Tópico do Alberto João Jardim

[b]DIÁRIO - Então porquê o aparato de uma inédita demissão?[/b]

AJJ - Precisamente para criar condições de realização de um programa de governo que faça a transição deste ciclo, em que a Madeira tem as suas infra-estruturas principais prontas, para um ciclo de predomínio da iniciativa privada e da internacionalização da economia. Para haver predomínio do privado, exige-se um novo sistema de incentivos e um novo quadro legislativo idealizado para o efeito. Inclusive, encomendámos a alguns juristas de nomeada em Portugal a preparação de legislação que nos faça ter um certo contrapeso em relação aos garrotes que Lisboa nos impôs.

Entrevista hoje no DN Madeira.

Ah pronto, já estamos a chegar a algum lado… então não é por causa do dinheiro que as promessas não vão ser cumpridas.

O AJJ sabe, eu sei, tu sabes, toda a gente sabe que a legitimidade que o AJJ tem para negociar com o Governo Central é exactamente a mesma se houver eleicões ou não. O que me está a parecer pela conversa dele (e agora estou puramente a especular) é que ele já há algum tem preparadas algumas medidas mais… “impopulares” para os madeirenses e que vão provavelmente incidir nos próximos 2 anos (talvez relacionada com a correccão que a Madeira e Acores têm de fazer por contribuirem neste momento para um saldo negativo de -0,1% no PIB nacional). Ora, é precisamente esta a fase em que o PS-Madeira vai tentar tomar de “assalto” o Governo Regional. Ao conseguir “prolongar” o posto por mais 2 anos, consegue pois implantar medidas impopulares, não sofrer eleicões nesse período e ter 2 anos para recuperar e vencer novamente daqui a 4 anos.

Não me vou meter demasiado nesta discussão, mas acho que, quando um partido usa as prerrogativas do poder central como arma para derrubar um governante legitimamente eleito e favorecer a sua oposição, perde moral para criticar os processos pouco democráticos desse governante.

Parece-me claro que os objectivos do Jardim são exclusivamente tácticos e pouco ou nada têm a ver com a presumida renovação e relegitimação do seu compromisso eleitoral com o povo da Madeira. No entanto, a sua opção é, no plano dos princípios, perfeitamente sustentável, e até pode argumentar que não está disposto a fazer tábua rasa das promessas eleitorais que suportaram a sua eleição, ao contrário do PS, que se fez eleger prometendo este mundo e o outro, e apenas dois meses depois estava a incumprir o mais básico compromisso do seu programa.

Maldito Engenheiro panasca! Que saudades do grande Santana! :lol:

Eu não tenho saudades nenhumas e até acho que o engenheiro está a fazer um trabalho aceitável (isto tendo em conta as baixas expectativas). Agora, o processo que o levou até S. Bento teve pouco de lisura democrática, desde a rábula da dissolução da AR até às promessas de bacalhau a pataco pelo PS, passando pela cobertura mediática miseravelmente parcial.

E o próprio comportamento do Sócrates enquanto primeiro-ministro deixa transparecer tiques de autoritarismo e arrogância que, nesse aspecto, não o tornam muito melhor que um Jardim.

promessas de bacalhau a pataco pelo PS

Muito diferentes do que se presencia noutras eleições, ou do que fez o principal adversário… Uma questão essencialmente de perspectiva, parece-me.

E o próprio comportamento do Sócrates enquanto primeiro-ministro deixa transparecer tiques de autoritarismo e arrogância

O que no Senhor Silva (para usar as palavras de AJJ) era uma virtude ou pelo menos aceitável no Sócrates passa a ser um pecado mortal?

Ah pronto, já estamos a chegar a algum lado... então não é por causa do dinheiro que as promessas não vão ser cumpridas.

O AJJ sabe, eu sei, tu sabes, toda a gente sabe que a legitimidade que o AJJ tem para negociar com o Governo Central é exactamente a mesma se houver eleicões ou não. O que me está a parecer pela conversa dele (e agora estou puramente a especular) é que ele já há algum tem preparadas algumas medidas mais… “impopulares” para os madeirenses e que vão provavelmente incidir nos próximos 2 anos (talvez relacionada com a correccão que a Madeira e Acores têm de fazer por contribuirem neste momento para um saldo negativo de -0,1% no PIB nacional). Ora, é precisamente esta a fase em que o PS-Madeira vai tentar tomar de “assalto” o Governo Regional. Ao conseguir “prolongar” o posto por mais 2 anos, consegue pois implantar medidas impopulares, não sofrer eleicões nesse período e ter 2 anos para recuperar e vencer novamente daqui a 4 anos.

