O problema é acordar e não estar lá o carro.
Isso para roubar é mel.
edit…se dorme na rua, prepara-te para mudares de catalizador de mês a mês
O problema é acordar e não estar lá o carro.
Isso para roubar é mel.
edit…se dorme na rua, prepara-te para mudares de catalizador de mês a mês
Sim vai dormir na rua, aqui no meu burgo onde Judas perdeu as bolas ainda não ouvi nada de roubos disso.
Esperemos que não.
Fiquei sem o catalisador (Honda Jazz) em janeiro do ano passado, ainda se paga uma nota para o arranjo porque por norma no processo os meliantes rebentam com as sondas lambda.
Boas, o carro eléctrico chegou, como me foi sugerido arranjei, mais um cartão ( Prio ) para no caso do meu da empresa não dar, estar salvaguardado.
Utilizo a APP da Miio, para localizar postos, preços, e disponibilidade.
Mas ando baralhado com isto, o carregamento com o Prio é bem mais baixo que o indicado pela Miio ( o da empresa ainda não tenho movimentos visíveis ), a Miio os preços são simplesmente indicativos ?
Só sei quanto pago realmente quando acabo de carregar e vou na aplicação e vejo o movimento?
O preço depende dos cartões que utilizamos?
Isto é uma salganhada!!
Bom, um desabafo, entretanto, no dia que recebi o carro riscaram a lateral toda do lado esquerdo, durante a madrugada!
Pode ser que os riscos saiam com um polimento, caso não sejam demasiado profundos.
Tb tenho carro novo e nas férias, bati logo num poste de madeira.
Ainda não tinha tirado bem as medidas ao carro…
Fui a uma garagem na 5 Outubro e ficou impecável.
Levam 33€ de Polimento por peça.
São profundos o polimento não dá!
Conseguiste adicionar os cartões que tens à App da Miio?
Os valores da Miio são um valor aproximado do que vais pagar utilizando a App ou um dos cartões que tens, pelo que por norma Prio ou EDP costumam ter preços mais baixos do que pela App.
Mas isso depende sempre dos postos de carregamento que usas, uns ficam mais barato pela Prio, outros EDP, outro Galp etc, depende sempre de posto para posto de carregamento.
Para veres o valor real da Prio vais ao site myprio e vês os consumos e valores.
Para finalizar, há sempre uns fdp que não podem com o bem dos outros…
Cada OPC tem o seu tarifário, que é variável quanto ao valor e quanto à forma de cobrar.
Um OPC pode cobrar:
Depois, ainda tens o custo do kWh cobrado pelo fornecedor de energia, que se soma às rubricas que mencionei.
Por exemplo, o Lidl só cobrava o tempo de abastecimento. Não aplicava um custo por kWh. Esse valor recebes em casa, depois, em função do cartão de utilizaste (se for EDP, eles cobram o valor por kWh tabelado).
Um exemplo:
Aproveitando este excelente post do @sotnas deixo aqui um video exemplificativo sobre os abastecimentos, neste caso de um utilizador de um Tesla:
Já afora aproveito para esclarecer uma duvida:
Aqui na empresa adquiriram um VW ID 4, já sei que irei andar com o carro alguns dias e que o terei de carregar (coisa que nunca fiz fora de casa).
A empresa já adquiriu o cartão da Prio eletric…esse cartão serve para abastecer em qualquer posto?
Terá esta situação vantagens?
Então no momento que estou a consumir ( carregar o carro ) não sei realmente o que estou a pagar? Se for assim isto é mesmo estranho!
Eu penso que sim que não tens qualquer restrição visto que a Prio é como a EDP por exemplo.
O ideal será agregar o cartão à App da Miio (que já deves ter feito penso eu).
Sim tem:
Como podes ver tens o preço a pagar pela App ou cartão da Miio e o preço a pagar pelos outros comercializadores, neste caso a Prio e a EDP e assim vês qual é que te compensa mais.
