@tiko na próxima quarta feira vou carregar pela primeira vez o VW id4 empresa.
Estou a pensar ir ao centro comercial Vasco da Gama, porque enquanto o carro carrega eu posso ir fazer outras coisas para me distrair.
Ainda não investiguei que postos de carregamento existem no shopping…calculo que deverá haver do continente e não sei se existirá outras marcas (?).
Caso só haja do continente, o cartão da Prio elétrica serve para carregar nessas?
Já agora como eu percebo/ escolho a velocidade de carregamento?
Em alguns OPC já se pode e usar cartão de débito normal (aí sim e necessário pin)…o conhecido multibanco.
Por impossicao de normas comunitárias desde Abril deste ano os novos postos de carregamento tem que ter a possibilidade de usar essa feature e todos até final de 2027. A única excepção serão os plug and charge do continente (sabe se logo o valor total do carregamento) e tb da APP da MIIO (tb se sabe logo o valor)
Está possibilidade irá estar disponível para os carregadores c mais de 50KW (PCR e PCUR)
Os de velocidade inferior (PCN) poderao usar MBWAY ou QRCode. O uso dos cartões CEME vão continuar a ser permitidos.
Desculpa a correção mas não dá para usar outro CEME nos plug and charge do Continente…só a APP deles. Pois e uma rede independente da MOBIe…tal como a rede de carregamento da Tesla. São as únicas duas excepcoes.
Tanto que existe uma guerra entre a Tesla e a MoBie pois somos o único país da Europa (e do mundo acho) em que a rede Tesla não tem novos hubs desde a 3 anos! (Daí aquelas filas enormes em certos hubs tesla no verao…sobretudo a de Alcácer e de Alcantarilha.
Para saberes a rede de carregamos do plug and charge do continente podes saber a lista na APP. E como disse antes nesses só da mesmo a APP do continente.
No Vasco da Gama e MoBiE…logo qualquer CEME da neles (evita usar as apps…tipo via verde ou MIIO porque e difícil a ligação e está sempre a cair a ligação…e pagas sempre que te ligas (não interessa se tens ligado o cabo…mas sempre que religa cobra te como nova ligação…eu já tive uma dolorosa decepção no Fórum de Aveiro, pois a ligação estava sempre a cair (e a APP da Volvo avisa) e tinha sempre de ir a garagem ligar outra vez…e quando veio a conta…foi dolorosa.
Esse e outro problema…e que e apesar de podermos olhar os coments na MIIO que ajudam e muito se o carregador X está avariado ou não…por vezes somos as cobaias e somos nós que nos lixamos.
Em relação a escolha de velocidade…infelizmente apenas podes saber mesmo junto ao posto (e mesmo assim as vezes diz uma coisa e carrega a velocidades bem menores (mais uma vez ajuda a área de comentários da MIIO. Outra situação e nos IONITY das AEs (e outros ultra rápidos) pois pode dizer que carrega a mais de 150KW mas depende sempre da capacidade máxima da bateria do carro…e depois tás a usar (e a pagar) algo que não tiras o principal benefício (por isso muitos novos donos de EVs depois queixam se que pagam demasiado).
Um dos meus conselhos e que uses sempre os PCR (e PC super rápidos…até 150 KW .o teu carro aguenta bem e tás a beneficiar em pleno. Por exemplo…num PCR de 50 (tipo Lidl ou continente) em 45/50min carrega dos 20 aos 80%…não carregues nunca mais de 80% (excepto em PCN/tomada (inferior a 22Kw)…pois alem de ser mais lento (dos 80 aos 100)…o valor e bem superior e se carregares muitas vezes pode deteriorar bastante a bateria (a optimizacao deve ser 75% de carregamentos lentos e 25% rapidos.
Os PCN são sobretudo para hybridos…ou quem tem o EV parado muitas horas a carregar (uma hora apenas carrega 10%).
Agora, para algo “não completamente diferente”… o meu carro, que é híbrido, pode ser carregado a 7,4kWh (paguei o extra para esta potência, porque a original era de metade). Para uma bateria de 13,2 kWh brutos, o tempo de carga deveria ser de um pouco abaixo de 2 horas (107 minutos), se a carga for linear.
Eu não tenho wallbox e carrego numa tomada reforçada, que tenho na garagem. Programo o carregamento para se iniciar após as 00.10h e, de manhã, tenho a bateria carregada. Não faço ideia do tempo de carga, porque não sei a que horas acaba.
Porém, no início do mês, tive um casamento fora de Lisboa e fiquei em casa de uns primos meus, que têm uma viatura eléctrica e insistiram para que eu carregasse o carro na wallbox deles. Levou 70 minutos, de 0-100%. Isto mexe um bocado com a matemática do assunto…
Ainda assim, não acho exactamente prático carregar o meu híbrido fora de casa. Quando muito, numa viagem ao Continente (antigamente, ofereciam 30 minutos de carregamento, em 30€ de compras, mas não sei se ainda assim é), para fazer compras, talvez fizesse sentido.
Partilho precisamente da mesma opinião que tu, e o teu ainda carrega a 7.4kWh o meu só carrega a 3.6kWh.
Comprei o meu Plug-In Hybrid por poder carregar na empresa sem qualquer custo e porque 95% das viagens faço cerca de 6km dia dá perfeitamente.