Tu sabes, eu sei, alguns fazem que não sabem e outros querem lá saber :slight_smile:

Óbvio que o governo regional vai ter de tomar medidas para fazer frente à nova realidade. A questão é que AJJ pediu tempo (até 2008) para fazer ajustamentos e isso não foi aceite pelo governo central. Entretanto, e como tu dizes e está escrito no editorial do DN que está neste tópico, o PS-Madeira (hipócritamente) vai fazer a vida negra ao PSD buscando com isso tirar AJJ (esse demónio) e conquistar o poder nesta região. Depois a torneira por obra e graça do espiritu santo voltaria a abrir (não sou eu que o digo, são eles :slight_smile: ).

Mas sabes porque AJJ ganha há 30 anos? não é por ameaçar pessoas, não é por comprar votos, não é por pendurar alguém da oposição ao alto da catedral: é porque, além da obra feita, é um homem que vai junto do povo todos os dias, não é dos que aparece aos beijinhos nas eleições. É SEMPRE ASSIM! e isso faz toda a diferença. Depois, quem é que no seu perfeito juizo vai votar num PS que faz estas manobras para conquistar o poder?

promessas de bacalhau a pataco pelo PS

Muito diferentes do que se presencia noutras eleições, ou do que fez o principal adversário… Uma questão essencialmente de perspectiva, parece-me.

Se um partido promete não subir impostos e dois meses depois de chegar ao poder faz o contrário;

Se promete criar 150.000 empregos e a meio do mandato o número de desempregados aumentou em 70.000;

Se faz assentar o “amanhã que canta” num mirífico desenvolvimento tecnológico que, ainda que fosse efectivamente implantado, excluiria para aí dois terços da população;

Se promete investimento estrangeiro de qualidade e em barda, e a meio do mandato não tem para mostrar muito mais do que uma dúzia de conferências de imprensa cheias de boas intenções;

Se tudo isto é olimpicamente ignorado por uma comunicação social que, quando não é servil, é apenas tendenciosa;

tudo isto deixa de ser propriamente um problema de perspectiva ou de reciprocidade no partido da alternativa. Não leves a coisa para esse campo, sou ideologicamente heterogéneo e há muitos anos que voto branco nas eleições partidárias.

E o próprio comportamento do Sócrates enquanto primeiro-ministro deixa transparecer tiques de autoritarismo e arrogância

O que no Senhor Silva (para usar as palavras de AJJ) era uma virtude ou pelo menos aceitável no Sócrates passa a ser um pecado mortal?

Autoritarismo e autoridade não são sinónimos. Logo por aí a comparação do engenheiro com o professor perde sentido. (Aqui sim sou biased, ai de quem se meta com o Senhor Silva :lol:)

Autoritarismo e autoridade não são sinónimos.

Isso também eu sei. A avaliação do que constitui um e outro é que me parece, mais uma vez, uma questão de perspectiva. :arrow:

Se tudo isto é olimpicamente ignorado por uma comunicação social que, quando não é servil, é apenas tendenciosa;

E isso vale para tudo :arrow:

Eu fiquei chocado ao saber que o JM recebia 5 milhões por ano (como digo, o jornal não vale tanto), mas ó meu amigos, o timming da coisa foi tudo menos coincidência :lol:

Isto é uma guerra e vale tudo (já estou como o padrinho AJJ :slight_smile: ).

E se o AJJ é tão bom como dizem, deve ter aproveitado todo o dinheiro que tem vindo a receber para transformar a madeira como uma região auto-suficiente, pelo menos é que todas as festas e exibição de luxo me levam a achar que foi atingido! E se assim foi, não deveria estar preocupado em fazer mais auto-estradas no funchal.

Concordo, bora lá começar a fazer tudo certinho em Portugal :slight_smile:

Avantix, dizes que ele devia ter feito (ou tentado fazer) a região autosuficiente, mas como se faz isso sem recursos minerais? é com fábricas? isto é uma região turistica. É com hoteis? foi feito um grande trabalho para melhorar a ilha (e espero que continue a ser feita essa melhoria). É com melhor educação? temos o mesmo sistema educativo do resto do país. É com incentivos aos privados? por causa do aumento do IVA (governo de Sócrates) a Yahoo, a Time Warner e outras empresas de media e alta tecnologia foram para o Luxemburgo em vez de abrir as suas plataformas na Madeira.

