Tópico dos Carros

Punto tenho ideia que 'e de fugir. Para isso mais vale um Skoda Fabia.
Ve reviews tecnicos desses carros e feedback de pessoal que ainda os tem.

Desconhecia completamente. que carro recomendarias com esse plafond?

Nao sou grande conhecedor, mas tenho ideia de ter visto mau feedback ao Punto desde que me conheco. Ja o Uno turbo ie de 92, era uma maquina. Dificil de o deixar ir abaixo mesmo que queiras :smiley: Tive o prazer de conhecer um.
Deve haver aqui pessoal que te pode ajudar melhor

Posso estar totalmente errado, mas nao volto a nenhuma marca europeia de gama media. Renaults, Peugeots, Citroens, Seats…‘e comum ao fim de 5/6 anos os problemas comuns comecarem a aparecer e os plasticos comecarem a desfazer e e’ so’ ruidos. Mas sendo que tiveste um Astra, tens a tua experiencia.
Para mim, e’ japoneses…mas sou eu
Ja’ o Golf GT que tenho, so partiu o turbo ao fim de 10 anos. E o CL do meu pai com 8 anos tem 500.000 kms e so’ teve que mudar a suspensao.
Vai agora para um Volvo.

1 Curtiu

obrigado pelas dicas, vou continuar a prospecção!

1.9 TDI 110 CV

Melhor motor do grupo VAG

Se encontrares um Golf jeitoso…

1 Curtiu

Confirmem-me uma coisa, andrei num gpl clio novo fiquei admirado pelo desempenho de combustível, tenho um 1.9 tdi, basicamente com este gpl faço o mesmo numero de km do meu carro de gasóleo por metade do preço, 16€ de gpl fazem talvez ligeiramente mais do que 30€ de gasóleo, a minha dúvida é em termos de segurança, incendeia ou pode explodir se bater ?

O depósito de gpl é mais seguro que o de gasolina.

1 Curtiu

Conselho um bocado estranho. No meu 307 já tive de mudar o parabrisas 2 vezes e na minha Inca mudei ainda esta semana e não tive acidente nenhum.

Um 208 não compras com 5.000€, provavelmente estás a falar do 207, não?

O Clio é uma boa escolha. Apesar de ser um modelo com alguns anos e ser um carro assim para o feio (isto é subjetivo), é razoável em tudo.

O 207 não conheço muito bem, mas não me seduz.

Sobre o Punto, os de 2010 em diante já tiveram muitos problemas iniciais resolvidos, portanto tenta ver um com o mínimo de quilómetros possíveis e em bom estado. Não gastam muito, a manutenção é acessível e o carro é razoável.

Estive para vir aqui dizer o mesmo. Nunca tivemos acidente com o citroen da minha mulher ,mas já tive de substituir o vidro 2 vezes, ambas por causa de danos provocados por pedras. Em IC com muitos camiões é frequente esse tipo de problemas.

Andei a ler (±) este tópico e vou deixar os meus 2 cents.
Fui durante uns 4/5 anos (verdadeiramente o meu primeiro emprego, ya tinha estagiado/trabalhado no final do curso e pelo meio tive o meu próprio negócio) recepcionista de oficina de uma marca alemã.
A partir de certa altura comecei a acumular também a gestão de serviços da própria oficina, assim como entrega de carros novos e usados
Comprar um carro usado é quase sempre um tiro no escuro. Entendo as razões, já o fiz por duas vezes. Mas é preciso ter um mecânico/oficina de GRANDE confiança. Que ninguém se iluda, acreditem no que digo.
Claro que há bons negócios, ainda recentemente acompanhei e ajudei na compra de uma Mercedes 220D a um amigo, mas que ele sabia o que estava a comprar e o que tinha de fazer á carrinha para ficar impecável. Fez tudo na Mercedes e mesmo assim acabou por ser um bom negócio. Outro bom exemplo, um dos meus sócios comprou uma A6, tb neste caso a saber como estava a carrinha e a saber o que ia ter de gastar nela para ficar em boas condições.
Entendo também a “asneira” de comprar novo e o argumento que “pelo mesmo dinheiro de um novo compras melhor”. Há dois anos andei nesse dilema, e tendo estado e conhecendo pessoas da área, vi paletes de usados, tive quase a fazer negócio com um Mazda 3 de serviço e depois com um Mercedes 300D. Ambos ficavam mais ou menos pelo preço do que estava a pensar comprar novo. Alias, eu tinha era um orçamento (comprar sem crédito).
Acabamos a comprar uma Ford torneo Courier nova.
Nunca pensei comprar esse carro, não gostava, mas hoje dois anos e meio depois, para a vida que tenho, para a minha esposa, para a minha família (2 idosas (eram três)) para os meus cães, para quase tudo, é mesmo o ideal. Maior defeito os consumos (a Ford é quase sempre assim, já tive outros).
Ao comprar novo está tudo de nossa mão e sendo atencioso (não encontrei melhor palavra) vou ter carro para muitos anos.
Tive um corsa C 1.2 gasolina durante 16 anos por exemplo, comprado novo.( Pelo meio tivemos uma fiesta 1.8turboD e um fiesta 1.2)
Longe de mim querer convencer alguém de alguma coisa, repito que já comprei duas vezes usado, mas podendo, mesmo que não seja o carro que queria, optei por novo.
O texto vai longo e palavra que tentei resumir ao máximo, ficou muito por escrever, mas tentei ser genérico.
Última nota: carros é sempre merda e despesa, e, acreditem, muitas vezes uma ilusão.
Se tivesse uma vida folgada financeiramente só tinha Toyota’s, mesmo que feios :joy:
Ps: actualmente eu e esposa andamos muito de scooter, temos cada um a sua 125cc e ainda uma vespa 50cc.