Os preços indicados são para o meu carro que é híbrido Plug-in e para um carregamento dos 0 aos 100%, se for para outro carro aparece o valor a pagar para esee carro e tempo de carga, um totalmente elétrico por norma as pessoas costumam carregar até aos 80% visto que até aí o carro recebe a carga máxima por posto e a partir daí vai reduzindo a carga que o carro recebe, por exemplo se estiveres num posto que o carregador é de 150kw/h e se o teu carro pode receber essa carga ou mais, até aos 80% vai receber essa carga a partir daí a carga vai diminuindo por causa das baterias para não danificar as mesmas.
Qualquer duvida dispõe.
Não fiz porque supostamente o cartão é para uso geral, ou seja por diferentes pessoas.
Mas podes fazer…com qualquer ECME. Eu tenho 6 cartões que adicionei para perceber o valor mais em conta para cada OPC. Mas o pagamento nada tem a ver com a MIIO. Na prática ao adicionares vários OPC apenas de da os “potenciais” valores por cada 1 dos cartões (e tb pela MIIo). A escolha do cartão depois e feita sim (no caso da MIIO ou da via verde na APP) no acto de carregares (fazendo a leitura do próprio cartão que escolheste (o método no continente plug in e igual).
Por experiencia própria, e como disse, tenho 6 cartões e as apps do continente…MIIO e via verde (está 2 últimas por vezes existem problemas na ligação sobretudo nas garagens subterrâneas dos shopping e parques de estacionamento), usei no max em ano e meio, apenas 2 ou 3. Normalmente uso o do continente e o da Prio (nos Lidls…pois como e ao min compensa e muito). A da via verde e da MIIO quando eles fazem promoções específicas de carregamento (tipo entre as X horas e Y horas num determinado dia). A MIIO tb e essencial nos carregamentos em Espanha por exemplo (o sistema espanhol e diferente do nosso em que os cartões físicos só dão para certos postos…como os da Galp que só dão nos postos Galp.
Usei ainda no princípio o da EDP que foi oferta da Volvo e que tinha 50Euros de borla.
A única vantagem e que te dá a perspectiva do possível valor a pagares por cada CEME num determinado OPC (carregador). O pagamento nada tem a ver com a MIIO (excepto se o fizeres usando a própria APP). No caso da MIIO ela e importante nas promoções que eles fazem as vezes (apenas em horas específicas dum determinado dia) ou em viagens a Espanha.
A MIIO faz te a comparação entre os vários CEME que adicionaste (e tens que os fazer a mão) …e depois a escolha e tua para usares o cartão que te dá mais vantagens (apenas não dá, ou não dava, para comparares com APP como o continente plug&charge…via verde ou ACP eletric).
Com o tempo de uso vais percebendo quais os melhores (ou neste caso os mais baratos) e aí a feature.mais importante da MIIO passa a ser a localização e se o OPC está a ser usado (ou não). E mesmo que tenhas planeado carregar numa viagem no OPC x…tens que contar sempre que se diz que não está em uso…a 10/15 min (ou menos) do destino pode já ter a ser usado (e lá aparece a surpresa desagradável…de esperares). Já me aconteceu num IONITY da A2…a MIiO me indicar que estava 2 postos livres…e o meu azar e que a minha frente iam 2 Eletrificados que ocuparam as vagas (hehehe)…mas tb esperei só 5 min e abriu uma vaga.
Já sobre isso dos carregamentos o que deixa um pouco lixado e ver cada vez mais carros plug in (quase sempre carrões de empresas) carregarem nos PCR em vez dos PCN sobretudo nas AE, pois além de ser muito mais caro, estao a usar algo que pouca vantagem tem para eles, mas sao esseciais para um 100%). Além de muitos acharem que aquilo e estacionamento privado para os Eletrificados (sem estarem a carregar). E uma falta de bom senso e civismo gigantesco. Ainda a 2 dias fui a Lisboa e levei o meu plug in e queria carrega ló no UBBO da amadora. Nas zonas do shopping tem lá uma zona (PCN) em que a zona verde mais central não tem um carregador mesmo junto aos carros (mas como tenho um cabo de 10 MTS) posso usar. Só que uns xicos espertos acham que as zonas verdes e para estacionamento e tive que esperar (por sorte meia hora) que um sr dum Tesla viesse retirar o carro…inclusive discuti com o homem…explicando que ele estava a cometer uma ilegalidade (com direito a multa) e que não era cívico…mas o Sr de fato e gravata achava (e continuo a achar) que e o maior da aldeia!!
