rodagem de elevados KM… O corsa é muitas vezes utilizado como carro de serviço por várias empresas, escolas de condução, entre outros por ser um veículo acessível, económico e fácil de domar. Aliado a isso tens sempre elevada variedade de peças no mercado, tanto na marca como de concorrência. No entanto, é recorrente vê-los encostados em oficinas devido a avarias de motor …
É fiável mas por um determinado tempo.
Pelo menos é o que eu vejo retratado em vários casos na oficina do meu pai :great:
problemas de motor num opel confere. no caso cá de casa foi num astra 1.7 cdti
Se há marca da qual nunca irei comprar é da Opel… pra mim é do piorzito que anda por aí.
Nos tempos do Kadett em que tinham bons motores (acho que eram Cosworth??, nao tenho a certeza) ainda talvez se aproveitassem, hoje em dia nem pensar.
Que os experts cheguem à frente e digam o veredicto sobre a marca Alfa Romeu. Sempre me disseram que eram demasiados caros para o que oferecia e davam também problemas.
devido a uma série (negra) de más decisões da minha parte, vejo-me na circunstância de ter de comprar um carro ou muito barato ou relativamente velho; mas nada está perdido, porque finalmente cheguei àquele patamar de felicidade (e de idade) que sempre desejei: a de poder escolher com o prazer que só a liberdade de quem não tem muito dinheiro para gastar (ou para investir em coisas dessas) confere
portanto, o desafio é conseguir manter grandes expectativas com um low budget, se possível revisitando alguns lugares da minha memória automobilística (ou então pisando terrenos que considerava impossíveis há uns tempos atrás)
ainda não comecei à procura nem sei qual o real “VM” (valor de mercado :lol:) da maioria delas (por me encontrar de regresso ao país) mas vamos então às alternativas:
Mercedes 190 (sim, o W201, aquele dos taxistas, talvez o D 2.5 ou então o E 2.5-16 :drool:, que já vem com spoiler e tudo 8))
Audi 80 Avant (o B4 de 1991, tentar o TDI, tentar em branco) (as Passat desta época eram muito feias)
BMW série 3 Touring (E30 / E36 - mais difícil conseguir em bom estado mecânico, carro propenso a aceleras)
Saab 900 (um dos velhinhos com interior de veludo à cor da carroçaria era de valor; Turbo?)
e depois para algo que nada tem a ver com estes autênticos mitos da indústria automóvel, uma das coisas mais feias e avançadas para a época em que apareceu, mas que eu finalmente consegui compreender e até perdoar, o Fiat Multipla - porque tem janelas dignas desse nome, porque tem duas filas de bancos e porque vai de encontro às minhas necessidades familiares do presente; ah e descobri à pouco que tem umas patilhas nos puxadores das portas para que estas não se estraguem ao abrir; de génio :idea:
:arrow:
Desculpem lá, mas o termo «generalizações» diz-vos alguma coisa?
Andas um bocado baralhado. Houve, há muito tempo, um único Opel/Vauxhall Kadett/Astra GSi 2.0 cujo motor terá sido de origem Cosworth.
Apesar das prestações notáveis, nem tudo eram rosas, consumos, poluição, fiabilidade, e cedo passou à história, por tudo isso.
Quanto ao critério altamente científico de serem «do piorzinho que anda por aí», nem comentários merece… Estava tentado a perguntar-te pela tua amostragem, mas esquece.
Uma generalização típica. Tive um durante mais de três anos e era apenas atestar e rodar a chave.
É o eterno problema das amostragens…
Esse motor de origem Isuzu é uma evolução do popularíssimo 1.5 que fez com que o Corsa B se vendesse que nem ginjas. Até pode ter alguns defeitos, mas a falta de fiabilidade nunca foi um deles. Aliás, os Astra G e Astra H com esse motor são muito procurados no mercado de usados; por alguma razão será.