1 Curtiu

Concordo com o argumento em geral, e segui-o eu próprio há 1 ano atrás.
Quando pelo mesmo dinheiro há a opção de comprar um carro novo, não há como duvidar! É como dizes, por muito boa reputação que uma marca ou modelo tenha, qualquer carro nas mãos de alguém que abusa vai estar condenado. Podes ser tu o azarado que fica com o bebé nas mãos. Carros de serviço então, eu passo! Grande parte de quem anda com eles está-se nas tintas, o carro não é deles. Também já tive e era ver colegas com os carros frios, depois de estarem horas parados, a fazerem grandes acelerações com pressa de ir para casa, alguns para parar a viatura uns quilómetros à frente ainda com o motor frio. Acreditem, esses motores não fazem centenas de milhares de quilómetros. :wink:
Mas há muita gente com orçamentos limitados e que não têm outra opção.
Nesses casos, quanto menor for o orçamento maior se torna o risco (carros mais velhos e com mais quilómetros).

1 Curtiu

Quero trocar as colunas de som no meu carro, aquilo desenrasca mas gostaria de ter melhor fidelidade.
Alguém recomenda uma loja com um sortimento variado qb que faça também instalações na zona da grande Lisboa?

Com a encomenda de um híbrido, comecei a pensar se seria útil que o gps contemplasse a inclinação da estrada, como forma de contemplar os troços em que é vantajoso regenerar ou ir em ponto morto.

Ha alguma coisa assim no mercado?

O proprio carro nao tem essa informacao? Pensava que nesta altura ja quase todos vinha com um IMU de 6 eixos semelhante ao da Bosch que da todas essas informacoes.

Não faço ideia, porque ainda não o tenho.

Já dou por mim é a calcular quanto tempo ando com o carro em ponto morto, que não me diz exactamente se posso ou não regenerar, mas antes e só o quanto posso andar sem gastar electricidade.

Este fim de semana, dei conta que consigo ir de minha casa a casa dos meus pais, num percurso de 30 kms, em ponto morto durante 7 kms. Depois, tenho de perceber que inclinação me permite ir em modo B (com regeneração), sem perder dramaticamente velocidade (quando a inclinação é insuficiente para regenerar, é preferível ir em “coast” - não carrega mas também não gasta) e que duração de percurso me permite carregar a bateria (e em que medida).

Porém, já encontrei essa funcionalidade em inúmeros GPS para ciclistas (tem o inconveniente de obrigar a escolher o percurso quase à mão, porque para bicicleta, até vale andar em contra-mão) e também já percebi que dá para fazer isso no Google Earth (dava jeito que isso passasse para o Maps, mas ainda não dá).

O galp frota que me deram com 1300€ de combustível vai acabar agora, já só lá tenho 30€…

RIP :cry::cry::cry:

1 Curtiu

Bem sei o que dizes…
Atestei o deposito da 307 HDI.
Ainda nem sequer estava na reserva e ficaram na bomba 86€.
Isto está complicado para quem precisa do carro.

3 Curtiram

É bem verdade. As bombas estão a distribuir combustível muito rápido.

2 Curtiram

É importante andar devagar e travar o menos possível.
Na autoestrada, por cada mais 20 km/h (90-110-130-150) é quase mais 1 L para cada 100 km (4 - 5 - 6 - 7).

1 Curtiu