Obrigado!!
Sim estava mesmo a perceber o que descreveste, será essa mesmo a vantagem da APP Miio.
Estou a tratar disso, neste momento, o processo parece ser simples, mas estou em conversa com o apoio ao cliente, pois não me aparece o item “planos” que é por onde posso adicionar cartões.
Quanto aos chicos espertos, já tinha visto uns vídeos de malta a criticar essa situação.
Quanto a utilização dos postos de maneira não indicada, e até dos próprios carros, no meu entender muita gente compra os carros eléctricos, não explorando realmente o seu verdadeiro potencial, quer em economia condução e carregamento.
Mas eu estou deveras decidido, em não cair nas mesmas asneiras.
Edit: entretanto já sei, porque não aparece na APP da Miio, a opção PLANOS, para associar cartões de outras operadoras é, necessário ter ligado a localização (GPS) para aparecer a opção fica a dica.
Entretanto baixei a APP da via verde e parece ser a mais fraquinha, não consigo encontrar o preço de um carregamento não faz simulação, alguém confirma isso mesmo, que não é possível simular carregamento?
A única que faz simulação e mesmo a da MIiO. Podes utilizar o site da ERSE que também permite mas e menos intuitivos e com falhas.
App como a via verde…o ACP eletric/Evio…o EDP charge…Prio Go ou a ABRP (internacional) apenas como forma de pagamentos (são CEMEs), indicador de rotas, de OPCs nessas rotas. Apenas o ABRP e que não permite pagamentos (Corrigam me se estou equivocado).
Para todos aqueles que entram neste mundo novo dos EVs e sempre um pouco complicado ao início…implica cometer alguns erros e muita experimentação.
Meu conselho…peça os CEME que quiser…instale as apps que quiser e vá experimentando. E vá vendo aos poucos o que e melhor e pior. Tirando o cartão físico da MIiO (pelo menos era) e o único que pedem valor para o ter…o resto e grátis e sem fidelização
E como devemos dar sempre o nosso exemplo…após ano e meio…uso sobretudo a APP do Continente (plug and charge) devido aos bons preços (sobretudo fazendo compras neles) e a boa oferta em Portugal. E o cartão da Prio nos LIDLs (existe carregadores PCR em cada hiper e como e ao minuto e dos mais baratos. Depois em todos os outros tenho usado ou o da Prio ou a APP da via verde (tens que ter o identificador/ser cliente) ou da ACP eletric (sou sócio e uso sobretudo no hybrid plug in pois os preços são super competitivos nos PCN). Já usei o cartão da luzboa (porque tinha os em casa…tinha excelentes preços mas só dá para quem seja cliente deles no mercado residencial de eletricidade…mas como mudei de fornecedor…já não posso usar lós. E desde janeiro a Volvo tb tem a possibilidade de usar app Volvo Cliente (o EV e o hybrid ambos são volvos) mas pela minha experiência não e vantajoso em termos de preços (aqui está…experimentei e já não uso).
Ps…também te indico, e a todos que entrem no mundo novo dos EVs, a página do Facebook do VIVER Elétrico. Onde além da apresentação de novos carros, também podem colocar perguntas e dúvidas ao pessoal que ja andam neste mundo a muitos anos. Ela e gerida por 2 conhecidos meus, eng Ricardo Oliveira e o eng Rodrigo Pinto, proprietários da World Shopper que são dos profissionais com mais know out de EVs em Portugal.