É complicado… há alguma região autosuficiente em Portugal??

Não há regiões auto-suficientes em Portugal, mas eu sempre pensei por ouvir falar o sr AJJ que a Madeira o seria! Pois tanto ele diz que não precisa do dinheiro do continente para nada, e pelo que sei o dinheiro apenas pode vir de dois sitios … do continente, ou da madeira ( quando digo Madeira, refiro-me a dinheiro gerado ou adquirido pelo governo regional). Se ele descarta a dependência do dinheiro do continente, e se dá ao luxo de mostrar luxos que poucas regiões em Portugal têm … partia do princio que eram auto-suficientes!

Mas a minha inocência está desfeita! Afinal era apenas mais uma boca sem qualquer sentido e sem qualquer inteligência do sr. AJJ . Afinal dependem do continente de tal maneira que um corte orçamental faz cair o homem mais seguro na politica portuguesa!

Mas ele disse mesmo isso, que a Madeira “dependia” do continente?

Não estou a ver AJJ dizer isso :slight_smile:

Sabem o que é me me irrita no meio disto tudo? parece que é só no nosso pequenino país que estas coisas acontecem. Se calhar é preciso chegar a um modelo regionalista espanhol para acabar com estas conversas. Será que em Castilha dizem que a Galiza vive deles ou será que os andaluzes pensam que é pelo seu trabalho que que os habitantes das Baleares “passam o dia na praia”?

Vou mandar também umas bocas… :lol:

Em primeiro lugar não aprecio o estilo de AJJ nem na forma nem no conteúdo.
Em segundo lugar acho que a alternativa é fundamental numa democracia (apesar de acho o simples mudança de pessoas (partido) sem mudar na nada na essência também é nada) e existem alguns traços de debilidade da democracia na Madeira. Em Portugal Continental a situação também não é a ideal.

Agora, não vou atrás do mito que a Madeira (e Açores) são uns malandros :slight_smile: que vivem a custa do continente.

O que AJJ tem feito junto de Lisboa é tentar levar o máximo que pode para a Madeira.
Isto é o mesmo que faz Lisboa junto de Bruxelas (União Europeia). Quando o consegue é aplaudida e elogiada por todos os comentadores. Mesmo que tente fundos para regiões que já ultrapassaram a media comunitária e situações que impedem a concorrência que mais tarde ou mais cedo vamos pagar com juros.

Em abono da verdade, os milhões da União Europeia fizeram com que Portugal, baixa-se de 76,6% da média comunitária (UE a 25 membros) em 1997 para 68,1% em 2007.
Pelo menos a Madeira passou da 2ª região mais pobre para a 2ª mais rica de Portugal., e os Madeirenses devem ter alguma responsabilidade nisso :wink:

Outro mito, a Madeira tem bossas de pobreza e existe uma grande diferença entre concelhos.
E em Portugal Continental não existem bolsas de pobreza? Quanto a desigualdades: a Grande Lisboa tem um rendimento per capita mais de três vezes superior à região do Tâmega (em paridade de poder de compra). Se isto não é desigualdades o que é?

Para ver as desigualdades tugas:
PIB per capita em Paridade do Poder Compra ( EU a 27 paises=100) em 2004.

1. Inner London(UK)……351
    Madrid (SP) ………………132(Mais rica de Espanha)
    Pais Vasco …………………126(3º)
    Cataluña ……………………121(4º)
    Lisboa………………………106
    Canárias (SP)…………………93
    Madeira ………………………91
    Andaluzia ……………………78(2ª mais pobre de Espanha)
    Algarve ………………………77
    Alentejo ………………………70
    Açores ……………………….66
    Centro ………………………64
    Norte …………………………59
    Fonte:Eurostat

Espero é que se invista no Interior(e Ilhas), não apenas no Litoral (e principalmente na grande Lisboa), pois um país dual é mau para toda a gente, incluindo para Lisboa (5 milhões de pessoas são as previsões para 2020, salvo erro). Um imenso interior deserto e milhões de pessoas em filas a entrada e dentro de Lisboa não é um futuro agradável.

Quanto à auto-suficiência isso era um mito do Salazar que não deu muito bom resultado. :lol:

Eu gosto muito de Lisboa para evitar equívocos.
E nunca pensei quase “defender” AJJ. :lol: :lol:

E relação ao principal assunto não tenho elementos (e tempo) …

Eu já disse mais de uma vez: se um dia aparece alguém na oposição da Madeira com carisma, conhecimentos, inteligência e que ame a sua região, o meu voto é para ele. Não é o que tem acontecido.

