Tópico dos Carros

Há uns bons anos, vendi uma 108 CDI, de 99, com poucos mais km’s, por 3000€. Duvido que o valor dessa fuja muito disso.

Não consigo perceber bem para o que estas 2 funções servem:

Tu que estás mais dentro deste mundo do que eu consegues me explicar?

No site do @GMLFO :

Suspeito que seja a regulação do nível de retenção. No meu, não tenho nada disso. É tudo mais básico.

Ou ponho em B ou D, sem possibilidade de regular o nível de retenção. Posso fazê-lo com o travão ou o acelerador, mas não por definição.

Tens que fazer algumas experiências. Sobes o catujal e voltas a descer para Unhos. Dá para ver afinações.

Ou, então, pode ter que ver o nível de carga que aceitas quando ligas o carro à tomada.

1 Curtiu

Calculo que seja mais isto…
Um dia destes tenho de passar na VW para esclarecer algumas dúvidas com eles.

Lá está, não está muito longe do que disse.

1 Curtiu

Tem em atenção que esse preço é indicativo. Se fores lá, ainda fazem uma vistoria ao carro e o preço final pode sofrer uma oscilação. Depende da avaliação que fizerem in-loco. No meu caso, baixaram ligeiramente o preço final, embora a redução tenha sido pequena (cerca de 200 euros numa avaliação inicial de cerca de 8000 euros).

1 Curtiu

Não consegues encontrar videos no youtube sobre o carro? É possível que encontres tutoriais que expliquem isso

Nop… já procurei mas não encontrei.

Boas, a nível de carregamento 100% eléctrico, pelo que percebi tem que se ter um cartão para poder, aceder aos postos de carregamento!
Visto que para perceber isto tudo é necessário um curso universitário :rage:, alguém que já o tenha completado, me possa informar qual o cartão menos mau?!
Na primeira impressão estava a pensar no Prio, qual o tarifário a escolher ao minuto ou ao kwh?

Aconselho a teres vários, independente se os uses ou não. Vai chegar o dia em que o cartão que usas, por algum motivo não está a funcionar e se não tiveres outro ficas agarrado.

Se fores sócio ACP o cartão deles é bom, senão tens o EVIO.
Para opções de indexado a luzigas é bastante boa, costuma é ter uma espera para receberes cartão.
A miio é cara, usa apenas a app para veres onde estão os postos/preços.

É sempre preferível ao Kwh.

De uma forma simplificada os melhores sítios para carregar é continente (aqui tens de usar a app do continente e não precisas de cartões. Compras 30€ e tens direito a 30min de carregamento) e Lidl.
Se for Tesla é supercharger.

Se fores de uma cidade Continente e Lidl é tudo o que precisas, excepto em viagens grandes.

1 Curtiu

Obrigado pela resposta, quando for para escolher o tarifário ao fazer o cartão, existe a opção em minutos ou kwh, qual será a melhor opção?
Eu penso que deste a resposta em cima, mas era para tirar as dúvidas!

Escolhe ao Kwh.
Ao minuto é mais fácil ser aldrabado e ficar mais caro.
(Números só para exemplo) Imagina que o carregador carrega a 80kwh mas o teu carro só suporta 50kwh ou o cabo/carregador faz com que carregues a menos… Se for ao minuto pagas como se tivesses a carregar aos 80kwh.

Edit: https://www.youtube.com/watch?v=pM5MPvxvk90
Este gajo tem muito vídeo informativo se tiveres tempo e paciência.

Totalmente de acordo. Pagar por tempo é sempre uma incógnita

1 Curtiu

Ou se estiver muito à rasca e não conseguir usar os cartões.

O carro do meu sócio “esteve” 14 dias ininterruptos a carregar num posto de Oeiras, tendo carregado a módica quantidade de ZERO kWh. Perto de 3 mil euros que a EDP nos queria debitar.

Claro que, depois de tudo esclarecido, a coisa ficou resolvida.

Basicamente, o meu sócio foi pôr o carro a carregar num ponto que não funcionava. E, por não funcionar, ele desligou-o. Só que o sistema não acusou esse momento, pelo que ficou 2 semanas a contar tempo de carregamento. A situação era tão evidente, que foi fácil de solucionar. Mas fica sempre a ideia de que é fácil ser-se enganado, quando a conta não é paga imediatamente.

Acresce que o método de cálculo do custo de carregamento não é nada intuitivo. Aquilo pode ter (e digo pode ter porque, depois, cada ponto de carregamento, consoante a entidade que o explora, tem critérios diversos) taxa de activação (assim que se liga, debita uma taxa de utilização), pode ter o tempo de utilização e, depois, tem o custo do kWh no ponto, a que acresce o preço do kWh do “provider”.

Eu creio que no Lidl só cobram o tempo de utilização e o custo do kWh é cobrado pela EDP. Ou seja, o Lidl não tem margem sobre o custo da energia.

1 Curtiu

Forma como carregas a bateria. Se estiveres apertado seleciona max, se fores carregar de forma tranquila, seleciona o reduzido para a poupar.

1 Curtiu

Obrigado.

Normalmente carrego sempre de uma forma tranquila, pois programo o carro para carregar sempre a partir da meia noite até as 7h da manhã.
Esse tempo de carga é mais do que suficiente para carregar a bateria a 100%.

Ando de volta de um pequeno Fiat seiscento de 2000 por 1000 paus para primeiro carro da minha filha recém encartada.
A viatura a ser comprada será usada para fazer deslocações diárias de menos de 1 km para o trabalho e uma ou duas vezes de 7 km para estudo além das voltinhas que ela bem entender mas deslocações longas devem estar descartadas á partida.
Tirando ser um carro velho e uma pandeireta alguém sabe se carrito tem algum andicap que dezaconselhe a compra do maquinão.

Obs: Eu sou suspeito pois gosto mesmo muito do carro (não é de agora) e não quero influenciar a miúda com as minhas opiniões pré-concebidas já que vai ser ela que o vai pagar.

1 Curtiu

https://www.reddit.com/r/CyberStuck/comments/1fc8k6k/the_fence_had_the_last_laugh_and_so_shall_we/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button