Tópico dos Carros

Vi um classe A dos novos à venda, versão facelift, caixa automática, cinzento escuro, jante mais escura, mas não preta, vidros fumados, motor 180d (não da renault), pedem 30000, 35000 kms, fui ver os registos à seguradora não houve sinistros, devo avançar ?

Os 180d são todos motores Renault.

É o Class A modelo w177?

Os motores da Renault nâo sâo mesmo nada maus, atenção.
A caixa automática de 7 é uma maravilha :slightly_smiling_face:
O carro é de que ano? 30 mil euros com 35 mil km´s é dinheiro e novos custam pouco mais, dependendo das opções. E MB faz (ou fazia, pelo menos) bastante desconto nos carros novos.
Eu andei com 1 de 2018, novo, durante 1 ano e meio. Só posso dizer bem do carro.

1 Curtiu

Não, deve ser o 2.0 116cv da Mercedes. Já desde o ano passado que substituíram.

Já foste ver o preço novo? Não ha de fugir muito disso

1 Curtiu

Ah ok, se houve mudanças de motores recentemente, é possível.
Mas nâo era, isso tenho a certeza.
Sei porque trabalhei na MB Portugal até ao principio de 2020.

Sim sim, até ao ano passado era Renault :smile:

1 Curtiu

É o 2.0, confirmei pela matricula, o vendedor vai vazar do país para a Escandinávia com a familia e deve ficar por lá muito tempo, eu ainda não preciso de trocar mas a proposta parece ser muito boa, o IUC é que é caro mas pronto

1 Curtiu

Os combustíveis vão aumentar novamente a partir de segunda-feira. Onde é que isto vai parar?

prepara-te para mais aumentos

Daqui a nada a maioria do pessoal não consegue fazer nada.

O salário médio está nos 1100 brutos - muito impulsionado pelos maiores centros urbanos Porto e Lisboa onde 1100 euros é pouco. No interior o salário médio deverá andar abaixo disto, nos 900/800 diria eu. Ou seja, uma pessoa, que num carro de 45L de deposito, gaste 2 depósitos por mês - bem possível em deslocações laborais - gastará cerca de 160 euros por mês em gasolina. Um salário de 900 brutos com subsídio de alimentação dará quê? 800 euros líquidos ? Assumindo que essa pessoa pagará os tais 160 euros mais 350 euros de casa, a pessoa ficará com 290 euros para viver no mês. Mais ainda, muitas das empresas metem vales refeição. Ou seja, dos tais 290 euros, 160 será subsídio. Dinheiro vivo ficará com 130 euros. O que é nada basicamente.

Desculpem-me este desabafo mas é uma situação que me preocupa mesmo muito. Mesmo mesmo muito. Maior parte da população não terá capacidade para viver como viviamos.

1 Curtiu

Acertaste em tudo.

E agora eu pergunto: como é que será possível para uma pessoa que ganhe 1.100 euros brutos (mesmo que tenha uma companheira que ganhe o mesmo) comprar uma casa em Lisboa? Ou mesmo nos arredores?

E olha que 900 euros brutos não sei se dá 800 limpos… Talvez seja menos.

1 Curtiu

Não tem capacidade. Eu faço parte da geração que não comprará casa se não tiver ajuda familiar. Pois não há rendimentos para tal. Mesmo que tenham rendimento para pagar ao banco todos os meses, depois os custos variáveis como gasolina etc atropelam o orçamento e tiram margem.

1 Curtiu

Pois, exato. Eu também faço parte dessa geração e ao mesmo tempo que é preocupante também é algo triste. Gostava de fazer a minha vida no nosso país mas cada vez é mais difícil.

1 Curtiu

Quem puder emigrar acho que nos dias que correm é mesmo o melhor que faz.
É das poucas coisas que me arrependo na vida, nao o ter feito quando tinha pouco mais de 20 anos.
Este país não é para velhos mas muito menos é para novos.

3 Curtiram

Eu tenho 25 anos. Tou a juntar dinheiro para poder ter uma base sólida financeira para emigrar aos 27 - já com cv na minha área também. É isso que pretendo fazer, porque aqui serei sempre mais um a sucumbir perante a pobreza.

3 Curtiram

Uma vergonha como este país trata as pessoas sobretudo o pessoal mais novo na casa entre os 20 e os 40, é uma merda, sinceramente até era capaz de arriscar mudar me para Espanha

2 Curtiram

Podemos meter as culpas no Governo, que de facto estrangula as empresas - principalmente as PMEs de menor dimensão - em carga fiscal.

Mas muitas empresas não pagam melhor a jovens na sua entrada de mercado, pura e simplesmente porque não querem, contribuindo para este desnível. Não temos futuro, mas pronto, desculpem o off tipic

2 Curtiram

A solução para quem trabalha na zona de Lisboa é mesmo, caso consiga, os transportes públicos a pesar de eu achar a rede uma valente bosta (e depois há greves, sobrelotacao, etc) pois fazer pelo menos 50 kms por dia, é garantido uns 120 euros fácil (e não pagando estacionamento)

Quanto ao resto é um conjunto de múltiplos fatores, desde o estado às empresas aos trabalhadores.
Até diria que das poucas coisas boas que os sindicatos tinham, era mesmo essa barreira, o bater de frente por contratos colectivos e respeito por categorias…outros tempos de antigamente.

Hoje em dia é fácil observar uma depreciação do salário do trabalho.
A oferta é muita, a procura é o que é.
A malta jovem para arrancar /trabalhar aceita receber 1000 e 1200 paus. Afinal sempre dá para começar, estar em casa dos pais e dá para os gastos e copos.
O problema é quando querem dar o salto de independência e depois ter filhos etc

Moral da história, as empresas agradecem estas circunstâncias.
Para quê pagar 1800, se pago 1200 e se for preciso os gajos trabalham 10 horas por dia (não tem filhos, portanto podem sair do trabalho as 7 ou 8 da noite…)

Edit:peço desculpa pelo OT

3 Curtiram

1200? Só se for mesmo em Lisboa isso. Pessoal a entrar em trabalho no interior recebe muitas vezes menos que num estágio do IEFP. 750 euros é mato. 1200 é o que paga uma Deloitte em início, mas se dividires as horas que trabalhos pelo que recebes, diria que deves receber menos que o salário mínimo :joy:

2 Curtiram

Estou a dizer por alto, como referência.
Mas pondo isto prático ,
1200 base, tens 900 liquidos.
Não consegues ir de transportes ou demoras 2 horas, 100 euros de combustível.
Tens um t1 arrendado na linha de Sintra ou margem sul, limpa te logo 300 euros (assim por baixo.
Mais utilities e comm, lá vão mais 100 euros
Já só ficas com 400. Ou tens sorte de morar ao pé dos pais e vais lá cravar comida e levas para casa ou então estás a 300 kms deles e toca de ir ao continente e limpas logo 150 euros em grosseries (e nem sabes bem como)
Para finalizar, lembras te que tens um chaço que vai a oficina de 3 em 3 meses com isto ou aquilo ou ainda estás a pagar o empréstimo automóvel que são 100 euros por mês durante 10 anos

1 Curtiu