Gostei muito do teu post leão velho :slight_smile: , mas a relação Madeira-Continente não é a mesma de Lisboa-Bruxelas. A Madeira é tão portuguesa como Trás-os-Montes.

(...)

A Madeira é tão portuguesa como Trás-os-Montes.

Humm… tens certeza?
Se o dizes, não questiono que a Madeira seja portuguesa, mas já quanto a Trás-os-Montes…
Olha, se tiveres mesmo certeza de que Trás-os-Montes é Portugal, não te importas de mandar um mail ou outra coisa qualquer a dar conta disso ao arlindo da saúde? :evil:

Ops, quero dizer, ao correia da sáude, mas o evil é igual.

Humm... tens certeza? Se o dizes, não questiono que a Madeira seja portuguesa, mas já quanto a Trás-os-Montes... Olha, se tiveres mesmo certeza de que Trás-os-Montes é Portugal, não te importas de mandar um mail ou outra coisa qualquer a dar conta disso ao arlindo da saúde? :evil:

Estás a falar do encerramento das maternidades?

Os espanhois todos contentes… mas AJJ é que é mau :slight_smile:

Humm... tens certeza? Se o dizes, não questiono que a Madeira seja portuguesa, mas já quanto a Trás-os-Montes... Olha, se tiveres mesmo certeza de que Trás-os-Montes é Portugal, não te importas de mandar um mail ou outra coisa qualquer a dar conta disso ao arlindo da saúde? :evil:

Estás a falar do encerramento das maternidades?

Os espanhois todos contentes… mas AJJ é que é mau :slight_smile:

Não é bem a maternidade, é mais o serviço de urgência.
Esse assunto por cá anda meio “quente”. E o campos, coitadinho, vai para televisaõ queixar-se do PSD.
O que ele não disse é que quem despoletou o assunto aqui na região foi o “seu” PS. Aliás, os políticos do PS foram os únicos a assumir publicamente que se demitiam de todos os cargos que ocupam no seio do partido, caso a urgência do hospital de Chaves perca o seu actual estatuto.

Quanto ao AJJ, falando por experiência própria, decorrente daquilo que vejo, posso afirmar com um todo a vontade que geralmente são os iguais a ele que fazem uma terra ou região avançar para melhor. Políticos vaidosos, sem papas na língua, que sabem colocar uma pala nos olhos quando isso interessa.

Cá por cima, no menor Concelho do País (Boticas) temos um Presidente de Câmara mais ou menos igual. Convido-vos a visitar Boticas e os demais Concelhos limítrofes e verem a diferença, pelo menos em termos de requalificação urbana.

Deixem-nos lá continuar a reorganizar os Servicos de Urgência e as Maternidades que a coisa não está mal pensada não senhor.

O grande problema deve-se, por irónico que possa parecer, ao NÃO dado à Regionalizacão. Tivesse isso ido para a frente e seria hoje possível a gestão da rede hospitalar por regiões, com instalacão de hierarquias, rotinas e distribuicão de meios segundo a lógica de servicos centrais e periféricos por cada região.

Agora tem de ser feito infelizmente da forma que mais dói, já que a resolucão do problema tem vindo a ser sucessivamente adiado. É claro que nem água que a reestruturacão vai permitir ao Governo poupar muito dinheiro na área da Saúde… tenho sérias dúvidas de que venha a ter um impacto muito positivo a nível da qualidade da saúde para as populacões, mas isso, como já expliquei, o Governo nunca teria grande capacidade para alterar. Mas pronto, a parte que cabe ao Sócrates alterar está a ser feita e isso já é alguma coisa.

Mas ele disse mesmo isso, que a Madeira "dependia" do continente?

Não estou a ver AJJ dizer isso :slight_smile:

Sabem o que é me me irrita no meio disto tudo? parece que é só no nosso pequenino país que estas coisas acontecem. Se calhar é preciso chegar a um modelo regionalista espanhol para acabar com estas conversas. Será que em Castilha dizem que a Galiza vive deles ou será que os andaluzes pensam que é pelo seu trabalho que que os habitantes das Baleares “passam o dia na praia”?

Ele disse que a Madeira NÃO dependia do Continente! E a ser verdade, então não deve precisar do dinheiro do continente para nada!
E este tipo de pensamento vai para a Madeira, para Faro, Porto e mesmo Lisboa!

Não gosto de politica, não gosto de politicos, muito menos de determinados estilos!