Aqui no prédio há uma oficina onde nunca vi nenhum Corsa (nem nenhum outro veículo com o mesmo motor), e pelo contrário, está sempre cheia de VWs. Porquê? Porque trabalham com esses carros. Simples.
Aqui no bairro, além dessa, ainda estão em funcionamento mais duas das anteriores cinco que havia. Falei com todas e em todas me disseram que esse veículo era fiável.
Mas… Muito para além disso tenho o meu insider trading, e foi-me garantido que o que tenho em vista (é claro que sei o VIN) é de absoluta confiança.
É claro que nestas coisas não há certezas. Os carros são sensíveis à utilização anterior, pode ser que o meu estilo de condução dê cabo dele num instante, etc., mas a vida é assim mesmo. Com a actual maldição das válvulas EGR, fluxómetros, turbos, filtros de partículas, etc., etc., tudo órgãos amigos das avarias, ninguém pode garantir nada a ninguém, em relação a veículo nenhum.
Mas hás-de me indicar a oficina do teu pai, caso eu tenha problemas; pelo menos já devem saber reparar as avarias de olhos fechados.
Não preconizo carros tão antigos, por n razões, mas conheço bem um desses, o 190.
Atenção que a actual profusão desses carros nas nossas estradas devem-se à importação de exemplares que no estrangeiro se destinam já ao abate, e por isso são baratíssimos.
No dia a dia esse modelo, na versão mais popular, o 190D comum, o dos táxis, não se mexe, pura e simplesmente.
Mas caso estejas interessado, sei de quem tem um 2.5 diesel para vender…
Penso que ficarás melhor informado através do Google.
A favor, são carros com um prazer de condução acima da média.
Contra, a fiabilidade não é grande coisa. Os custos de manutenção também são «complicados».
obrigado pelas dicas :great:
podes mandar-me PM por favor? (caso esse 2.5D não seja dos tais importados que referiste, claro…)
no meio de tanto idealismo junto ainda acabo mas é por comprar uma daquelas primeiras Focus SW com o competente bloco Zetec… :
Ty :great:

Que os experts cheguem à frente e digam o veredicto sobre a marca Alfa Romeu. Sempre me disseram que eram demasiados caros para o que oferecia e davam também problemas.
Não sou expert, muito longe disso, mas posso-te dar umas dicas… A primeira das quais é que a Alfa Romeo já foi uma marca caríssima em termos de manutenção… Tive um amigo que teve um e comprovou isso mesmo. Por outro lado, como qualidade, era bom, nunca lhe deu problemas.
Hoje em dia, e como parte integrante da Fiat, os custos de manutenção desceram mas, devido á qualidade e classe dos carros, ainda se mantém num patamar médio / alto.
O Alfa Romeo que ele tinha era o 145 a gasolina… Andava muito bem mas os consumos eram muito altos e foi essa a razão para ele o vender.
Actualmente, os motores diesel da Alfa são mais económicos. Esteticamente, são carros lindíssimos (na minha opinião).
um dos carros menos ortodoxo dos últimos tempos: é um Ferrari, mas tem tracção às 4 rodas, carroçaria shooting brake, 4 lugares e bagageira :xock:; e em verde fica lindo de morrer 8) (à atenção do nosso colega forista @sicas, que bem podia trocar aquele avatar vermelho que ele tem :twisted:)
[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=P2PhJaZhsxU[/youtube]
como já li num comentário ao vídeo, estes bananas estão habituados a conduzir Prius no meio da cidade, e depois quando lhe põem nas mãos um carro a sério numa estrada com curvas dá nisto…

Diz-se que quem tem um Alfa Romeo tem 2 dias de enorme felicidade: o dia em que o compra, e o dia em que o vende.
Nunca tive um, por isso não posso concordar ou discordar, mas é uma marca que gosto bastante (mesmo das minhas favoritas) porque acho que têm uma linha fabulosa!
Novo meio de transporte…
Ja falta pouco