Por exemplo quando aos meus primos perto de Setubál, faço a PVG e AE em modo auto e depois a Nacional em modo EV.
Quando estive no Algarve este ano em Manta Rota, carreguei 2x num carregador ao pé do mercado, paguei cerca de 14€ juntando as 2x dos 10 aos 100% para uma autonomia de 50km (em cidade faz cerca de 60km).
Eu só pela complicação que é do que vou lendo pelos vossos posts, desistia desde já de comprar um carro eléctrico ou híbrido… fonix! Não há carro que valha perder-se tanto tempo com estas merdinhas dos carregamentos.
Este cartão Prio eletric está associado à empresa (e respectiva conta bancaria), até porque terá varias pessoas diferentes a usa-lo, assim como o carro.
A duvida que gerou aqui hoje foi que o cartão está activo, mas ficamos na duvida se aquilo pediria PIN a quem o fosse usar.
Fomos pesquisar e na MyPrio da empresa aparece lá a o seguinte quadro que nos criou ainda mais duvidas:
Tentamos ligar para a linha de apoio da Prio mas sem sucesso porque a ideia que tiramos daqui é que teríamos de carregar o cartão com um valor monetário previamente.
Esses teus primos devem ter uma wallbox fixa a 32Amperes com potência a 10.35 kwa. Eles têm um 100% certo?! Isso e bom para quem gasta muitos kws de autonomia diária…senão não vale a pena (custo da própria wallbox + instalação+ aumento de potência.
Eu tenho uma wall box portátil (o que me ja me desenrascou em carregar fora de casa) onde carrego o 100% (6.7 kwa a 16A). Como carrego todos os dias 30/40% chega e sobra pois sim preciso de 4 a 5 horas para carregar até aos 90% (a optimizacao na Volvo e os 90 e não os 80 como muitos outros). E uso outra tomada da garagem com uma greeup (tomada reforçada) para carregar o meu novo hybrid (Volvo XC60 Hybrid) que fui “obrigado” a comprar pois o meu ICE foi para a sucata (passou lhe um camiao por cima…lol) e fiz um negócio excelente com uma viatura de servico da Volvo.
Sim PCR o continente da 30 min e nos PCNs da 15 min oferta.
Tem Prio Frota elétric? Nem sabia que isso existia…hehehe. Eu como sou particular só sabia que havia o Prio Eletric Paritcular.
Se for só esse id4 e fácil…basta andar com o cartão no carro. Se são vários Eletrificados…no frota Prio de combustão eles permitiam vários cartões anexados a uma matrícula…com o eletric não sei. Ou entãoz e como e gratuito…podem sempre ter 1 CEME para cada carro/utilizador .pode ser uma solução.
E como tudo amigo.
Quem tem um Eletrificado (e sobretudo um 100%) a 3 coisas importantes: planear…organizar e gerir.
Os 2 primeiros, ao fim de 1/2 meses e acaba se por ser já natural (por exemplo e o tempo de se beber 1 café ou ir o tempo até a bomba num a combustão. O 3…e em andamento…analisando os gastos/velocidade e pouco mais.
No fundo, pode não parecer mas e muito idêntico quando se usa um a combustão.
Dando te um exemplo…planeamento e ver os percursos (quando nao e a viagem habitual)…e onde estão carregadores disponíveis (2 min bastam).
Organizar… e ver por exemplo se os carregadores estão activos/ou a ser usado (e isso até se pode fazer em andamento para ter mais certezas).
Gerir… e ver quando e preciso carregar para chegar ao destino (e o software do carro diz tudo) e ver os consumos do carro no percurso.
Logo e fácil mas para quem nunca usou pode parecer um pouco complicado. Claro que também importa (quer antes de comprar, quer depois, nos informarmos como todo o “sistema” funciona!!!
Outro exemplo…a minha esposa tb achava um bicho de 7 cabeças…e agora não quer outra coisa. Tanto que ela anda com o C40 e eu com o hybrid (a ideia era comprar daqui a uns 2 anos outro 100%…mas, como contei em cima, fui obrigado a me desenrascar para não ficar a pé (podia ter comprado um Tesla mas não gosto dos carros deles).e sendo um excelente negócio nem pensei 2 vezes (o XC60 tinha 7Meses e menos de 5000km quando o comprei…e por menos 22 mil euros do preço novo.
Então deve ser igual.
Basta ir a um posto e começar a usar certamente (?)
Tu quando usaste o teu a primeira vez tiveste de fazer alguma coisa previamente?
Eu posso responder. Apenas precisas aproximar o cartão CEME escolhido do leitor…depois de fazer a ligação…colocares o carregador…e já está!!
Em alguns precisas carregar na tecla de começar/carregar outros nem isso.
No final basta aproximares o cartão (e/ou clicares no parar). And its the end!!
Ah e nós mais modernos tem écran a explicar o processo
Nos dos continente…abres a APP…clicas em começar…leitura do código de barras/GR code…carregador ligado no carro…e começar na APP (as vezes nem precisas). Para terminar…tecla acabar na APP ou leitura do GRCode…retiras a mangueira e já está tb.
Podes sempre quando receberes o cartão…fazer a experiência a ver se dá…nem que carregues só 2 min. Se a máquina começar a trabalhar …e porque está a carregar. Confirmas no carro ou nos carregadores mais modernos em que aparece o aumento de percentagem da bateria.